[AJUDA URGENTE] Betta não come há 2 dias


Recommended Posts

Olá,

Ontem meu betta amanheceu no fundo do aquário extremamente ofegante e com um aparente descamado logo abaixo das guelras. 
Uma semana atrás acrescentei 2 colheres de sal grosso (não sei sei isso tem a ver, mas...), por isso realizei uma TPA hoje de manhã. Outra probabilidade que pensei seria excesso de amônia, porque depois que tirei a planta do aquário esqueci de colocar o carvão ativado. Então realizei testes de amônia e nitrito e ambos deram zerados.
Outra coisa que pensei foi o cloro, mas sempre utilizo anti-cloro instantâneo. Só se ele perdeu o efeito por algum motivo.

Outra informação: de vez em quando ele sobe até a superfície para respirar e volta para o canto e não come desde ontem.

Informações do aquário:
Aquário tem 15 litros; fauna somente ele; sem flora (existia uma anubia até 2 meses atrás, mas a luminária deu problema e ela morreu); um tronco que está no aquário desde sempre; ph está em 7.0; temperatura 25º regulado por termostato; filtro hang on AquaOne 100 de filtragem de 180L/h.

Não sei mais o que fazer, pessoal, por favor me ajudem!!! Obrigado desde já!

Abaixo fotos e vídeos de como ele está:
7LW2ki8.jpg0Aui7aw.jpg

 

https://youtu.be/tF9Fmt6HfJU

https://youtu.be/cN-NGuxUDnc

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está montado há quanto tempo?

O filtro tem cerâmicas?

Disse que fez uma TPA quanta água mudou?

Quando tira plantas não precisa de pôr carvão o carvão apenas serve para eliminar químicos como medicamentos por exemplo, mas não vai eliminar a amónia.

Tem retirado a comida que ele não come do aquário?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 colheres de sal grosso depende do tamanho da colher mas parece-me muito sal para pouca água.

Eu diria que o mais provável será mesmo o peixe não aguentar principalmente pela condição em que já se encontra mas seria pertinente perceber o que realmente falhou.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele está montado há 3 anos, mas mudei de cidade há pouco menos de 1 mês (então tive de transporta-lo).

Sim, tem cerâmicas Siporax Mini como a abaixo:

eAnLDVO.jpg

Fiz TPA de pouco menos da metade.

Não coloco comida em excesso, dou uma bolinha de cada vez, ele nunca deixa sobrar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E fez o ciclo depois da mudança de cidade? Como fez o transporte das cerâmicas?

De certeza que a amónia e nitritos estão a zero?

Faça uma TPA de 50% hoje(ATENÇÃO à temperatura da água que vai repor), 2 dias sem comer não é muito tente continuar depois a fazer TPA's de 2 a 3L todos os dias até notar melhoras quando ele melhorar faz dia sim dia não e aos poucos volta a 1 TPA por semana, se diz que ele ainda vem à superfície pode ser que se aguente, não exagere de anti-cloro nem de sal, exageros só pioram a situação, normalmente o sal não é colocado directamente no aquário, costuma-se sim fazer banhos de sal que são feitos em recipientes à parte não mexendo assim na água do aquário.

A comida que ele não tem comido nestes 2 últimos dias foi retirada do aquário?

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na verdade não fiz o ciclo depois de mudar de cidade 😣

Vou realizar outros testes de amônia e nitrito, porém estavam zerados no último. Retirei sim a comida que ele não comeu.

Coloco o sal dessa vez novamente? De qualquer forma, qual é o jeito correto de se adicionar no aquário?

Vou fazer conforme você disse sobre as TPA. Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é provável que as bactérias das cerâmicas tenham morrido e isso causou um pico de amónia é altamente tóxica para o peixe e é por isso que lhe digo para fazer TPA's para reduzir ao máximo o sal que adicionou e também a amónia, as TPA's diárias vão servir para ir eliminando a amónia diariamente até o aquário ciclar novamente, é importante que perceba que são as bactérias das cerâmicas que consomem a amónia e não o carvão ativado, as bactérias transformam amónia em nitrito, nitrito em nitrato e o nitrato será consumido pelas plantas ou retirado nas TPA's.

Quando diz que a amónia e nitritos estavam zerados por acaso a última vez que fez os testes não foi antes de mudar de cidade?

Não meta sal se o problema fôr a amónia, que eu acredito que seja, o sal não faz nada, o sal serve para combater algumas doenças, mas neste caso ele não deve estar doente mas sim a sofrer de intoxicação por amónia em excesso(isto é aquilo que eu desconfio que seja)

Você não precisa de adicionar sal no aquário, o sal serve para combater algumas doenças mas é preciso saber-se o que se está a fazer, o sal não pode ter iodo, já li que se deve adicionar 1 colher para cada 40L já li que se deve adicionar apenas 1 colher para cada 100L, você adicionou 2 colheres em 15L é demasiado e como tal necessita dessa TPA de 50% já hoje para reduzir a quantidade de sal que pode também ser o motivo do peixe estar como está.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, fiz ontem o teste. Fiz outro teste de amônia e nitrito agora e ambos deram zero novamente. Mais cedo fiz a TPA de 50% conforme você falou, repondo a água na mesma temperatura e ph e usei anticloro no balde conforme as especificações do fabricante. Não adicionei sal.

Ele permanece deitado no fundo do aquário e ofegante, mas está subindo mais vezes até a superfície. 😁 Vou observando ele e amanhã faço a TPA de 2 a 3L novamente.

Obrigado, Bruno!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Bruno. Obrigado por toda a ajuda, mas ele não resistiu 😞

Acredito que o Jack (meu betta) viveu bem seus 4 anos comigo, mas o último mês foi bem estressante pra ele. Agora sei de todos os erros que cometi que podem ter resultado no que aconteceu. Não vou comete-los novamente.

Mais uma vez, muito obrigado pela sua atenção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O importante agora é aprender com os erros e procurar fazer melhor para uma próxima.

Por norma quando temos problemas no aquário a melhor solução será fazer uma TPA e não adicionar mais coisas à água porque podemos estar a adicionar ainda mais problemas no seu caso foi o sal, retenha isso(em caso de dúvida do que fazer no fórum terá sempre alguém disposto a ajudá-lo)

Boa sorte para a próxima.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Bruno. Obrigado por toda a ajuda, mas ele não resistiu 
Acredito que o Jack (meu betta) viveu bem seus 4 anos comigo, mas o último mês foi bem estressante pra ele. Agora sei de todos os erros que cometi que podem ter resultado no que aconteceu. Não vou comete-los novamente.
Mais uma vez, muito obrigado pela sua atenção!
4 anos? Esse betta morreu devido a idade avançada. A maioria dos bettas não passa dos três anos.

Se você tinha o betta num tipo de água, depois muda de casa para outro tipo de água completamente diferente daquela que ele vivia, ainda por cima água nova, quando o peixa já estava habituado a viver em água velha, adicionando o facto que não fez o ciclo, o pobre já não era novo e não resistiu a tanta mudança.

Mas vou ser sincero consigo com essa idade provavelmente acontecia na mesma. O meu quando morreu ao fim de 3 anos e meio começou a não comer, a ficar no fundo. As cores não eram as mesmas, notava-se que já não era aquele peixe jovem e vibrante de energia, se o seu peixe viveu 4 anos, parabéns ele viveu acima da média.

Podem viver entre 3 a 5 anos, mas a maioria não vai mais que os 3.

Prestar atenção aos conselhos do ciclo e do sal para não cometer erros de futuro. Mas não se culpe, pois por melhor que se cuide do peixe a idade não perdoa.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, 4 anos. Realmente, não havia pensado sobre a idade dele. Fico menos triste, pensando em como ele viveu bem e num aquário relativamente grande para ele sozinho. 

Depois de ter lido o que você escreveu achei esse artigo que bate a maioria das coisas:

http://www.peixebetta.net/qual-tempo-de-vida-peixe-beta.php

Mas claro, a causa não foi a idade, ela o deixou menos resistente e os meus descuidos o fez adoecer.

Obrigado à vocês por terem me aberto os olhos aos meus erros e me feito perceber que ele também teve uma vida boa.😌

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.