Mountain Stone


andiesel

Recommended Posts

Bem vindos ao meu tópico.

Ando no hobbie há uns 2 anos, com um aquário de 54L que começou por ser gigante e é agora insuficiente, o normal de todos que começam. Assim, decidi evoluir e avançar para este novo projeto. Para não voltar a acontecer o mesmo, fui para o tamanho máximo que considero aceitável.

 

1 - Nome do Aquário: MOUNTAIN STONE

2 - Data da montagem: 11/09/2019

3 - Dimensões do aquário: 150x55x50 (Paulo Vieira Aquários)

3.1 - Volumes bruto e útil: 412,5L / 350L

4 - Equipamentos Instalados

4.1 – Filtro: Fluval FX4

4.2 – Termostato: x2 Eheim ThermoControl 250W

4.3 - Iluminação/Foto-período: Calha LED Multicolor 85W ("linha branca")

4.4 - Sistema de CO2: Aquarium CO2 Set Professional 2L

4.5 - Outro equipamentos adicionais

5 - Substratos & decorações

5.1 - Substrato fértil: 48 kg Aqua Soil Advanced Plant, H.E.L.P.

5.2 - Substrato inerte: -

5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc): Tronco Cambla (?) e Pedra Dragon Stone 10kg

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização): Tropica Specialized e Premium

7 – Fauna: de momento vazio. Irão transitar os peixes do aquário existente de 54L.

7.1 - Quantidade e espécie

6 Tetra cardinais

2 Coridoras

6 guppies (2 machos e 4 fêmeas)

2 Platys

2 Mollys

2 Rasbora Arlequim

2 Barbo Tigre

1 Ramirezy (vou adquirir uma fêmea para lhe fazer companhia no novo aquário)

4 Caridinas XL

 

8 – Plantas

8.1 - Quantidade e espécie

10 Acicularis mini in vitro

4 Alternanthera Reinickii Mini in vitro

2 Alternanthera Rosanervig

3 Rotala Rotundifolia

2 Pogostemon helferi

2 Pogostemon erectus

1 Bacopa monnierii

1 Echinodorus bleheri

1 Vesicularia Ferriei

1 Taxyphyllum Barbieri

 

A aguardar receção:

1  Echinodorus bleheri

Hygrophila Pinnatifida

 

  9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água

pH: 6,4

gH: <6

kH: 3

NO2: 0 

NO3: 50

NH3: 1,5

Temperatura: 26º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aquário
Esta calha é daquelas vendidas pelo Paulo Vieira? Pergunto por que tive um aquário de 2000x400x600, e a calha não deu nem para o começo.
Quanto ao termostato, não vejo necessidade de 2, tenho um thermocontrol 300 que dava conta dos 400 litros do meu.
No mais, vou acompanhar o crescimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aquário
Esta calha é daquelas vendidas pelo Paulo Vieira? Pergunto por que tive um aquário de 2000x400x600, e a calha não deu nem para o começo.
Quanto ao termostato, não vejo necessidade de 2, tenho um thermocontrol 300 que dava conta dos 400 litros do meu.
No mais, vou acompanhar o crescimento.

Olá. Sim, é dessas calhas do Paulo Vieira.
Também pensei logo que fosse “curta”, ele aconselhou a colocar duas destas se achasse pouco. Mas não será melhor comprar outra melhor que esta?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Olá. Sim, é dessas calhas do Paulo Vieira.
Também pensei logo que fosse “curta”, ele aconselhou a colocar duas destas se achasse pouco. Mas não será melhor comprar outra melhor que esta?
É melhor avaliar outras opções sim, no meu caso fiz um projeto DIY.

Enviado de meu ONEPLUS A6013 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É melhor avaliar outras opções sim, no meu caso fiz um projeto DIY.

 

Enviado de meu ONEPLUS A6013 usando o Tapatalk

 

A calha LED que tinhas do Paulo Vieira era a multicolor dupla?

 

Termostato fui eu que quis dois: o consumo de energia é menor, pois não existem oscilações de temperatura. Claro que uma aquecia, mas estaria mais tempo ligada, logo maior consumo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, a calha que tinha, e ainda tenho, é branca, e hoje utilizo como iluminação da parte inferior do móvel.
Essa do consumo tenho que discordar de ti, pois a energia que usas para aquecer a água será sempre a mesma, quanto mais potência (Watts), mais rápido aquece, mas o consumo será sempre o mesmo, pois está a usar o dobro da potência . Agora quando ao influência de um aquecimento mais lento (com um só aquecedor) ou um aquecimento mais rápido (com dois aquecedores) sobre a flora e a fauna, deixo para os membros mais especializados no assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas calhas então já serão melhores. Porém fica a dúvida se uma chegará. Vou avaliar, qualquer coisa compro outra e chega de certeza. É que com 1,50m é difícil de encontrar uma calha das ditas de marca.
Quanto ao termostato, fico mesmo com a sensação que assim gastará menos. Porém, só medindo a energia gasta é que poderia ter certezas. Uma coisa é certa, mal não faz e o preço dos termostatos é insignificante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como estava na dúvida se a calha LED chegava, resolvi adicionar outra. Fico assim com 12.000lm no total, que julgo serem suficientes.
Entretanto tive um percalço com o circuito de CO2, pois não pus válvula anti retorno e não dei conta da falta de uma anilha no conta bolhas: o resultado foi água no móvel e no chão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Quase um mês depois, estou a lidar com o problema habitual dos aquários novos: algas. Aparecem em vários sítios, vidros, rochas e plantas. Amanhã chegam reforços, uma equipa de 16 Japónicas XL e 12 Otocinclus.
Os peixes que tinha já passaram quase todos para o novo aquário, faltam os guppies e os ancistrus (ainda não entraram pois quero que o tapete agarre bem).
Quanto ao tapete, avança lento mas avança. Quem por vezes o “ataca” é o Molly. 6d036fe173155f480b4c52881e888c89.jpg6ef31b10e564e4059161004c6d619219.jpgd274b5a44446ec5e5158926ac2a9ecc4.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montagem interessante.

Não sou o maior fã de Dragon Stone, apenas para Iwagumis ou aquários para camarões, como os Sulawesi. Porque não acho que se liguem tão bem ao Hardscape de madeira.

No entanto acho que podias ainda fazer uma coisa engraçada tentado ligar os 2 e criar um setup mais organizado. A partir de um dos cantos, triangular, ou em ilha, central.

Eu provavelmente optava pelo 2º, respeitando ao máximo a disposição que já tens, e tentava incorporar o tronco no meio das 2 rochas grandes. Se calhar trocando-as para a maior ficar atrás da parte horizontal do tronco e enterrava-as um pouquinho mais para não destoarem tanto. Quem sabe até, acrescentar mais um madeiro.

Gostava também de ver o outro lado da pedra maior porque tem uma textura e cor muito diferente da mais pequena (que é claramente mais bonita).

Outra coisa que acho que devias ter feito era alisar o substrato em crescendo para dar um maior sentido de profundidade.  Tendo à frente mais de um dedo/2 e atrás 3/4 dedos.

Últimos conselhos que dou:

  • Quando conseguires, poda as stem plants (centrais) e replanta-as junto das mesmas para formarem um maior ramalhete.
  • Poda ou replanta a Pinnatifida. Eu gostava mais de a ver a trepar o tronco ou junto/trepar as rochas também. Ali vai ser desvalorizada.

Pergunta: O que tens como pano de fundo do aqua? É apenas a parede branca?

Um abraço, força e bons TPA´s!

Editado por João Pedro Palma
gafe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudar o hardscape neste momento é para esquecer. Vai ter mesmo que ficar assim. Pontualmente umas mudanças de plantas que não vinguem ou não resulte esteticamente. E há já algumas que não estão a resultar: a rotala apodrece o caule e parte, tendo todos os dias mais uns caules a flutuar; também o tapete acicularis está a ser atacado pelos peixes, o molly adora arrancar bocados (inicialmente replantava, mas já desisti).
Na parte traseira tenho o vidro, a 20cm da parede branca. Nas pontas, uma faixa de 30cm em vinil branco colado ao vidro para não se verem os tubos a entrar/sair do aqua. Estou tentado a arrancar esse vinil e ficar só vidro.
Tive um problema com algas, sobretudo castanhas; após reforçar com equipa de limpeza, 12 otos e 16 Japónicas XL, está sempre tudo limpo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um problema com plantas, as Alternanthera Mini estão a “desaparecer”, a folha fica “picada” e depois desaparece também o caule. Serão peixes ou parâmetros de água? Sem peixes cresceram muito bem, agora do nada estão a desaparecer. 7ca5903d9848a5e6e88692ba8b1f0b99.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Mas já estou a fertilizar com os da Tropica (macro e micro). Além destes, que outros fertilizantes aconselham?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Como é que estás a fazer a fertelização? Qual é a rotina?

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk



TPA de 20% / semana, seguida de fertilização:

15 puff Tropica premium
15 puff Tropica specialized
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 push's para 350L parece-me pouco, nada melhor para provar o contrário do que testes.

https://www.aquariofilia.net/forum/topic/252148-tropica-specialized-e-premium-fertilizantes-metodologia/

http://aquarismoreal.blogspot.com/2011/05/sinais-de-deficiencia-nutritiva-das.html?m=1

Vê o site dos sinais de deficiência e vê o que tens no teu aquário as plantas mostrarem deficiência de nitratos ou fosfatos é sinal que tens de aumentar os push's de Specialized se fôr défice de algum dos outros parâmetros tens de aumentar o premium agora para perceberes melhor isto do aumentar um ou outro lê o tópico sobre Tropica specialized e premium fertilizantes metodologia(1 e 2 post o PAFS), eu não sou grande craque nisto por isso nada melhor do que seres tu a ler e a perceber os grandes mestres dizem que é fácil nós é que achamos um bicho de 7 cabeças mas que é simples.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.