Iluminação Twinstar 600EA ou JBL Solar Natur 37W


Macoz

Recommended Posts

Olá malta,

Estou a montar o meu primeiro aquário com plantas de fácil manutenção.

Depois de alguns meses em leituras constantes eis que vou finalmente arrancar com o projecto.

Este é o equipamento:

Material

Aquário Aquapor 80 cm * 30 cm * 40 cm - 96 L (oferecido)

Filtro JBL e902 - 900 L/H

Termostato JBL 100 W - 25º

Iluminação - Calha Aquapor T8 Osram Biolux 18w (vinha com o aquário)

Hardscape

Substrato fértil - JBL Aquabasis 2,5 L

Substrato não fértil - JBL Manado Dark 10 L

Tronco

As plantas vão ser para já as Anubias, Feto de Java, Rotala, Cryptocoryne Wenditii Green, Valisneria Americana.

Os peixes esses irão ser os Ottos, Corydoras e Néons.

Mas gostaria depois quando tivesse mais experiência colocar outras e claro a exigência de luz e co2 será muito maior.

A minha grande dúvida neste momento é com a iluminação que tenho, penso ser demasiado fraca.

Tenho estado a ver duas luminárias, a Twinstar 600EA e a JBL Led Solar Natur 37 W será o mais indicado para o meu aquário e plantas?

Qual o vosso feedbak de ambas, qual a melhor? Agora o que me deixa mais apreensivo é que a Twinstar tem 60 cm e o aquário 80cm, as plantas que fiquem nas extremidades do aquário não vão crescer menos?

Espero que me possam ajudar.

Muito obrigado.

Editado por Macoz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 9/30/2019 at 12:27 PM, Macoz said:

Olá malta,

Estou a montar o meu primeiro aquário com plantas de fácil manutenção.

Depois de alguns meses em leituras constantes eis que vou finalmente arrancar com o projecto.

Este é o equipamento:

Material

Aquário Aquapor 80 cm * 30 cm * 40 cm - 96 L (oferecido)

Filtro JBL e902 - 900 L/H

Termostato JBL 100 W - 25º

Iluminação - Calha Aquapor T8 Osram Biolux 18w (vinha com o aquário)

Hardscape

Substrato fértil - JBL Aquabasis 2,5 L

Substrato não fértil - JBL Manado Dark 10 L

Tronco

As plantas vão ser para já as Anubias, Feto de Java, Rotala, Cryptocoryne Wenditii Green, Valisneria Americana.

Os peixes esses irão ser os Ottos, Corydoras e Néons.

Mas gostaria depois quando tivesse mais experiência colocar outras e claro a exigência de luz e co2 será muito maior.

A minha grande dúvida neste momento é com a iluminação que tenho, penso ser demasiado fraca.

Tenho estado a ver duas luminárias, a Twinstar 600EA e a JBL Led Solar Natur 37 W será o mais indicado para o meu aquário e plantas?

Qual o vosso feedbak de ambas, qual a melhor? Agora o que me deixa mais apreensivo é que a Twinstar tem 60 cm e o aquário 80cm, as plantas que fiquem nas extremidades do aquário não vão crescer menos?

Espero que me possam ajudar.

Muito obrigado.

Viva Macoz

Antes demais, peço desculpa pela ausência de resposta.

Uma calha de 60cm para um aqua de 80 cm em principio não terás problemas algum.

Uma ou outra planta mais exigente se estiver enconstada a um dos lados podrá começar  a crescer para o meio, mas for a isso estás à vontade.

De resto parece estar tudo bem.

Vai deixando umas fotos, para ver-mos a evolução

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Vasco Ferreira disse:

Viva Macoz

Antes demais, peço desculpa pela ausência de resposta.

Uma calha de 60cm para um aqua de 80 cm em principio não terás problemas algum.

Uma ou outra planta mais exigente se estiver enconstada a um dos lados podrá começar  a crescer para o meio, mas for a isso estás à vontade.

De resto parece estar tudo bem.

Vai deixando umas fotos, para ver-mos a evolução

Olá,

Obrigado pela resposta.

A minha dúvida é mesmo qual escolher se A JBL ou Twinstar. Sobre o aquário para quem não percebe nada até que nem está a correr mal. Os Red Cherry estão a criar muito bem. E os Ottos estão a gostar da sua nova "casa".

há 1 hora, Inácio Sanches disse:

Para plantas mais exigentes aconselhava te a veres a 600 s. Ou então a 900es se puderes suspender a mesma e não te importares com a calha sair 5 cm para cada lado. 

Olá,

Obrigado pela resposta. Já estive a ver a verão S e de facto é espectacular mas são mais 100€ e sinceramente para o plantado que pretendo que não é de grande exigência acho que não vale o investimento pelo menos para o meu caso. Sobre as duas a Twinstar é muito melhor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Inácio Sanches disse:

Não conheço a jbl, mas as twinstar são das melhores calhas. 

Quanto ao valor, sim é uma diferença grande, a vantagem é que acaba por te deixar mais preparado para uma evolução. 

Pois de facto ninguém me consegue dar feedback da JBL já dá Twinstar é bem diferente. Digamos que será o Ferrari dos LED's. Sei que sim mas são 250€ e pesa no orçamento de quem tem outros hobbies! Mas sei que vale todos os euros. Tem a Twinstar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho a 600s, já a tive montada para experimentar no meu aquário de 80, e acho que até funciona, mas as laterais ficam a precisar de mais qualquer coisinha. Daí achar que a 600e não seja boa para algo mais exigente num aquário de 80 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Inácio Sanches disse:

Sim, tenho a 600s, já a tive montada para experimentar no meu aquário de 80, e acho que até funciona, mas as laterais ficam a precisar de mais qualquer coisinha. Daí achar que a 600e não seja boa para algo mais exigente num aquário de 80 

Por isso eu estar muito indeciso se a Twinstar ou a JBL pois esta tem o comprimento do meu aquário e mais lúmens. Achas que faço mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acredito que faças mal em comprar a jbl, caso a indecisão seja entre essas e a 600 e. Mas volto a dizer, não conheço a jbl, mas sendo jbl não acredito que pusessem cá fora um mau produto. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Inácio Sanches disse:

Não acredito que faças mal em comprar a jbl, caso a indecisão seja entre essas e a 600 e. Mas volto a dizer, não conheço a jbl, mas sendo jbl não acredito que pusessem cá fora um mau produto. 

Boas,

Todos os produtos que tenho da JBL são espectaculares. Optei pela Twinstar 600EA pois o plantado que quero não será de grande exigência. Estive mesmo para adquirir a JBL mas o excelente feedback da Twinstar, o design que para mim também é importante e por último o valor, por pouco mais de 120€ comprei a Twinstar foram preponderantes para a aquisição. Agora é esperar que as plantas gostem.

Obrigado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...