Problemas com meus Peixes ( beta e Guppy )


Renan Casini

Recommended Posts

Olá Pessoal, novato na área, e tbm no hobby, tenho dois aquários em casa, 1 de beta com 8 corydoras e 1 cascudo pequeno, o aquário tem 44,5 litros, 2 hang on HF100, um dos hang on está só com perlon, fazendo a filtragem mecânica, com o fluxo de água bem reduzido, pois sei que o beta gosta de águas clamas, o outro hang on tem uma espuma bem porosa na sua ponta, e o filtro está repleto de mídia, uso a Ocean Tech Fiber Glass, uso um sache desta mídia, que na embalagem diz tratar até 60 litros de aguá, termostato está em 25º, PH do Betta está em 7.2 a 7.4, KH, GH, nitrito, nitrato não tenho testes, amônia zerada (tenho o teste), o aquário não tem subtrato, apenas  2 galhos de goiabeira, sempre deixo uma folha de amendoeira como cama, assim que ela se definha eu troco por outra, a flora tenho musgo de java (que anda bem mal), e atualmente tem elodea, sempre compro aguapé pra ele descansar, mas eles não vingam, iluminação uso uma lampada led tubular de 20W, dessas caseiras para luminárias, e atualmente encomendei um led full spectrum de 20W para substitui-la, estou no aguardo da chegada, Alimentação: 

Rações: Poytara Betta, Betta Bits com alho, Sera Bettagran, Tetra Bettamin, Alcon Guppy, Alcon Basic, Alcon Colors, Alcon Spirulina, 

Alimento vivos: dou artêmias 1x ou 2x  no mês, larva do besouro do amendoim (tenho 4 culturas em casa).

TPA´s semanalmente aos sábados 20% a 40%, sempre uma mais leve, e uma maior com limpeza de filtros, troca do perlon de 1x a 2x na semana, quando vejo que ficou escuro eu já troco.

 

Dito isso, vamos aos problemas, como disse sou iniciante, esse foi meu primeiro peixe, comecei com um aquário de 7 litros sem nada, e hj cheguei aqui, porem venho brigando com um problema no intestino eu acho, pois ele vive meio curvado e com uma espécie de tripa, ou um risquinho no abdômen ( segue foto a baixo), dentre as tentativas de cura e pesquisas, já passamos por banho de sal 5g por litro de água , 5 dias seguidos, usando a própria água do aquário adicionada em um pote de um litro, dissolvido o sal e então adicionado o peixe por 20 min, por dia por 5 dias seguidos, (ouve bastante melhora mas depois fica ruim de novo), tentei o Bacter, jogando a água e jogando na ração (este não deu resultado nenhum), tentei o aqualife, e o ictio, fiz tratamento em todo o aquário tomando os cuidados com as mídias, já tive outros peixes com hidropsia, quem incharam até morrer e com as escamas eriçadas e tudo, que não é o caso do meu Beta, as escamas estão bem, mas a barriga dele, bem aonde saia as duas "nadadeiras" frontais, parece estar meio inchada, tenho ele a uns 6 a 8 meses e a uns 5 meses venho quebrando a cabeça, assistindo videos no You Tube, até que pensei em procurar em fóruns e aqui estou. 

 

Meu outro aquário é de Gupys e platy, tem 110Litros, plantado, com húmus e co2 caseiro, vira e meche um ou outro peixe aparece com a barriga inchada, andei assistindo esse vídeo:   https://www.youtube.com/watch?v=CFMIFPNZWjg e não consegui o metronidazol para tentar tratar o aquário, pois o mesmo só é vendido com receita, mas antes de partir para um tratamento tão drástico, gostaria de ouvir opiniões diferentes, criticas construtivas são bem vindas, como disse sou iniciante!

 

Obrigado !

 

segue as fotos:

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20191010_201910-jpg

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/screenshot_20191010-202915_gallery-jpg

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20191010_201409-jpg

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20191010_203605-jpg

Editado por Renan Casini
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem vindo ao fórum.

Quanto às doenças, não faço a menor ideia do que seja, espera por opiniões de quem perceba disso aqui ou dá uma vista de olhos neste tópico entretanto:



Só queria deixar uma sugestão ao teu aquário que tem as Corydoras, em que ele deveria ter algum substrato tipo areia porque elas adoram isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já experimentou parar de o alimentar durante cerca de 3 dias para ver se melhora? Se for apenas problemas de obstipação deve melhorar após 3 dias sem comer. Se não melhorar após 3 dias, podem ser parasitas ou hidropsia, ou outro problema que não será fácil de diagnosticar.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Emejet disse:

Boas, bem vindo ao fórum.

Quanto às doenças, não faço a menor ideia do que seja, espera por opiniões de quem perceba disso aqui ou dá uma vista de olhos neste tópico entretanto:



Só queria deixar uma sugestão ao teu aquário que tem as Corydoras, em que ele deveria ter algum substrato tipo areia porque elas adoram isso.

Olá, bom dia! 

Sim  os planos são esses, quero a black and blue da mbreda, estou juntando $$$ pra isso, pois vi que esse substrato é mais delicado com elas, vlw!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos peixes com hidropsia podes tentar dar ervilha cozida (tiras a casca e partes em pedaços que os peixes consigam comer).

Em relação ao betta esse problema específico que referes não sei o que é mas parece me pelas fotos que a cauda e barbatanas estão roídas pelo que poderá estar aí algum problema de fungos.

O cascudo vai crescer muito para esse aquário e suja muito a água pelo que talvez fosse aconselhável mudar para o aquário maior.

Cumprimentos

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Já experimentou parar de o alimentar durante cerca de 3 dias para ver se melhora? Se for apenas problemas de obstipação deve melhorar após 3 dias sem comer. Se não melhorar após 3 dias, podem ser parasitas ou hidropsia, ou outro problema que não será fácil de diagnosticar.

Vou tentar, posto resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Marco Lopes disse:

Em relação aos peixes com hidropsia podes tentar dar ervilha cozida (tiras a casca e partes em pedaços que os peixes consigam comer).

Em relação ao betta esse problema específico que referes não sei o que é mas parece me pelas fotos que a cauda e barbatanas estão roídas pelo que poderá estar aí algum problema de fungos.

O cascudo vai crescer muito para esse aquário e suja muito a água pelo que talvez fosse aconselhável mudar para o aquário maior.

Cumprimentos

Olá, boa noite! 

Obrigado pela ajuda, a cauda e as barbatanas estão bem, foi uma falha na imagem, já tinha observado o estado delas e estão ok, ele tem esse contorno dele meio picadinho, mas não são machucados, sempre foi assim, desde novo,  agora as luzes estão apagada, amanhã com luz eu tento fazer umas fotos melhores.

Quanto a ervilha, vou fazer o teste de deixá-lo 3 dias sem comer, em seguida alimento ele com ervilha e vamos ver.

Sobre o cascudo, ele é pequeno de raça, pelo menos me foi vendido como cascudo pequeno da cobasi, e realmente ele não passou de 12 cm, já tenho ele a um tempo, mas se crescer, sem dúvida vai para o outro aquário.

 

Valeu ! Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.