Duvida com filtro


sandokkan

Recommended Posts

Olá a todos ,depois de 12 anos afastado dos aquários por várias razões, estou de volta . Acabei de adquirir um juwel 100×40×50 ,substrato e areao e estou pronto a começar o ciclo ,mas...... por enquanto com o filtro incorporado no aquário.  E é ai que reside a minha dúvida para o futuro filtro externo .            Eheim pro 2 . 2324 700l hora seria suficiente ou curto  para este aquário? 

Obrigado 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sandokkan 

Bem vindo novamente ao Fórum

Eu não estou a perceber bem que Eheim estas a referir,mas se faz só 700 litros hora para esse aquário de 200 litros fica curto.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia amigos, obrigado pelas respostas . Pois sr Álvaro eu também fiquei com a ideia que essa litragem era talvez curta ,mas como era um negocio bom que tinha hesitei na dúvida . Amigo Álvaro e Joaquim não consigo colocar foto ,tentem procurar na net por Eheim pro ( professionel) 2 . Já agora para esse aquário qual a capacidade de litragem/hora mínima me aconselham ? Mais uma vez obrigado 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, sandokkan disse:

Bom dia amigos, obrigado pelas respostas . Pois sr Álvaro eu também fiquei com a ideia que essa litragem era talvez curta ,mas como era um negocio bom que tinha hesitei na dúvida . Amigo Álvaro e Joaquim não consigo colocar foto ,tentem procurar na net por Eheim pro ( professionel) 2 . Já agora para esse aquário qual a capacidade de litragem/hora mínima me aconselham ? Mais uma vez obrigado 

Penso que um filtro com 1500l/h ficaria bom nesse aquário um JBL Cristalprofi e1502, por exemplo, procura ou espera por pessoal para te consiga dar mais exemplos.

 

Sobre o Eheim que referiste com uma curta pesquisa este foi o curto texto que encontrei sobre o filtro(retirado do site da Aquaeden) :

Inclui todas as massas filtrantes necessárias ao arranque e funcionamento do filtro (esponjas e EHEIM Substrat). Características •Volume do aquário: 120-250L •Débito da bomba: 700L/h •Altura de elevação: 1,5m •Potência: 8W •Volume do filtro: 6,0L •Volume filtrante: 3,0L •Dimensões: 340x178x178mm

Conselho aquaeden: filtro para aquários até 100 litros.

Inclui todas as massas filtrantes necessárias ao arranque e funcionamento do filtro (esponjas e EHEIM Substrat). 

Inclui também mangueiras e respectiva tubagem de entrada e saída de água.

Concordo plenamente com a opinião deles 700l/h é pouquíssimo para 120-250L, 700l/h tenho eu em 75L, e garanto que não tem uma circulação extrema está bastante bem para o aquário até, por isso se o seu aquário tem 200L depois com substrato e decoração deve ficar com 175L logo 1500l/h parece-me bem para o aquário.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno .O filtro é mesmo esse .ja vi que é curto e vou ter de subir um pouco o orçamento 😂. Tenho então no escalão seguinte mais em conta esse que referiste em cima ( jbl cristalprofi e1502 e mais barato mas pouco fluval 406 ) . Alguma diferença significativa entre estes 2 filtros ? 

Obrigado 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos vistos enganei-o mas corrijo-me já, o JBL e1502 tem um rendimento de bomba de 1400l/h e não 1500l/h como referi anteriormente aqui vai alguma informação sobre os 2 filtros:

 

Dados técnicos JBL:

Modelo e1502
Tamanho do aquário 200 l-700 l (aprox.)
Medidas C 18 cm x L 23 cm x A 48 cm
Volume do filtro 12 litros
Rendimento 1400 l/h
Consumo eléctrico 20 W
Material filtrante incluído
Filtro biológico, mecânico
Ligações da mangueira 16/22
Sucção de agua integrada
Préfiltro integrado

Dados técnicos Fluval:

Modelo 406
Adequado para os seguintes aquários (litros) 400 litros
Débito do fluxo (l/h) 1450 l/h
Consumo de energia (Watt) 20 w
Volume do filtro (litros) 8,5 litros
Volume biológico (litros) 4,2 litros
Quantidade de cestos 4
Medidas em cm 17,0 x 24,5 x 50,5 cm

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu acho que ficas bem servido com o Fluval 406 visto que pela tabela da para ter uma ideia que nos consumos sao iguais e depois nas outras características fazem uma pequena diferença :default_animal_fish:  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois acho que estou a ficar convencido com o fluval.  A nível de ruído será que entre um e outro existe  alguma coisa a apontar ? 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sandokkan

Hoje em dia os filtros exteriores são no geral muito silenciosos, agora para o teu aquário o filtro que faça 1000 litros hora ou mais dá perfeitamente,isto já a contar com ele cheio de matérias filtrantes,e cerâmicas.

Eu já disse aqui varias vezes que nas caixas dos filtro quando diz que faz x hora e sempre com o filtro em vazio,depois de cheio de matérias filtrantes eles perdem entre 30% a 40% por vezes mais.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia Álvaro.  Acabei por optar por o e1502 jbl . Filtragem excelente, só a apontar o pequeno ruído que faz 😂. Já o coloquei no móvel, já o tirei fora mas deve ser mesmo do filtro( pequena, muito pequena vibração)  ,nada a fazer.  Obrigado pelas ajudas .

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer filtro acaba por fazer barulho no entanto os filtros da JBL costumam ser bem silenciosos, se quiseres reduzir ao máximo podes forrar o móvel que aquelas espumas que são bastante usadas em estúdios de gravação de músicas por exemplo, têm a finalidade de absorver o som, e de baixo do filtro meter alguma coisa que absorva a vibração penso que seria difícil ouvir alguma coisa com o móvel completamente forrado.
(Forrar o móvel vai reduzir o espaço no seu interior como é óbvio)

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sandokkan

Por vezes os filtros dentro de móveis fazem um pouco de barulho derivado há vibração mas isso pode-se resolver como disse o Bruno,quando se coloca um filtro a trabalhar se contiver ar ainda dentro pode fazer algum barulho.

Já ficas com um bom filtro,num aquário e primordial um bom filtro pois e ele o coração e pulmão de todo o sistema do aquário.

Saudações   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos . Penso que o ruído do filtro era só uma questão de hábito, agora já não incomoda . Tenho uma outra questão que não sei se posso misturar neste tópico.

Hoje ofereceram me uma garrafa de co2 mas sem manonetro. Estive a ver em lojas denerle são caríssimos.  

Podiam me dizer ou mostrar que manonetro de co2 usam e como já vi alguns bastante complicados na net ,para que serve cada parte do manonetro.  Penso que tendo a botija ficará a faltar manonetro, tubo ,difusor. Certo ?

Obrigado

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.