Peixe provavelmente doente


Pedro Vilaça

Recommended Posts

Boa tarde,

Obrigado pelos vossos incentivos. Tomamos a decisão de com calma ir planeando um novo projeto de aquário. Para isso tenciono fazer uso da abundante informação do fórum,  das dicas que me foram dando aqui e ir também contando com a vossa ajuda.

Agora, para começar, gostaria de colocar uma imagem num post e não estou a conseguir. Para já, não disponho da opção de inserir uma imagem que esteja gravada no disco, apenas está disponível a opção de inserção a partir de um link; e  aqui, mesmo colocando o link entre duas tags , o servidor fica eternamente em espera para fazer o upload. Isto a partir do Flickr ou do Google Fotos, por exemplo.

Peço desculpa por colocar este assunto aqui, mas já temos uma sequência de conversa iniciada e num post que existe no fórum dedicado a este tema os replies já não são permitidos.

Obrigado,

Pedro Vilaça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há problema em colocar a questão aqui.

Criar um álbum com fotos/adicionar fotos a álbum já criado (Pelo computador)

Vá ao menu principal.
No canto superior direito vai encontrar o seguinte texto "+ Novo"
Clica em "+ Novo"
Em seguida irá abrir um dropdown você vai escolher "Imagem na galeria"
Clica em "Seleciona"(para ativar o dropdown)
Clica na opção "Galeria de membros"
Escolhe se quer publicar sem usar um albúm, se quer criar um álbum para guardar as suas fotos ou 3ª opção usar um álbum anteriormente criado(neste caso como ainda não criou nenhum não conseguirá publicar nada nesta opção)
Cria o álbum(penso que vai logo pedir para pôr as fotos que você quer mas vou prosseguir como se você criasse o álbum sem meter fotos para que saiba o que fazer quando quiser continuar a adicionar fotos)
Clica em "Use an existing album"
Escolhe o álbum
Clica em "Use Selected Album"
Clica em "Add Images"
Escolhe as fotos na localização do seu computador
Clica em "Submit all images"

Neste caso já adicionou as fotos para as colocar no tópico basta:

Colocar as fotos no tópico

No campo de preenchimento da mensagem do tópico tem um dropdown com o nome "Inserir Imagem a partir de URL(e outros)"
Clica no dropdown "Inserir Imagem a partir de URL(e outros)"
Clica em "Inserir anexo existente"
Escolhe as fotos que pretende publicar no tópico
Clica em "Insert Selected"

 

O sistema de inserção de fotos no fórum funciona da seguinte forma, primeiramente você faz o upload para um álbum no fórum e só depois de ter as fotografias no fórum é que vem aqui enviar as fotos para o tópico.



Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.IMG_0282.jpglarge.IMG_0280.jpglarge.IMG_0241.jpg

 

Boa tarde,

Obrigado pelas instruções para a inserção de fotos.

Disponibilizo três fotos do nosso peixe que morreu (ficaram um pouco big size). As duas primeiras são post-mortem. Coloco-as por duas razões: para que se possa ver o seu tamanho relativamente à escala do meu dedo e observar a mancha verde escura que apresentava no seu lado direito, a qual pode ser indicadora de um problema de saúde ou tão só decorrente do processo de morte.

Sempre era um kinguio oranda?

Como já referi anteriormente, vamos planear um novo aquário e a dimensão do mesmo para os peixes a lá colocar é a primeira coisa com que nos devemos preocupar. Como disse, este peixe viveu sozinho cerca de 7,5 meses num aquário de 15 litros. Nunca aparentou nenhum tipo de problemas. Fazia-se uma manutenção semanal com filtragem, TPA com controlo de PH e neutralização de cloro. A sua alimentação era bi-diária, normalmente às mesmas horas com ração seca (tipo flocos). O fundo do aquário tinha o material que se vê na foto e as plantas eram artificiais.

Quando estes começaram, foi-me dito aqui no fórum que o aquário eram muito pequeno para o peixe. Comprei então um de 50 litros, tendo-me também sido referido que esta seria a capacidade mínima indicada para este tipo de peixe.

Sempre se confirmam estas indicações? Peço desculpa por insistir neste ponto, mas fiquei sempre na dúvida se eu teria conseguido transmitir corretamente de que peixe se tratava.

Antecipadamente grato,

Pedro Vilaça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção 50L não é o recomendado para esse tipo de peixe o que foi dito é que 50L já dá para fazer umas brincadeiras engraçadas ao contrário de 15L que na minha opinião é totalmente desaconselhável colocar peixes seja ele qual for, talvez uns camarões funcionem em 15L nas mãos de alguém com experiência.
Quanto ao peixe.. estava com um aspeto muito mau.. essa mancha verde já a tinha quando estava vivo?

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Pedro Vilaça disse:

Disponibilizo três fotos do nosso peixe que morreu (ficaram um pouco big size). As duas primeiras são post-mortem. Coloco-as por duas razões: para que se possa ver o seu tamanho relativamente à escala do meu dedo e observar a mancha verde escura que apresentava no seu lado direito, a qual pode ser indicadora de um problema de saúde ou tão só decorrente do processo de morte.

É difícil de dar um diagnóstico (Dx), especialmente sem necrópsia, mas ele parece ter uma massa interna de grandes dimensões, provavelmente uma neoplasia (tumor). Ele está bastante magro, também compatível com o Dx anterior.

Mais uma vez é difícil explicar a mancha verde mas pode ser hemorrágica, com origem na massa.

Para se saber mais, só mesmo com necrópsia e alguém que perceba de Patologia em peixes..

Espero ter ajudado,

Boa sorte e bons TPA´s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/10/2019 at 18:08, Brunomcc2000 disse:

Atenção 50L não é o recomendado para esse tipo de peixe o que foi dito é que 50L já dá para fazer umas brincadeiras engraçadas ao contrário de 15L que na minha opinião é totalmente desaconselhável colocar peixes seja ele qual for, talvez uns camarões funcionem em 15L nas mãos de alguém com experiência.
Quanto ao peixe.. estava com um aspeto muito mau.. essa mancha verde já a tinha quando estava vivo?

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

 

há 22 horas, João Pedro Palma disse:

É difícil de dar um diagnóstico (Dx), especialmente sem necrópsia, mas ele parece ter uma massa interna de grandes dimensões, provavelmente uma neoplasia (tumor). Ele está bastante magro, também compatível com o Dx anterior.

Mais uma vez é difícil explicar a mancha verde mas pode ser hemorrágica, com origem na massa.

Para se saber mais, só mesmo com necrópsia e alguém que perceba de Patologia em peixes..

Espero ter ajudado,

Boa sorte e bons TPA´s

large.IMG_0257.jpg

Boa tarde,

Obrigado pelos comentários.

Em vida, a mancha do lado direito do corpo era conforme a imagem de cima: mais difusa, como que um aglomerado de pontos.

Realmente o aspeto não era bom, nem podia ser, depois de cerca de 3 semanas doente e a alimentar-se mal ou nem sequer a alimentar-se, mais para o fim.

Bem, conforme tinha referido, vamos pensar num novo aquário, atendendo ao material que já temos. Vou ler as informações existentes no fórum, fazer um plano, tomando a liberdade de o, digamos, submeter aqui no fórum, contando com as vossas úteis indicações, para que eu possa evitar eventuais erros na sua instalação.

Vou dando notícias e mais uma vez obrigado por tudo.

Pedro Vilaça

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais