Areia


nunopug

Recommended Posts

Boas. Sou novo nisto e deram me um aquário 80x30x40 já com areia e mais uma coisas, e gostava de saber se isto serve ou comprar outro e o q aconselham? As plantas que queria por era de baixo tratamento3339f06568f6f1bb819f8396e62501c7.jpg

 

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Qual a litragem do aquário? Luz? Termostato? Filtro? Descreve os equipamentos que tens para te ajudarmos. Queres ter plantas de baixa manutenção aconselho te na mesma usares um substrato fértil por baixo do areao.

Depois de tudo montado tens de cumprir o ciclo de azoto. Pesquisa aqui no fórum para perceberes o que é. Pelo menos 30 a 40 dias sem poderes por peixes no aquário já montado (água filtro termostato etc etc..)

Em baixo deixo te umas dicas

Filtro: caudal a fazer 10x o volume do aquário (ex: aquário 100l caudal 1000l/h), quanto mais volume para matérias filtrantes melhor.
As matérias filtrantes normalmente usadas são as esponjas finas esponjas médias e esponjas grossas, estas fazem a carga mecânica e usa-se as cerâmicas para fazer a carga biológica onde se vão alojar as bactérias nitrificantes para o bem estar do aquário.
O carvão activo só se usa para retirar medicamento da água quando usados medicamentos para os peixes.
Nunca lavar com água da torneira, acabaria por matar as bactérias e resetar o ciclo do azoto, lavas se sempre num recipiente com agua do próprio aquário.
Usa-se então a primeira fase do filtro a esponja grossa depois a média e por fim a fina, para agarrar ao máximo os detritos, numa segunda fase as cerâmicas.

Termóstato: 1 watt por litro do aquário em caso de a casa ou onde o aquário se encontre não seja uma zona muito fria. Ex: aquário de 100l Usa-se um termostato de 100w, se o local for muito frio recomenda-se um de 150w. Usa-se em estado submerso dentro do aquário. Existe uns externos que se acoplam na maior parte dos filtros externos, para quem gosta de colocar menos coisas dentro do aquário para ficar com um aspecto mais 'limpo'.

Iluminação: não convém seguir a regra de watts por litros mas sim lumens por litros.
Por exemplo num plantado de fácil exigência requer entre os 15 a 25 lumens por litro. Num de media exigência de 25 a 50 e num de alta exigência >50
Em geral usa se 8h diárias de luz e manter o aquário longe de luz solar directa.

Substrato: existe o inerte e o fértil. O fértil usa se para quem quer plantar o aquário. Não esquecer de cobrir por cima com um inerte para não estar em contacto com a coluna de água. O que provocaria algas indesejadas.

Rochas: desde que não sejam calcárias pode se usar. Podem facilmente fazer o teste com vinagre. Raspar uma zona da pedra e colocar vinagre, se teve reação é calcária caso contrário não é.
Antes de colocar no aquário deve-se ferver bem e passar por água corrente.

Troncos: pela libertação de taninos têm tendência a baixar o ph da água e deixar ela com uma cor amarelada que vai sendo reduzido com as tpas. Deve-se ferver antes de colocar no aquário. Recomendo somente troncos vendidos nas lojas de aquariofilia.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricky eu já estive a ler sobre muita coisa e vou fazer o ciclo do azoto. O filtro vai ser um eheim 2217 o termostato da eheim de 100 w quero por rochas troncos e plantas como disse em cima low cost, a luz o aquário trazia uma calha que por agora vou utilizar de 20w t8 mas queria trocar por leds.

A areia é q estou mais indeciso para pôr a aquário a funcionar que não queria gastar muito em areia ou substrato

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nunopug

Bem vindo ao Fórum.

Pela fotografia a mim me parece que isso e substrato que se vende nas lojas de aquáriofilia ,só que já foi usado,acho se o passares por água para tirar alguma porcaria que possa ter dá para reutilizar na boa.

Qualquer das maneiras espera por outras opiniões.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno

Primeiro devias perguntar ao antigo dono que te deu o aquário o que de facto e esse substrato,a sim se ele souber o nome do substrato fica mais fácil então dizer-te se precisas de outros ou não.

Saudações    

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente pela foto parece ser substrato fértil. Se for já poupas te uns euros lol ainda bem ne, assim basta adicionares um inerte por cima desse. Mas pergunta a quem te deu se é fértil e de que marca é, até porque existe alguns que não necessitam de cobrir por cima.
Abraço

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Interpretei me mal. O que eu queria perguntar é se o teu amigo que te ofereceu, se ele sabe se é ou não fértil.

Esse da tropica é fértil. Agora o que o seu amigo deu, ele sabe se é fértil? Se for já poupas uns trocos e só tens de comprar um inerte para colocar por cima

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

Pergunta se ele tinha só esse substrato no aquário,se ele disser que só tinha esse,pressupõe-se que não seija substrato fértil,então a partir daqui partes para um fértil se for esse o teu caso.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que o Tropica Plant Growth não pode estar em contacto com a coluna de água, é fértil, a Tropica tem é o Aquarium Soil que é um substrato ativo esse sim pode estar em contacto com a água é um substrato para se usar sozinho ou por cima do fértil, se pretendes ter plantas low tech não precisas de substrato fértil, relembro que com o substrato fértil não vai puder mexer no substrato, se quiser mudar uma rocha de sítio por exemplo, se quiser mudar o layout não vai conseguir porque se o fizer o fértil entrará em contacto com a água e aí para além do boom de algas há o real problema.. o pico de amónia que puderá mesmo matar tudo dentro do aquário, se quiser avançar com substrato fértil invista já no layout, estude bem para depois não mexer mais.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, nunopug disse:

É esse Tropica aquarium soil é bom?

Sim é. Da Tropica, da Neo, entre outros, são bastante bons.
Mas é como o Brunomcc2000 diz, no fértil não se pode remexer muito depois de colocado, além de que vai sempre libertar amónia nos primeiros dias. Convem não ter fauna no aquário durante este tempo.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 01/09/2019 at 11:22, Ricky Gomes disse:

Realmente pela foto parece ser substrato fértil. Se for já poupas te uns euros lol ainda bem ne, assim basta adicionares um inerte por cima desse. 

Mas se já estava a ser usado, mesmo que fosse fértil, agora já não é. 

Mas podes reutilizar como inerte desde que o laves bem para retirar a sujidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é. Da Tropica, da Neo, entre outros, são bastante bons.
Mas é como o Brunomcc2000 diz, no fértil não se pode remexer muito depois de colocado, além de que vai sempre libertar amónia nos primeiros dias. Convem não ter fauna no aquário durante este tempo.
 
Obrigado Emejet pela ajuda tambem

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se já estava a ser usado, mesmo que fosse fértil, agora já não é. 
Mas podes reutilizar como inerte desde que o laves bem para retirar a sujidade.
Obrigado pela ajuda Bruno. Sim eu lavei com água corrente e também pus água fervida no final

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.