Betta doente


AlexiaRosa

Recommended Posts

Olá, caros amigos, como estão?

Recentemente (02/07/19) adquiri um peixe betta, mas ele está doente e temo não conseguir salvá-lo por falta de informações. Acontece que já perdi outro peixe betta do dia pra noite pela doença do veludo (a qual eu nem fazia ideia que existia), então eu me tornei um pouco "hipocondríaca" com peixes rs. 

O fato é que observei o novo peixe atentamente a procura de algum problema e felizmente descobri a tempo que ele também está com a doença do veludo (notei que ele está com pontos dourados pelo corpo, os quais aumentaram com o tempo). Comprei a medicacão necessária (Labcon íctio e Labcon Aqualife) e comecei a usar no dia 05/07, se me lembro bem). Estou seguindo à risca todas as instruções, fazendo as TPAs, usando apenas o anti-cloro, etc. A doença está aparentemente controlada, não aumentou mas também não diminuiu até a data de hoje.

Mas mesmo assim o peixe tem decaído cada dia mais. Há quatro dias eu notei uma piora. Ele não come e mal se mexe no aquário. Não reage a toques no vidro. Notei que ele está com um volume estranho perto da cauda e os olhos parecem fundos. Ele não costuma subir muito para respirar e parece que demora para "acordar" (quando acendo a luz ele leva um tempo para começar a se mexer (até ontem, hoje ele não se mexeu T^T).

Meus amigos, eu não faço ideia do que seja isso. Visto que já estou usando medicamento para a doença do veludo, isso pode ser consequencia de alguma outra doença além dessa? Ou será uma reação à alguma condição inadequada do aquario?

Segue uma foto tirada hoje (23/07/19)

[gallery640x480]
[photo=Screenshot_2019-07-23-09-29-07-1][/photo]
[/gallery] 

(Eu não sei adicionar foto aqui, acho que não deu certo).

 

Algum amigo aquarista pode me ajudar?? Apesar da pesquisa, ainda não sei o que ele tem... 

O meu aquario é um aquário globo que enchi até perto de 2L (pensando que isso facilitaria que ele subisse para respirar), com cascalho e plantas de plástico. Não tem termostato nem nada do tipo. Sei que o aquario não é o ideal, mas, infelizmente, o comprei antes de fazer pesquisas, e no momento não tenho dinheiro para investir em outro, mas certamente o farei assim que tiver condições (estou trabalhando para isso).

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Editado por AlexiaRosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto o problema pode vir de loja ou então pode estar a aparecer por causa da sua falta de experiência por norma o Ictio surge com mudanças bruscas de temperatura da água, disse-lhe para devolver o peixe no outro tópico pois desconhecia por completo o estado do peixe, pelo que acabou dizer e com a falta de conhecimento e capacidade de investir(€€€) esse peixe irá morrer também e não lhe aconselho a devolver à loja porque provavelmente não vão aceitar um peixe doente ou então não vão reparar e vai matar os outros peixes pois o Ictio é uma doença contagiosa.

 

O melhor conselho que lhe posso dar é desista de comprar peixes enquanto não tiver condições para eles, aproveite para estudar de tudo um pouco sobre aquários, e depois quando tiver condições monte um aquário, compre peixes e usufrua deste hobby.

Sem peixes até é mais fácil porque pode ir montando o aquário com calma sem pressões, pode comprar o aquário num mês, o filtro noutro e acaba por gastar mais devagar.

Editado por Brunomcc2000
  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço muito as respostas, Bruno, são de grandissíssima valia para mim. Vou usar a dica do garrafão (do outro tópico) e fazer o máximo para salvá-lo....😖 Comprar as coisas por ordem de prioridade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais