Aquário 200 L


MarioOsorio

Recommended Posts

Boa noite a todos...

Sou novo no fórum, e vou iniciar um novo projeto, não tenho aquários há cerca de 20 anos, e agora voltei a comprar.

 

Montei com areia branca ligeiramente granulada, rocha vulcânica escura uma olho de tigre e alguns troncos... ainda não coloquei as plantas nem peixes... 

 

A ideia é aquario para escalares. 

 

Sugestões e dicas para alguém muito desatualizado 😋

 

Muito obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Mete o setup completo do teu aquário. Litragem, luz, que filtro usas etc..

 

Em baixo agora deixo te uma ajuda e vez se se enquadra com os equipamentos que tens ou se terás que fazer algum upgrade

 

Filtro: caudal a fazer 10x o volume do aquário (ex: aquário 100l caudal 1000l/h), quanto mais volume para matérias filtrantes melhor.

As matérias filtrantes normalmente usadas são as esponjas finas esponjas médias e esponjas grossas, estas fazem a carga mecânica e usa-se as cerâmicas para fazer a carga biológica onde se vão alojar as bactérias nitrificantes para o bem estar do aquário.

O carvão activo só se usa para retirar medicamento da água quando usados medicamentos para os peixes.

Nunca lavar com água da torneira, acabaria por matar as bactérias e resetar o ciclo do azoto, lavas se sempre num recipiente com agua do próprio aquário.

Usa-se então a primeira fase do filtro a esponja grossa depois a média e por fim a fina, para agarrar ao máximo os detritos, numa segunda fase as cerâmicas.

 

Termóstato: 1 watt por litro do aquário em caso de a casa ou onde o aquário se encontre não seja uma zona muito fria. Ex: aquário de 100l Usa-se um termostato de 100w, se o local for muito frio recomenda-se um de 150w. Usa-se em estado submerso dentro do aquário. Existe uns externos que se acoplam na maior parte dos filtros externos, para quem gosta de colocar menos coisas dentro do aquário para ficar com um aspecto mais 'limpo'.

 

Iluminação: não convém seguir a regra de watts por litros mas sim lumens por litros.

Por exemplo num plantado de fácil exigência requer entre os 15 a 25 lumens por litro. Num de media exigência de 25 a 50 e num de alta exigência >50

Em geral usa se 8h diárias de luz e manter o aquário longe de luz solar directa.

 

Substrato: existe o inerte e o fértil. O fértil usa se para quem quer plantar o aquário. Não esquecer de cobrir por cima com um inerte para não estar em contacto com a coluna de água. O que provocaria algas indesejadas.

 

Rochas: desde que não sejam calcárias pode se usar. Podem facilmente fazer o teste com vinagre. Raspar uma zona da pedra e colocar vinagre, se teve reação é calcária caso contrário não é.

Antes de colocar no aquário deve-se ferver bem e passar por água corrente.

 

Troncos: pela libertação de taninos têm tendência a baixar o ph da água e deixar ela com uma cor amarelada que vai sendo reduzido com as tpas. Deve-se ferver antes de colocar no aquário. Recomendo somente troncos vendidos nas lojas de aquariofilia.

 

Não esquecer que depois de tudo montado, convém cumprir o ciclo de azoto. Geralmente 1 mês 1 mês e meio sem poderes colocar peixes, isto porque? Porque o aquário e o teu filtro ainda não têm bactérias para ciclar, amónia para nitritos e nitritos para nitratos. Em carga elevada são fatais para os peixes.

Não esquecer de fazer tpas semanais entre os 20%a 30%. 8h de luz diárias e sem apanhar luz directa do sol.

 

Alguma dúvida dispõe abraço

 

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... 

Obrigado pelas dicas, em relação ao material, eu tenho isso tudo, o filtro faz 1500 L, takvez fosse melhor 2000 pelo que diz, e o termostato o meu é de 300w que pelos vistos poderia ser de 200. 

 

As pedras não são calcárias e os troncos estiveram já cerca de 3 semanas em água e os taninos já não se notavana ultima vez que troquei a água, já não estava amarelada.

A única coisa que não pus foi o substrato, tenho a areia branca, uma meia granulada, e uma zona com uma preta que já tinha estado noutro aquário e as plantas davam-se bem.

 

Tenho dúvidas em relação a plantar, e se é muito mau não ter substrato fértil. 

 

Muito obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Mário, vem vindo de volta ao vício.

Complementando,

O filtro está mais que bom, com a areia vais ter dificuldades em fazer crescer plantas saudáveis. Quanto aos substratos atualmente já n tens obrigatoriamente de ter fértil e inerte, qualquer substrato argiloso complementado com fertilização liquida serve com base para um bom plantado.

Iluminação vai depender daquilo que pretendes, mais exigente se quiseres algo muito plantado, mais simples se for algo lowtech.

Vai dando notícias

Abraço

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo bem vindo novamente a este fantástico mundo que e a aquariofilia   mas na minha opinião se queres um aquário plantado eu tirava essa areia e colocava um substrato fértil e depois cobria com um inerte :default_animal_fish:    

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Vasco Ferreira disse:

Viva Mário, vem vindo de volta ao vício.

Complementando,

O filtro está mais que bom, com a areia vais ter dificuldades em fazer crescer plantas saudáveis. Quanto aos substratos atualmente já n tens obrigatoriamente de ter fértil e inerte, qualquer substrato argiloso complementado com fertilização liquida serve com base para um bom plantado.

Iluminação vai depender daquilo que pretendes, mais exigente se quiseres algo muito plantado, mais simples se for algo lowtech.

Vai dando notícias

Abraço

Muito obrigado, eu tenho uma área com um substrato que tive num aquário pequeno e as plantas estavam bem, mas tentei fazer um layout diferente fazendo duas areas distintas um com areia branca e outra esse tal substrato, as plantas não serão das mais complicadas, mas gostaria de ter algumas nas duas áreas cobrindo os dois cantos traseiros do aquario e um pouco no centro atrás também e depois apenas uns apontamentos no meio e laterais... 

A luz que tenho é uma barra led, não sei ao certo as especificações comprei usada. 

A areia branca é diferente de uma que já tive num aquário (há 20anos atrás), essa era tipo areia de praia muito fina, esta que tenho é branca mas granulada, é diferente não conhecia.

 

Um forte abraço e obrigado por tudo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Joaquim Marcolino disse:

Boas amigo bem vindo novamente a este fantástico mundo que e a aquariofilia   mas na minha opinião se queres um aquário plantado eu tirava essa areia e colocava um substrato fértil e depois cobria com um inerte :default_animal_fish:    

Muito obrigado pela receção 😊

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas low tech até se podem dar bem inicialmente. Mas depois de uns meses vais começar a ver elas a perderem força. Sempre podes colocar umas pastilhas no fundo do substrato perto das raízes para as alimentar
Abraço

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ricky Gomes disse:

As plantas low tech até se podem dar bem inicialmente. Mas depois de uns meses vais começar a ver elas a perderem força. Sempre podes colocar umas pastilhas no fundo do substrato perto das raízes para as alimentar
Abraço

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 

Top muito obrigado, era essa a minha ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Amigo Mario Osorio eu concordo plenamente com o amigo Ricky Gomes  nao se esqueça de colocar umas pastilhas no fundo do substrato perto das raízes para as alimentar
Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 47 minutos, Joaquim Marcolino disse:

Sim Amigo Mario Osorio eu concordo plenamente com o amigo Ricky Gomes  nao se esqueça de colocar umas pastilhas no fundo do substrato perto das raízes para as alimentar
Abraço

Muito obrigado 🙏

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/08/2019 at 12:38, Joaquim Marcolino disse:

e colocava um substrato fértil e depois cobria com um inerte :default_animal_fish:    

Boas!

Ou então nem necessita de colocar dois substratos, existem substratos férteis como o Neo Compact Soil que basta usar por si só.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.