Projecto Aquario 240l


Ricky Gomes

Recommended Posts

Boas malta. Antes de mais quero agradecer pelo que ja fui aprendendo por cá. Diariamente assisto a muitos tópicos novos e vou lendo outros ja não tão novos para ir acumulando informações.
 
Mas agora toca a mim criar este tópico, pois vou investir num aquário de 240l 120x40x50, e quero ir com bastante calma para fazer tudo certinho e ter o equipamento 'do melhor' e mais adequado duma vez do que ir fazendo upgrades aos poucos.
 
A minha ideia era fazer um plantado de fácil e média exigência.
Com umas pedras pelo meio para completar o hardscape e dar a tal profundidade no layout.
 
As minhas dúvidas são nos equipamentos recomendados.
 
1- Qual a calha para um aquário de 120cm que recomendam para um plantado de fácil e média exigência? Se me derem 2 ou 3 alternativas era ótimo.
 
2- Qual o substrato fertil? Apenas 1 ou mais que 1? Ja vi tambem que existe uns pós da ADA que costumam por antes do substrato fertil isso serve para quê?
 
3- Que quantidade de substrato fertil para 120cm?
 
4- no que toca ao co2 quantas bolhas por minuto?
 
5- No inicio do ciclo, as tpas recomendam de quanto em quanto tempo?
 
6- Fertilizo logo no começo ou quando devo começar a fertilização? (Tenho o flourish, flourish advance, trace, ferro, potassio)
 
7- o filtro da eheim professional 4+350T chega para esta litragem?
Queria apostar num assim uma vez que ja vem com termostato e temperatura no lcd na cabeca do filtro, assim era menos coisas que colocava dentro do aquario, e ja agora para alem das ceramicas e esponjas que devo por mais? Quais as melhores ceramicas?
 
8- recomendam mais alguma coisa?
 
Quero adquirir as coisas com o tempo sem pressas para que quando tiver tudo, montar tudo e nao mexer mais no layout. E para nao andar a fazer upgrades no futuro para nao jogar fora dinheiro.
 
Preciso de saber estas coisas para que me corra tudo bem (assim se espera sempre)
 
Conto com as vossas recomendações. Com a vossa experiência.
 
Abraço a todos
 
Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk
 
 


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Espera pela malta que tem aquários maiores. Calhas não é propriamente a minha especialidade, especialmente em aquários tão grandes. 50cm de altura já tens de ter um bom PAR para poderes ter plantas de mais exigência.

2 - Substrato fértil com camada inerte ou um substrato completo, que sirva o propósito como o ADA?

3 - Quantidade depende sempre do que vais usar. Mas em termos de litragem será sempre de acordo com o layout que usares. Principalmente se fores colocar muito mais altura na parte de trás. Por exemplo... usas 4 cm à frente e 10 atrás. Fazes como que uma divisão a meio e multiplicas a parte da frente, portanto os 4 cm de altura pelos 120 de comprimento e 20 de largura =9,6 litros + a parte de trás então 10 de altura, 120 de comprimento e mais 20 de largura = 24 litros, portanto contas por alto 33 litros de substrato. Mas como disse, tudo depende do layout que queres fazer... sim é bastante solo...

4 - CO2? Mais uma vez, vai depender da quantidade de plantas e necessidade das mesmas. Isso é coisa para depois, mas se queres usar então o melhor e mais barato será sempre um sistema profissional. Eu usei um reactor e fiquei bastante satisfeito. Acho que para aquários grandes é o melhor.

5 - Eu faço sempre TPA´s semanais. Em certos aquários, especialmente com maior massa vegetal, sempre acima dos 30%. Em aquários low tech faço apenas 20%, excepto depois do fim do ciclo em que faço sempre acima dos 30%.

6 - A fertilização também vai depender das plantas. Seachem não digo que seja mau, mas quando as embalagens dizem dosear quando notar que as plantas necessitam, não me inspira tanta confiança. O melhor é fazeres um regime de acordo com as necessidades das plantas, e voltamos ao mesmo. Tudo vai depender de quantidades e espécies em questão...

7 - Penso que o filtro vai ficar curto. Faz apenas os 1050l/h. São 4x o volume de água que tens o que não será o mais apropriado especialmente para plantado...

8 - Recomendo que esperes por mais opiniões... claro que sim, vai lendo bem sobre o material porque alguns pormenores são importantes, como o tamanho do copo e pré-filtro, não é apenas a litragem que demonstra a capacidade de um filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Bruno por vires até aqui ajudar no que consegues.
Em relação ao substrato da Ada, posso usar sem inerte por cima? É isso que eu tenho dúvidas. Todos necessitam de uma camada por cima do fértil ou existe substratos que não necessitam de fértil por cima?

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, as plantas quero de baixa e média exigência. A calha ou calhas tem que ser suficiente para essas plantas de fácil e média exigência. Estava a pensar em umas anubias, bucephalandras. Numas alternathera reinecki mini, rotala rotundifolia.. Montecarlo para tapete. Dentro dessas plantas. Talvez uma ludwigia arcuata.. Mas ainda tenho de ver. Mas dentro desses géneros assim de plantas de fácil e média exigência

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, o co2 depois regulas com um dropchecker, e também te aconselho um reactor. 

O filtro, tenho esse e não chega para um aquário tão grande. No máximo um de 90cm. 

O Amazónia não precisa de nada, nem em baixo e em cima  não mesmo. Mas claro que podes pôr um fértil se quiseres. 

Iluminação, gosto e uso chihiros, têm uma excelente relação qualidade /preço, no entanto, é difícil ter bons vermelhos com a série A, mais barata.  Se quiseres investir, twinstar. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, o co2 depois regulas com um dropchecker, e também te aconselho um reactor. 
O filtro, tenho esse e não chega para um aquário tão grande. No máximo um de 90cm. 
O Amazónia não precisa de nada, nem em baixo e em cima  não mesmo. Mas claro que podes pôr um fértil se quiseres. 
Iluminação, gosto e uso chihiros, têm uma excelente relação qualidade /preço, no entanto, é difícil ter bons vermelhos com a série A, mais barata.  Se quiseres investir, twinstar. 
Mas o Amazónia é fértil? Ou só aguenta plantas de fácil exigência?

O co2 por reactor como funciona? Já li por aqui que dispersa melhor o co2 pelo aquário. Mas isso não ficaria ligado 24h? Ou dá para desligar quando eu entender?

Sim a chihiros já ouvi falar bem dela. Tenho de ver bem. Preciso de saber é quantos watts e lumens é necessário para plantas de fácil e média exigência.

O filtro talvez opte por um fluvial. O fx4 talvez, mas já ouvi dizer que não é possível colocar o termostato externo nas tubagens, gostava de saber porquê. Até porque queria optar por 1 externo para ter menos coisas dentro do aquário.

Já agora. Aconselham chihiros doctor 3 em 1? Para prevenir alguns tipos de algas e para esterilizar as bactérias na coluna de água, alguém já usou e que possa dar algum feedback?

Em relação aos fertilizantes líquidos o que me aconselham em relação as marcas? Qual o mais eficaz ou melhor?

Abraço

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu tenho fluval e também queria externo e não dá derivado as mangueiras serem de estrias só arranjando uma borracha  (união) que cobrisse a entrada do termostato e as mangueiras mas como eu na sou nada de bricolage vou vender e comprar um termostato interior

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Ricky Gomes disse:

Mas o Amazónia é fértil? Ou só aguenta plantas de fácil exigência?

O co2 por reactor como funciona? Já li por aqui que dispersa melhor o co2 pelo aquário. Mas isso não ficaria ligado 24h? Ou dá para desligar quando eu entender?

O filtro talvez opte por um fluvial. O fx4 talvez...

Em relação aos fertilizantes líquidos o que me aconselham em relação as marcas? Qual o mais eficaz ou melhor?

Sim , o Amazónia tem nutrientes. Mas para complementar podes usar um fértil por baixo. Sinceramente, com o Amazónia não vejo grande necessiadade, mas para o solo estar mais tempo a alimentar as  plantas podes usar um fértil por baixo.  Fáceis, médias ou dificeis não tem a ver apenas com o solo, mas sim aguenta desde que depois complementado com boa fertilização liquida. Eu faço a minha própria receita por isso falar de marcas não posso fazer. Deixei de usar.

Como já disseram com os fluval não consegues ter nem o reactor nem termostato externo porque as manguerias dos fluval são diferentes. Sinceramente não gosto. Os filtros até são funcionais mas para mim tem esse defeito.

E sim, aconselho o reactor... muito mais eficaz em termos de aproveitamento pelas plantas e das quantidades a injectar, menos desperdício.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, convém colocar então um fértil por baixo do Amazónia.

Pois, em relação ao filtro estou a verificar aqui no site da solaqua o JBL Cristalprofi e1502 Greenline

Esse faz 1400l/h e tem capacidade de 12l de cestos para filtragem.
Tem o modelo a seguir que faz 1900l/h e capacidade de 15l para filtragem. (irei para este sem dúvida.

Em 15 litros para filtragem meto o quê para além das esponjas e lã? Sei que se usa cerâmicas, óbvio, mas queria saber quantos litros de cerâmica e qual a melhor marca com mais eficiência e para além de esponjas e cerâmicas o que meto mais para deixar o filtro completo? E para aproveitar também o espaço que ele tem claro.

Depois acoplo o termostato externo e o reactor co2.

Já agora que reactor é esse Bruno? Podes mandar me um link e de como funciona isso?

Um obrigado a quem se dispõe sempre a ajudar

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar um fértil por baixo, mas não é absolutamente necessário. Por norma o ADA Amazónia tem um tempo de vida que pode ir até 2 anos (pelo menos é a experiência de muito pessoal e pelo que percebi a informação que a própria marca também dá).

Aqui no fórum muito pessoal usa esses filtros da JBL... nunca ouvi falar mal. Se puderes ir para o que tem o modelo que faz os 1900 L/h então força. Posso te dizer que os 1400 L/h é capaz de chegar, mas abaixo disso nunca. Um amigo meu tem um modelo abaixo desse num aquário com as medidas do teu e nota-se que é curto. O pessoal costuma falar em 7x a litragem do aquário como uma medida base para plantados. Apenas como referência claro, porque depois não tem apenas a ver com a litragem total.

Matérias filtrantes... eu só tenho filtros da Eheim por isso uso sempre o que vem com eles. Neste momento costumam trazer as Susbtrat Pro e a BioMech. Também traz uns anéis pretos que são as Mech Pro, mas nunca usei... aqui no fórum tem-se falado muito na Stilla. Nunca usei mas recomenda-se por ser altamente poroso. Eu continuo a usar as da Eheim e até hoje nunca tive problemas por isso, nem quebras de bactérias, nem falta de filtragem... etc...

No copo colocas as esponjas que vêem com ele e o resto é basicmanete é encher de matérias filtrantes. Esponjas na primeira fase da filtragem (preferencialmente a esponja mais fina primeiro e depois a mais grossa) e depois as matérias. É como costumo usar à anos. Com a manutenção devida do filtro não precisas de mais do que isso.

O meu é o da Ista. Tens vídeos no Youtube a explicar como montar e como funciona, mas basicamente encaixas o tubo de CO2 no reactor, a água ao passar leva esse CO2 através de umas pás que "partem" as bolhas em particulas ainda mais pequenas e que ficam mais dissolvidas na água para um melhor aproveitamento do CO2. Por isso é que é um sistema bastante fiável e proveitoso, especialmente para aquários de dimensões maiores. 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Bruno pelos esclarecimentos.

Em relação ao co2 irei optar por juntar o Reactor. Mais uma vez tornasse menos uma peça dentro do aquário e por sua vez o co2 é distribuído da melhor maneira, juntasse o útil ao agradável.

 

Em relação ha Ada Amazónia, não preciso colocar areao por cima ne?

Dizes que é suficiente para um plantado de fácil e média exigência com o Amazónia?

Para fazer tapete de. Montecarlo a Amazónia é suficiente? Juntamente com fertilização líquida claro, e em relação a a fertilização líquida devo começar logo na montagem do aquário ou ao fim de quanto tempo?

 

Outra coisa, dizes que tu fazes os teus próprios fertilizantes, podes me explicar como?

 

Abraço

 

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Amazónia dá para tudo, dá mais baixa à mais alta exigência, é provavelmente o melhor substrato que existe. Eu tento reaproveitar substratos, por isso não uso férteis. O Amazónia é um substrato activo, que vai acabar por absorver e libertar a fertilização que colocares na coluna de água, caso sigas por esse caminho. 

Podes sempre pôr em vez de fértil, cápsulas de fertilizante. 

 

Se vais fazer uma montagem para durar muitos meses, talvez seja vantajoso um fértil. A minha vai com mais de 2 anos, com amazonia, fertilizante diy na coluna de água, e como é para desmontar, a mais de 1 mês que não fertilizo, sem  notar sequer um abrandamento no crescimento. O substrato neste momento deve estar carregadissimo. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Amazónia dá para tudo, dá mais baixa à mais alta exigência, é provavelmente o melhor substrato que existe. Eu tento reaproveitar substratos, por isso não uso férteis. O Amazónia é um substrato activo, que vai acabar por absorver e libertar a fertilização que colocares na coluna de água, caso sigas por esse caminho. 
Podes sempre pôr em vez de fértil, cápsulas de fertilizante. 
 
Se vais fazer uma montagem para durar muitos meses, talvez seja vantajoso um fértil. A minha vai com mais de 2 anos, com amazonia, fertilizante diy na coluna de água, e como é para desmontar, a mais de 1 mês que não fertilizo, sem  notar sequer um abrandamento no crescimento. O substrato neste momento deve estar carregadissimo. 
 
Então o Amazónia não é fértil é isso? Ele absorve os fertilizantes líquidos para as raízes das plantas é isso? Foi o que entendi xD não sei se entendi mal mas foi isso que percebi
Ou ele é fértil e absorve também os fertilizantes na coluna de água?

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso, não é nem fértil nem inerte, mas sim algo no meio 😁. Podes colocar só o Amazónia, ou se quiseres podes colocar um fértil por baixo. 

Tens que ter em atenção, caso optes pelo Amazónia, que liberta muita amónia no início, por isso deves fazer a ciclagem muito bem feita antes de adicionares fauna. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto. Certos solos demoram mais tempo a ciclar. Por isso convêm teres cuidado. Nada de pressas.

Fertilização fazes com os repectivos sais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno e esses sais vendem se na farmácia certo?
Diz e como costumas pedir na farmácia é quanto pagas mais ou menos por cada 1
Para eu depois não fazer figura de tolo na farmácia xD

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Ricky Gomes disse:

Bruno e esses sais vendem se na farmácia certo?
Diz e como costumas pedir na farmácia é quanto pagas mais ou menos por cada 1
Para eu depois não fazer figura de tolo na farmácia xD

Enviei-te mensagem privada. Por norma compras em lojas da especialidade, mas tens alguns laboratórios que vendem. Farmácias duvido muito que tenham...

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Para completar às minhas necessidades deste novo projecto, preciso de saber que luz tenho de colocar. Vai ser um plantado e vou por montecarlo como tapete. Queria saber que watts/lumens tenho de ter.
Ja agora no que toca aos testes de fertilizacao ferro potassio nitratos magnesio calcio cobre etc etc etc.. que valores sao recomendados para cada um? Vou investir bem e queria fazer tudo certinho desde o inicio da montagem e evitar gastos desnecessários futuros.

Queria ter logo tudo desde o inicio da montagem e ir controlando com os testes.

Agradeço toda a ajuda que me teem dado obrigado!

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê isto (espero que não haja problema de partilhar um link para um fórum estrangeiro). Vai-te ser útil de certeza.

 UKAPS - Crystal Mountain - Nuno M.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal, tenho uma dúvida em relação ao substrato ADA Amazónia. Eu já vi o ada aqua soil amazonia, já vi o mesmo mas com powder escrito no fim o saco até é igual, já vi também com o mesmo nome mas com um II no fim. Ada Amazónia ou ada amazonia powder ou ada amazonia II qual a diferença? Eu queria optar por aquele que é substrato activo, sem que precise por um fértil por baixo ou areao por cima. Tinham dito já aqui que o Amazónia tem a capacidade de absorver os nutrientes para alimentar as raízes das plantas, a dúvida é qual deles. Se alguém puder pôr aqui um link dum site de cá de Portugal era uma ajuda, assim era da maneira que mandava vir logo.

Abraço

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ADA Amazonia Powder tem grão mais pequenos, foi criado para manter a escala do aquascape em aquários mais pequenos.

ADA Amazonia 2 é a nova fórmula que dizem que não deixa a água tão suja no início da montagem. Também tem um PH mais alto (6.48 em vez de 5.66), tem menos Amónia (1ppm em vez de 5ppm) e mais Nitratos (10ppm em vez de 2ppm).

Com o Amazonia Normal as plantas crescem muito máis rápido, porque preferem absorver Amónia, porque os Nitratos são mais difíceis de "digerir".

Tens aqui uma comparação que eles próprios fizeram o ano passado a explicar isto tudo: MAKE & KEEP (AQUA SOIL-AMAZONIA Ⅱ

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu diria que o normal é melhor em todos os aspectos menos no que toca a deixar a água um pouco suja no início, mas isso passado umas horas está resolvido.

 

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E so para entender melhor sobre esse substrato, ele não tem nutrientes tipo ferro potássio e por ai fora ne? Ele tem é capacidade de absorver os nutrientes na coluna de água e assim pode alimentar pelas raízes as plantas ne?
Ou também tem nutrientes e tem essa capacidade em simultâneo?
Preciso de saber para saber se fertilizo logo no primeiro dia ou depois so
Abraço e obrigado pelos esclarecimentos

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.