Green Dust Algae, problema resolvido!


vic_nunes

Recommended Posts

Caros amigos,

Desde o dia 1  (  e já vão 7 anos ) que tenho problemas de GDA, aquelas algas que parecem pó verdinho, e que ocupam o vidro, cobrem as plantas, as rochas, enfim tudo o que tenha superficie exposta à luz.

O ponto era tal, que semanalmente, trocava 60% agua, tinha de limpar os vidros todos, que não se conseguia quase ver, escovar as rochas... enfim, uma trabalheira considerável.

Em termos de fertilização, comecei com EI. depois mudei para N de compra, depois comprei a linha completa da Aquavitro, durante 2 anos, nada... sempre a mesma coisa... algas e mais algas. tentei Excell, melhorava, mas eventualemnte, voltava ao mesmo. UV, a mesma coisa, melhorava parcialmente... Twinstar, tb melhorava. Mas NADA resolvia o meu problema.

A coisa que tinha em comum era o facto "adquirido" do EI, em que diz que potássio era à vontadade, vontadinha, e que não era preciso testar. E sempre garanti que potássio nao faltava ( KCL adicionado ).

Após este tempo todo, e já depois de ter lido quase tudo o que haveria para ler sobre o assunto, li um pequeno comentário de um tipo no UKAps, que dizia que o excesso de potássio causa algas, essas mesmas que eu tinha...

 

Comprei um teste de K, e qual  foi o meu espanto que vi que tinha mais de 70 ppm ao fim de uma semana...

 

Cortei na adição de k, para que ao fim de uma semana esteja por volta de 20 ppm, et voilá! resolvi o meu problema!

 

Agora, não sei se é realmente o potássio ( K ), ou a parte do cloreto ( CL ) que possa causar isto...

 

Espero que possa ajudar, e digam as vossa opiniões.

 

Abraços

Vitor Nunes

Editado por vic_nunes
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais