Que iluminaria escolher?


taiko

Recommended Posts

Olá.

O que pretendo é mesmo o que diz no título, ajuda para escolher uma iluminaria. A que tenho, feita com led's do ebay vindos da China acaba por valer o que vale. Cheguei hoje a casa e, apesar de ainda darem luz, estão já a dar uma luz muito avermelhada (tenho luz branca, azul e vermelha). E visto que já estão a dar o berro (são já as 3as se não me engano), estou a ver que tenho que investir um pouco mais e arranjar um solução um pouco mais permanente.

Ora, andei a ver noutros tópicos e vi, por exemplo, a referirem a twinstar 900EA e a twinstar 900SA. No entanto, apesar de à primeira visto me parecerem muito boas iluminarias, são um pouco caras. 200 e muitos a 300 e muitos euros é um pouco puxado...

Assim sendo, que outras opções tenho eu em termos de iluminarias? Queria uma com um boas relação qualidade/preço.
Estou a perguntar pois nunca comprei nenhuma e nem sei bem por onde começar a procurar...

Agradeço qualquer ajuda que me possam dar. 🙂

EDIT: Esqueci-me de dizer as dimensões do aquário. É um aquário de 200L com 100 x 40 x 50 (comprimento x largura x profundidade).

Andando a ler mais um pouco, vejo que falam em Chihiros. Mas vejo que há pessoal contente e pessoal não tão contente. Que dizem?

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

De facto as Twinstar são de boa qualidade e o que tem qualidade paga-se. Essa é a verdade nua e crua, mas claro que existem alternativas mais baratas no entanto têm as suas limitações. 

Dado as dimensões do teu aquário terias de optar sempre por um modelo que dê para ajustar ou suspender, pois que tenha conhecimento, as calhas standard são de 30, 45, 60, 90cm ou 1.20m.

No caso das chihiros, só uma de 90cm pode ser pouco por causa de serem bastantes finas e não conseguirem chegar a todo o aquário na sua largura. Claro que tudo isto vai depender de que tipo de aquário tens montado e qual a exigência das plantas que tens dentro do aquário.

Vou dar um exemplo prático: 

No meu aquário de 120*50*50 tenho duas linhas de calhas FTB 90+30 para que possa garantir luz em todo o aquário sem restrições.IMG_6614.png

 

Abraço

  • Gosto 2

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso tenho um 120x40x50 e até tenho um 100x40x50, mas esse está parado.

A twinstar e garantia de sucesso, mas como disse o Ismael qualidade tem preço.
A chihiros é uma marca que conheço, até recentemente tinha cá duas, são calhas que sem rivalizar com as twinstar em qualidade e performance. Tem um bom equilibrio entre qualidade preço, ou seja são relativamente baratas mas tem uma performance superior ao que seria de esperar de calhas desse preço.

Para esse aquario o ideal seria uma twinstar série S pois essas calhas já te dão cobertura ao aquário todo.
Mas na chihiros embora as calhas sejam finas, tem a opção pelas calhas plus, e essas já te dão a cobertura que procuras.

Podes é chegar a conclusão que o preço já não é tão apetecível, não tenho ideia quanto custam as versões plus nestes dias mas basicamente a calha vem com duas barras leds, em vez de uma e assim já te de a cobertura que desejas.


Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...