Primeiro enchimento e ciclagem


esiconsum

Recommended Posts

Bom dia a todos

Este é o meu primeiro tópico por aqui

Vou iniciar-me neste fabuloso mundo mas tenho uma duvida. Quando encher pela primeira vez o meu aquário posso colocar logo o filtro a funcionar ou devo aguardar um ou dois dias de forma ao cloro se evaporar da água?

Obrigado a quem possa ajudar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao forum.

Podes colocar logo o filtro a funcionar, quanto mais rápido lá estiver mais depressa o ciclo do azoto inicia também.
A água que colocares já deveria ir livre de cloro, podes colocar um anti-cloro que além do cloro também limpa os metais pesados. Ou, deixar a agua a descansar pelo menos 24h num recipiente aberto.
Entretanto, podes colocar aqui o setup do aquário para podermos ajudar da melhor forma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leitura aconselhada:

Ciclo do Azoto & Síndrome do Novo Aquário - Atenção!! - Neste tópico é aconselhado comprar "1 peixe barato" para ajudar o ciclo... isto na minha opinião é cruel e podemos atingir os mesmos objectivos sem maltratar peixe nenhum. Há 3 opções:

  1. Comprar amónia pura (não pode conter mais nada) e deitar um pouco no aquário (e quando digo pouco é muito pouco, entre 2 a 5ml por cada 100L de água). Ureia funciona, visto que é composta de amónia e dióxido de carbono.
  2. Deitar um pouco de comida de peixes 1 vez por semana no aquário para que esta se decomponha e ajude ao ciclo.
  3. Colocar 1 camarão congelado (cru, que geralmente os que já vêm cozidos têm químicos) e de preferência sem casca dentro do aquário durante uns dias
  4. Opção bónus - relacionada com a opção 1, mas só para os corajosos 🤢... urinar no aquário! E não, nunca fiz, mas já vi alguém num fórum de água salgada a dizer que era a melhor técnica que já tinham usado!!! 😂

Água Doce | Tratamento da Água - Neste tópico só tenho a acrescentar que é possível consultar na internet que químicos são usados na distribuição de água e também quais são os parâmetros normais da água da torneira (presença de Nitratos, PH, etc).

Filtragem - Algumas Informações - Este tópico faltam-lhe as imagens, mas o conteúdo e os comentarios têm muita informação útil.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Cardoso quantos dias pode ficar o camarão no aquário?

Ou aumenta se o termostato até cozinhar e ficar no ponto? (brincadeira)

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, nunopug said:

João Cardoso quantos dias pode ficar o camarão no aquário?

Ou aumenta se o termostato até cozinhar e ficar no ponto? (brincadeira)

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 

Aumenta-se o termostato para 90 graus e adiciona-se uns alhos e umas malaguetas. Depois é ir provando e acertar o tempero até estar bom! 😂 

 

Agora a sério, para o método do camarão eu diria que meio camarão seria suficiente para um aquário de 60L e é suposto deixar-se no aquário até ao fim do ciclo ou pelo menos até os Nitritos estarem a descer.

É aconselhado utilizar carbono activo no filtro para evitar cheiros indesejáveis.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.