Dicas de iluminação para controlo de algas BBA


André Almeida

Recommended Posts

Olá agradeço desde já a atenção,

Preciso de ajuda para conseguir controlar o boom de algas BBA no meu aquário que tem cerca de 6 anos . Sempre tive algumas mas nada comparado com o que tenho agora e penso que o que piorou a situação foi a alteração da iluminação, antes tinha 2 lâmpadas t8 (aquaglow e powerglow) e decidi alterar para LED's t8 13W 6500k. Como penso que o problema é a iluminação estou a pensar comprar uma calha CHIHIROS LED A1201, será que é suficiente?

O meu setup é o seguinte:

Aquário  120 cm * 40 cm * 50 cm - 240 L

Filtro fluval 206 - 780l/h

Termostato "não sei" temperatura a  26º

Iluminação - 2 * t8 led 13 W; 6500 k -5horas/dia

 

Hardscape

 

 

Substrato fértil - não tem

Substrato não fértil - Grãos de silica

Tronco 

Pedras de xisto

 

Parâmetros

 

Amónia (NH4) - 0 mg/L

Nitratos (NO3) - 25 mg/L

Nitritos (NO2) - 0 mg/L

pH - 6,5

 

 

Plantas

 

Higrophila siamensis

Anubias

Musgo de Java

Cladophora aegagrophila

 

Peixes

 

4 Tetra nariz bêbado

4 rasbora arlequim Tetra 

6 escalares

1 corydora

 

Fertilização

 

TPA - 100 Litros de duas em duas semanas

Macronutriente - N/A

Micronutrientes - N/A

Vou tentar colocar fotos onde se vê as BBA no areão, nas pedras no tronco e até nos vidros. 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Almeida

Sobre as calhas vou deixar para outros que estejam mais dento do assunto .

O filtro que tens faz 780 litros, hora para um aquário de 240 litros esse filtro fica fraco.

Sobre as algas fica aqui para ires lendo.  https://zieraquarium.wordpress.com/2014/09/05/alga-peteca-black-beard-algae-bba/

Saudações   

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de leds são? Consegues confirmar? 13 watts será pouco... Coloca uma foto.

Para teres um bom período de fotossíntese  é melhor aumentares para 6 horas por dia, no minimo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, brunofasoares said:

Que tipo de leds são? Consegues confirmar? 13 watts será pouco... Coloca uma foto.

Para teres um bom período de fotossíntese  é melhor aumentares para 6 horas por dia, no minimo.

Não sei como adicionar fotos mas envio o link onde comprei

https://www.peixanario.com/produtos/9792/lampada-led-t8-90cm-13w-6500k-transp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas Almeida

Como inserir fotos, 

Saudações 

Pois mas não consigo adicionar porque só me aparece a opção "insert image from URL". Gostaria de colocar fotos do meu aquário para ver se me podiam ajudar.

A informação que me deu no post acima foi bastante útil obrigado, vou seguir algumas dicas de lá, terei de comprar um teste de ferro pois foi um parâmetro que nunca medi. Também posso ter excesso de oxigénio não sei! A verdade é que nunca tive chatices com as BBA tinha algumas mas a coisa sempre esteve controlada desde que mudei a iluminação é que me parece que as minhas plantas deixaram de crescer e as algas proliferaram. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colocas fotos a seguir a essa parte. Entras ai e escolhes de onde queres tirar a foto, seja de uma pasta ou de um link.

Isto está na descrição da lâmpada "Não é adequada para trabalhar em ambientes com elevado grau de humidade"...

Seja como for parece-me curto dado que apenas emite 1050 lumens. Se estás a pensar em alterar então deixa por agora. Mas mesmo o período de luz está curto. Com essa lâmpada eu fazia um período de 8 horas. Mas como sempre... isso sou eu... também as plantas que vais usar são bastante fáceis, por isso não precisas de muita luz. O problema é que quando começares a ver essas a crescer, e coforme vais vendo os aquários do pessoal, vais querer outras plantas... disto eu tenho a certeza absoluta.

Assim que puderes coloca fotos para te podermos ajudar o melhor possível.

Em relação ao filtro, esse aquário precisa de pelo menos um que faça entre 1200 litros e 1800 litros hora.

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Criar um álbum com fotos/adicionar fotos a álbum já criado (Pelo computador)

Vá ao menu principal.
No canto superior direito vai encontrar o seguinte texto "+ Novo"
Clica em "+ Novo"
Em seguida irá abrir um dropdown você vai escolher "Imagem na galeria"
Clica em "Seleciona"(para ativar o dropdown)
Clica na opção "Galeria de membros"
Escolhe se quer publicar sem usar um albúm, se quer criar um álbum para guardar as suas fotos ou 3ª opção usar um álbum anteriormente criado(neste caso como ainda não criou nenhum não conseguirá publicar nada nesta opção)
Cria o álbum(penso que vai logo pedir para pôr as fotos que você quer mas vou prosseguir como se você criasse o álbum sem meter fotos para que saiba o que fazer quando quiser continuar a adicionar fotos)
Clica em "Use an existing album"
Escolhe o álbum
Clica em "Use Selected Album"
Clica em "Add Images"
Escolhe as fotos na localização do seu computador
Clica em "Submit all images"

Neste caso já adicionou as fotos para as colocar no tópico basta:

Colocar as fotos no tópico

No campo de preenchimento da mensagem do tópico tem um dropdown com o nome "Inserir Imagem a partir de URL(e outros)"
Clica no dropdown "Inserir Imagem a partir de URL(e outros)"
Clica em "Inserir anexo existente"
Escolhe as fotos que pretende publicar no tópico
Clica em "Insert Selected"

 

O sistema de inserção de fotos no fórum funciona da seguinte forma, primeiramente você faz o upload para um álbum no fórum e só depois de ter as fotografias no fórum é que vem aqui enviar as fotos para o tópico.

  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como podem ver há BBAs em todo lado o que me chateia mais é no areão!

Ainda tentei fazer um tapete mas as plantas não estão a desenvolver-se muito, penso que será das luzes.

Vou seguir os conselhos acima e comprar um teste de ferro e estava a pensar na calha led chihiros A1201 talvez resolva os meus problemas uma vez que as plantas se irão desenvolver mais , as BBA não devem crescer tanto. 

O que acham?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mesmo assim limpava tudo ao máximo, plantas onde há BBA tentava podar, esse tronco tirava-o e escovava-o todo até ficar sem algas, as pedras onde há algas é tirar escovar e ferver ser fôr preciso, o substrato é o pior eu tentava tirar esse tufos maiorzinhos, porquê todo este trabalho? Quanto mais algas maior a propagação.

  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Almeida

Com essas algas o melhor mesmo e agir com determinação e rapidez,porque enquanto tu decides e não decides,elas ocupam-te todo o aquário,e enquanto agora terás algum trabalho nessas,com muito tempo de actuares vais depois de ter que desmanchares todo o aquário,o que e muito pior.

Limpar tudo o que possa ser limpo,cortar todas as folhas das plantas em que elas esteijam,se houver alguma que já tenha muito e não dei para limpar,perderes o amor há planta e vai pro lixo,esse areão ou sai ó mesmo lavado elas mais tarde vão retornar a aparecer,digo por experiência própria vai uns anitos atraz.

Saudações 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço as vossas respostas.

Lá terei de fazer uma limpeza geral, mas o que me preocupa mais é como evitar que elas voltem a aparecer? Será que a calha de led resolve o problema? Tenho o aquário à 6 anos e nunca esteve tão atacado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

large.IMG_20191028_161529.jpgLimpeza feita, finalmente acabei com as BBA!

Espero que para sempre.

Deu trabalho mas valeu a pena.

Tenho a calha de luz nova e aumentei o tempo de luz de 5 para 7 horas estou também a utilizar flourish excel dia sim dia não. Espero que seja o suficiente. 

Agradeço mais uma vez a vossa ajuda 👍

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.