Isna Velha


Tozé Nunes

Recommended Posts

Depois  da aventura que foi a montagem do Adelaide e o seu prolongamento por mais tempo  do que seria desejável  e após muita pressão quer  familiar quer dos meus amigos decidi desmontar o layout  anterior, passar a fauna toda para um aquário de reserva juntamente com o mega feto de java e algumas buces, retirar as toneladas de pedra e finalmente secar uma imensidão de substrato para reutilizar. Este último processo demorou varias semanas e conforme ia secando na varanda ia colocando dentro do aquário. O problema é que os meus gatos tambem quiseram brincar aos aquascapes... 

Eu era para reutilizar as mesmas pedras num novo  layout mas acabei  por decidir usar um semi layout com pedras de xisto que andava a testar para outro aquário. 

large.PSX_20190827_004900.jpg

Os meus gatos aquascapers decidiram também dar uns toques no layout... o que me obrigou a decidir encher com agua mesmo sem plantar, há malta que faz dry-starts, eu inovei fazendo um wet-start 🤪

Claro que só  durou um dia, no dia seguinte esvaziei tudo e plantei com o que  tinha cá por casa, nada muito pensado mas diga-se de passagem que o substrato molhado tornava o metodo de plantar muito mais fácil! 

large.PSX_20190906_233659.jpg

Espero que daqui saia algo decente, façam o favor de acompanhar por aqui as novidades. Não se esqueçam de carregar nos likes 👇 e de subscrever o tópico para não perder nada 😉

  • Gosto 13
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seja bem vindo de regresso ao activo. De facto o Adelaide teimava em ir embora.
Eu gosto bastante desse layout, acho que o trabalho com as rochas está excelente.

Não me tinha apercebido que as rochas eram xisto, tas a tentar roubar-me o título de xisto man??!!!

Agora a sério eu gosto bastante do layout, tá bastante bem balanceado e esse caminho está muito bem elaborado e adiciona uma profundidade muito boa ao aquário.

Aquarios com substrato e gatos não combinam, as minhas gatas teimavam em tornar o aquario em caixa de necessidades.

Por isso acho que a ideia do wet start não é má de todo.

Agora é deixar isso crescer e ter mão nas plantas, possívelmente tens ai outro layout para concurso.

As vezes comparo os meus layouts com os vossos e tenho um pouco de inveja, pois os meus layouts e o estilo onde me dou melhor é os dioramas e iwagumis, ou seja os meus layouts são na verdade paisagens subaquáticas e não sou grande barra no chamado nature aquarium.

Vocês são mais versados nesse estilo, embora o caminho possa sugerir uma paisagem eu acho que esse layout depois de crescido pode ser considerado um nature.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk
 

 

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/09/2019 at 23:55, Bruno R. Carvalho disse:

Não me tinha apercebido que as rochas eram xisto, tas a tentar roubar-me o título de xisto man??!!!

 Xisto man? Lol. Alguns destes xistos já  tinha  usado faz uns anitos, o topico ainda deve estar algures neste fórum, pesquisa por "aquaxisto"! 

On 07/09/2019 at 23:55, Bruno R. Carvalho disse:

As vezes comparo os meus layouts com os vossos e tenho um pouco de inveja, pois os meus layouts e o estilo onde me dou melhor é os dioramas e iwagumis, ou seja os meus layouts são na verdade paisagens subaquáticas e não sou grande barra no chamado nature aquarium.

Vocês são mais versados nesse estilo, embora o caminho possa sugerir uma paisagem eu acho que esse layout depois de crescido pode ser considerado um nature.

Bruno, aos anos que os meus layouts simbolizam paisagens mas não em escala grande, onde a maioria tenta simular paisagens helvéticas eu tento simular pequenos bosques! É tudo uma questão de escala, i guess. 

large.PSX_20190906_230924.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, já dei dois likes, como pediste com jeitinho. 

Tozé gosto muito, à excepção daquela pedra do lado direito lá trás, mas como não tens mais nenhuma, o que é pena, mas depois das plantas crescerem fica disfarçada. 

Estás a pensar pôr musgo nos troncos ou nem por isso? 

Concerteza vai ser um bom ano para ti nos concursos, espero eu, bem vindo de volta ao "trabalho", estavas mesmo preguiçoso... 😜

E nome que deste tem a ver com quê? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/09/2019 at 12:23, Vera Santos disse:

Estás a pensar pôr musgo nos troncos ou nem por isso? 

Musgo nos troncos  é a coisa que mais me arrependi de fazer na primeira  montagem que fiz nestes  vidros! E que repeti no aquário do desafio igualmente com resultados desastrosos! Os únicos  musgos que pondero colocar aqui são Fissidens fontanus e Riccardia sp. "chamedryfolia colados ou entalados nos xistos.

On 08/09/2019 at 12:23, Vera Santos disse:

E nome que deste tem a ver com quê? 

Isna Velha foi uma pequena aldeia no  concelho de Vila de Rei que ficava na foz da ribeira da Isna que desembocava no rio Zêzere. Com a construção de Castelo de Bode e posterior alagamento das terras a montante da barragem, a aldeia teve que ser recolocada algumas centenas de metros acima da  cota máxima  de água - Isna Nova. Em anos de maior seca e consequente baixa dos caudais fica exposto alguns muros  de xistos das casas antigas. E foi perto que fui recolhendo algumas das pedras que hoje se encontram nesta montagem. 

On 08/09/2019 at 12:23, Vera Santos disse:

gosto muito, à excepção daquela pedra do lado direito lá trás,

Por ser mais direita? Os xistos são mesmo assim, vê esta foto que tirei exactamente na Isna Velha:

large.FB_IMG_1567945254127.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava em falta  o setup !

 Isna Velha

Data da montagem:  1 de Setembro de 2019

Aquário: 90x45x45= 180 lts brutos. Vidro 8mm, feito na Centividro 

Móvel: estrutura em ferro e tampo madeira laminado

Iluminação: 2x Zetlight Lancia ZP4000-895 Plant 2900 lm

Filtragem:  Eheim 2217 com lily pipes, eheim skimmer


Aquecimento: Hydor external heater 200-12

Co2: Kit co2 com extintor 2 kg, redutor de 2 manómetros, válvula de ajuste fino, válvula solenóide e Neo Diffuser CO2 L

Fertilização: K2SO4- Sulfato de Potássio, Macros  e Micros adicionados automaticamente com Bubble Magus BM-T01 de 3 vias
 

Hardscape: -  Xistos colados com espuma pu, uns pedaços de madeira que cá  tinha, +/- 27 litros amazonia  e neo soil reutilizados, pastilhas  de fertilização Ada e Neo Aquarium

Fauna: a ciclar

 

Flora: muita!  😝

Parâmetros da água:

pH =
Dureza Carbonatos (KH) = 
Dureza Total (GH) = 
Amónia (NH3) = 
Nitratos (NO3) = 
Temperatura = 

Fosfatos (PO4): 

Tds: 

Ferro: 

SiO2: 

 

Como deu para  perceber foi só copiar boa parte do  setup da montagem anterior 😁

large.PSX_20190906_232106.jpglarge.PSX_20190906_231518.jpglarge.PSX_20190906_231723.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, brunofasoares disse:

É o solo que reaproveitaste?

E ainda sobrou! 😁 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tenho me esquecido de actualizar este topico, a culpa é do outro  aquário que neste momento absorve a maior parte das atenções 😁.

Ora deixa lá  ver que posso dizer  desta  montagem... adicionei a fauna que estava temporariamente noutro aquário e que diferença!!! O tapete de ug todos os dias é alvo de ataque das toupeiras cá de casa, obrigadinho @ismael_figueira 🤬😡 com isto tive que reforçar com montecarlo, sofre do mesmo mal, coitada!!! Sem grandes pretensões  segue foto actualizada:

large.PSX_20191031_224247.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conhecia esta montagem.

Gostei mesmo muito do layout do hardscape, acho que tens aqui um daqueles aquários que saem "fora da caixa" na escolha dos materiais e o layout em si conjuga bem o uso das madeiras nas rochas. As linhas agressivas resultam num dinamismo muito porreiro.

Os detalhes da gravilha e pedaços pequenos de pedras tão muita bons. Apenas lhe dava mais altura na parte de trás direita, tentando que o caminho subisse mais e que tapasse mais o vidro traseiro do aquário, com plantas etc, adicionando uma layer extra de profundidade ao mesmo (dicas do novo video do Josh Sim lol).

Em relação ao solo reutilizado, tinha estado em uso quanto tempo antes? Achas que as plantas estão a crescer mais lentamente por o solo estar menos carregado? 
E o background que usas azulado, é diy ou é efeito da fotografia?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, pedroceriaco.flow disse:

Em relação ao solo reutilizado, tinha estado em uso quanto tempo antes? Achas que as plantas estão a crescer mais lentamente por o solo estar menos carregado? 

Pelo menos dois anos! Foi o solo usado na montagem  anterior- "Adelaide..." 

 

 

Aqui o factor mais limitativo é mesmo a iluminação, as duas calhas zetlight não atingem o power das novas calhas rbg.

há 50 minutos, pedroceriaco.flow disse:

E o background que usas azulado, é diy ou é efeito da fotografia?

O fundo é o mesmo de sempre - vinil  cinzento fosco,  o tom azulado é da cor das calhas acentuado pela câmara  do telemóvel. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
On 31/10/2019 at 23:01, Tozé Nunes disse:

Ora deixa lá  ver que posso dizer  desta  montagem... adicionei a fauna que estava temporariamente noutro aquário e que diferença!!! O tapete de ug todos os dias é alvo de ataque das toupeiras cá de casa, obrigadinho @ismael_figueira 🤬😡 com isto tive que reforçar com montecarlo, sofre do mesmo mal, coitada!!!

Tozé lamento saber do desaire causado por essas "toupeiras", está a referir-te aos botias certo?

 

Como está isso agora? Essas calhas podem não ter a capacidade das RGB mas conseguem bons índices de crescimento em aquários dessas dimensões, diria que estás no limite do aceitável para a altura de coluna de água.

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, botias e aquascaping não conjugam muito bem, e esses aí são muito bonitos, aliás os meus preferidos por não crescerem muito. 

Falta uma actualização com umas fotos para ver como está isso. Já lá vão 45 dias. 🙄😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/10/2019 at 23:01, Tozé Nunes disse:

Tenho me esquecido de actualizar este topico, a culpa é do outro  aquário que neste momento absorve a maior parte das atenções 😁.

Ora deixa lá  ver que posso dizer  desta  montagem... adicionei a fauna que estava temporariamente noutro aquário e que diferença!!! O tapete de ug todos os dias é alvo de ataque das toupeiras cá de casa, obrigadinho @ismael_figueira 🤬😡 com isto tive que reforçar com montecarlo, sofre do mesmo mal, coitada!!! Sem grandes pretensões  segue foto actualizada:

large.PSX_20191031_224247.jpg

Gosto tanto dos dois terços do lado esquerdo do aquario... a margem esquerda da ribeira da Isna ardeu este ano?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por aqui vai tudo nas calmas, eis pela primeira vez um aquário que nao está para concurso mas que não me incomoda nada, a escolha de fauna foi um contra tal como a opção por usar substrato velho e calhas menos potentes. Mas os "ossos" são de qualidade, um dia mais tarde que esteja interessado facilmente com as opções certas fica uma coisa digna. Até lá e ir desfrutando da natureza e ir testanto coisas novas. Do lado direito um bolbo plantado desde o início e finalmente temos folhas a aparecer! 

Quanto a fotos só tenho esta,  a gata não me deixou aproximar 😜

large.PSX_20191225_184200.jpg

E porque hoje é Natal desejar a todos umas boas festas e muitas tpas de taninos 😉

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Quase 3 meses depois uma pequena  actualização deste aquário,  por agora o único sobrevivente cá em casa... com o desmantelamento do outro aquário recebeu a sua fauna.  E está em modo livre por falta  de tempo e vontade para o pôr no caminho desejado.

large.PSX_20200319_225225.jpg

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que cometeste um erro, sintaxe?, 

"E está em modo livre por falta  de tempo, MAS COM vontade para o pôr no caminho desejado."

bem bonito, com as tuas maos ficava impecável em 3 tempos, e nao em três meses...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, então Tozé, falta de força de vontade? Vá faz lá um esforço por manter isso como gostas. 

Fora as plantas ali à flutuar, segundo me parece, até está muito agradável, mãos à obra, vá 😊😁

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Xiii, já não actualizava isto há meses! As minhas desculpas! Na verdade nada de novo aqui, entrou em modo automático e o único trabalho que tenho é fazer as tpas semanais e alimentar os peixes diariamente. O tapete de glosso espalhou-se e peguei no bouquet de fetos e buces e juntei no centro do layout abrindo o espaço à volta. As cryptocorines que nasceram espontaneamente aqui acabaram por dar um ar da sua graça, estou a gostar. 

E é isto:

 

large.PSX_20200711_225746.jpg

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muito top , da um vistaço na sala , 90cm ? 
 

depois na casa nova a sala vai ser maior quando me mudar , e pretendia um dia subir de 60 para 90

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.