Ajuda... Parasitas na água


Sérgio Pereira

Recommended Posts

Boa tarde comunidade,

Depois de uma semana de férias em que mantive o aquário só com uma dádiva de comida a meio dessa semana, hoje ao efetuar a TPA semanal, reparei que tinha 3 parasitas na água que retirei do fundo do aquário com o sifão. Retirei aprox. 12litros e o aquário tem  aprox. 50litros úteis de água(Fluval FLEX 57litros), ou seja TPA cerca de 25%.

Também tive de eutanasiar um tetra cardinal porque estava aparentemente com a doença dos neons. não tirei foto antes, mas estava com um dos lados do corpo quase sem cor e para não arriscar o resto da comunidade do aquário optei por essa opção. (só reparei nos parasitas depois).

Fauna no aquário:

7 tetras cardinais, 4 barbos cerejas, 2 guppys machos, 3 guppys endler machos, 1 ancistrus sp. e 4 camarões neocaridina yellow

parâmetros da água:

temp. 27ºC, NO3 -25 (motivo porque estou a fazer TPA's "grandes", NO2-0, GH >4, hardness>70, KH - 6, PH -6,8, e cloro 0, (testes efetuados com strip testes da JBL)

Acham que devo colocar algum produto e qual para exterminar os parasitas ou é melhor esperar mais alguma TPA para confirmar?

Coloco vídeo da água com 1 parasita para me tentarem ajudar da melhor forma

.https://youtu.be/ghdZtB6xuaY

Obrigado desde já pela vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio Pereira

No video não dá para ver bem,no entanto penso que são vermes Oligoquetas,são vermes que pertencem há família  ( Naididae ) e tubificidae, há quem chame a estes vermes de " Detritus Worms " estes vermes são Hermafroditas,e possuem o corpo longo e cilíndrico ,uns são translúcidos ,e outros escuros, se forem podes ficar descansado que não fazem mal algum aos peixes,nem aos camarões.

Mas e como te digo no video parece-me ser Oligoquetas ,vai há Net e faz uma pesquisa por Oligoquetas para veres se corresponde ao que tens no teu aquário.

Saudações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Sérgio Pereira

No video não dá para ver bem,no entanto penso que são vermes Oligoquetas,são vermes que pertencem há família  ( Naididae ) e tubificidae, há quem chame a estes vermes de " Detritus Worms " estes vermes são Hermafroditas,e possuem o corpo longo e cilíndrico ,uns são translúcidos ,e outros escuros, se forem podes ficar descansado que não fazem mal algum aos peixes,nem aos camarões.

Mas e como te digo no video parece-me ser Oligoquetas ,vai há Net e faz uma pesquisa por Oligoquetas para veres se corresponde ao que tens no teu aquário.

Saudações

Pela pesquisa que fiz no google pareciam mais minhocas. mas em fazes de menor dimensão realmente parecem Oligoquetas que tinha no meu.

Algo como esta. com cerca de 3cm de comprido e nem 1 milimetro de largura.

Se voltar a aparecer na próxima TPA tento um vídeo ou fotos melhores.

images?q=tbn:ANd9GcRnXal9UBcnPQUdmPm2JO0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Sérgio Pereira disse:

Pela pesquisa que fiz no google pareciam mais minhocas. mas em fazes de menor dimensão realmente parecem Oligoquetas que tinha no meu.

Algo como esta. com cerca de 3cm de comprido e nem 1 milimetro de largura.

Se voltar a aparecer na próxima TPA tento um vídeo ou fotos melhores.

images?q=tbn:ANd9GcRnXal9UBcnPQUdmPm2JO0

hqdefault.jpg

algo assim... se não for prejudicial fico mais descansado de não ter que atacar com medicação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Alvaro Silva disse:

Dependendo dos peixes que tenhas,há peixes que as comem.

Podes ficar descansado que não fazem mal aos peixes,nem hás plantas.

Muito obrigado pela pronta ajuda...

Fico mais descansado... Já agora que peixes pequenos podem ajudar no combate? em último caso ataco por aí se verificar um numero crescente de "parasitas".

Bom fim de semana...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Alvaro Silva disse:

Peixes pequenos deve ser um pouco difícil  eles comerem,a não ser que seijam dois ou três a atacar e desmembrarem a Oligoqueta.

Bom fim de semana  

ok... tinham que ser pequenos por causa do tamanho do aquário... Obrigado pela sua atenção... abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais