Peixe a vir respirar constantemente à toda


Mr. Pinho

Recommended Posts

Olá, tenho um aqua de 50 litros, ligado a ele um filtro eheim classic 150 e um termostato regulável da eheim tbm. Aquario plantado, e cerca de 21 peixes, 8neons, 2 guppys, 1 peixe arco iris, 1caracol, 1 espada, 1 platty, 1 tubarao de cauda de fogo albino, 1 peixe vidro, 1 tetra rosa e 1 molly.

O problema está nessa molly, que está constantemente à tona da água a respirar. Tinha apanhado ictio, que passou após uma semana, rasgou um bocadinho a caida e ultimamente tem vindo à tona da água respirar.

Agradecia a vossa ajuda, para a resolução do meu problema. 

 

https://ibb.co/4R1tsRb
https://ibb.co/CbW6qBV

 

Cumps,

Gonçalo Pinho

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os outros peixes estão bem e com um comportamento normal?

Se sim, acho que ninguém te vai dar um diagnóstico específico, pode ser muita coisa mas infelizmente penso que seja uma questão de tempo...

Podes sempre acrescentar uma bomba de Oxigénio ao aqua e/ou tentar isolá-la num aqua de quarentena e experimentar tratamento presuntivo com Esha 2000. É o melhor que te consigo dizer, desculpa.

Um abraço e não desistas da bicha,

As melhoras para ela

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, todos os peixes estão bem. Eu tenho um aquário de 15 litros, vão dar lhe a função de hospital, e vou ver e talvez administrar o medicamento. Eu não vou desistir dela 🙂

obrigado pela ajuda,

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário de 50L com 21 peixes é um aquário extremamente sobrelotado. Isso mal dá para os 8 neons, quanto mais o resto. O tubarão então nem se fala, é um peixe que cresce demasiado até para estar sozinho num aquário dessas dimensões.

Antes de tudo mais deve arranjar um aquário bem maior, ou tentar arranjar outra casa para grande parte desses peixes. Caso não o faça, posso assegurar-lhe que o futuro desse aquário não vai ser nada promissor.

Além disso, praticamente todas as espécies que tem devem ser mantidas em grupos de pelo menos 6 da mesma espécie, ou sofreram constantemente de stress por se sentirem constantemente inseguros, o que a curto/longo prazo provoca doenças e morte dos peixes.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Um aquário de 50L com 21 peixes é um aquário extremamente sobrelotado. Isso mal dá para os 8 neons, quanto mais o resto. O tubarão então nem se fala, é um peixe que cresce demasiado até para estar sozinho num aquário dessas dimensões.

Eu não diria "extremamente". Pelas fotografias não parece um aquário sobrelotado (pode obviamente enganar) e pela regra do 1cm por 1L, estive a fazer as contas e assumindo que o tubarão ainda não tem tamanho adulto, vai dar ela por ela. Se retirarmos os litros usados pelo substrato e pedras, sim provavelmente vai ultrapassar mas como disse, não diria "extremamente".

No entanto, mesmo estando a usar um bom filtro, também acho que tens razão e que a fauna devia ser diminuída/aquário aumentado. E dou-te ainda mais razão no último parágrafo.

há 6 horas, Mr. Pinho disse:

Eu estive a ver melhor as fotografias e tal Molly pareceu-me um pouco "bloated", inchada ou dilatada. Está?

Com que frequência e quantidade fazes as TPA´s?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa regra de 1cm por 1L de peixe faria com que um Óscar adulto pudesse ser mantido em 45L de água, não é por nada mas um 55*20*40 tem 44L e só daria 10cm ao peixe para andar para frente para trás e nem espaço para se virar ao contrário teria.
Para mim essa regra não se aplica em peixe nenhum basta 2min de pesquisa pela net e aparece montes de sites a dizer litragem mínima por espécie.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro. Da mesma maneira que ninguem mete um neon numa garrafa de um 1Litro. É uma "regra" de senso comum, para dar uma ideia, não para levar à letra e como disseste tem muitas excepções. Não se pode comparar as necessidades de Corydoras ou kuhlis com Discus por exemplo. Não interessa a litragem, interessa também a forma do aqua.

Eu não vou argumentar que o aquário não está sobrelotado, porque está possivelmente, apenas não parece pelas fotografias (se calhar estas enganam).

Eu já tive 50 Cardinais, 20 Corydoras, 5 Discus, 10 Ottos, Casal de Apistos, de Ancistrus, Thoracatum e mais uns quantos individuais em 270L, que parece imenso peixe e até posturas de Corys, Discus, Apistos e Ancistrus tive...

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Palma apenas senti a necessidade de comentar a regra porque de vez enquando lá vem um iniciante a dizer que meteu um Kinguio em 15L porque ouviu falar por aí duma regra de 1L por cm de peixe percebe?

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo essa tal diferença de que fala mas o meu comentário serve apenas para evitar que o pessoal meta 5 néons em 15L como mete 1 discus em 20L ou um ramirezi em 15 ou 20L, por norma o pessoal sem experiência ao ouvir isso guia-se por essa regra para todos os peixes.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, João Pedro Palma said:

Eu não diria "extremamente". Pelas fotografias não parece um aquário sobrelotado (pode obviamente enganar) e pela regra do 1cm por 1L, estive a fazer as contas e assumindo que o tubarão ainda não tem tamanho adulto, vai dar ela por ela. Se retirarmos os litros usados pelo substrato e pedras, sim provavelmente vai ultrapassar mas como disse, não diria "extremamente".

No entanto, mesmo estando a usar um bom filtro, também acho que tens razão e que a fauna devia ser diminuída/aquário aumentado. E dou-te ainda mais razão no último parágrafo.

Como já foi dito, a regra do 1cm por 1L é apenas uma regra geral que se deve usar apenas quando se sabe pouco das espécies e apenas deve ser utilizada com espécies pequenas, mas sempre tendo em conta o tamanho adulto do peixe. Caso exista já literatura com dados suficientes sobre tamanho do aquário e litragem da espécie em questão, é essa informação que devemos utilizar. Olhar para um aquário não nos diz de forma nenhuma se ele está sobrelotado ou não. Portanto mantenho e reforço o que disse sobre o aquário estar extremamente sobrelotado. Pode até estar dentro do limite agora porque os peixes parecem ser ainda pequenos, mas ainda assim duvido que não esteja já a causar danos aos peixes, que a longo prazo, serão irreversíveis.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais