Iniciação aquário 60cm


Since1904

Recommended Posts

Boa noite, 

Sou um pescador apaixonado por tudo o que tenha a ver com o mar e andava à já algum tempo para me iniciar na aquáriofilia. 

Ora à cerca de 1 Mês, o meu Irmão ofereceu-me um kit de aquário da Aquapor de 60cm de água quente. 

A primeira "aventura" foi encontrar um móvel que suportasse o peso do aquário e entre pesquisas intensas pelo OLX e pedidos de orçamento para móveis à medida lá acabei por comprar no Ikea a estante Kallax que reforcei atrás com uma placa de mdf de 20mm.

Ultrapassada a questão do móvel, lá lavei o "cascalho" , meti a água no aquário juntamente com a quantidade de condicionador recomendada e coloquei aleatóriamente as rochas/pedras que vinham com o "cascalho". Tenho tudo montado e a funcionar desde dia 7 de Agosto, com um PH de 7.5 e uma temperatura de 25°C.

large.IMG_20190812_042243.jpg

Entretanto comecei a pesquisa no Nosso amigo Google para obter mais informações desde o material necessário para manter/filtrar/aquecer o aquário, até às plantas e peixes por onde deveria começar.

Quanto mais lia mais dúvidas tinha e acabei por vir aqui parar,tendo efectuado agora o meu registo. 

Tenho o aquário com tudo ligado à 5 dias mas só agora li em relação ao ciclo do azoto. Pretendo durante o dia de amanhã adquirir umas plantas de baixa manutenção e um peixe para começar a ciclagem, estava a pensar adquirir um barbo e respectiva comida assim como os testes de NH3/NH4 e o teste de nitratos. 

A minha Filha completa 2 Anos no dia 4 de Setembro e até lá espero ter tudo pronto. 

Irei actualizando e relatando aqui os meus passos. 

Já sei que em breve terei que adquirir um filtro externo pois este além de "curto" faz um barulho ensurdecedor. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo a este hobbie!

Deixa-me só fazer aqui uma nota. Compra só as plantas e a comida. Não coloques nenhum peixe sem completar o ciclo. Se a ideia é só adicionar um peixe para acelera o ciclo, ainda assim não o coloques antes dos 20 dias. Eu já experimentei isso e fiquei com peixes doentes na mesma e fartei-me de gastar água em mudas de água para ver se eles não morriam (e não morreram).

Colocar um pouco de comida de vez em quando, mesmo sem peixes, também ajuda a acelerar o ciclo, mas sem o perigo de submeter algum peixe a valores elevados de nitritos, nitratos, ou amónia.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, MrOverclock disse:

Porque ao trocar de filtro reinicia-se o ciclo.

MrOverClock consegue explicar-me melhor esta afirmação? Se por acaso ele meter as cerâmicas usadas no filtro novo como é que se reinicia o ciclo? Digo isto porque parece-me que seguindo essa linha de pensamentos quando se faz uma limpeza no filtro também se reinicia o ciclo ou não?

há 3 horas, Since1904 disse:

Tenho o aquário com tudo ligado à 5 dias mas só agora li em relação ao ciclo do azoto. Pretendo durante o dia de amanhã adquirir umas plantas de baixa manutenção e um peixe para começar a ciclagem, estava a pensar adquirir um barbo e respectiva comida assim como os testes de NH3/NH4 e o teste de nitratos. 

Como já disse o MrOverclock o melhor será fazer o ciclo sem peixes, neste momento os testes necessários seriam NH4/NH3, NO2 e NO3, ou seja, amónia, nitrito e nitrato, pois ao colocar flocos(ração) no aquário estes vão decompôr-se e virar amónia, as bactérias nitrificantes que se iram formar nas cerâmicas do filtro(principalmente nas cerâmicas do filtro, relembro que são cerâmicas próprias para uso em aquário), o que são as bactérias nitrificantes? vão ser as responsáveis por transformar a amónia(substância altamente tóxica) em outras substancias menos tóxicas, ou seja, nitrito e depois nitrato(que é a menos tóxica), quando o NH3/NH4 der 0, NO2 der 0 e NO3 der valores acima de 0 então o ciclo está acabado e o aquário está pronto para pôr peixes, mas atenção deve-se colocar peixes com calma, ou seja, em pequenas quantidades por vez(3 4 peixes por inserção), atenção leia SEMPRE antes de comprar os peixes, nunca compre um peixe sem conhecer o seu comportamento, sem saber o que come, sem saber com que peixes convive bem, sem saber o tamanho em adulto, sem saber a litragem mínima, isto é importante não confie na totalidade nas lojas de animais porque há lojistas e lojistas..

  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou so fazer uma observação há foto. Retira uns 2cm do cascalho há frente e coloca mais atrás. Faz o desnível de trás para a frente. Assim os detritos dos peixes irão 'escorregar' para a frente e assim permite te sinfonar melhor.

Pesquisa no site da tropical por plantas de baixa manutenção. Lá diz tudo sobre cada planta.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, 

Agradeço desde já as vossas respostas. 

Esqueci-me de referir o "setup" do meu aquário, afinal já eram 5 da manhã e ainda andava em busca de informação hehe. 

O meu filtro não tem cerâmica, apenas uma espuma preta. 

Ora o aquário conta com 60cm e levou 51 litros de água. 

O filtro é um eco-filter 300 da aquapor que anuncia as seguintes características :

8W, 300 L/h e 0.9m

O "aquecedor" é de 150W

Em relação à iluminação ainda não sei que aspectos referir. Tem um autocolante que refere 6500k,9W, 900LM e RA > 80

Ora Eu ia introduzir o peixe apenas porque foi o que li aqui num artigo no fórum, não tenho pressa e prefiro que as coisas levem o seu tempo mas que fiquem bem feitas 🙂

Se não é fundamental introduzir o peixe, melhor ainda, fiquei a pensar que o ciclo só iniciaria quando colocasse o peixe. 

Em relação às plantas ainda estou a ler sobre o assunto e a tentar perceber as diferenças entre plantas de fundo, plantas de frente, plantas de meio, musgos, flutuantes, e a conjugar isto com os peixes que pretendo colocar. 

Relativamente aos 3 testes referidos, isso são tudo testes individuais que deverão custar o mesmo que o teste de Ph não? 10€ a multiplicar por 3 ou há algum teste "polivalente"? 

Sobre o filtro, já percebi que quando quiser introduzir o tal filtro externo terei que manter os 2 a funcionar em simultâneo pelo menos 2 Semanas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Ricky Gomes disse:

Vou so fazer uma observação há foto. Retira uns 2cm do cascalho há frente e coloca mais atrás. Faz o desnível de trás para a frente. Assim os detritos dos peixes irão 'escorregar' para a frente e assim permite te sinfonar melhor.

Pesquisa no site da tropical por plantas de baixa manutenção. Lá diz tudo sobre cada planta.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 

Faz sentido, farei isso. 

Obrigado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos peixes e depois de alguma pesquisa, tinha pensado em ir para os Ciclídios Africanos do Lago Malawi, mais concretamente os Mbuna pelo seu menor tamanho, mas ao obter mais informação desisti da ideia pois o aquário é pequeno para essa espécie. 

De momento penso começar com um casal de Kribensis, também Eles ciclídeos mas de menor dimensão e afinal serão apenas 2 e introduzir depois 6/8 peixes de cardume compatíveis. 

Já li também sobre os peixes de limpeza, caracóis, comedor de algas, etc e não estou a conseguir ainda assimilar essa informação toda e gerir compatibilidades. 

Acima de tudo quero fazer as coisas com calma para não dar "raia". 

Editado por Since1904
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquecedor 150w é muito para esse aquário. Um de 50w ou 75w era o ideal. Esse que tens tem termostato certo?
Sim faz as coisas com tempo para ficar tudo bem feito e qualquer dúvida dispõe.
Vai vendo projectos de pessoal e vai tirando ideias.
Quando montares o layout monta de maneira que gostes para que não mexas constantemente.
Sim quando comprares o segundo filtro usa os 2 em simultâneo. 2 semanas deve ser o suficiente.
Quando começares a colocar peixes mete poucos de cada vez. 2 ou 3 por semana. Até atingires o que podes colocar aí. Mas isso ves mais para a frente quando tiveres tudo montado e o ciclo completo.
Em relação aos testes compensa comprar a mala da jbl que custa uns 70 euros. Porque se comprares tudo há parte vai te sair ligeiramente mais caro.
Tens testes em fita que te faz logo 6 testes. Mas não são tão precisos quanto os de gotas. Se não quiseres gastar logo esses 70 e poucos euros, podes comprar os da jbl em separado, ph, nh3/nh4, no2 e no3.


Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Veja aqui algumas informações sobre o peixe em questão:

 

http://www.aquarismopaulista.com/pelvicachromis-pulcher/

 

Eu já tive em cerca de 80L e achei curto, acabei por desistir, principalmente porque para além de ser curto para 2 reproduzem com alguma facilidade e rapidamente ficas com uns 40 peixes no aquário e são peixes difíceis de vender, eu aqui nas lojas locais nem dados os queriam... São um dos meus peixes favoritos, mas como digo por achar que 80L é pouco acabei por desistir deles em 50L no máximo punha 1 só(mais os peixes de cardume)

 

Em relação aos testes, eu comprava individual para já apenas precisas de NH3/NH4, NO2 e NO3 para saberes quando é que o ciclo está completo, quando pensares em meter os peixes, convém saberes o pH para saberes que peixes é que se adaptam ao teu aquário, quanto aos de fitas que faz logo a todos, são incertos, será melhor pagar um bocado mais mas não ser enganado, eu prefiro não saber tudo mas ter a certeza de que o que sei está certo.

Editado por Brunomcc2000
  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



MrOverClock consegue explicar-me melhor esta afirmação? Se por acaso ele meter as cerâmicas usadas no filtro novo como é que se reinicia o ciclo? Digo isto porque parece-me que seguindo essa linha de pensamentos quando se faz uma limpeza no filtro também se reinicia o ciclo ou não?


Consigo sim senhor e é simples: não estou a assumir que aquele filtro tenha ceramicas nem estou a assumir que seja viável colocar a esponja no novo. De facto, se o fizesse, o ciclo continuava sem problemas.

Quanto a lavar ceramicas, se for com a água do aquário não há qualquer problema. Se se trocar as ceramicas ou lavar com água com cloro, é quase como se fosse outro filtro sem colonia de bactérias
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, MrOverclock disse:

não estou a assumir que aquele filtro tenha ceramicas

Pois eu estava já a assumir que o filtro tinha cerâmicas daí não ter entendido o porquê do ciclo reiniciar, obrigado pelo esclarecimento.

 

Já agora fica a questão para o Since1904 cerâmicas no filtro? Tem alguma coisa ou está só com lã filtrante ou esponja?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Ricky Gomes disse:

Aquecedor 150w é muito para esse aquário. Um de 50w ou 75w era o ideal. Esse que tens tem termostato certo?

 

Fui regulando até chegar à temperatura desejada, neste caso os 25°C e desde aí que se manteve estabilizado nessa temperatura. 

 

há 3 horas, Ricky Gomes disse:

Se não quiseres gastar logo esses 70 e poucos euros, podes comprar os da jbl em separado, ph, nh3/nh4, no2 e no3.



 

Já tenho o teste de Ph, o que tinha lido aqui no fórum é que bastaria comprar o de nitratos e amónia pois com esses seria possível saber quando o ciclo está terminado, dispensando o teste de nitritos. Mas vou ver preços e ver o que consigo trazer neste momento. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Brunomcc2000 disse:

Veja aqui algumas informações sobre o peixe em questão:

 

http://www.aquarismopaulista.com/pelvicachromis-pulcher/

 

Eu já tive em cerca de 80L e achei curto, acabei por desistir, principalmente porque para além de ser curto para 2 reproduzem com alguma facilidade e rapidamente ficas com uns 40 peixes no aquário e são peixes difíceis de vender... 

Ok, não tinha essa noção e estava mesmo inclinado para os "kribs". Gosto também dos boca de fogo mas calculo que também tenha um aquário "curto" para Eles, mas a questão dos peixes ainda tenho tempo para ponderar melhor e decidir, agora quero mesmo é tratar do ciclo e das plantas 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, há alguém no fórum que resida na minha área (Estoril/Alcabideche) que venda plantas de baixa manutenção para completar o aquário de 60cm? 

Tenho visto uns "packs" no OLX mas desconheço o feedback. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cena de teres um com o dobro da potencia indicada para o teu aqua, é que quando a temperatura cair ele vai ligar e ajustar aos 25 graus mas muito mais rapido, o que pode causar problemas com os peixes. So mesmo por isso.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Ricky Gomes disse:

A cena de teres um com o dobro da potencia indicada para o teu aqua, é que quando a temperatura cair ele vai ligar e ajustar aos 25 graus mas muito mais rapido, o que pode causar problemas com os peixes. So mesmo por isso.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk
 

Ok, compreendo. 

Mas durante o ciclo e enquanto não tem vivos não há problema, certo? 

É que o ordenado é pequeno e as despesas são grandes, por isso tenho que ir adquirindo as coisas aos poucos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto o que o Ricky disse é verdade um termostato de 50W para 50L vai fazer trocas de temperatura mais suaves, no entanto, no inverno talvez não aguente a temperatura na temperatura desejada talvez um de 75 fosse o mais adequado para 50L, mas se já tens esse termostato eu não gastaria dinheiro noutro, eu tenho um de 200W num aquário de 80L(quase 3x mais potente) há já 3 anos e nunca me morreu um peixe por causa disso, não vale a pena também estar a gastar dinheiro à tôa(isto é a minha opinião)

 

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

 

 

 

 

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso também não é muito aconselhado porque a temperatura desce bastante rápido com as garrafas de gelo, o melhor seria meter uma ventoinha a trabalhar de frente para o vidro do aquário ou teres uma FAN de computador por exemplo a apontar para a tona da água

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentei uma fan de computador e acabei queimando a mesma xD
Sim na primeira vez que coloquei desceu rapido, mas agora ja apanhei o jeito de manter, tenho de substituir a garrafa de 50cl 3x ao dia. E assim a temperatura comigo tem se mantido nos 25. Mas em principio vou mandar vir um refrigerador da boyu ou de 2 fan ou de 4. Tenho de ver qual a melhor opção

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cena de teres um com o dobro da potencia indicada para o teu aqua, é que quando a temperatura cair ele vai ligar e ajustar aos 25 graus mas muito mais rapido, o que pode causar problemas com os peixes. So mesmo por isso.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk


Ricky, desculpa, mesmo sendo rápido, a diferença de temperatura entre a desejada e a que o termostato vai ligar, nunca deverá ser superior a 1 ou 2 graus, pelo que acho que não deve causar problemas.

Enviado de meu ONEPLUS A6013 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem penso o mesmo. So dei esse conselho porque foi o que ja li por aqui muita malta a falar sobre isso. Mas pronto mais vale prevenir que remediar digo eu.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk


O conselho é bom apenas acho que uma vez que tem já um e não é tão mau assim não há necessidade de comprar outro, mas se ele fosse agora comprar um sem dúvida que 50 a 75w seria o suficiente para o aquário em questão.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ora boa noite, 

Entretanto já coloquei as plantas, mais propriamente Foxtail, feto de Java, elodea, musgo christmas e musgo pelia e o aquário já "ciclou", coloquei areão proveniente do aquário do meu Irmão e parece que ajudou a acelerar o processo. 

Amanhã já irei colocar os primeiros peixes e logo publico a respectiva foto. 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.