Aquario "doente"


bettaa

Recommended Posts

On 30/10/2019 at 00:05, Brunomcc2000 disse:
Começando pelo fim...Tropica e Aquaflora são ambas boas marcas escolher entre uma ou outra dará no mesmo.Lojas ambas as 3 são muito boas posso acrescentar também a ShrimpDream principalmente para o atendimento online eu pela experiência que tive gostei bastante.A questão do in Vitro é que são plantas crescidas em estufa, crescidas fora de água pelo que quando as colocar no aquário as plantas vão precisar de se adaptar para a versão submersa.Neo Soil Plant conhece as necessidades de manutenção deste tipo de substratos correto? Eles exigem bastantes tpa's no início principalmente no primeiro mês depois normaliza, quanto melhor o substrato mais manutenção precisa no início. Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

 

Boas Já me tinha falado na loja ShrimDream. Já andei a ver as plantas que têm mas algumas das que pretendo comprar estão sem stock e outras são in vitro. Como me disseram aqui que as plantas in vitro são mais susceptíveis de meltar quando colocadas na água e como sou totalmente inexperiente, quero começar com plantas de mais fácil adaptação. Por isso vou optar por plantas em vaso. A minha dúvida é se os musgos in vitro poderão ter uma adaptação mais fácil do que as plantas de caule in vitro. Se for o caso posso optar por comprar os musgos na forma in vitro.  Quanto ao substrato desconheço esse e qualquer outro. É a minha primeira tentativa de fazer um pequeno plantado. Escolhi esse substrato de uma lista que o @Tozé Nunes me forneceu e que está num preço mais em conta. Também me foi dito no fórum que é um bom substrato.

Mas já agradeço a dica que me deu.

 

 

 

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sempre mandei vir da ecoarium que penso ser da aquaflora se não me engano, sempre vierem em condições e nunca tive problemas. Em relação a ser em in vitro ou vaso nao sei a diferença, pessoal mais conceituado por aqui pode explicar a diferença. Abraco

 

Ps: depois de responder vi que já te tinham tirado a tal dúvida do vaso ao in vitro.

 

O importante agora é as tpas de início que são mais exigentes até para não teres um boom de algas e desmotivares. Poderás ter mas depois estabiliza. Plantas com força, a colocar é agora no início da montagem tambem

 

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

 

 

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Já me tinha falado na loja ShrimDream.


Já não me lembrava tento ajudar todas as pessoas que conseguir e às vezes esqueço do que já disse em determinados tópicos.

Eu experimentava contactar a loja por e-mail ou telefone, por vezes até podem ter e não estar atualizado ou terem uma previsão de chegada de plantas por exemplo no entanto compare os preço das 4 e veja qual lhe agrada mais, in vitro por norma são mais baratas trás uma boa quantidade embora pareça pouco e vêm livres de algas mas tem o "problema" da adaptação.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como diz o Ricky há um risco elevado de boom de algas no início.. ao ponto de lhe aconselhar TPA's diárias na primeira semana e mesmo assim poderá ver algumas algas, segunda semana dia sim dia não 3ª semana uma a meio outra ao fim de semana 4ª para a frente 1 por semana

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


 

há 19 horas, Brunomcc2000 disse:



Eu experimentava contactar a loja por e-mail ou telefone
 

 


Quanto a contactar as lojas por email, ando muitíssimo desapontada.

Eu tenho enviado, por diversas vezes, emails a essas quatro lojas com diversas questões, e muitas vezes nunca respondem. Quando o fazem é só ao fim de quase uma semana ou mais e após insistência minha.
Eu sei que essas lojas têm um balcão físico para atender mas se assumem vendas online, acho inadmissível essa demora nas respostas. Uma loja com vendas online deveria responder aos possíveis clientes, se não no próprio dia, então no dia seguinte.


Enviado do meu AGS2-W09 através do Tapatalk
 

 

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendo e estou a passar por uma situação idêntica no entanto quando entrei em contacto com a ShrimpDream foram até bastante rápidos e prestáveis, eu até queria algumas rochas e os mesmo escolheram rochas enviaram-me fotos etc até fui um pouco chato e mesmo assim não tenho nada de mau a apontar foram impecáveis, se qualquer das formas de lhes ligar(qualquer loja) atendem na hora.

 

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

 

 

 

 

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, bettaa disse:


Quanto a contactar as lojas por email, ando muitíssimo desapontada.

Eu tenho enviado, por diversas vezes, emails a essas quatro lojas com questões, e muitas vezes nunca respondem. Quando o fazem é só ao fim de quase uma semana ou mais e após insistência minha.
Eu sei que essas lojas têm um balcão físico para atender mas se assumem vendas online, acho inadmissível essa demora nas respostas. Uma loja com vendas online deveria responder aos possíveis clientes, se não no próprio dia, então no dia seguinte.
 

 

Concordo contigo. Por mail é sempre complicado e só mesmo com alguma insistência. Posso dizer que algumas lojas faço a compra online, pergunto pelo facebook se podem confirmar a disponibilidade dos artigos e por norma respondem até ao dia seguinte. Pago e aviso a loja novamente pelo facebook e enviam sem avisar  sequer. Não acho muita piada a estes métodos e não gosto de estar sempre a fazer a mesma pergunta, por isso é que já desisti de algumas dessas lojas. Agora só mesmo por telefone ou facebook... (e só mesmo as que sei que respondem em tempo útil).

Experimenta contactar a Zanclus porque estão sempre a receber plantas, por norma todas as semanas recebm, e têm sempre o NEO Soil, entre outros solos. 

É uma loja perto de minha casa, sei que respondem rapidamente, e que aconselham os melhores produtos e não apenas o que têm em stock.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, brunofasoares disse:

Experimenta contactar a Zanclus porque estão sempre a receber plantas, por norma todas as semanas recebm, e têm sempre o NEO Soil, entre outros solos. 

Quanto ao NEO Soil já recebi hoje o saco que encomendei.

Quanto à loja Zanclus, fiz uma pesquisa e apenas encontrei uma página de facebook. Vi que recentemente receberam imensas plantas e até dizem o preço mas não vejo como fazer compras. O site da loja,  www.zanclus.pt, está em manutenção. Eu até podia ligar com eles, mas para comprar online prefiro uma página própria para isso.

Ando a ver os melhores preços...Mas vou aproveitar para fazer mais uma pergunta de caloira☺️: Eu nunca comprei plantas em vaso ou in vitro e não sei como estão acondicionadas. Quando fizer a compra vou pedir que me seja entregue numa sexta feira ou o mais próximo desse dia porque pretendo fazer a montagem durante um fim de semana. Quando receber as plantas, que cuidados devo ter até começar a montagem que deverá ser um ou dois dias depois? Posso, temporariamente,  colocar os vasos em água como se de uma planta normal se tratasse? E se comprar musgos in vitro? Como devo acondicionar o copo onde vêm? Devo Colocá-lo submerso em água?

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, bettaa disse:

Eu até podia ligar com eles, mas para comprar online prefiro uma página própria para isso.

Eu prefiro quando me respondem atempadamente, em vez de ficar com uma encomenda pendente até terem em stock e enviarem quando lhes apetece. A Zanclus, como referi anteriormente, apenas pelo facebook... por isso mesmo, se queres que te entregam em dia certo, nada melhor que o contacto directo. Lojas online enviam assim que têm em stock, a maior parte delas sem te dar sequer uma satisfação. Um amigo recebeu peixes esta semana sem estar à espera. Tinha encomendado de uma loja online à mais de 15 dias e como já tinham em stock, pura e simplesmente enviaram sem avisar. Para mim não é método de trabalho.

Se receberes as plantas de vaso 2 dias antes podes mantê-las num balde com água. Não é por aí que vão morrer. As in vitro aguentam bem no copo. Já tive umas quase 15 dias em casa antes de plantar...

Plantas em vaso retiras a lã que vem com elas, limpas o melhor possível e podes plantar no aquário. As in vitro, retiras o gel e separas como quiseres, porque vêm bastante agarradas. Gosto das in vitroe tenho tido bom sucesso com elas, mas por vezes o pessoal queixa-se de que fazem facilmente melt.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, bettaa disse:

Quando receber as plantas, que cuidados devo ter até começar a montagem que deverá ser um ou dois dias depois? Posso, temporariamente,  colocar os vasos em água como se de uma planta normal se tratasse? E se comprar musgos in vitro? Como devo acondicionar o copo onde vêm? Devo Colocá-lo submerso em água?

As plantas em vaso são 99% criadas fora de água, depois há lojas que quando as recebem colocam dentro de agua para começarem  a habituação ao estado imerso enquanto outros lojistas preferem manter em espaços húmidos. 

Dependendo disto quando recebes as plantas deves colocar  dentro de agua ou não. Convém perguntares   a quem vende. Já  os potes invitro vem fechados e devem  se manter fechados até que sejam usados, basta colocar num local com  alguma iluminação para se manterem em boas condições.  

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Tozé Nunes disse:

há lojas que quando as recebem colocam dentro de agua para começarem  a habituação ao estado imerso enquanto outros lojistas preferem manter em espaços húmidos. 

Dependendo disto quando recebes as plantas deves colocar  dentro de agua ou não. Convém perguntares   a quem vende

Obrigada pela ajuda! Andei a ver imagens nas páginas de facebook das lojas onde poderei comprar e parece-me que todas colocam as plantas em estado imerso. Vou-lhes enviar uma mensagem com essa questão. Mas, pela experiência que tenho tido, vou esperar um bocado até receber uma resposta, se alguma vez receber...

Mas se se confirmar que as plantas já estarão no estado imerso, começo a ficar preocupada porque eu vou receber a encomenda no meu trabalho (ambiente com quente, com ar condicionado😶) e só ao fim do dia é que as vou colocar em casa. E em casa não sei se caberão todas dentro do aqua de 15 litros onde estão os 4 Amano...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém perguntares   a quem vende.

Questionei as lojas onde pretendo comprar as plantas sobre se as mesmas estão emersas ou imersas e, ao contrário do que tem acontecido, já obtive resposta. Todas as lojas disseram que as plantas de vaso que vendem estão imersas. Mas também disseram que as plantas são enviadas devidamente acondicionadas e por isso estarão em condições de esperarem mais um dia ou dois até serem colocadas no aquário.

Espero que seja mesmo assim...

Agora quero pedir, mais uma vez, a vossa ajuda. Eu comprei matérias filtrantes Seachem Matrix 250ML. Retirei a esponja verde que vinha com o filtro de mochila e coloquei, dentro de uma meia de senhora, numa das laterais. Na embalagem onde vieram diz para utilizar 250ML para cada 100L de água. O meu aqua só tem 30L mas eu consigo que caibam todas no filtro. Ainda não coloquei todas mas se o fizer há algum problema?

 

 

 

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 01/11/2019 at 19:38, bettaa disse:

 Eu comprei matérias filtrantes Seachem Matrix 250ML. Retirei a esponja verde que vinha com o filtro de mochila e coloquei, dentro de uma meia de senhora, numa das laterais. Na embalagem onde vieram diz para utilizar 250ML para cada 100L de água. O meu aqua só tem 30L mas eu consigo que caibam todas no filtro. Ainda não coloquei todas mas se o fizer há algum problema?

Mal, não  faz de  certeza. Agora a verdade é que não é por ter mais matérias biológicas que vai haver  mais bactérias que transformem a amonia e os nitritos em nitratos. O que faz aumentar ou diminuir a colonia dessas bacterias é mesmo a quantidade de amônia que é criada dentro de cada aquário, ou seja, depende da quantidade  de vivos e/ou decomposição de matéria que haja dentro do aquário! Como em 30 litros não vais colocar de certeza um cardume de ciclideos africanos (por exemplo) mais vale usares a dose  recomendada e guardares a restante para o próximo aquário ( sim, isso acontece frequentemente a quem está no hobby 😁 ).

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela ajuda [mention=40886]Tozé Nunes[/mention]! Como fauna vou colocar Amano (6 ou 8), Otocinclus (entre 3 e 5) e 1 Betta. Penso que o tamanho do aqua não permite muito mais.

 

Sendo ainda mais chata, para o meu aquário de 30 litros que não terá CO2, qual destas planas colocariam?

A Rotala Rotundifolia ou a Limnophila sessiliflora? Pelas imagens que vi acho a Rotala mais bonita mas não conheço nem uma nem outra...

 

 

 

 

 

 

 

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Rotala não sei, mas a Limnophila Sessiflora aguenta bem sem CO2. Desde que tenha boa luz. 
 

há 16 horas, Tozé Nunes disse:

mais vale usares a dose  recomendada e guardares a restante para o próximo aquário ( sim, isso acontece frequentemente a quem está no hobby 😁 ).

Verdade indiscutível 😁

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal

Já fiz a encomenda das Plantas. Comprei Anubia Pangolino, Rotala Rotundifolia, Cryptocoryne Wendtii Green e musgo Spiky.

Podem dizer-me se a Cryptocoryne e a Rotala crescem muito em altura?
Eu tenho ideia que a Rotala pode crescer bastante em altura se não for podada com regularidade. É assim?
E a Cryptocoryne? Cresce muito em altura?

No meu aqua de 30 L com as medidas 40X25X30 devo colocar essas plantas atrás?
Obrigada, desde já.

Enviado do meu AGS2-W09 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cryptocoryne não cresce assim tanto. Tenho umas quantas wendtii brown há uns 6 meses e posso dizer que teem cerca de 10 12 cm. As rotala tenho há 2 meses e já tem uns 25 cm ou mais e porque já foram podadas

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Ricky Gomes disse:

A cryptocoryne não cresce assim tanto. Tenho umas quantas wendtii brown há uns 6 meses e posso dizer que teem cerca de 10 12 cm. As rotala tenho há 2 meses e já tem uns 25 cm ou mais e porque já foram podadas

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 

E usas CO2 no teu aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recebi as plantas para o aqua mas fiquei com a sensação que recebi miniaturas no que toca às plantas em vaso...

 

Assumo que é a primeira vez que compro plantas de uma loja de aquariofilia e por isso não tinha a noção de tamanhos. Mas, com exceção da Cryptocoryne wendtii green, que é bem grandinha, fiquei com a sensação que me enviaram os vasos menos "encorpados".

 

Eu sei que não posso comparar com as imagens que vemos no site quando fazemos a compra, mas os vasos que recebi não têm nada haver...

 

Quanto à embalagem das plantas não sei se foi a melhor porque vinham deitadas e escorregaram para fora dos vasos durante o transporte. Não sei se é habitual embalar assim. Volto a dizer que não tenho nenhuma experiência na compra de plantas em loja online.

Mas de resto estavam por cima de um pequeno estrado de plástico, bem envoltas em plástico e com humidade dentro.

 

Provavelmente a minha falta de experiência fez com que encomendasse plantas a menos. Se calhar deveria ter encomendado mais vasos de uma ou de outra.

 

Estou com a sensação que o aquário me vai parecer vazio... Espero que passe quando as plantas começarem a crescer.

Editado por bettaa
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após colocar as plantas no aquário vou alterar o que disse anteriormente. O meu aqua é muito pequeno portanto não pode ter plantas de grande porte. 

O vaso da Anúbia Pangolino, poderia ser mais encorpado. Apenas tem dois rizomas. Um maiorzinho e outro muito pequeno.

A Rotala rotundifolia, como cresce bastante, acredito que se correr bem em pouco tempo estará grandinha.

O musgo spiky também foi suficiente para colocar nos troncos. Foi uma autêntica luta fazê-lo. 🙄 Usei cola própria para colar musgos a troncos e pedras mas, dada a minha inexperiência, batalhei um bocado e fiquei com as mãos cheias de cola e o resultado não ficou nada bem.Vê-se a cola branca junto do musgo...😏 e não sei se o musgo se vai aguentar...

A Cryptocoryne Wendtii Green foi uma autêntica surpresa. Eu não a conhecia "ao vivo e a cores" mas fiquei com a ideia que seria uma plantinha pequena. Afinal é a maior do que eu pensava e confesso que, esta, preferia que fosse mais pequena... destoa, em tamanho, das outras...

 

Agora preciso da vossa ajuda, novamente:

1 - Tenho uma Calha Chihiros A-Series para aquas de 40 cm (8000K e 3850lm). Programei o temporizador para ligar das 12:00H às18h e coloquei na intensidade mínima. Fiz bem?

2 - Eu coloquei o filtro de mochila que sempre ficou em funcionamento no aqua mais pequeno onde estão os 4 Amano. Quando poderei fazer as primeiras medições para ver a evolução do ciclo de azoto? Eu não quero de forma nenhuma acelerar as coisas mas agora os amano ficaram com um filtro interno fraquito (chinês)o e o candeeiro desse aqua não tem temporizador...Os camarões não estão com grandes condições, neste momento...

3 - Eu só tenho um termostato. Os Amano precisam de água quente ou posso passá-lo para o aquário "grande"?

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, bettaa said:

1 - Tenho uma Calha Chihiros A-Series para aquas de 40 cm (8000K e 3850lm). Programei o temporizador para ligar das 12:00H às18h e coloquei na intensidade mínima. Fiz bem?

2 - Eu coloquei o filtro de mochila que sempre ficou em funcionamento no aqua mais pequeno onde estão os 4 Amano. Quando poderei fazer as primeiras medições para ver a evolução do ciclo de azoto? Eu não quero de forma nenhuma acelerar as coisas mas agora os amano ficaram com um filtro interno fraquito (chinês)o e o candeeiro desse aqua não tem temporizador...Os camarões não estão com grandes condições, neste momento...

3 - Eu só tenho um termostato. Os Amano precisam de água quente ou posso passá-lo para o aquário "grande"?

  1. O mínimo é capaz de ser pouco... isso tem penso que 7 intensidades diferentes, usa pelo menos a segunda ou terceira.
  2. Se o filtro estava no aquário dos amano, então já deves ter o filtro ciclado. Quanto tempo esteve a funcionar no outro aquário? Os camarões não precisam de grande filtragem e luz sem temporizador é bom para as algas, e eles gostam disso! 😜
  3. Os Amano precisam da água entre 22 a 26ºC.
Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, bettaa disse:

O vaso da Anúbia Pangolino, poderia ser mais encorpado. Apenas tem dois rizomas. Um maiorzinho e outro muito pequeno.

E esse rizoma maior não o consegues cortar de forma a fazer 2 ou 3 Anúbias?

De qualquer das formas deixa crescer e vai podando e replantando, aos poucos vais preenchendo melhor o aquário.

há 4 horas, bettaa disse:

O musgo spiky também foi suficiente para colocar nos troncos. Foi uma autêntica luta fazê-lo. 🙄 Usei cola própria para colar musgos a troncos e pedras mas, dada a minha inexperiência, batalhei um bocado e fiquei com as mãos cheias de cola e o resultado não ficou nada bem.Vê-se a cola branca junto do musgo...😏 e não sei se o musgo se vai aguentar...

Imagino 😅 também já passei por isso e acabei igualmente com os dedos cheios de cola 😅 com o tempo vais ganhando mais jeito, isso basta encostar a planta à cola e se conseguires meter umas gotas de água por cima da cola(ajuda a colar mais depressa), quanto à cola no musgo a menos que o musgo esteja coberto de cola 😅 deverá aguentar bem.

E umas fotos para se ver o trabalho feito e uma geral do aquário? Já devias de saber que o pessoal aqui gosta muito de fotos 😉

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Brunomcc2000 disse:
E esse rizoma maior não o consegues cortar de forma a fazer 2 ou 3 Anúbias?

Se calhar o maiorzinho daria mas é muito melindroso. Provavelmente as minhas mãos inexperientes iriam estragar as folhas. Já está colocado no tronco e não mexo mais, para já, pelo menos. Entretanto usei uma Anubia que já tinha, que é um bocadinho maior e nesta consegui dividir o rizoma em dois.

Mas foi um stress tremendo para mim. Estive a manhã toda de volta de um "mini" aquário (em comparação com os vossos) com 4 plantas e o resultado final não me agradou. Desde como ficou o substrato até à posição das plantas.  Faria tudo de novo. Mas nem faço ideia de como fazê-lo e nem me atreveria a isso.

 

Devo começar já a fertilizar? Se se sim com que regularidade? Eu tenho o fertilizante líquido tropica specialized.

 

 

 

 

 

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

Desculpem estar a ser chata e insistir mas eu nunca fiz um plantado e estou totalmente às escuras. 😏 Para que o meu aqua não fique também assim ☺️, será que podiam dar-me um ajuda quanto à luz e à fertilização?

Tenho uma Calha Chihiros A-Series para aquas de 40 cm (8000K e 3850lm). Programei o temporizador para ligar das 12:00H às18h e coloquei na intensidade mínima. O João Cardoso(Kadoxu). Já me disse que o mínimo deve ser pouco. Sem querer duvidar dele, mais alguém que conheça essa calha pode deixar aqui uma opinião? O tempo que está ligada é suficiente? A intensidade também é suficiente ou coloco mais?

Quanto à fertilização, devo começar já fazê-la? Tenho o fertilizante liquido verde da tropica, specialised.

 

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.