Primeiro Aquário - 37L


Recommended Posts

Olá, 
 
Há mais ou menos um mês que decidi que iria montar o meu primeiro aquário, depois de muito ler aqui pelo fórum, hoje chegou o dia. 
 
Setup - Aquário de água doce:
 
1 - Nome do Aquário:... 
 
 
2 - Data da montagem: 24/09/2019
 
3 - Dimensões do aquário: 45x28x30
3.1 - Volumes bruto: 37,5L
 
4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro: Marina Slim S10
4.2 - Termostato: EHEIM 75w
4.3 - Iluminação/Foto-período: Led 14w 45led com luzes azuis, brancas, vermelhas, verdes, violetas e amarelas. 
 
4.4 - Sistema de CO2: n/a
 
4.5 - Outro equipamentos adicionais
 
5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil: Tropica Aquarium Soil Powder
5.2 - Substrato inerte: n/a
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc): 
 
Tronco Red Moor
 
Rocha Vulcânica (comprei para afunda o tronco não sei se irei manter) 
 
 
6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização): n/a
 
7 - Fauna: corydora pigmeus, tetra cardinal
 
 
8 - Plantas: Anúbia Congensis e Limnophila Aquática 
 
 
9 – Observações
 
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura):
 
pH: 7.2
 
gH: >10°d
 
kH: 6°d
 
NO2: 0
 
NO3: 0
 
Temperatura: 26°
 
9.2 - Frequência das TPA's: ... 
 
 
10 - Fotos
 
Agora, preciso de ajuda em relação às TPA, frequência e quantidade e também em relação à fauna.
 
De resto fico à espera de sugestões e criticas. 9df7143f9d0b6e945e915251d8a8487a.jpg&key=b244e320db8939b58f23a0f95f2320e0eaaa30531ba788a8f4ebdcc11b4abaec
 
Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
 
 


  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Francisco Gaudêncio disse:

Agora, preciso de ajuda em relação às TPA, frequência e quantidade e também em relação à fauna.

TPA's faz 1 por semana tal como penso que o saco do substrato que compraste indica(costumo dizer no saco que o substrato liberta nutrientes na coluna de água nas primeiras semanas pelo que deves fazer TPA's mesmo durante o ciclo), podes continuar sempre a fazer 1 por semana entre 5 a 10L(20% a 33%), a fauna a tentar meter os néons e a corys pygmaeus, eu metia cerca de 6 néons e 4 corys, e ficava atento ao comportamento dos néons se começarem a andar constantemente bulha tentava pôr mais um ou dois, eles não se dão muito bem em pequenos cardumes(pelo que tenho visto nos meus aquários) mas 7 ou 8 já a ser um cardume razoável.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provávelmente já sabe disso, visto que não tem fauna ainda na foto, mas nunca é demais lembrar que primeiro que tudo, convém ciclar o aquário primeiro antes de adicionar qualquer tipo de fauna.

 

10 hours ago, Francisco Gaudêncio said:

7 - Fauna: corydora pigmeus, tetra cardinal

13 minutes ago, Brunomcc2000 said:

cerca de 6 néons e 4 corys, e ficava atento ao comportamento dos néons se começarem a andar constantemente bulha tentava pôr mais um ou dois

37.5L só dá para 6 Néons/Cardinais adultos e já é puxar a corda para um principiante... mais ainda considerando que o filtro utilizado é relativamente pequeno.

O meu conselho é um começar com um Betta (tem muito mais personalidade que 6 Néons e é mais fácil para começar). Se achar que é pouco, pode tentar adicionar 6 Corys pigmeus ou 4 Corys de espécies maiores (convém adicionar os Corys antes do Betta). 

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

6 Néons/Cardinais adultos e já é puxar a corda para um principiante

De facto, eu exagerei um bocado.

há 3 horas, Brunomcc2000 disse:

TPA's faz 1 por semana tal como penso que o saco do substrato que compraste indica

Entretanto aqui está o que indica no saco do solo que compraste:

"Como usar o produto

Recomendamos que você altere 25-50% da água min. duas vezes por semana durante as primeiras 4 semanas após o estabelecimento do aquário."

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, pelo que tenho percebido é um aquário muito pequeno com o qual tenho que ter cuidado com as espécies e o número de elementos que lá coloco.

Outra questão, quantas horas de luz é aconselhável?

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, pelo que tenho percebido é um aquário muito pequeno com o qual tenho que ter cuidado com as espécies e o número de elementos que lá coloco.

Outra questão, quantas horas de luz é aconselhável?

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk


Acho que já te deram bons conselhos quanto às horas de luz entre 6 a 8h serão suficientes.

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais




 
37.5L só dá para 6 Néons/Cardinais adultos e já é puxar a corda para um principiante... mais ainda considerando que o filtro utilizado é relativamente pequeno.
 


Diz que o filtro é pequeno, mas ele faz há volta de 7 a 8x o volume do aquário, não chega??




Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais




Diz que o filtro é pequeno, mas ele faz há volta de 7 a 8x o volume do aquário, não chega??


Eu acho que a circulação é boa para mim está no ponto, já em termos de dimensão aí sim é pequeno, tem pouco espaço para filtragem biológica eu aconselhava meter cerâmicas e lã filtrante invés dos cartuchos que vêm no filtro.
Mas é o suficiente para o aquário não é motivo de preocupação, eu também entusiasmei-me e exagerei um bocado nos números daí ter dado razão ao João, por exemplo eu tenho 16 peixes em 75L e estava a dizer para você pôr 10 em 30L(estamos a falar em peixes de pequenas dimensões) não é impossível mas tal como disse o João não é aconselhável para um iniciante, quantos mais peixes pior, mais exigente o aquário se torna dado que os níveis de nitrogênio (NO3,NO2 e NH3/NH4) sobem com maior rapidez logo precisam de TPA's mais cedo.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Francisco Gaudêncio said:

Diz que o filtro é pequeno, mas ele faz há volta de 7 a 8x o volume do aquário, não chega??

Como já disse o @Brunomcc2000, é pequeno em termos de volume para matéria filtrante que consegue colocar lá dentro. Há alguns vídeos no youtube que mostram como melhorar um pouco isso, mas desde que não tenha o aquário sobrelotado, serve perfeitamente.

 

Youtube - Customized Marina Slim S10 Power Filter

Este vídeo mostra uma boa solução, mas em vez de colocar o Purigen eu preferia ter mais um ou 2 saquinhos de cerâmicas.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, Francisco Gaudêncio said:

Mas isso não vai provocar uma redução no caudal da água??

Os ganhos que tem em termos de filtragem biológica compensa e muito a pequena redução  de caudal que poderá vir a ter.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ganhos que tem em termos de filtragem biológica compensa e muito a pequena redução  de caudal que poderá vir a ter.
Obrigado, assim que possível vou passar na loja para comprar o material necessário, mas uma questão, coloco como está demonstrado no vídeo, em saquinhos ou encho o filtro até cá a cima sem os sacos e coloco um pouco de lã no topo??

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, Francisco Gaudêncio said:

Obrigado, assim que possível vou passar na loja para comprar o material necessário, mas uma questão, coloco como está demonstrado no vídeo, em saquinhos ou encho o filtro até cá a cima sem os sacos e coloco um pouco de lã no topo??
 

Ter os sacos de rede é melhor, porque permite-lhe tirar as cerâmicas para limpar (com água retirada do aquário) sem ter que desmontar o filtro todo. Porque por mais esponjas e lãs que ponha, há sempre partículas mais pequenas que vão passar e sujar as cerâmicas.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Hoje quando cheguei a casa tinha esta camada branca à volta de várias zonas do tronco e algumas pintas pretas, é normal ou tenho que me preocupar?? fca18fee679a23010cc40cdb3d94aa92.jpg

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A camada branca é mesmo assim podes esfregar isso com uma escova dos dentes(nova só para o aquário) para ajudar a limpar, mas como já te disseram é normal os troncos fungarem não te preocupes com o tempo isso passa, e não é prejudicial até há alguns peixes que comem isso :default_jcb_food:

Os pontos pretos parecem-me pedaços de rocha vulcânica.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.