Dúvida sobre a ciclagem


Recommended Posts

Olá meu nome é Tiago ja tenho um aquario já faz um ano nunca fiz a ciclagem (pois achei nao ser necessario porque não queria colocar plantas vivas no aqua), mas agora tenho a vontade de botar umas plantinhas aí.

Todos os meses tiro tudo do aquario e faço uma limpeza geral. Não sei se tenho de fazer a ciclagem ou nao, e se tiver que fazer a ciclagem se posso fazer com os meus peixes dentro ( Escalar  cauda de véu e espada)

Gostaria de uma resposta de aquaristas mais experientes, Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago Henriques

Bem vindo ao Fórum.

Tiago o ciclo do azoto tem que ser sempre feito sem peixes no aquário,com ou sem plantas,com o aquário todo montado,com filtro, termostato , luz,e o ciclo demora 30 dias.

Não deves tirar nada do aquário isso e um erro,porque sempre que tirares tudo perdes o ciclo,e tens que fazer outra vez o ciclo do azoto.

A ciclagem tem que ser feita sem peixes,mas uma vez que já os tens,terás que fazer TPA,s dia sim dia não pelo menos nas primeiras semanas.

Diz aqui que aquário e que tens medidas dele,que filtro tens tudo isso para ser mais facil ajudar-te.

Lei aqui como se faz o ciclo do azoto. 

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda e pela a matéria adicional, não li tudo ainda mas com certeza vai me ajudar. Obg.

Mas ainda contínuo com algumas duvidas,

Então se ja terminei de fazer a ciclagem (30 dias) e já se passaram um mês não posso desmontar o aqua e fazer a limpeza completa?

Sei que tenho que fazer trocas parciais de agua TPA mas só isso chega?

Tenho um filtro biológico, tenho que desmonta-lo e lavar tudo?

 

Desculpe o incômodo mas tenho muitas duvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não Tiago,depois de um aquário estar montado e feito o ciclo,não se pode desmanchar,só fazer TPA semanal de 20% ou 30%  também depende do tamanho do aquário.

Não tu não fizestes a ciclagem,uma vez que ao retirares toda a água e limpares o aquário perde-se o ciclo,perdes toas as bactérias que estavam no aquário.

Que e que tu chamas de um filtro biológico? explica lá isso, diz ai que filtro e que e.

O filtro se for externo só se lava quando começa a perder caudal,e tem que ser lavado com a água que tiras do aquário,a sim como a água que fazes as TPA,s tem que ficar a descansar de um dia para o outro para sair o cloro da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja, se já tens o aquário montado à um ano, quer dizer que, em princípio já não precises de fazer a ciclagem.

Aquilo que estás a fazer, desmontar tudo para limpar, é um erro! Nunca podes fazer isso, porque tal como o sr. Álvaro disse, estás a matar as bactérias boas do aquário!

O que deves fazer para limpar o aquário é uma TPA (troca parcial de água) todas as semanas, ou seja, tiras 30% da água do aquário e colocas água nova.

 

 

Esta água nova, se for da torneira, não pode ter cloro, porque matam as tais bactérias!

Ou deixas a água em garrafões abertos durante alguns dias ou colocas um produto próprio, que é o melhor.

Se o filtro for daqueles que estão dentro do aquário, talvez seja altura de trocar para um filtro de mochila ou, melhor ainda, um filtro externo, pois levam cerâmicas onde as bactérias boas para o aquário se alojam.

Em relação às plantas, vai depender da luz que tens.

Diz que filtro é luz tens, para podermos ajudar.

 

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago

Eu ontem acabei por não deixar aqui como deves fazer o ciclo do azoto,então tens aqui para veres e leres,se tiveres duvidas pergunta aqui que a malta ajuda.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/07/2019 at 08:07, Luis Rebelo disse:

Ou seja, se já tens o aquário montado à um ano, quer dizer que, em princípio já não precises de fazer a ciclagem.

Aquilo que estás a fazer, desmontar tudo para limpar, é um erro! Nunca podes fazer isso, porque tal como o sr. Álvaro disse, estás a matar as bactérias boas do aquário!

O que deves fazer para limpar o aquário é uma TPA (troca parcial de água) todas as semanas, ou seja, tiras 30% da água do aquário e colocas água nova.

 

 

 

Esta água nova, se for da torneira, não pode ter cloro, porque matam as tais bactérias!

Ou deixas a água em garrafões abertos durante alguns dias ou colocas um produto próprio, que é o melhor.

Se o filtro for daqueles que estão dentro do aquário, talvez seja altura de trocar para um filtro de mochila ou, melhor ainda, um filtro externo, pois levam cerâmicas onde as bactérias boas para o aquário se alojam.

Em relação às plantas, vai depender da luz que tens.

Diz que filtro é luz tens, para podermos ajudar.

 

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado por TiagØHenriques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu filtro fica dentro do aqua, mas diferente do filtro mecanico que apenas junta a sujidade em um so lugar, o meu tem bolas de cerâmica dentro. Infelizmente a lampada submersivel que tenho parou de funcionar faz uns dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu filtro fica dentro do aqua, mas diferente do filtro mecanico que apenas junta a sujidade em um so lugar, o meu tem bolas de cerâmica dentro. Infelizmente a lampada submersivel que tenho parou de funcionar faz uns dias.

E quantos litros tem o aquário? Podes colocar umas fotos?

 

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais