Classificação de Ciclídeos neotropicais de acordo com "comportamento alimentar"


Bruno Mioto

Recommended Posts

Olá pessoal,

Estou realizando pesquisas na área de genética com ciclídeos neotropicais, e gostaria de separar as espécies (estou agrupando por gênero) de acordo com o "comportamento alimentar".

"Comportamento alimentar" me refiro a feeding behavior utilizado por alguns autores (Referência abaixo junto com mais exemplos) para classificar grupos como Geophagus, Satanoperca, Gymnogeophagus (por exemplo) como Sifters e Cichla, Astronotus, Cichlasoma, Crenicichla como Non-sifters.

Basicamente, se o peixe se alimenta no fundo, "peneirando" o sedimento em busca de alimento, ele será definido como Sifter. Caso se alimente na coluna d'água, será definido como Non-sifter.

Me ajudaria muito se a resposta fosse acompanhada de uma explicação e, se possível, imagens ou artigos científicos. Mas claro,  toda ajuda será bem-vinda!

Obviamente, o autor de qualquer ajuda (bem como este fórum) serão devidamente acolhidos nos Agradecimentos do meu trabalho.

 

Referências: LÓPEZ-FERNÁNDEZ HARBOUR JWILLIS SWATKINS CHONEYCUTT RLand WINEMILLER KO 2014. Morphology and Efficiency of a Specialized Foraging Behavior, Sediment Sifting, in Neotropical Cichlid Fishes. PLoS One 9: e89832. https://dx.plos.org/10.1371/journal.pone.0089832

Exemplos de Sifters:
Satanoperca daemon
'Geophagus' brasiliensis
Geophagus abalios
Biotodoma wavrini
Mikrogeophagus ramirezi
Thorichthys ellioti

Exemplos de Non-sifters:
Guianacara stergiosi
Crenicichla sveni
Dicrossus filamentosus
Hoplarchus psittacus
Amatitlania siquia
Hypsophrys nematopus
Mesonauta egregius
Cichlasoma orinocense
Cichla temensis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ser mais claro, eu não sei se os seguintes Gêneros são Sifting ou Non-sifting:

  1. Acaronia
  2. Aequidens
  3. Andinoacara
  4. Bujurquina
  5. Cleithracara
  6. Ivanacara
  7. Krobia
  8. Laetacara
  9. Nannacara
  10. Tahuantinsuyoa
  11. Acarichthys
  12. Apistogramma
  13. Crenicara
  14. Guianacara
  15. Mazarunia
  16. Taeniacara
  17. Teleocichla
  18. Australoheros
  19. Australoheros
  20. Caquetaia
  21. Chiapaheros
  22. Chortiheros
  23. Heroina
  24. Heros
  25. Herotilapia
  26. Hypselecara
  27. Neetroplus
  28. Hypsophrys
  29. Kronoheros
  30. Mesoheros
  31. Nandopsis
  32. Herichthys
  33. Petenia
  34. Pterophyllum
  35. Rocio
  36. Symphysodon
  37. Tomocichla
  38. Trichromis
  39. Uaru
  40. Vieja
  41. Wajpamheros

    Obrigado!
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tópico interessante! Parabéns.

Sifting, penso que não haja peixe mais característico que o Goby de água salgada. Peneirar, filtrar a areia 👌

Eu não sei o os Ramirezis são Sifters, mas pelo menos comportamento Non-Sifter têm. Eles também se alimentam na coluna de água, pelo que não é restritivo.

Penso que os Apistogrammas, (pelo menos os Agassizi, Trifasciatas não me recordo de ver esse comportamento) também façam sifting. Mas mais uma vez, como os ramirezis, não exclusivamente.

Nannacara (anomala) tambem não me recordo de ter visto alguma vez sifting, pelo que colocaria no grupo dos Non-Sifter.

Um abraço e força para completar a lista 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.