Dúvidas sobre o comportamento dos meus peixes


ACatarina11

Recommended Posts

[gallery640x480]
[photo=https://www.aquariofilia.net/forum/gallery/image/47936-67637808_357662318238410_4923878614123937792_njpg/]Peixe Dorado[/photo]
[/gallery] Olá, tenho dois peixes , um preto e um meio dourado, estão no mesmo aquário sozinhos desde 5 de janeiro. Nos últimos dias o peixe dourado tem atacado o preto , ao ponto de encontrar o preto virado ao contrário. Ele pressegue-o e começa a tentar comer-lhe a cauda ou algo do género. Já estão separados mas queria saber o porque de isto estar a acontecer, sendo que estão habituados um ao outro a cerca de 8 meses. Isto começou a acontecer quando fui de férias e os deixei com um familiar. 

Editado por ACatarina11
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos litros tem o aquário? Por acaso os peixes que estamos a falar são Kinguios?

 

Seguem aqui duas fotos exemplificavas para sabermos de que peixes estamos a falar ao certo por acaso são estes peixes?

kinguio-matriz-variados-ornametal-agua-d

peixe-kinguio-trs-caudas-8cm-3-unidades-

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao serei a melhor pessoa para te ajudar mas se forem os tipicos gold fish e os telescopio (??)o que parece me ser .... esses peixes precisam de aquas grandes pois crescem muito, os gold fish sao peixes de lago crescem mesmo muito(geralmente 1 gold fish para +/- 100l de aqua e +60l por cada peixe desse tipo), se tiverem num aqua pequeno atrofia o crescimento, nao sei se pode ou nao causar agressividade, nao sei se os parametros podem causar esse tipo de stress :S qualquer das maneiras deverias , na minha modesta opiniao, colocar mais informaçoes para o pessoal experiente te puder ajudar da melhor forma! espera que alguem entendido te ajudara mais que eu certamente !bom hobby boa sorte 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Brunomcc2000 disse:

Quantos litros tem o aquário? Por acaso os peixes que estamos a falar são Kinguios?

 

Seguem aqui duas fotos exemplificavas para sabermos de que peixes estamos a falar ao certo por acaso são estes peixes?

kinguio-matriz-variados-ornametal-agua-d

peixe-kinguio-trs-caudas-8cm-3-unidades-

O preto é igual , o outro nao, vou tentar por uma foto . O aquário tem cerca 7/8litros . 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Tomás Coimbra disse:

nao serei a melhor pessoa para te ajudar mas se forem os tipicos gold fish e os telescopio (??)o que parece me ser .... esses peixes precisam de aquas grandes pois crescem muito, os gold fish sao peixes de lago crescem mesmo muito(geralmente 1 gold fish para +/- 100l de aqua e +60l por cada peixe desse tipo), se tiverem num aqua pequeno atrofia o crescimento, nao sei se pode ou nao causar agressividade, nao sei se os parametros podem causar esse tipo de stress :S qualquer das maneiras deverias , na minha modesta opiniao, colocar mais informaçoes para o pessoal experiente te puder ajudar da melhor forma! espera que alguem entendido te ajudara mais que eu certamente !bom hobby boa sorte 🙂

Obrigada, vou tentar colocar fotos , obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, ACatarina11 disse:

O preto é igual , o outro nao, vou tentar por uma foto . O aquário tem cerca 7/8litros . 

nao quero desmoralizar mas esse aquario ate para betta é pequeno 😞 so o gold fish sao logo aquarios de 100 litros mais coisa menos coisa , se tens dois possivelmente vai criar stress e muita amonia pois esses peixes sujam muito a agua (sao tipo tartarugas XD tou a brincar mas sujam mesmo bastente a agua). 

ve no youtube esses peixes ja com algum tempo(crescidos)  e entenderas o que te estou a tentar dizer. na minha opiniao (valendo aquilo que vale ) juntavas umas guitas e compras um aqua como deve de ser , no olx ha baratinhos! mas la esta cada um sabe de si obvio. 

Editado por Tomás Coimbra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Tomás Coimbra disse:

nao quero desmoralizar mas esse aquario ate para betta é pequeno 😞 so o gold fish sao logo aquarios de 100 litros mais coisa menos coisa , se tens dois possivelmente vai criar stress e muita amonia pois esses peixes sujam muito a agua (sao tipo tartarugas XD tou a brincar mas sujam mesmo bastente a agua). 

ve no youtube esses peixes ja com algum tempo(crescidos)  e entenderas o que te estou a tentar dizer. na minha opiniao (valendo aquilo que vale ) juntavas umas guitas e compras um aqua como deve de ser , no olx ha baratinhos! mas la esta cada um sabe de si obvio. 

Este Aquário foi me oferecido pelos anos, e os peixes estão nele desde janeiro , não sabia que existia esse problema mas vou por em dois aquários diferentes porque neste momento não consigo comprar outro pois tenho 2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Tomás Coimbra disse:

vi agora a foto! separas te e metes um deles em tupperware certo?

Sim , agora vou mudar para um aquário que tenho mas separei a meio da noite e andei agora a tratar de lavar o aquário que vou usar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok confirma-se são 2 kinguios, 7/8 litros é muito pouco para estes peixes como disse o Tomás e muito bem para estes peixes aconselha-se(pelo que tenho lido até hoje) aquários de 100L para 1 peixe mais 40L por peixe da mesma espécie(se fizer 100 para 1 mais 60 por cada como disse o Tomás melhor ainda), ou seja para manter 2 peixes você deveria ter 140L no mínimo, em aquários tão pequenos é normal observar estes comportamentos porque não há espaço para os dois, embora pareça que sim, garanto-lhe que não estão, há coisa de 3 anos a minha mãe tinha 2 em 15L e eu acabei por ter de os dar a um familiar que tinha um lago, porque no aquário volta e meia estavam de barriga para cima que é como quem a um passo do caixote do lixo, acabei por querer dá-los a quem tinha condições de os manter porque sei que naquele aquário o mais certo seria morrerem.

Não é raro ver-se por aí em lagos tanto kinguios como carpas exatamente porque são peixes que exigem grandes litragens.

Conselhos, dê os peixes a quem tenha condições ou devolva a uma loja, estude um pouco mais sobre aquário e mais tarde compre um aquário grande o suficiente para albergar essa espécie ou tente manter outros peixes mais pequenos porque existe uma grande variedade de peixes de água doce que podem ser mantidos em aquários de 60L por exemplo, também bastante fáceis de manter e bastante bonitos, o que se ouve por aí dos peixes morrem facilmente e em pouco tempo é um mito e ocorre porque as pessoas por não terem conhecimento acabam por meter peixes em litragens bastantes reduzidas como você fez sem sequer saber que estão a prejudicar o peixe, o importante é seguir aprender e melhorar.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Brunomcc2000 disse:

Ok confirma-se são 2 kinguios, 7/8 litros é muito pouco para estes peixes como disse o Tomás e muito bem para estes peixes aconselha-se(pelo que tenho lido até hoje) aquários de 100L para 1 peixe mais 40L por peixe da mesma espécie(se fizer 100 para 1 mais 60 por cada como disse o Tomás melhor ainda), ou seja para manter 2 peixes você deveria ter 140L no mínimo, em aquários tão pequenos é normal observar estes comportamentos porque não há espaço para os dois, embora pareça que sim, garanto-lhe que não estão, há coisa de 3 anos a minha mãe tinha 2 em 15L e eu acabei por ter de os dar a um familiar que tinha um lago, porque no aquário volta e meia estavam de barriga para cima que é como quem a um passo do caixote do lixo, acabei por querer dá-los a quem tinha condições de os manter porque sei que naquele aquário o mais certo seria morrerem.

Não é raro ver-se por aí em lagos tanto kinguios como carpas exatamente porque são peixes que exigem grandes litragens.

Conselhos, dê os peixes a quem tenha condições ou devolve a uma loja, estude um pouco mais sobre aquário e mais tarde compre um aquário grande o suficiente para albergar essa espécie ou tente manter outros peixes mais pequenos porque existe uma grande variedade de peixes de água doce que podem ser mantidos em aquários de 60L por exemplo, também bastante fáceis de manter e bastante bonitos, o que se ouve por aí dos peixes morrem facilmente e em pouco tempo é um mito e ocorre porque as pessoas por não terem conhecimento acabam por meter peixes em litragens bastantes reduzidas como você fez sem sequer saber que estão a prejudicar o peixe, o importante é seguir aprender e melhorar.

Muito obrigada pela ajuda vou arranjar um aquário maior assim que consiga, na loja nada disso disseram a pessoa que me ofereceu, e eu também não sabia nada disso, passaram 8 meses e eu pensei que estaria tudo bem, obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sugestao sempre que fores a uma loja ver peixes tenta dar sempre uma olhadela na net do que precisam parametros o minimo de litragem etc uma coisa rapida so para teres sempre uma ideia do que compras. nas lojas eespecializadas em aquariofilia aprendes bastante com quem la trabalha e falo mesmo por experiencia ja aprendi bastante em 20 min numa loja dessas a serio! agora se fores aquelas lojas de animais (gerais)( tipo 4 patas) eles querem é vender ... ate te vender um tubarao branco para pores num aquario de 20l desde que compres ... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, ACatarina11 disse:

Este Aquário foi me oferecido pelos anos, e os peixes estão nele desde janeiro , não sabia que existia esse problema mas vou por em dois aquários diferentes porque neste momento não consigo comprar outro pois tenho 2.

opiniao novamente... vende esses 2 e ainda para mais se es do porto vejo com cada negocio ai por essas bandas que ate fico maluco! se nao conseguires logo separa (atençao a agua que usas ) e assim que possas upgrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto, há bastantes lojas que percebem menos de peixes do que os aquariofilistas(isto se por acaso não foi a uma loja de aquarismo), no entanto alguns lojistas também querem é vender e acabam por dar informações falsas... eu já por bastantes vezes que vou por exemplo ao Bricomarché aqui na minha zona onde também vendem esses peixes e oiço muitas barbaridades, o facto dos peixes aguentarem 8 meses nessas condições é porque são de facto peixes bastante resistentes no entanto kinguios se bem tratados vivem em média 20 anos.

De facto a melhor ideia agora seria mesmo devolver os peixes porque não basta apenas um aquário maior você vai precisar de um bom filtro cerâmicas, lã filtrante e luz depois vai quer pôr também substrato etc etc e isto ainda custa um bocado, depois de tudo montado aí é só fazer o ciclo ao aquário(ciclo do azoto) algo que você deve pesquisar também o que é, muito resumidamente os detritos dos peixes e restos de comida geram substâncias tóxicas ao decomporem-se, e o ciclo do azoto tratasse de transformar substâncias muito tóxicas em substancias menos tóxicas, isto é algo bastante importante, se você continuar a manter os peixes em litragens demasiado pequenas das duas uma ou dá pouco comer e eles com o tempo vão desnutrindo até morrem à fome, ou você dá a quantidade certa ou muita que em qualquer 1 dos casos vai sujar bastante a água vai gerar amónia(substancia bastante tóxica) e os peixes vão morrer, pelo que estou a ver tem conchas no aquário, essas conchas deixam o pH mais alcalino e a amónia que já é bastante tóxica fica ainda mais tóxica em pH alcalino, o que é desfavorável ao peixes também, conchas são coisas que se encontram bastante no mar(mar tem água alcalina) nos rios vê-se mais troncos e folhas(que deixam a água mais ácida) daí os aquários de água doce serem mais fáceis de manter do que os aquários de água salgado porque o pH é mais ácido(ou deveria ser) e a amónia é menos tóxica.

Espero não ter baralhado muito mas de facto será uma missão dificil manter os peixes vivos em pouca litragem, e uma missão impossível mantê-los saudáveis.

há 24 minutos, ACatarina11 disse:

Muito obrigada pela ajuda

Ora essa estamos aqui para isso mesmo, tentar ajudar e incentivar a uma boa aquariofilia.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.