inicio de ciclo e testes qualidade agua


Recommended Posts

 

Boas pessoal recorro mais uma vez ao pessoal com experiência ou que saiba ajudar, montei um Aqua que começou a ciclar agora há pouco tempo (26/7) e decidi fazer agora o primeiro teste aos parâmetros.

O aquário tem 33L , substrato jbl manado dark inerte , filtro 350l/h, termostato (desligado de momento porque aquece muito mesmo que meta a temp.minima 24ºc ), sem aquecedor está nos 28ºc mas voltei a ligar pois disseram me as bacterias beneficas "crescem" mais rapido,.

Irei de futuro por plantas ditas low tech (anubias nana petite e barteri, cryptocoryne wendtii e flamingo se arranjar , bacopa caroliniana e vallisneria, são as que estão na lista das procuradas sendo que algumas acho que sao dificeis de encontrar  😞 )


Como não tinha muito “tempo” (€€€€) para comprar as gotas entrei em pânico e cometi o erro de comprar as tiras da sera 6em1 (sei que as gotas sao muito mais eficazes em termos de resultado)para me ir safando até ter dinheiro para comprar uma coisinha melhor ou as gotas individuais ou o kit (dizem que o kit é melhor para inicio do que para um aqua ja estabelecido) 

Parâmetros actuais : ph 6.8 // kh 3 // gh 6 // no2 0 // no3 10 // cl2 0

Falta me o mais importante nh3 ... 😅🙄

1- alguém me consegue dizer se devo fazer tpa já ou é cedo? (supostamente nao se deve fazer tpa na ciclagem)

2-Tpa de % de quanto em quanto tempo durante/apos a ciclagem?

3-O kh parece me baixo ao que geralmente é recomendado... é muito relevante? 

4-Quando faço TPA normal (15-20%) ponho agua da torneira com acondicionador antes de meter no aqua?

e se for so para encher um bocado o aqua posso por agua destilada/osmose para nao sobrecarregar os minerais da agua?

5-Tenho bolhas no topo da águas podem indicar amonia?? o flow esta bom (na minha opiniao) ha circulaçao de água mas  enchi mais um bocado como tive problemas com temperatura a bomba de retorno acabou por ficar de baixo de água mas ha circulaçao .

Resumindo tpa? Sim ou não?  

A filtragem é feita por um pequeno sump interno que fiz e pus 500g de fluval biomax grandes porque nao sabia a quantidade de ceramicas face a litragem mas secalhar é muita ceramica para um aqua pequeno (queria por fotos e videos no diy para darem me opinioes e sugestoes mas tenho tido dificuldades nao consigo perceber como ir buscar as fotos ao pc/telemovel haha)

existe alguma formula litragem face as ceramicas ?? tipo 1L p/ 10 g ceramica(exemplo nao faço ideia se esta certo)? sei que depende muito do aquario em si da fauna e flora 


Sei que algumas dúvidas podem ser básicas mas há dúvidas que só aparecem no momento por mais que se leia ou veja cenas na net , obrigado a todos mais uma vez e desculpem pelo testamento! Bom hobby! 🐠
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem mal comprar os testes de fitas é importante sim saberes que os de liquido reagente(gotas) são bem melhores e mostra resultados muito mais confiáveis, por enquanto para te desenrascares vai usando, apenas uma questão dizes que entraste em pânico e por isso compraste esses testes, porquê o pânico? Não entendi, esta supostamente é a altura mais fácil, a única coisa difícil por essa altura é lidar com a ansiedade.

Comentando agora as tuas questões:

1- Não deves fazer TPA, porque o objetivo é mesmo que se forme amónia para alimentar as bactérias, que iram transformar amónia em nitritos e nitritos em nitratos, atenção que podes ir metendo comida de peixe para que apodreça no fundo do aquário para criar a tal amónia e fazer o ciclo mais rápido no entanto não se deve exagerar para não se ter excesso de amónia, podes começar a fazer TPA's quando vires que os nitratos já estão a subir bem mesmo que ainda hajam nitritos.

2- TPA's se fizeres o que referi anteriormente de começares a fazer TPA's assim que vires que os NITRATOS estão a subir muito, fazes o normal 5L semanal.

3- kH passo a batata quente a alguém mais entendido que eu

4- Sim acondicionador sempre antes de meter na água, podes também dado que são apenas 5 ou 6L encher um garrafão e deixá-lo em repouso para perder cloro etc é certo que o acondicionador também serve para isso mas não custa nada fazer as duas coisas, se não fizeres as duas coisas já sabes acondicionador sempre antes de meter no aquário.

5- O flow acredito que esteja bom aliás bom de mais xD Não sei se 33L é o que o aquário comporta ou o que o aquário tem realmente, porque se por acaso o aquário na verdade tiver só 27L(com decorações, substrato, termostato etc etc etc que consomem espaço a litragem diminui não sei se fizeste a conta a isso ou não) mas se andar pelos 27L o filtro faz 13 vezes a litragem, ou se fôr mesmo 33L faz perto de 11x a litragem do aquário parece-me caudal a mais.

 

Cerâmicas eu tenho a mesma quantidade de cerâmicas para 80L por isso de cerâmicas o seu aquário está bem servido sem dúvida, a minha questão é esse sump não está a roubar espaço ao aquário? os 33L é com Sump ou é o espaço disponível para os peixes? É melhor meteres umas fotos

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Brunomcc2000 disse:

Não tem mal comprar os testes de fitas é importante sim saberes que os de liquido reagente(gotas) são bem melhores e mostra resultados muito mais confiáveis, por enquanto para te desenrascares vai usando, apenas uma questão dizes que entraste em pânico e por isso compraste esses testes, porquê o pânico? Não entendi, esta supostamente é a altura mais fácil, a única coisa difícil por essa altura é lidar com a ansiedade.

Comentando agora as tuas questões:

1- Não deves fazer TPA, porque o objetivo é mesmo que se forme amónia para alimentar as bactérias, que iram transformar amónia em nitritos e nitritos em nitratos, atenção que podes ir metendo comida de peixe para que apodreça no fundo do aquário para criar a tal amónia e fazer o ciclo mais rápido no entanto não se deve exagerar para não se ter excesso de amónia, podes começar a fazer TPA's quando vires que os nitratos já estão a subir bem mesmo que ainda hajam nitritos.

2- TPA's se fizeres o que referi anteriormente de começares a fazer TPA's assim que vires que os NITRATOS estão a subir muito, fazes o normal 5L semanal.

3- kH passo a batata quente a alguém mais entendido que eu

4- Sim acondicionador sempre antes de meter na água, podes também dado que são apenas 5 ou 6L encher um garrafão e deixá-lo em repouso para perder cloro etc é certo que o acondicionador também serve para isso mas não custa nada fazer as duas coisas, se não fizeres as duas coisas já sabes acondicionador sempre antes de meter no aquário.

5- O flow acredito que esteja bom aliás bom de mais xD Não sei se 33L é o que o aquário comporta ou o que o aquário tem realmente, porque se por acaso o aquário na verdade tiver só 27L(com decorações, substrato, termostato etc etc etc que consomem espaço a litragem diminui não sei se fizeste a conta a isso ou não) mas se andar pelos 27L o filtro faz 13 vezes a litragem, ou se fôr mesmo 33L faz perto de 11x a litragem do aquário parece-me caudal a mais.

 

Cerâmicas eu tenho a mesma quantidade de cerâmicas para 80L por isso de cerâmicas o seu aquário está bem servido sem dúvida, a minha questão é esse sump não está a roubar espaço ao aquário? os 33L é com Sump ou é o espaço disponível para os peixes? É melhor meteres umas fotos

boas obrigado desde ja pela resposta, "panico" força de expressao(ansiedade de por peixes é que esta no nivel maximo) porque sabia de ante mao que as tiras nao era muito fiaveis mas como nao tinha dinheiro para o kit das gotas desenrrasquei me com as tiras sabendo que de futuro deveria fazer o upgrade, 33l volume geral sem hardscape com o sump mas sim litragem efectiva sera mais ou menos 25/27 l . fiz um sump interno pequeno (queria por fotos para voces verem o meu mini projecto que despertou o bichinho novamente da aquariofilia haha, mas mesmo ja tendo visto no topico ainda nao domino haha)

-uma questao eu nao tenho ainda comida para peixe, ja me disseram que posso cozer metade de um camarao e por no aqua para criar amonia, ja me falaram de uma gotas de amonia mas isso ja um bocado pro para mim haha posso por outra coisa sem ser camarao? 

-agua engarrafada ou destilada disseram me que nao tinha de por acondicionador porque nao tem metais pesados etc, é verdade? ou pelo sim pelo nao dar lhe sempre um cheirinho de acondicionador?

sim o flow faz circular muito mais do que o necessario e as medias filtrantes tambem penso que sejam mais que suficientes pois o peixe que la vou por inicialmente é um betta  pois como disse comecei agora novamente passados anos fora do hobby por infelicidade minha  e no dias que correm ja ha muitooooo mais informaçao do que quando comecei em puto (admito que matei alguns peixes na altura)

Editado por Tomás Coimbra
erro ortografico
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Criar um álbum com fotos/adicionar fotos a álbum já criado

Vá ao menu principal.
No canto superior direito vai encontrar o seguinte texto "+ Novo"
Clica em "+ Novo"
Em seguida irá abrir um dropdown você vai escolher "Imagem na galeria"
Clica em "Seleciona"(para ativar o dropdown)
Clica na opção "Galeria de membros"
Escolhe se quer publicar sem usar um albúm, se quer criar um álbum para guardar as suas fotos ou 3ª opção usar um álbum anteriormente criado(neste caso como ainda não criou nenhum não conseguirá publicar nada nesta opção)
Cria o álbum(penso que vai logo pedir para pôr as fotos que você quer mas vou prosseguir como se você criasse o álbum sem meter fotos para que saiba o que fazer quando quiser continuar a adicionar fotos)
Clica em "Use an existing album"
Escolhe o álbum
Clica em "Use Selected Album"
Clica em "Add Images"
Escolhe as fotos na localização do seu computador
Clica em "Submit all images"

Neste caso já adicionou as fotos para as colocar no tópico basta:

Colocar as fotos no tópico

No campo de preenchimento da mensagem do tópico tem um dropdown com o nome "Inserir Imagem a partir de URL(e outros)"
Clica no dropdown "Inserir Imagem a partir de URL(e outros)"
Clica em "Inserir anexo existente"
Escolhe as fotos que pretende publicar no tópico
Clica em "Insert Selected"

et voilà

 

Espero ter ajudado

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão da litragem útil é importante porque se o caudal fôr demasiado elevado pode causar stress ao animais.

há 53 minutos, Tomás Coimbra disse:

-uma questao eu nao tenho ainda comida para peixe, ja me disseram que posso cozer metade de um camarao e por no aqua para criar amonia, ja me falaram de uma gotas de amonia mas isso ja um bocado pro para mim haha posso por outra coisa sem ser camarao?

Em relação ao camarão ou gotas de amónia ou... ou nada experimente não pôr nada ele estabiliza na mesma é mais natural e meter gotas de amónia exige teste de amónia porque amónia a mais pode reiniciar o ciclo por tanto atenção a isso o melhor quando não se sabe é não inventar, isso eu garanto por experiência própria xD

há 54 minutos, Tomás Coimbra disse:

-agua engarrafada ou destilada disseram me que nao tinha de por acondicionador porque nao tem metais pesados etc, é verdade? ou pelo sim pelo nao dar lhe sempre um cheirinho de acondicionador?

Água engarrafada ou destilada... para mim era água da torneira mesmo, quando lhe falei em garrafão foi apenas pela capacidade porque um garrafão de 6L dá-lhe algo entre 20 a 30% da litragem do aquário por isso é perfeito.

há 56 minutos, Tomás Coimbra disse:

o peixe que la vou por inicialmente é um betta

Atenção que esta escolha não é a mais acertada, há que fazer uma pesquisa sobre os animais que vamos colocar no aquário porque é que digo isto... Bettas são peixes encontrados em arrozais, várzeas ou seja, zonas de água calmas, pouco movimentadas ou paradas mesmo, é um peixe calmo que nada devagar, meter um peixe destes num aquário como o seu pode ser fatal até mesmo porque dúvido que se consiga alimentar bem, descansar bem, etc etc etc vai andar sempre em esforço para se manter direito, Bettas são peixes resistentes mas atenção, os mais resistentes também morrem, eu penso que o melhor que você teria a fazer para aumentar o seu leque de hipóteses seria reduzir o cauda para cerca de 7x a litragem do aquário 8x não mais que isto, eu tenho 2 aquários um com 80L com um filtro de 700L/H(8,75x) e um com 50L com 350L/H(7x) por norma 5x a litragem do aquário é suficiente eu é que também gosto de meter a água a correr mais um bocado, é preciso ter-se em atenção que o que faz 8,75x o aquário tem 80cm de comprimento daí também querer mais potencia para a circulação chegar ao outro canto do aquário, no seu o aquário é pequeno não terá esse problema eu diria que 200L/H seria uma boa potência, pode parecer pouco mas como o aquário é pequeno faz toda a diferença.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, Brunomcc2000 disse:

Criar um álbum com fotos/adicionar fotos a álbum já criado

Vá ao menu principal.
No canto superior direito vai encontrar o seguinte texto "+ Novo"
Clica em "+ Novo"
Em seguida irá abrir um dropdown você vai escolher "Imagem na galeria"
Clica em "Seleciona"(para ativar o dropdown)
Clica na opção "Galeria de membros"
Escolhe se quer publicar sem usar um albúm, se quer criar um álbum para guardar as suas fotos ou 3ª opção usar um álbum anteriormente criado(neste caso como ainda não criou nenhum não conseguirá publicar nada nesta opção)
Cria o álbum(penso que vai logo pedir para pôr as fotos que você quer mas vou prosseguir como se você criasse o álbum sem meter fotos para que saiba o que fazer quando quiser continuar a adicionar fotos)
Clica em "Use an existing album"
Escolhe o álbum
Clica em "Use Selected Album"
Clica em "Add Images"
Escolhe as fotos na localização do seu computador
Clica em "Submit all images"

Neste caso já adicionou as fotos para as colocar no tópico basta:

Colocar as fotos no tópico

No campo de preenchimento da mensagem do tópico tem um dropdown com o nome "Inserir Imagem a partir de URL(e outros)"
Clica no dropdown "Inserir Imagem a partir de URL(e outros)"
Clica em "Inserir anexo existente"
Escolhe as fotos que pretende publicar no tópico
Clica em "Insert Selected"

et voilà

 

Espero ter ajudado

toda a informaçao ajuda amigo ! pois nao sei se é de estar no computador do trabalho porque quando vou por uma foto pede me apenas o URL (mas isso é um link penso eu) nao me abre a tipica pasta das fotos onde posso selecionar a foto ... tenho de tentar em casa queria mesmo vos mostrar o aqua para se perceber melhor a situaçao 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Você ainda não entendeu xD Você tem de criar um álbum aqui no fórum meter lá as fotos e só depois de fazer upload das fotos para o seu álbum aqui do fórum é que vai tentar inserir a foto no tópico percebeu agora?

  • Haha 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Brunomcc2000 disse:

A questão da litragem útil é importante porque se o caudal fôr demasiado elevado pode causar stress ao animais.

Em relação ao camarão ou gotas de amónia ou... ou nada experimente não pôr nada ele estabiliza na mesma é mais natural e meter gotas de amónia exige teste de amónia porque amónia a mais pode reiniciar o ciclo por tanto atenção a isso o melhor quando não se sabe é não inventar, isso eu garanto por experiência própria xD

Água engarrafada ou destilada... para mim era água da torneira mesmo, quando lhe falei em garrafão foi apenas pela capacidade porque um garrafão de 6L dá-lhe algo entre 20 a 30% da litragem do aquário por isso é perfeito.

Atenção que esta escolha não é a mais acertada, há que fazer uma pesquisa sobre os animais que vamos colocar no aquário porque é que digo isto... Bettas são peixes encontrados em arrozais, várzeas ou seja, zonas de água calmas, pouco movimentadas ou paradas mesmo, é um peixe calmo que nada devagar, meter um peixe destes num aquário como o seu pode ser fatal até mesmo porque dúvido que se consiga alimentar bem, descansar bem, etc etc etc vai andar sempre em esforço para se manter direito, Bettas são peixes resistentes mas atenção, os mais resistentes também morrem, eu penso que o melhor que você teria a fazer para aumentar o seu leque de hipóteses seria reduzir o cauda para cerca de 7x a litragem do aquário 8x não mais que isto, eu tenho 2 aquários um com 80L com um filtro de 700L/H(8,75x) e um com 50L com 350L/H(7x) por norma 5x a litragem do aquário é suficiente eu é que também gosto de meter a água a correr mais um bocado, é preciso ter-se em atenção que o que faz 8,75x o aquário tem 80cm de comprimento daí também querer mais potencia para a circulação chegar ao outro canto do aquário, no seu o aquário é pequeno não terá esse problema eu diria que 200L/H seria uma boa potência, pode parecer pouco mas como o aquário é pequeno faz toda a diferença.

eu sei eu sei, leio bastante sobre o assunto e por isso tenho uma esponja tipo pre filter dos canisters e reduz bastante o flow da agua mas bastante mesmo fica o flow mesmo minimo parece quase um gotejar , queria por fotos e video para verem do que falo porque como digo leio bastante sobre o hobby pois no passado ja fiz algumas asneiras  mas claro que nnguem nasce ensinado e poderia eventualmente nao fazer ideia , as  vezes vejo pessoal com aqueles aquas redondos com 2 e 3 gold fish e fico logo com pena deles e contra mim falo que quando iniciei no hobby tinha 2 num aquario super pequeno mas agora como ja ha tanta informaçao disponivel ja abri um bocado os horizontes  . se conseguir meter um video ou foto para percberem e darem as vossas opinioes . (pode me tratar por tu sr bruno sem stress XP)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Brunomcc2000 disse:

Você ainda não entendeu xD Você tem de criar um álbum aqui no fórum meter lá as fotos e só depois de fazer upload das fotos para o seu álbum aqui do fórum é que vai tentar inserir a foto no tópico percebeu agora?

ups vou tentar novamente mas esta dificil confesso 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Tomás Coimbra disse:

pode me tratar por tu sr bruno sem stress XP

"Pode me tratar por tu" e depois trata-me por Sr.Bruno Ahahahah aí que comédia ainda por cima sendo que sou um puto comparado com aqueles que são os membros ativos deste fórum(se não compararmos com os membros ativos sou um puto à mesma) xD

O vídeo pode sempre partilhar no Youtube e colar aqui o link, basta ter uma conta google, e se quiser até pode deixar o vídeo na opção "Não listado" e assim só quem tiver o link é que puderá ver o vídeo neste caso como vai partilhar aqui o link sabe que apenas nós iremos ver o vídeo(isto caso não queira ter os vídeos públicos, digo isto porque todos os meus vídeos estão não listados)

há 15 minutos, Tomás Coimbra disse:

e reduz bastante o flow da agua mas bastante mesmo fica o flow mesmo minimo parece quase um gotejar

Isto deixo para alguém mais entendido que eu comentar mas eu acho que se reduzir muito pode estar a deixar a bomba em esforço

há 15 minutos, Tomás Coimbra disse:

ups vou tentar novamente mas esta dificil confesso 

Tenta seguir primeiro os passos para Criar um álbum com fotos/adicionar fotos a álbum já criado que escrevi anteriormente sendo que vais criar um álbum já sabes que em vez de "Use an existing album" terás de escolher o "Create a new album"

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hahah eu tenho 24 dai tratar por sr bruno XDDDDD sim mas vou tentar no pc de casa porque o do trabalho pode ter restriçoes e dai o meu atrofio. obrigado pela ajuda bruno a serio! as vezes ate ficamos reticentes de perguntar coisas basicas mas as vezes sao as mais dificeis de entender por mais parvo que pareça haha mas agradeço mesmo a tua disponibilidade e rapida resposta tambem claro. espero conseguir meter aqui o meu projecto para ter um feedback ai do pessoal que ja domina a cena e verem a cenas dos flows , acho que a bomba nao esta em esforço porque aquilo e uma esponja do pre filter tipo as que fazem filtragem va , mas nunca se sabe vou investigar tambem  . obrigado mais uma vez!!! vou ficar a espera a ver se aparece mais alguem a dar umas dicas bacanas para ir tirando uns apontamentos ! bom hobby Brunomcc2000 e todos os do grupo tambem 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma dica….

Pelo que li ainda não tens plantas.  força nisso.

Estás a criar um biótopo e nada melhor para por isso a funcionar do que colocares plantas. Quantas mais melhor.

Ao criares um plantado estás a crias condições para sustentar a fauna em condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/07/2019 at 10:53, Tomás Coimbra disse:

anubias nana petite e barteri, cryptocoryne wendtii e flamingo se arranjar , bacopa caroliniana e vallisneria

as que gostaria de ter seria mais ou menos essas 

há 15 horas, Vasco Ferreira disse:

Pelo que li ainda não tens plantas

ainda nao! nunca tive plantados ainda tou me a informar bem sobre essa situaçao! sabes me dizer se essas plantas se arranja facilmente por ca? as anubias e a vallisneria acredito que sim as outras nao me lembro de ja aas ter visto cá...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda nao! nunca tive plantados ainda tou me a informar bem sobre essa situaçao! sabes me dizer se essas plantas se arranja facilmente por ca? as anubias e a vallisneria acredito que sim as outras nao me lembro de ja aas ter visto cá...
Arranjas facilmente qualquer planta pela internet.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Ricky Gomes disse:

Tens a ecoarium, a solaqua... ja mandei vir da ecoarium e foi 5 estrelas

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk
 

pois sao as que ja conhecia , ha uma muito fixe no porto se nao me engano a proaquarium tambem curti de ver as cenas deles , mas nao sabia que faziam envios. apesar de nao conhecer pessoalmente nenhuma delas , a soluçoes aquaticas parece me ser mais "especializada" mas a ecoarium tem aquas em exibiçao super plantados... a minha duvida é mais na cryptocoryne wendtii e flamingo nao me lembro de ja ter visto online ou em lojas

Editado por Tomás Coimbra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/08/2019 at 20:55, Alvaro Silva disse:

Boas Tomás Coimbra

Tens aqui plantas para veres como são e se são de baixa manutenção , https://tropica.com/da/planter/

Cumprimentos  

uso muito esse site como referencia mas obrigado pela dica !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/07/2019 at 10:53, Tomás Coimbra disse:

(anubias nana petite e barteri, cryptocoryne wendtii e flamingo se arranjar , bacopa caroliniana e vallisneria, são as que estão na lista das procuradas sendo que algumas acho que sao dificeis de encontrar  

queria algo que nao precisa-se muito de co2 nem de muita luz ou seja as mais low tech possiveis, possivelmente tambem irei colocar uma musgo java 

há 12 horas, Alvaro Silva disse:

Já deu para escolheres as plantas que mais gostas,ou ainda não esta nada decidido ?     

sim essa que referi eram as que gostava de ter para por no aqua mas acho que a unica que vou ter mais dificuldades sera na cryptocoryne flamingo, é uma planta meia vermelha mas low tech mas nao sei se existe por ca 

Editado por Tomás Coimbra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/07/2019 at 17:11, Tomás Coimbra disse:

hahah eu tenho 24 dai tratar por sr bruno XDDDDD

Eu tenho 19 por isso como podes ver não há aqui senhores para ninguém :my_wink:

 

há 1 hora, Tomás Coimbra disse:

cryptocoryne flamingo, é uma planta meia vermelha mas low tech mas nao sei se existe por ca 

https://www.aquasabi.com/Cryptocoryne-wendtii-Flamingo-Plant-It - Quando vi este link a planta não estava em Stock mas dá para mandar vir para Portugal, é questão de esperares que entre em stock ou tentares contacta-los porque por vezes até têm stock mas não atualizaram a informação do site, parece-me ser uma boa opção mesmo a nível de envio:

 Shipping

 1-3 business days

 € 4.90  - free on orders over € 50.-

 Saturday delivery

 Package tracking

 Pick up stations

 Winter-safe plant delivery

 Self-Pickup

 

Enviam por DHL a planta mais transporte deve ficar perto dos 15€, penso que um nadinha menos, e terás uma planta que gerará enorme interesse no OLX xD

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Brunomcc2000 disse:

Eu tenho 19 por isso como podes ver não há aqui senhores para ninguém :my_wink:

 

https://www.aquasabi.com/Cryptocoryne-wendtii-Flamingo-Plant-It - Quando vi este link a planta não estava em Stock mas dá para mandar vir para Portugal, é questão de esperares que entre em stock ou tentares contacta-los porque por vezes até têm stock mas não atualizaram a informação do site, parece-me ser uma boa opção mesmo a nível de envio:

 Shipping

 1-3 business days

 € 4.90  - free on orders over € 50.-

 Saturday delivery

 Package tracking

 Pick up stations

 Winter-safe plant delivery

 Self-Pickup

 

Enviam por DHL a planta mais transporte deve ficar perto dos 15€, penso que um nadinha menos, e terás uma planta que gerará enorme interesse no OLX xD

OBRIGADO PELA DICA! POIS A PLANTA E BUE LOUCA MAS ACHO QUE VAI SER DIFICIL SEM SER MANDAR VIR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.