Sump vs Fluval FX


Recommended Posts

Boa tarde.

 

Tenho um aquário de 300 litros de água (deixo uma foto dele) mas vou comprar um maior.

 

Medidas do novo aquário: 1.60x0.50x0.60 metros.

 

Os peixes vão continuar a ser os goldfish. São peixes que gosto muito apesar de sujarem imenso a água.

 

A minha duvida está no sistema de filtragem a escolher. Neste de 300 litros tenho 2 Fuval 406 a funcionar mas para o novo não vai ser suficiente.

 

A primeira vista acho que uma sump talvez fosse o mais indicado. No entanto o novo aquário será instalado na parede falsa atras da cama e tenho ouvido comentários que as sumps por vezes são ruidosas.

 

Quanto a um filtro externo talvez opta-se ou por 2 Fluval FX4 ou 1 Fluval FX6 + 1 Fluval 406.

No entanto a experiência que tenho (pelo menos com o Fluval 406) é que cada vez que o limpo é um filme para libertar o ar do interior e a junta da cabeça em ambos se abanar para tirar o ar verte logo água.

 

Em resumo, preferia uma sump (sendo que ia converter o meu aquário de 300 litros numa). No entanto como nunca tive nenhuma não sei quais as vantagens e desvantagens em relação aos filtros externos. Qual recomendam?

 

Cumprimentos a todos.

 

6bf4c641f750852da98e354e129332d9.jpg

 

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno Carneir

Eu nunca tive sump mas sei que sim fazem um pouco de barulho,já tive ao pé de aquários com sump e faz de facto barulho,enquanto os filtros esses não se houve barulho nenhum,eu não sei mas talvez um bom filtro te fique melhor nesse teu novo aquário.

Desculpa de não ser-te grande ajuda,mas foi só uma opinião.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Obrigado pelo contributo Alvaro Silva.

Apesar de nunca ter tido sump parece-me ser em quase tudo melhor que um filtro externo (mais acessível de limpeza, espaço para mais cerâmicas...). Mas a questão do barulho deixa-me muito com o pé atrás uma vez que é para ficar no quarto.

Vou ver se aparece alguém experiente em sumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Lembre-me que a sump vai ficar dentro do móvel,podes forrar o móvel por dentro com material ante acústico,primeiro com esferovite e depois em cima isto,images.jpg que e com que forram os estúdios,a sim talvez consigas não  ouvir tanto barulho.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vantagens da sump, mais água, tens um método muito eficiente de tirar todo o equipamento de dentro do aquario, mais água e mais água...

O principal benefício é mesmo ser mais agua, também leva muito mãos material filtrante.

Desvantagem, costumam realmente fazer algum barulho. Mas embora não seja a minha especialidade sei que há maneiras de dar a volta a isso. Sugiro que vejas os vídeos mais antigos do King of DIY no YouTube, nos tempos em Que ele ainda não era King mas ainda fazia DIY ele montou várias sumps de todas as formas e feitios e lembro que em vários vídeos ele usou um método para evitar os barulhos da água a correr.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais