duvidas com as actinicas


Recommended Posts

Boas

Há muito meses que já ando por aqui a ler todos estes tópicos magnificos. Tou a ver se ganho coragem (€), pois comprei agora casa, para começar um salgado (água doce doce já tenho 2, 60 e 180 lt, há 6 anos).

Mas passemos às dúvidas, o meu primo tem uma calha já velhinha com uma HQI de 150W e queria acrescentar uma actinica. Para colocar uma compact da Jebo de 27W preciso de um casquilho e um balastro próprio. Desloquei-me com ele a uma casa de material electrico e lá só tinham casquilhos e balastros para compact da osram de 24W e o casquilho não é igual. E as lampadas da osram não têm designação de actinicas mas sim cor 67 que é azul......será que este azul que eles falam tem a ver com o mesmo espectro de luz que é pretendido com as atcninicas?????

Se me poderem dizer onde posso arranjar o material para ligar as de 27W da jebo ou se posso usar as da Osram cor 67 agradecia imenso.

 

Cumprimentos

 

Rui Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui.

 

Penso que a designação 67 poderá não ter nada a ver especificamente com luz actinica e ser uma referência apenas de cor.

 

Para material desse tipo (balastros, casquilhos, etc) fala com o membro ramirezzi aqui do fórum que ele certamente desenrascar-te-á :wink:

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não sei se a osram 67 é actinica mas é a normalmente utilizada como actinica quando se usam lampadas osram. Nem sei muito bem de onde vem essa designação de actinica mas julgo que surgiu com a lâmpada da philips côr 03. De qualquer modo a Osram 67 é uma boa escolha como actinica.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única razão que alguns fabricantes chamam as fluorescentes de "03" actinic é porque a "03" designação fez parte do código de produto Philips usou quando eles lançaram bulbos fluorescentes "actinic" ao mercado e todo resto quis reivindicar que o produto deles era tão bom quanto. A designação "03" serve simplesmente para que o diga que são semelhantes a fluo da Philips original.

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais