Dúvidas na construção e manutenção de aquário e peixss


Luisvaz

Recommended Posts

Desde já agradeço o cuidado e a forma como estou a ser recebido.

Iniciei ontem um aquário com peixes de água quente. A temperatura que me recomendaram foi de 27/28°, é isso ??

 Depois falaram me que deveria verificar o PH da água, coisa que não fiz e disseram me que a água da rede de Sintra, Algueirao, que é onde resido, estava nos 7,5, coisa que não sei identificar. Estará boa para os peixes ? Ou devo comprar os tais medidores de PH ?  Tenho duas fêmeas grávidas, devo ter algum cuidado especial?

Os peixes que tenho são :

Guppy macho sortido ( 2 )

Guppy fêmea ( as grávidas ) (2)

Coridora ( limpa fundos) (1)

Como estou a iniciar comecei só por estes 5

 

O aquário é de 35 litros

O filtro é um submarino 400, interno (haquoss)

O temperado da água é um Confort zone gol de 75, professional ( 35 —75 litros)

O aparelho de oxigenação da água é Airlines 1 da  haquoss

durante a noite devo manter os 2 ligados? ( filtro e regulador de oxigênio)

Aconselharam me a colocar o maior número de plantas possíveis no aquário, a fim da regularizaçao do PH ser mais eficaz. 

A alimentação deve ser apenas uma vez por dia, está certo?

Se me puderem elucidar nestas questões será uma grande ajuda pra mim. 

Desde já o meu obrigado 👍

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço o cuidado e a forma como estou a ser recebido.

Iniciei ontem um aquário com peixes de água quente. A temperatura que me recomendaram foi de 27/28°, é isso ??

 Depois falaram me que deveria verificar o PH da água, coisa que não fiz e disseram me que a água da rede de Sintra, Algueirao, que é onde resido, estava nos 7,5, coisa que não sei identificar. Estará boa para os peixes ? Ou devo comprar os tais medidores de PH ?  Tenho duas fêmeas grávidas, devo ter algum cuidado especial?

Os peixes que tenho são :

Guppy macho sortido ( 2 )

Guppy fêmea ( as grávidas ) (2)

Coridora ( limpa fundos) (1)

Como estou a iniciar comecei só por estes 5

 

O aquário é de 35 litros

O filtro é um submarino 400, interno (haquoss)

O temperado da água é um Confort zone gol de 75, professional ( 35 —75 litros)

O aparelho de oxigenação da água é Airlines 1 da  haquoss

durante a noite devo manter os 2 ligados? ( filtro e regulador de oxigênio)

Aconselharam me a colocar o maior número de plantas possíveis no aquário, a fim da regularizaçao do PH ser mais eficaz. 

A alimentação deve ser apenas uma vez por dia, está certo?

Se me puderem elucidar nestas questões será uma grande ajuda pra mim. 

Desde já o meu obrigado 

Boas, bem vindo.
Quanto ao ph se realmente for esse não há problemas mas muitas vezes aquilo que temos dentro do aquário altera o ph. Para tirares as dúvidas e se não quiseres comprar os testes podea levar um pouco da água do aquário a uma loja de aquaariofilia e fazem os testes.
O filtro deve ficar sempre ligado 24h e quando o limpares deve ser sempre com a água do aquário.
Esse aquário é pequeno e deves ter cuidado com a adição de novos peixes. As corys são peixes de cardume e deve se ter atenção ao substrato para não se magoarem, os guppys vão reproduzir se como coelhos.
A bomba de ar normalmente não é necessária.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compraste o aquário e puseste logo os peixes? Se sim, está errado o processo. Mas a culpa não é tua mas sim do vendedor. Tens de montar tudo sem os peixes e esperar mais ou menos 30 a 40 dias para o aquário ciclar (ciclo de azoto, pesquisa aqui no fórum é importante saber).

 

O ph se for esse tá ótimo para os peixes que tens mas a temperatura está elevada. Se reduzir-se para 25..26 era top. Ao reduzir-se vai reduzindo de 2 em 2 dias 1 grau até chegares aos 25 ou 26 graus.

 

Outra coisa, no que toca aos teus guppys, convém ter 1 macho para 2 ou 3 fêmeas. Tens 2 para 2e os machos nunca as vão largar e vão stressar as fêmeas.

 

Não necessitas de cuidado especial para os futuros alevins. Deixa a natureza funcionar por ela mesma. Eles vão nascer vão ser comidos outros morrem outros sobrevivem. É a natureza a funcionar. Caso contrário ficarias com o aquário sobrelotado, o que seria mau.

 

35 litros vai ser curtos o aquário. É como te disseram as Cory's são peixe de cardume. Pedes se no mínimo 5 ou 6. Mas pelo tamanho do aquário não podes fazer muito mais, se adicionares adiciona mais 2. E já fica perto do sobrelotado contando ainda que elas estão prenhas. O filtro se puderes troca por um de mochila, esses internos são fracos.

 

 

Abraço

 

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricky, obrigado pelas dicas. São bastante uteis.

Quanto á colocação dos peixes, ja tinha o aquário montado á duas semanas, mas com peixes de água fria. 

O que fiz ontem foi:

Limpei o aquário, tirando a maior parte da água para um alguidar com as plantas os peixes de água fria e depois lavei o aquário, as pedras  e  voltei a colocar tudo de novo,  com um liquido ( Nutrafin AQUA PLUS + ) antes de tudo, menos os peixes de água fria que foram trocados.  Instalei o filtro, o bombeador de oxigénio, não sei se é assim o nome técnico ;), e o regulador de temperatura. Esperei que a temperatura atingisse a os 27/28 graus e fui comprar os ditos Guppys. Coloquei os peixes, ainda no saco dentro do aquário, uns 10 minutos e libertei os. Até á data parecem me bem. 

Hj fui á lagoa azul em Sintra e apanhei umas plantas lá e pu-las no aquário, após um boa passagem por água. Tem algum problema ?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Marco Lopes disse:

Boas, bem vindo.
Quanto ao ph se realmente for esse não há problemas mas muitas vezes aquilo que temos dentro do aquário altera o ph. Para tirares as dúvidas e se não quiseres comprar os testes podea levar um pouco da água do aquário a uma loja de aquaariofilia e fazem os testes.
O filtro deve ficar sempre ligado 24h e quando o limpares deve ser sempre com a água do aquário.
Esse aquário é pequeno e deves ter cuidado com a adição de novos peixes. As corys são peixes de cardume e deve se ter atenção ao substrato para não se magoarem, os guppys vão reproduzir se como coelhos.
A bomba de ar normalmente não é necessária.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk
 

Marco Lopes, obrigado pelas dicas, Grande abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://photos.app.goo.gl/jitb53DRUC5ttr7x5

https://photos.app.goo.gl/NuDRiyTWssVrwsMk7

 

Este é o meu aquário.

O primeiro Link era assim antes de hj lhe colocar mais plantas, como se pode ver pela foto do segundo link

Não sei se exagerei quanto ás plantas ou se são as adequadas

 

Editado por Luis Vaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao teres desmontado e limpo o aquário perdeu se as bactérias e resetou o ciclo de azoto. Por agora pode parecer que estão bem mas daqui 2 ou 3 dias vais ver eles a respirar muito ao cimo da água ou ficarem parados no fundo. Aconselho te a fazer trocas de água de 3 em 3 dias uns 20 por cento. Durante pelo menos 2 semanas. Não leaves o filtro ao mesmo tempo que trocas a água. Lavas uns dias depois e sempre com a água do aquário. Retiras um bocado da água para um balde e lavas o filtro lá dentro desse balde.
Não te esqueças de usar um anti cloro para colocar nas trocas de água ou então deixas garrafões durante uns 2 dias abertos para o cloro evaporar e já podes usar em segurança

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Ricky, o que dizer ...

O meu obrigado pela tua atenção e cuidado nos alertas. A ignorância tem destas coisas. Realmente devia ter passado aqui primeiro antes de iniciar a aquisição 😑. Vou seguir os teus conselhos.

👍 abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada. Eu fiz o mesmo erro que tu e que muitos. Vê lá que eu adquiri peixes de água fria para um aquário de 20 litros. Na loja nem disseram que o aquário era pequeno nem que tinha de deixar ele a ciclar nem nada. Só se preocuparam em vender..

Depois quando me registei aqui aprendi muito ao seguir sempre novos tópicos e pedir ajuda aos membros em que me ajudaram imenso a explicar as coisas. Hoje já consigo ser eu a ajudar pelo menos nos primeiros passos. Agora coisas mais exigentes só mesmo o pessoal da 'pesada' eheh

Todos os dias venho aqui ler ler e ler. Já fiz apontamentos que guardo em casa para quando eu tiver alguma dúvida ou algo que não me recordo, tenho lá nos apontamentos para não vir aqui fazer as mesmas perguntas. E para também ajudar a quem precisa.

Abraço

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada. Eu fiz o mesmo erro que tu e que muitos. Vê lá que eu adquiri peixes de água fria para um aquário de 20 litros. Na loja nem disseram que o aquário era pequeno nem que tinha de deixar ele a ciclar nem nada. Só se preocuparam em vender..

Depois quando me registei aqui aprendi muito ao seguir sempre novos tópicos e pedir ajuda aos membros em que me ajudaram imenso a explicar as coisas. Hoje já consigo ser eu a ajudar pelo menos nos primeiros passos. Agora coisas mais exigentes só mesmo o pessoal da 'pesada' eheh

Todos os dias venho aqui ler ler e ler. Já fiz apontamentos que guardo em casa para quando eu tiver alguma dúvida ou algo que não me recordo, tenho lá nos apontamentos para não vir aqui fazer as mesmas perguntas. E para também ajudar a quem precisa.

Abraço

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís Vaz 

Bem vindo ao Fórum.

Luís Vaz,mas não Camões :my_smile: desculpa não resisti brincar um pouco.

Vamos ás coisas mais serias,e costume dizer-se,que quem não sabe,e como não ver,portanto começo por te dizer que nestas duas semanas que se seguem vais fazer TPA,s duas vezes por semana pelo menos 20%, não coloques mais peixes,porque para isso terias que ter um aquário maior,bomba de ar não e preciso,agora o que e preciso e começares a fazeres umas pesquisas na net sobre filtros de cascata ou muchila e tudo o mesmo,e seria ótimo comprares um que leva-se uma boa quantidade de cerâmicas para colocares nesse aquário.

Sobre a alimentação podes dar três vezes por dia em quantidades pequenas.

Essas plantas que colhestes na natureza se estavam submersas tudo bem,agora o perigo e se não as lavaste bem teres transportado junto com as plantas ovos de insectos perigosos,ou ate esporos de algas.

Sobre a manutenção do filtro,quando se lava um filtro com a água retirada do aquário,nesse dia não se faz a TPA,fazes passado uns dias,para a sim garantires que a perda de bactérias seija restaurada.

Há os filtros são para trabalharem 24 horas sobre 24 horas,que o mesmo que dizer que nunca se desliga a não ser para limpares o mesmo.

E agora para ires lendo como,e porque se faz o ciclo do azoto.  

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Alvaro, obrigado pelas dicas e esclarecimentos. Quanto às plantas retireias da Lagoa Azul, em Sintra,e estavam debaixo de água. Passei —as bem por água da torneira.

Aquilo dos TPA's refreste às mudanças e quantidades de água do aquário, certo?

Quanto ao Camões, sem stress, a brincadeira é saudável e vamos para a frente, é na boa.

Obrigado um abraço

Enviado do meu GRACE através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA (Troca Parcial de Água ) sim ás mudanças de água,para 35 litros,faz 20% retiras água do aquário,e colocas água já em descanso de um dia para o outro.

Esqueci-me de te dizer que esse arião ás cores não e lá muito saudável,com o tempo essa tinta acaba por sair.

 

Saudações   

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA (Troca Parcial de Água ) sim ás mudanças de água,para 35 litros,faz 20% retiras água do aquário,e colocas água já em descanso de um dia para o outro.
Esqueci-me de te dizer que esse arião ás cores não e lá muito saudável,com o tempo essa tinta acaba por sair.
 
Saudações   
 
Ok, obrigado mais uma vez. A dicas de todos têm sido boas e espero conseguir o objetivo com a vossa ajuda

Enviado do meu GRACE através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 hours ago, Ricky Gomes said:

Ao teres desmontado e limpo o aquário perdeu se as bactérias e resetou o ciclo de azoto. Por agora pode parecer que estão bem mas daqui 2 ou 3 dias vais ver eles a respirar muito ao cimo da água ou ficarem parados no fundo. Aconselho te a fazer trocas de água de 3 em 3 dias uns 20 por cento. Durante pelo menos 2 semanas. Não leaves o filtro ao mesmo tempo que trocas a água. Lavas uns dias depois e sempre com a água do aquário. Retiras um bocado da água para um balde e lavas o filtro lá dentro desse balde.
Não te esqueças de usar um anti cloro para colocar nas trocas de água ou então deixas garrafões durante uns 2 dias abertos para o cloro evaporar e já podes usar em segurança

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 

Concordo com quase tudo o que foi dito até agora. Há apenas uma coisa com que não concordo a 100% neste post acima, e alguém me contrarie se estiver errado, por favor. As bactérias vivem maioritáriamente em superfícies e não na água. Existem bactérias na água, claro, mas são geralmente bactérias que se soltaram dos locais onde estas proliferam. É possível trocar quase 100% da água de um aquário sem que este perca o ciclo do azoto (com alguns cuidados a serem necessários para o conseguir, óbviamente). Estas "superfícies" podem ser a matéria filtrante do filtro, tubagem, substrato, rochas, plantas e os vidros do aquário. Não limpar o filtro no mesmo dia em que se troca a água e precisar de água do aquário para lavar o filtro, na minha opinião, é um pouco contraditório.

 

O meu conselho é, se tiveres disponibilidade financeira, comprar um kit de testes pelo menos com testes de PH, Amónia (NH3/4), Nitritos (NO2) e Nitratos (NO3), um produto que desentoxifique a Amónia (Seachem Prime penso que faz isso e também remove cloros da água), e bactérias vivas (Seachem Stability é o que eu recomendo, se conseguires encontrar em Portugal).

Os testes de Amónia e Nitritos são o essencial e permitem-te verificar se os níveis estão pelo menos suficientemente bons (devem ser indetectáveis com a maioria dos testes num aquário saudável) para manter os peixes vivos. Aconselho o kit, porque geralmente trás todos os tipos de testes necessarios para um iniciante e juntando os testes todos, geralmente, fica mais barato.

O redutor de Amónia é no caso de detectares níveis mais altos. Mudas de água são suficientes quando são detectados níveis baixos, mas para níveis mais altos não é suficiente. 

As bactérias vivas é para que o ciclo do Azoto demore um pouco menos de tempo a ficar completo, que no teu caso ajudaria bastante.

Sem disponibilidade financeira, o meu conselho é um pouco mais radical do que o que foi aqui dado até agora trocar cerca de 20% de água todos os dias na primeira semana, dia sim dia não na semana seguinte, 2 vezes por semana daí por diante e daqui a 2 meses provavelmente pode começar a fazê-lo apenas semanalmente. 

Quanto a alimentação nestas primeiras semanas deves dar relativamente pouca comida 2 a 3 vezes ao dia e ir aumentando a dose de comida pouco a pouco ao longo de 2 ou 3 semanas para reduzir a possibilidade de picos de Amónia e Nitritos.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas seja bem vindo ao forum quando tiver alguma duvida exponha para podermos ajudar todos os comentários anteriores estao correctos eu se fosse a si tirava essas pedras azuis porque com o tempo vao  contaminar a agua do aquário , abraço :default_animal_fish:

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João Cardoso

Ao fazer uma limpeza no filtro eu nunca faço nesse dia a tpa,mas claro que como tiro água do aquário para limpeza do filtro e restantes,coloco água nova para completar a que tirei,a tpa faço na semana seguinte,e faço isto há muitos anos e telho-me dado bem.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Alvaro Silva, como se costuma dizer, em equipa que ganha não se mexe! 🙂

Eu geralmente faço (fazia, que agora estou de folga! 😂) sempre manutenção ao filtro durante as tpas, geralmente de 30-50%. A única coisa que evito fazer durante a manutenção é trocar todas as esponjas do filtro no mesmo dia.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís Vaz
Conta ai se há alguma novidade  aqui aos cuscas,se  houver que seijam boas para variar.    :my_smile:
Saudações  
Olá Álvaro (cusco), . Brincadeira .

Meu caro, tenho seguido muitos dos vossos conselhos. Desde nunca desligar o filtro, trocar +/- 20% de água a cada 2 dias, coloquei mais plantas no aquário, dou 2 vezes por dia comer aos meninos, comprei mais 3 fêmeas, para ver se os rapazinhos não chateiam tnt as grávidas, tenho estado bastante atento ao comportamento quer dos peixes quer da água.

Conclusão:
A água mantém se nos 26/27 graus.
Os peixes parecem me saudaveis
A água cristalina, uma cor límpida com um certo brilho de muito limpa
Não os vejo nem no fundo nem no topo, como algum de vocês aqui escreveu, se eles andassem mt no fundo ou ao de cimo era sinal de pouca oxigenação da água. Isso não se verifica.
Vejo os mt atentos a tudo o que se passa ao redor do aquário, e espertos ( penso ser sinal de saudáveis)
O filtro acho estar a fazer um bom trabalho, quer na limpeza da água quer na oxigenação desta.
Mantenho durante o dia a motor de ar ligado, desligando o apenas à noite para um melhor descanso dos bichitos.

Acho que está tudo a correr bem, graças à vossa ajuda e dicas.

É tem sido isto Álvaro.

Obrigado pela atenção.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está o meu aquariozito.
Penso ter plantas a mais e o aspeto muito selvagem.
Mas vou juntar umas massas para mais tarde comprar algo maior e melhor.

Espero poder contar com a vossa colaboração, quer na compra do aquário, quer na sua composição, quer na montagem e dicas de material que deva por para um bom funcionamento e assim poder dar uma boa qualidade aos rapazes .

Abraço a todosbc58f674ed3509e3fcf76c980091acd3.jpg

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís Vaz

Isso são boas noticias,como eu disse em cima,para variar correr as coisa bem faz falta.

O teu aquário tirando as pedras azuis,o resto gosto,porque eu gosto de ver aquários a sim um pouco selvagens.

Saudações    

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís Vaz
Isso são boas noticias,como eu disse em cima,para variar correr as coisa bem faz falta.
O teu aquário tirando as pedras azuis,o resto gosto,porque eu gosto de ver aquários a sim um pouco selvagens.
Saudações    
Obrigado Álvaro.
Quanto às pedras azuis, não sei mt bem como fazer para tirá-las. Para isso teria que desmontar tudo e acho que colocaria a bicharada em risco.
O que me dizes?

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.