Projecto DIY mini sump terminado


Recommended Posts

boas pessoal! venho aqui deixar o projecto que comecei ha umas semanasagora recentemente concluido, tenho album com mais fotos caso queiram dar um olhinho  😛large.1535721626_AQUA1.jpgacabei por roubar um pouco de espaço ja num aqua pequeno mas na realidade foi mais pelo entertenimento do que outra coisa e tambem porque gosto muito de diy. ficarei a espera das vossas opinioes :DD bom hobby para todos

large.1046699255_AQUA5.jpg

large.430939832_AQUA12.jpglarge.1245005068_AQUA8.jpglarge.1138592510_AQUA14.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para melhorar aí o design do aquário era agora pegares numa lata de spray de tinta preta e pintares a parte do sump, nem que fosse só a zona frontal, para melhorar o visual e assim ficavas só com o dito aquário à vista, ou seja, o layout e os peixes, caso queiras conseguir ver para dentro do sump irias sempre conseguir ver pela lateral, por dentro também seria interessante tapar o sump, assim com esse vidro(parece-me ser vidro que usaste) penso que pode até começar a crescer algas no interior do sump e até mesmo nas cerâmicas, no entanto a ideia está boa, talvez consigas desmontar o layout todo secar e depois meteres silicone desse preto para aquário e espalhas por todo o vidro, metes o silicone e depois com um cartão ou algo do género vais passando por cima para deixar um aspeto liso é capaz de resolver o problema da luz dentro do sump e até pode ser que não fique feio(porque meter tinta dentro do aquário é impensável), é melhor esperares por opiniões de outro pessoal mais experiente que eu porque não quero estar a influenciar-te a fazer algo errado.

Quanto ao layout está bonito só mudava essa cholla wood de sítio, porque aí em cima do tronco não fica muito bem.

Já agora o percurso é entra no filtro passa na esponja, cerâmicas, esponja, lã filtrante, esponja, cerâmicas e retorna para o aquário é isso? Ou começa direto nas cerâmicas? Eu de qualquer das formas apostava num primeiro compartimento de filtragem de particulas, ou seja, esponja e lã filtrante e no segundo compartimento só cerâmicas, para garantir que a água que passa nas cerâmicas está o mais limpa possível para não encher os poros das cerâmicas de sujidade.

Editado por Brunomcc2000
  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu queria meter fundo preto, e como disses te a parte lateral do sump tambem ou meter aquelas peliculas que escuressem o vidro dos carros. nao tenho fotos com a tampa mas tem tampa para tapar o sump. a cholla deu me dores de cabeça nao arranjei nenhum sitio que gosta se mesmo ainda desbastei a spider wood mas nao arranjei (ainda) um sitio melhor mas tambem nao sou fã confesso.

 

relativamente ao ciclo da agua dentro do sump:

fiz furaçao em cima para fazer genero de skimmer, dentro do primeiro compartimento faz a seguinte filtragem : esponja grossa depois  lã filtrante e passa novamente por esponja preta, ainda dentro do 1º compartimento tenho umas ceramicas de reserva para aquas futuros (para ter ja midias cicladas)

2º compartimento ceramicas apenas

3º aquecedor 

4º filtro interno fluval 1 plus (tinha parado ha uns aninhos) dentro do filtro interno que esta a fazer de bomba de retorno tenho no fundo esponja preta e em cima lã filtrante 

 

ou seja , a agua entra por cima no 1º compartimento e desce, entra por baixo no 2º e sobe para o 3º onde volta a descer e a subir para o 4º onde é enviada para dentro do aqua, fiz alternado para obrigar a agua a percorrer todo o mini sump porque a agua é perguiçosa e segue sempre o caminho mais facil , assim obrigo a percorrer tudo 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Tomás Coimbra disse:

ou seja , a agua entra por cima no 1º compartimento e desce, entra por baixo no 2º e sobe para o 3º onde volta a descer e a subir para o 4º onde é enviada para dentro do aqua, fiz alternado para obrigar a agua a percorrer todo o mini sump porque a agua é perguiçosa e segue sempre o caminho mais facil , assim obrigo a percorrer tudo 

De facto foi mal visto da minha parte.. ao início só vi 3 compartimentos não sei como. 

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais