O meu guppy não sai do fundo do aquário


EduMiradouro

Recommended Posts

Boas, ontem comprei 3 guppys para o meu novo aquario, 1 macho e 2 fêmeas. Após meter os peixes no aquário (depois de ter deixado o saco no aquario durante 15 minutos, adicionar água ao saco, deixar mais 15 minutos, e retirar os peixes para o aquario sem meter a água do saco no aquário) reparei que macho tinha um comportamento estranho e não parecia interessado na comida. Hoje quando fui ver como estava o peixe, ele encontrava se no fundo do aquário, com muito pouco movimento. Agora a questão é, ele está doente? Há a algo de errado com aquario? 

Antes de inserir os peixes, montei o aquário e adicionei condicionador de água e cultura bacteriana, e esperei 2 semanas como mandava a caixa do produto 

Setup

60*30*35

60L

Filtro:Elite jet-flo100. 480L/Hr

Termostato: 200w

Substratos: areia de fundo e pedras decorativas

Temperatura: 27 graus

Plantas artificiais 

Ph 7

NO2- 0

NO3- perto de 20 mg/l

As duas fêmeas encontram-se bem e estão ativas. Não sei se isto interessa mas na loja a empregada teve problemas em tirar o macho e ele ficou um bocadinho de tempo a mais fora de água. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas EduMiradouro

Bem vindo ao Fórum.

O primeiro problema e que tu não fizestes o ciclo do azoto,porque o ciclo demora pelo menos trinta dias,tu colocastes ao fim de duas semanas peixes,provavelmente no pico Amónia ou Nitritos o que envenena os peixes,agora deves fazer duas TPA,s esta semana de pelo menos 30% cada,para a sim poderes salvar os peixes.

Saudações  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. É como o Álvaro diz, o ciclo ainda não deveria estar no ponto certo para colocares a fauna. 
O termostato também me parece demasiado potente para esse aquário.
De resto, e com o tempo, poderás meter umas plantas naturais de fácil manutenção que vão-te ajudar na estabilidade do aquário. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/08/2019 at 22:29, Alvaro Silva disse:

Boas EduMiradouro

Bem vindo ao Fórum.

O primeiro problema e que tu não fizestes o ciclo do azoto,porque o ciclo demora pelo menos trinta dias,tu colocastes ao fim de duas semanas peixes,provavelmente no pico Amónia ou Nitritos o que envenena os peixes,agora deves fazer duas TPA,s esta semana de pelo menos 30% cada,para a sim poderes salvar os peixes.

Saudações  

Eu sou novo nisto do aquarismo. Sabia da existência do ciclo do azoto mas pensava que com os produtos, acelerava o ciclo, significa que mesmo com tais produtos tenho de esperar um mínimo de 30 dias? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utilizando cultura bacteriana, dependendo da marca, podem-se colocar alguns peixes no aquário passadas apenas algumas horas. Tal como num ciclo normal, não se devem adicionar demasiados peixes em simultaneo e deve-se começar por alimentar em menores quantidades, aumentando as porções pouco a pouco ao longo de alguns dias/semanas.

Visto que o NO2 está a zero, na minha opinião, e considerando que utilizou cultura bacteriana e seguiu as instruções, que as femeas estão bem e que houve um problema na loja com o peixe em questão, o problema pode muito bem ter sido causado pelo stress sofrido pelo peixe quando ficou fora de água mais tempo do que devia.

 

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Votar + 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Edumiradouro

Uma vez que já tens o aquário a trabalhar há duas semanas podes contar os 30 dias a partir dessas duas semanas,uma vez que já tens peixes deves ter o cuidado de fazeres duas tpa,s por semana para evitares que os peixes morram com a subida da Amónia e posterior com a subida dos Nitritos,quando este dois parâmetros ficarem a zero então tens o ciclo completo.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João Cardoso 

João tens que concordar que o que dissestes não são os melhores concelhos.

Primeiro tens que pensar que colocar peixes ainda dentro do ciclo do azoto vais fazer ser vivos estarem em sofrimento,não tens tu nem ninguém o direito em fazer os animais sofrerem,não e para isso que nós em aquáriofila  temos os aquários,lá porque os vendedores de bactérias dizem que se pode colocar peixes porque o produto deles faz milagres,e tudo marketing para venderem,e logo por sua vez os lojistas poderem vender um pouco mais de peixes,para substituir os que morrem.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 minutes ago, Alvaro Silva said:

João tens que concordar que o que dissestes não são os melhores concelhos.

Não percebo porquê... falo por experiência própria.

 

12 minutes ago, Alvaro Silva said:

Primeiro tens que pensar que colocar peixes ainda dentro do ciclo do azoto vais fazer ser vivos estarem em sofrimento,não tens tu nem ninguém o direito em fazer os animais sofrerem,não e para isso que nós em aquáriofila  temos os aquários,lá porque os vendedores de bactérias dizem que se pode colocar peixes porque o produto deles faz milagres,e tudo marketing para venderem,e logo por sua vez os lojistas poderem vender um pouco mais de peixes,para substituir os que morrem.

Não sei que experiências teve com culturas de bactérias no passado, e que tipo de lojas frequenta, mas eu posso-lhe garantir que a minha experiência aqui no Reino Unido é bastante diferente. Posso-lhe garantir que as culturas de bactérias funcionam (pelo menos as que eu utilizei), desde que sejam seguidas as instruções correctamente, e que as lojas que eu frequento, funcionam de uma forma um pouco diferente daquilo que refere.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero-te dizer que quando falo não ser o melhor concelho,e porque levamos o tempo todo a dizer a que e novato no hobby que a melhor pratica e fazer o ciclo todo com calma e paciência ,para evitar colocar peixes ao sofrimento que acho que não há necessidade nenhuma.

Sobre as bactérias,quero-te dizer que nunca usei,quando comecei com aquários nos finais de 70 do século passado ainda não havia dessas coisas.  :my_smile:

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

4 minutes ago, Alvaro Silva said:

Sobre as bactérias,quero-te dizer que nunca usei,quando comecei com aquários nos finais de 70 do século passado ainda não havia dessas coisas.  :my_smile:

 

Então não está certo dizer que algo que nunca usou não funciona...

 

1 minute ago, Alvaro Silva said:

Quero-te dizer que quando falo não ser o melhor concelho,e porque levamos o tempo todo a dizer a que e novato no hobby que a melhor pratica e fazer o ciclo todo com calma e paciência ,para evitar colocar peixes ao sofrimento que acho que não há necessidade nenhuma.

 

Nisso estou completamente de acordo consigo, mas de acordo com o que foi perguntado e com os dados apresentados no primeiro post, não me parece que o ciclo seja o problema, visto que passadas 2 semanas os nitritos estão a zero.

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção João,eu nunca disse que as bactérias que vende não funciona,o que eu disse e os lojistas por vezes dizer que ao colocarem as bactérias que dois dias depois podem colocar peixes,isto e que esta errado,e eu também continuo a dizer que a melhor forma de fazer o ciclo e deixar ele correr,deixar a natureza fazer a parte dela.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

31 minutes ago, Alvaro Silva said:

Atenção João,eu nunca disse que as bactérias que vende não funciona,o que eu disse e os lojistas por vezes dizer que ao colocarem as bactérias que dois dias depois podem colocar peixes,isto e que esta errado,e eu também continuo a dizer que a melhor forma de fazer o ciclo e deixar ele correr,deixar a natureza fazer a parte dela.

 

Saudações

Então peço desculpa, interpretei mal o que escreveu.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Joaquim Marcolino said:

Boas para mim o ciclo e o mais importante para o bem estar dos nossos habitantes do aquário

Ninguém aqui disse o contrário. 🙂

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais