Diferença TDS


Rui Freire

Recommended Posts

Boa tarde,

Precisava aqui de uma ajuda se for possivel, tenho dois aquários, um está a acabar o ciclo, o outro já tem uma colónia de red cherry.

Hoje tive acesso a um teste de TDS, no aquário já com camarões os TDS está nos 353, no outro está a 104 e a água da torneira que uso nos 038. 

É normal variar tanto? Para controlar este parâmetro devo fazer TPAs mais regularmente?

No novo aquário usei substrato já ciclado, materias filtrantes que estavam no outro aquário, agua do outro aquário e plantas também desse aquário. Além disso também coloquei bactérias para acelerar o processo. Ainda não fiz testes a amónia e etc, mas já deve estar a terminar o ciclo. 

A temperatura da água está nos 23ºC e pouco agora com o calor e o ph é de 6.9.

Peço desculpa se as dúvidas são tontas, mas andei a pesquisar e não encontrei uma resposta concreta.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

há 16 horas, Rui Freire disse:

Hoje tive acesso a um teste de TDS, no aquário já com camarões os TDS está nos 353, no outro está a 104 e a água da torneira que uso nos 038. 

Sim, é perfeitamente normal. Com o tempo vão-se dissolvendo na água várias substâncias provenientes dos dejectos dos camarões, da comida, da decomposição da matéria orgânica, etc., que vão aumentando o TDS. É um bom indicador de quando há necessidade de fazer uma TPA.

Há vários sites onde podes ver o TDS ideal para cada espécie, no entanto, dependendo do aparelho utilizado, eu não confiava muito no valor absoluto. As canetas de TDS necessitam de ser calibradas regularmente e acho que ninguém o faz. Ainda assim são óptimas para comparar valores, como acabaste de fazer. Com o tempo vais sabendo quais os valores "normais" para os teus aquários e, se esses valores começarem a variar muito, vais perceber que há qualquer coisa errada.

há 16 horas, Rui Freire disse:

No novo aquário usei substrato já ciclado, materias filtrantes que estavam no outro aquário, agua do outro aquário e plantas também desse aquário. Além disso também coloquei bactérias para acelerar o processo. Ainda não fiz testes a amónia e etc, mas já deve estar a terminar o ciclo.

Ok, tens um aquário novo, tem uma colónia de bactérias no substrato, tem uma colónia de bactérias nas matérias filtrantes e ainda adicionaste mais bactérias. Bactérias não faltam nesse aquário! :my_tongue: Mas o aquário está vazio... não há produção de matéria orgânica para as bactérias processarem. Sendo seres vivos, sem alimento vão morrer. E quando resolveres colocar os camarões, não vai haver grande colónia de bactérias o que quer dizer que nessa altura é que vai iniciar o ciclo.

Por norma, esse procedimento faz-se, em situações de emergência, quando há necessidade de mudar animais directamente para um aquário novo. Substrato e matérias orgânicas usadas e adição de bactérias para acomodar todos os animais introduzidos. Em aquários novos, depois de um período para estabilização dos materiais novos, os vivos vão sendo introduzidos poucos indivíduos de cada vez para a colónia de bactérias se ajustar naturalmente. E é este procedimento que vais ter de fazer, independentemente de quantas bactérias adicionaste com o aquário vazio. Quanto muito, podes adicionar bactérias no momento em que colocares os camarões, mas acho que é só para gastar dinheiro. Fazer as coisas com calma é sempre o melhor método.

Boa sorte com isso.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, José Prada disse:

As canetas de TDS necessitam de ser calibradas regularmente e acho que ninguém o faz. 

Tenho uma caneta de TDS há mais de 4 anos, faço água de osmose e os valores dão sempre perto de 0, o que é um bom indicador para saber se a caneta está regulada ou não. Nunca a regulei... porque dizes que as canetas de TDS precisam de ser calibradas regularmente? Alguma marca em específico que necessite dessa calibração?

 

há 17 horas, Rui Freire disse:

Hoje tive acesso a um teste de TDS, no aquário já com camarões os TDS está nos 353, no outro está a 104 e a água da torneira que uso nos 038. 

Mas costumas usar essa água da torneira, com o tal valor de 038, directamente nos aquários?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas brunofasoares,

há 10 minutos, brunofasoares disse:

Tenho uma caneta de TDS há mais de 4 anos, faço água de osmose e os valores dão sempre perto de 0, o que é um bom indicador para saber se a caneta está regulada ou não. Nunca a regulei... porque dizes que as canetas de TDS precisam de ser calibradas regularmente? Alguma marca em específico que necessite dessa calibração?

Qualquer aparelho de medição precisa de ser calibrado regularmente. As canetas TDS não são excepção. Apesar de serem calibradas na fábrica, os eléctrodos vão oxidando com o tempo e a utilização e isso invariavelmente afecta a medição. Claro que tens aparelhos muito bons (e caros) que mantêm valores correctos durante muito tempo e aparelhos menos bons que descalibram facilmente (e que são os mais comuns).

Eu tenho 3 canetas TDS... e se fizer medição com as 3, obtenho 3 valores diferentes. Por isso digo, os valores não são 100% fiáveis, mas utilizando a mesma caneta para comparar valores entre aquários ou entre o aquário a a água de reposição, dá para ter uma boa ideia do que se passa no aquário.

Não querendo pôr em causa a fiabilidade da tua caneta TDS, o teste à água de osmose é um bom indicador claro, mas é só metade do teste. Para calibrar (ou verificar a calibragem) precisas também de testar com um valor alto (a resposta dos eléctrodos não é linear, precisas de pelo menos 2 valores, um baixo e um alto, para dizer que a caneta está calibrada). Existem soluções com TDS predefinido para calibrar as canetas (por exemplo: https://www.ebay.com/itm/Solution-detalonnage-de-calibration-pour-Testeurs-TDS-90-ppm/163259376110?hash=item26030461ee:g:g2QAAOSwpp1cuJOI).

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado aos dois,

 

Fiquei um pouco assustado  pela diferença de valores, a caneta de tds apenas chegou esta semana.

há 2 horas, José Prada disse:

 

Ok, tens um aquário novo, tem uma colónia de bactérias no substrato, tem uma colónia de bactérias nas matérias filtrantes e ainda adicionaste mais bactérias. Bactérias não faltam nesse aquário! :my_tongue: Mas o aquário está vazio... não há produção de matéria orgânica para as bactérias processarem. Sendo seres vivos, sem alimento vão morrer. E quando resolveres colocar os camarões, não vai haver grande colónia de bactérias o que quer dizer que nessa altura é que vai iniciar o ciclo.

Por norma, esse procedimento faz-se, em situações de emergência, quando há necessidade de mudar animais directamente para um aquário novo. Substrato e matérias orgânicas usadas e adição de bactérias para acomodar todos os animais introduzidos. Em aquários novos, depois de um período para estabilização dos materiais novos, os vivos vão sendo introduzidos poucos indivíduos de cada vez para a colónia de bactérias se ajustar naturalmente. E é este procedimento que vais ter de fazer, independentemente de quantas bactérias adicionaste com o aquário vazio. Quanto muito, podes adicionar bactérias no momento em que colocares os camarões, mas acho que é só para gastar dinheiro. Fazer as coisas com calma é sempre o melhor método.

Boa sorte com isso.

Tive que acelerar um pouco o processo porque em princípio antes de receber os novos camarões o aquário vai ter que ser usado para receber alevins de corydora que eclodiram esta semana.

 

há 1 hora, brunofasoares disse:

Mas costumas usar essa água da torneira, com o tal valor de 038, directamente nos aquários?

Sim, costumo, porque até ontem não sabia qual o TDS que a água teria. Acha que não devo? Como são camarões e os aquários não são muito grandes posso começar a utilizar água engarrafada.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, José Prada disse:

Não querendo pôr em causa a fiabilidade da tua caneta TDS, o teste à água de osmose é um bom indicador claro, mas é só metade do teste. Para calibrar (ou verificar a calibragem) precisas também de testar com um valor alto 

Os meus neocaridina estão todos com águas acima dos 400 TDS... tenho lá outra caneta igual, ainda por estrear, por isso logo já vou testar a ver se os valores são iguais ou pelo menos parecidos.

 

há 20 minutos, Rui Freire disse:

Sim, costumo, porque até ontem não sabia qual o TDS que a água teria. Acha que não devo? Como são camarões e os aquários não são muito grandes posso começar a utilizar água engarrafada.

Só digo mesmo pela diferença de valores. Ao introduzir uma água de 038 numa coluna de água com 353, vai haver uma quebra repentina nos valores dessa mesma coluna de água. A dureza da água vai baixar bastante. Água engarrafada para neocaridinas??? Não vale a pena. É só gastar dinheiro. Se fosse para caridinas e não tivesses uma boa água, aí sim dizia para usares. A questão mais importante será mesmo subires um pouco os valores dessa água da torneira/reposição com algum sal de GH+ ou mesmo GH/KH+. Ao fim de umas semanas já te compensa o valor dos sais, pelo preço da água engarrafada.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais