Primeiros passos...nos camarões!!


Guilhas_86

Recommended Posts

Boas pessoal, venho apresentar o meu aquário destinado a camarões. Depois de alguns comunitários/plantados e dos Discus decidi enveredar pelos camarões, algo que nunca me tinha despertado muito a atenção mas que me foi seduzindo aos poucos e neste momento penso que está a ser das melhores experiências de aquariofilia que tive, embora seja prematuro para tirar conclusões mais aprofundadas. A ideia foi criar as condições necessárias (de preferência com o tempo torná-las óptimas...para a reprodução de camarões). O intuito será ir para as caridinas mas preferi começar com calma e passar primeiro pelas neocaridinas, mais propriamente as blue dream, visto serem menos exigentes e picuinhas. Passando ao que interessa...eis o meu setup:

Setup

Aquário 60x30x36 vidro de 6mm

Calha vivagrow EA60

Filtro externo fluval 106, 550 l/h, matérias filtrantes: Seachem matrix/Sera siporax e esponjas.

Aquecedor eheim 125w (O qual ainda não estou a utilizar visto ainda não ser necessário)

Layout/Hardscape

Substrato HELP shrimp advanced soil

Tronco redmoorwood

Pedras spirit stone

Flora

Anubias nana petite/bonsai

Anubia nana

Cryptocoryne beckettii

Higrophyla pinnatifida

Stauragyne repens

Bucephalandras SP red

Musgo taxiphyllum spiky

 

Fauna

Otocinclus affinis

Vitina waigiensis

Taia naticoides

Neritina pulligera

Planorbis

Tylomelania Sp.

Faunus ater bicolor

15x Neocaridina Blue Dream

 

Parâmetros da água

Optei por utilizar água engarrafada visto que a da torneira na minha zona está muito longe dos parâmetros ideais para os camarões e preferi não arriscar...

Temperatura 24ºC

pH 6.5

Gh 4

KH 6

TDS aprox. 120ppm´s

Não utilizo nem vou utilizar fertilizantes, os únicos produtos que vou utilizar são seachem stability e minerais.

Em breve postarei algumas fotos. Aceito quaisquer conselhos/sugestões até porque sou um principiante nesta área. Bem haja a todos.

Editado por Guilhas_86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia,

está com muito bom aspecto, parabéns

depois falta meter um vídeo quando já tiver tudo composto

abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guilhas o aquário está bonito, boa sorte para a montagem.

Evita só meter uma foto por post, o tópico está demasiado longo sem necessidade.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força nisso….

Boas fotos dos bichos,

De camarões n entendo muito mas sei que é viciante.

Lê muito e vai com calma, pq acaba por ser um "gosto" caro e tem de ser ter muita atenção aos detalhes.

Vai dando noticias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Vasco.

Tenho lido bastante, comecei a pesquisar sobre esta bicharada 3 meses antes da montagem e tenho uma grande ajuda de um criador que já tem esta “pancada” há vários anos e que me tem sido bastante útil. 

Agradeço os conselhos, por enquanto tem corrido tudo bem, numa semana 5 fêmeas ficaram seladas e posteriormente os ovos desceram, agora é esperar pela sua eclosão. Tenho-os alimentado bem com 4 tipos de alimentos distintos, vitaminas, vegetais e minerais. Confesso que estou muito viciado nesta bicharada e não vejo a hora de passar para os CRS’s.

Editado por Guilhas_86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Guilhas

O que te posso aconselhar para tudo continuar a correr bem e teres muita calma,muitaaa paciência,e mexeres no aquário o menos que te for possível,portanto muita boa sorte.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Obrigado Álvaro, estou a ter isso em conta, calma temos sempre de ter neste hobby, à pressa é uma das maiores causas de problemas. Quanto ao mexer também evito ao máximo. De qualquer das formas agradeço os sábios conselhos, nunca são demais. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.