Substratos usados


Recommended Posts

De cada vez que termino uma montagem retiro todo o substrato e coloco a secar para reaproveitar numa próxima montagem. Para isso utilizo  uns tabuleiros improvisados na marquise para colocar camadas da terra a secar o que demora muitos dias. Por isso pergunto, quem faz o mesmo e como o fazem, partilhem aqui as vossas experiências sff

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho espaço...por isso é à grande!

Manta de azeitona no quintal e depois espalho por cima.

Deixo estar dois ou três dias indo remexendo diariamente.

Ao fim de 3 dias está como se tivesse saído do saco. No verão nem tanto.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda nunca fiz. Mas há quem faça isso mesmo, é o Hugo Jesus fez recentemente. Algum do substrato que usei no iwagumi era tratado.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tozé,

Como sabes fiz isso na minha última montagem e fiz como tu. Usei uns tabuleiros de inox e deixei na varanda, fechada, durante uns 4 dias e como era uma camada pequena e levou com algum sol, secou rápido. No meu caso o Neo Soil...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, brunofasoares disse:

Boas Tozé,

Como sabes fiz isso na minha última montagem e fiz como tu. Usei uns tabuleiros de inox e deixei na varanda, fechada, durante uns 4 dias e como era uma camada pequena e levou com algum sol, secou rápido. No meu caso o Neo Soil...

E reutilizaste apenas o susbtrato antigo, adicionaste algo novo por cima ou por baixo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/08/2019 at 23:43, Tozé Nunes disse:

E reutilizaste apenas o susbtrato antigo, adicionaste algo novo por cima ou por baixo ?

Coloquei o Tropica Plant Growth por baixo. Estava tudo a rebentar muito bem, mas ficou algum pedaço da alga que me apareceu na montagem anterior. Lembras-te do meu tópico...

Sinceramente acho que ia resultar muito bem, não fosse ressurgir a alga que me fez desmontar e remontar. Mas de resto as plantas estavam excelentes, com óptimo crescimento. Esse aquário agora vai ser o meu primeiro de água salgada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Coloquei o Tropica Plant Growth por baixo. Estava tudo a rebentar muito bem, mas ficou algum pedaço da alga que me apareceu na montagem anterior. Lembras-te do meu tópico...
Sinceramente acho que ia resultar muito bem, não fosse ressurgir a alga que me fez desmontar e remontar. Mas de resto as plantas estavam excelentes, com óptimo crescimento. Esse aquário agora vai ser o meu primeiro de água salgada.
E quando temos BBAs (para dar e vender) elas morrem com o sol? Visto essa alga ter sobrevivido, daí vem a minha questão.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Luis Rebelo disse:

E quando temos BBAs (para dar e vender) elas morrem com o sol? Visto essa alga ter sobrevivido, daí vem a minha questão.

Boa pergunta... sinceramente não sei. Sei é que esta alga não morreu e apareceu em força passados uns dias. Voltei a tentar eliminar de várias formas, mas sempre sem sucesso.

Diria que as algas mais depressa desaparecem por estarem a seco do que estarem ao sol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais