Novo projeto - 300L


andiesel

Recommended Posts

Olá. Sigo o fórum desde que iniciei, à cerca de 3 anos. Apesar de "silencioso" no fórum, mantenho o hobbie ativo com um aquário plantado de 50L. 

Agora quero "dar o salto" e ir para um de 300L ou quem sabe um pouco mais. Sobretudo, quero que este seja "o aquário", pois para erros de comprar pequeno chegou o atual. Estou a pensar num aquário 120cm x 50cm x 50cm. Já pedi orçamentos de "tudo incluido" (até a montagem em casa) e varia entre 2000€ a 3000€, o que me parece um abuso. Assim, terei que ser eu a comprar peça por peça e montar.

Aquário, pensei num Extra Clear 120cm x 50cm x 50cm. Mas não sei se opte por um sem tampa ou com tampas. Visualmente prefiro sem tampa, mais "clean", mas preocupa-me a evaporação e consequentes humidades que se possam formar nas paredes interiores da sala (será para uma sala em open space com cozinha, num total de 80m2).

Filtro estou em dúvida num Fluval FX 4, Fluval FX 6 ou Eheim 1200 XLT. O Eheim só entra na equação pelo aquecimento, pois seria menos uma peça visível no aquário, mas a diferença de preço é enorme.

Calha de LED estou perdido, não sei por qual opte. Já me recomendaram barata, mas também já recomendaram cara. O objetivo é um aquário Iwagumi, bem plantado.

CO2 tenho em vista um por 150€ (penso que CO2 é tudo a mesma coisa, certo?).

 

Vão dando as vossas ajudas, agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Óptimo que te tenhas preocupado em perguntar primeiro. Orçamento de 2000 a 3000 euros, depende do que inclui... se é com sump ou não... existem muitas variáveis.

Quanto ao aquário, um amigo mandou fazer numa loja um 120x40x60 por 230 euros. Com um Eheim Professional 4 por 250 euros, calha twinstar por 320 euros, mais sistema de CO2 por 100 euros com exintor... mas lá está, o que inclui o orçamento do teu? Porque aqui não estou a contabilizar um móvel... por exemplo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O orçamento a rondar os 3000€ inclui:

- aquário 120 x 50 x 50 - 425€

- móvel lacado 120 x 50 x 80 - 337€

- filtro Eheim 1200 xlt - 500€

- matéria filtrante - 50€

- iluminação Eheim Power LED (2 calhas) - 500€

- sistema CO2 completo - 150€

- substrato ADA - 175€

- layout (rochas e troncos) - 200€

- plantas - 250€

- deslocação e mão de obra - 400€

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente gosto mais de escolher eu o material. Mas com tudo incluido... Talvez escolhendo bem as consigas reduzir o custo, mas tens de ver que o móvel à maneira é outra coisa. Fica logo com outro aspecto.

Não vou opinar em relação a preços porque não faço ideia do preço das calhas nem dos móveis, mas com layou incluido e plantas, etc... não me parece assim tão mal.

Espera por outras opiniões.

Em relação às calhas, parece-me que não são o melhor para esse aquário, dado que não têm grande capacidade de penetração. Talvez fique com pouca luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só este filtro Eheim fica em 550€. Consigo o Fluval FX 4 por cerca de 180€. Nem que gaste 50€ num bom termostato, fica em metade. Só tem a desvantagem de ter o termostato dentro do aquário, pouco estético.
Quanto à iluminação, o que aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, andiesel disse:

Só este filtro Eheim fica em 550€. Consigo o Fluval FX 4 por cerca de 180€. 

Exacto...

Termostato tens os da Sicce que são muito bons e com preços muito acessiveis, além de que são mais compactos que por exemplo os Eheim. Ou uma opção mais cara mas fora do aquário, os termostatos externos da Hydor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Acho um pouco caro. Em relação ao filtro eheim é muito bom e eu sou como tu. Quanto menos coisas dentro do aquário melhor. Esteticamente fica mais limpo e é sempre mais esse espacinho que os peixes têm para vaguear xD
Como o Bruno disse e bem é o termostato externo da hydor.

Já agora aproveito aqui para dizer, que fiz um tópico como o teu há 1 semana sensivelmente e ainda não obtive quaisquer respostas eheheh tenho as mesmas dúvidas que tu. Vou seguir aqui o que o pessoal te vai dizendo.

Tenho maiores dúvidas é na iluminação e no substrato fértil.

Espero que consigas tudo há tua maneira com as indicações aqui do pessoal experiente e que te corra tudo bem

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desconhecia estes termostatos externos, pensei que só existia incorporado em filtros. Assim já não me faz qualquer sentido apostar no Eheim 1200 XLT. O Fluval tem grande capacidade de filtragem (se for o 6 então é um “monstro”) e associo depois um termostato externo.
Iluminação é que aguardo feedback dos experientes.
Substrato estou tentado a apostar no ADA, a fama é boa e a minha experiência atual com ele é óptima (ainda que num nível de exigência mais baixo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ricky Gomes disse:

Já agora aproveito aqui para dizer, que fiz um tópico como o teu há 1 semana sensivelmente e ainda não obtive quaisquer respostas eheheh tenho as mesmas dúvidas que tu. Vou seguir aqui o que o pessoal te vai dizendo.
 

Não vi... vou tentar responder... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/08/2019 at 15:14, andiesel disse:

Desconhecia estes termostatos externos, pensei que só existia incorporado em filtros. Assim já não me faz qualquer sentido apostar no Eheim 1200 XLT. O Fluval tem grande capacidade de filtragem (se for o 6 então é um “monstro”) e associo depois um termostato externo.

Boas, respondendo a esta questão, as tubagens do fx4/fx6 não permitem acoplar equipamentos como por exemplo os termostatos externos ou reactores de co2. Portanto o eheim é vencedor nesse aspecto. Facilmente encontras o 2080 à venda em muito bom estado por metade do preço nas plataformas de vendas de usados (OLX, Custo Justo, Marketplace, etc...)

Quanto a iluminação vai depender muito do que queres fazer dentro do aquário, se quiseres um plantado mais exigente também vais ter de fazer um bom investimento em calhas. As Twinstar são uma excelente opção.

CO2, como dizes e bem isso é tudo igual. Se quiseres algo com um aspecto mais "profissional" compra o dito kit, se por outro queres um sistema funcional mas mais barato basta que compres o redutor com solenoide + um normal extintor de co2 e a brincadeira fica mais em conta.

Substrato, Amazónia é uma excelente aposta se fores para um NEO Soil continua a ser uma excelente aposta "só" que mais barato. Ahh e substrato nunca é demais (o que poupas no kit de co2 dá para mais um saco pelo menos)!!

 

Força nisso

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é um plantado “a sério”. Pelo que sendo assim terei que apostar forte na iluminação. As twinstar são uma referência de qualidade?
O filtro continua a acusar-me muitas dúvidas: então o Fluval não permite acoplar um aquecedor externo? Assim já altera muito o orçamento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aposta no jbl Cristalprofi e1902, tem 15 litros para matérias filtrantes e 1900 litros hora. Assim já podes colocar o termostato externo da hydor nas tubagens :)

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Novidades...

Novo orçamento de aquário com móvel lacado branco, filtro Fluval 407, termostato 250W Eheim, iluminação LED Fluval com controlo Bluetooth, sistema CO2 completo e substrato, por 700€.
Faltará a compra das rochas e plantas.

Penso que será para avançar com esta proposta. Que vos parece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa luz tem que lumens? Para um plantado a sério com plantas de media e alta luz convém que fosse aí entre os 35 a 50 lumens por litro pelo menos. Pelo site da tropica onde vi essa tabela que tem lá no site deles.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4800lm % 300l = 16lm por litro. Dá para plantas de baixa exigência. Se quiseres um plantado so com plantas de baixa luz está capaz, nos mínimos mas capaz.
Atenção, só digo isto seguindo a tabela do site da tropica

Baixa luz 15lm a 25lm
Media luz 25lm a 50lm
Muita luz >50lm

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais