Substrato fértil "Organico Universal"


Recommended Posts

Boas

Tenho este saco de composto "organico universal" e "ecológico" em casa:

large.71730518_547664192640895_6459510511150039040_n.jpg

E gostava de perguntar se alguém sabe se este tipo de substrato fértil pode ser usado em aquário. Consequências, se tem benefícios, se é possível de utilizar se estiver bem tapado/afastado da coluna de água, se há um risco grande de criar um problema de algas, se faz diferença pela quantidade, etc.

Obrigado desde já e boas TPA´s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tivesses um aquário pequeno seria interessante fazeres essa experiência, no entanto, deves usar uma boa quantidade de inerte por cima para garantir que não passa nada para a coluna de água, eu por acaso tou a pensar mandar vir umas plantas novas este mês vou tentar tirar uns pés para fazer umas experiências.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas João decidi fazer uma experiência não idêntica mas parecida, não usei como substrato no aquário, mas usei como substrato num sistema emerso, e até agora parece-me estar a funcionar bem, vou deixar aqui umas fotos:
Uma de dia 29/10

21859681616283c0caf216c6196374db.jpg

E 04/11

92cdb1b2348b54fc42dda8b0611e7057.jpg

Já se nota crescimento nas Rotalas e embora não seja muito visível nas fotos as Eleocharis estão a começar a soltar alguns runners

 

O que se vê aqui é muito simples, bio substrato universal como fértil e como inerte areia da praia misturada com areão preto (restos de outra montagem só para não subir o fértil), acho que até meti água a mais mas tá a correr bem até agora.

O importante depois com a água é garantir que o fértil não sobe para a coluna de água.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Descobri ontem o chamado Walstad Method aconselho-o a pesquisar sobre o assunto, acaba por estar relacionado com este tipo de substratos em aquário.

Aqui está um dos links que eu tenho usado para estudar este método:

http://www.theaquariumwiki.com/wiki/Walstad_method

E aqui um vídeo explicativo de aquários que usaram este mesmo método:

 

 

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais