Iwagumi 80x30x40


pedroceriaco.flow

Recommended Posts

Boas !
Hoje apresento o meu mais recente projecto. Recente... na sua conclusão, pois foi um processo de quase um ano desde a ideia até à montagem. 
 

80x30x40 extra-claro

Iwagumi de Seiryu Stone

Lista de plantas:
Ludwigia arcuata
Rotala 'Vietnam H'ra'
Didiplis diandra
Hottonia palustris
Eleocharis acicularis
Lobelia cardinalis 'Mini'
Staurogyne repens
Helanthium tenellum 'Green'
Pogostemon erectus
Pogostemon helferi
Ranunculus papulentus
Marsilea hirsuta
Hygrophila lancea 'Araguaia'
Cryptocoryne albida 'Brown'
Cryptocoryne sp.
Anubias nana "Petit"
Bucephalandra 'Wavy Green'

Substrato:
ADA Power Sand S com aditivos
ADA Aquasoil Amazonia 
Tropica Aquarium Soil
Tropica Aquarium Soil Powder

Luz:
Chihiros A801

CO2
Pressurizado com difusor in-line JBL

Filtro:
Hydor Prime 20 com NEO Media Soft

 

Entre todo o processo de aceitar que queria um aquário novo, até a conclusão deste projecto, foi quase um ano. Fui adquirindo tudo espaçadamente à medida que ia tendo a certeza do que queria fazer/usar. Este projecto tem a particularidade de ter artigos de quase todas as lojas de Aquascaping do país e gosto de pensar que acaba por representar de certa forma a unificação do hobby e a representação dos vários grupos que fazem disto vida. 

O móvel é DIY custom, feito cá em casa. Ficou bastante barato e o resultado era mesmo o que eu queria. Robusto, rústico e "imperfeito" 😛. Se quiserem posso meter imagens dele também.

Foi difícil conseguir trabalhar na criação de profundidade num aquário que é relativamente estreito. Mas penso que vai ficar interessante quando tudo crescer. Acabei por me inspirar muito no estilo brasileiro de aquascaping no qual utilizam muitas cores e texturas diferentes nas plantas e na tentativa de simular cordilheiras montanhosas utilizando apenas rochas. Fiz uma coisa que ainda não vi feito e que não me parece muito comum, que foi utilizar a areia lateralmente, e o "caminho" central ser composto pelas plantas. Penso que acabou por dar mais ênfase às "ilhas" de rochas frontalmente e acabo por ter as plantas no ponto focal do aquário.

Vou experimentar com muitas espécies de plantas que nunca usei antes, e se tudo correr bem, o produto final ficará como pretendo / espero.

Neste momento encontra-se cheio há sensivelmente 72horas e já lhe fiz 3 tpas de pouco mais de 50%. Vou continuar a fazer diariamente durante a primeira semana e a partir dai espaçar até fazer apenas uma tpa semanal.

Deixo algumas imagens e um video do aquário.

Se gostarem, subscrevam o canal do Youtube, ajuda bastante.

large.DSC00738-2.jpglarge.DSC00752-2.jpglarge.DSC00755-1-2.jpg

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Pedro pela montagem, gosto muito do que fizeste com as rochas. Conseguiste detalhes e promenores muito bons.

Quanto ao rio, é esperar para ver, sem flora ficou um pouco a direito, mas com a flora talvez o resultado sejam mesmo aquele que idealizaste e que mencionas.

Força nisso que isso está muito bom.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, pedroceriaco.flow disse:

O móvel é DIY custom, feito cá em casa. Ficou bastante barato e o resultado era mesmo o que eu queria. Robusto, rústico e "imperfeito" 😛. Se quiserem posso meter imagens dele também.

Claro que sim, isso nem se pergunta! 

Misturaste duas marcas de solos por alguma razão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Vasco Ferreira O substrato está bastante mais alto atrás do que à frente, e em formato triangular. Penso que a Hra quando crescer vai ter a altura suficiente para se destacar da tenellum e por sua vez da cuba e ficará uma perspectiva interessante. Vamos ver é se não era preferível utilizar monte-carlo em vez da cuba... Gostava de ter este aquário pronto para o AGA (15 Setembro) e acho que o maior impedimento actualmente é mesmo a cuba demorar um bocado a ficar como deve ser... mas se correr bem o resultado final ficará mais refinado do que com monte-carlo e haverá outros concursos para concorrer.

@Tozé Nunes Em relação ao móvel é pinho maciço, comprado no AKI e um serão de trabalho. Depois foi mais uns retoques e envernizar para dar uma cor e proteger da água.

Tem duas tábuas ao alto: atrás e à frente. A de trás é mais larga mas mesmo assim não tapa a traseira do móvel todo. Queria mesmo que fosse aberto para facilitar a passagem dos tubos e não deixar acumular eventualmente humidade no interior (pinças/material mal seco etc)

Depois tem dois travamentos horizontais, em cima e em baixo e tem 3 tábuas a fazer de pés em baixo (com cerca de 2-3 cm de altura mais ou menos), para o levantar um pouco do chão.

Tenho agora de arranjar mais tubo para trazer o outflow do Lilly pipe para a frente (tenho la o difusor in-line e o aquecedor externo, pelo que tenho de fazer algumas alterações) e arranjar algo para colocar no vidro traseiro. A placa de k-line que tenho agora serve muito bem para quando tiro fotos mas não tem o comprimento total do aquário, acabando por se  notar do lado direito.

Ah e os substratos foi porque como tinha de usar sempre dois sacos nesta montagem, decidi que tapar o Amazonia com o Tropica, que é mais tranquilo em contacto com a agua, ajuda a controlar a libertação da carga orgânica para a agua. O @JoaoCandeias.flow fez o mesmo na sua mais recente montagem e o começo do aquário foi impecável. 

large.DSC00756-1.jpglarge.DSC00759-3.jpglarge.DSC00761-4.jpg


 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, está excelente, tanto o aquário como o móvel. A única crítica, e isto é muito pessoal, não gosto da maneira como os substratos se juntam no vidro frontal. De resto, muito bom 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.1-2.jpg

Actualmente está assim, com cerca de 15 dias de desenvolvimento.
A Araguaia derreteu completamente ao fim de poucos dias e agora tenho ali aquele pedaço de Anubias a substituir que ainda não sei se será permamente. A Cuba também derreteu a maior parte (não sei se plantei mal ou se os cups que comprei vinham com fraca qualidade.. as folhas pareciam me pequenas demais e não tinham raizes de todo.).

Também dizem que a Cuba sofre com a amónia inicial dum substrato forte e por isso derrete... Apesar de ter feito muitas TPAs pode ter sido isso na mesma que a afectou. Entretanto deixei o aquário correr à sua vontade, apenas dei uns toques nuns pés de Arcuata que estavam muito altos já desde o plantio. 

Devo meter um cup de Monte-carlo a substituir a Cuba, pois essa sei que funcionará bem.

A Hottonia é muito lenta a crescer. Mas está a crescer bem lá atrás, ao lado da acicularis.

Já meti alguns Barbos cereja que estavam no aquário anterior, muitos Blue dream da minha criação, 2 Otos e 2 Neritinas. Tem também 2 ou 3 Caridina japonica. O filtro já tinha estado a ciclar no aquário antigo, e com médias cicladas la dentro.

@Inácio Sanches Sim, tens razão. A passagem de areia para o substrato está um bocado mal feita. Mas apesar de tudo acaba por dar um toque mais natural à coisa.... Mas o objectivo era ficar mais arranjado sim, admito

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Está mesmo com bom aspecto, gosto. 

A acompanhar sem dúvida. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Eu sei que este post já é bastante antigo, mas adorei ver o vídeo e não podia deixar passar sem te dar os parabéns. Pena que as fotografias já não se consigam ver... mas o tamanho do tanque é igual ao do meu, e o equipamento usado muito semelhante, pelo que foi um prazer (mais uma vez) ver o que conseguiste fazer no inicio.

Abraço. Espero que continues por aí a fazer outras montagens!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.