Possiveis carencias e algumas algas


Ricky Gomes

Recommended Posts

Boas pessoal. No que toca a plantas e ha sua nutrição eu ainda estou verdinho. Mesmo com muita pesquisa feita (ha 1 mes que ando a pesquisar) eu nao consigo entender bem e espero que me possam ajudar no que puderem.

É o seguinte: tenho um aquario de 105 litros em que retirando o areao e substrato fertil plantas e contando que nao esta cheio ate transbordar ele leva cerca de 80 a 85l

Tenho uma calha de 18w de luz branca e azuis. Tenho outra igual que so ligo durante 1h em conjunto com a outra. No total a iluminacao esta nas 8h Diarias

Co2 é daqueles que tem a lata e uma peca de plastico dentro do aquario em que apertamos na lata e aquilo enche de co2 e vai sendo consumido diluindo na agua do aquario

Filtro externo de 1200 litros hora 

Termostato de 100w

Temperatura nos 26 graus

Fertilizo com o p1 e p2 da ocean free. Sigo o que recomendam para um aquario muito plantado, de 3 em 3 dias alternando o p1 e o p2. Sao 8 gotas que recomenda para o meu caso. E fertilizo com ferro 1 A 2 x por semana.

As plantas que tenho sao:

2 pes de valisneria gigante, uns 40 pes de egeria densa, uns 12 pes de ludgiwia arcuata, 4 pes de ludgiwia repens rubi, 3 cryptocoryne wendti brown, 3 cryptocoryne pygmaea, 4 blyxa japonica, 2 althernanthera cardinalis e 2 althernanthera reinecki e ainda uma lobelia cardinalis e hygrophila rosae australis e ainda sagittaria subulata.

Acontece que algumas folhas estao amarelas, outras transparentes outras a ficarem onduladas, outras com buracos, outras parecem que foram ruidas e outras em bom estado de saude.

As algas que tenho sao umas pretas nas bordas das plantas parece tipo tufos. 

Ph 7 - teste jbl gotas

Cl 0 - fitas

Amonia 0 - teste sera gotas

Nitritos 0 - fitas

Nitratos 25 mas a cor quase que chega ao 50 - fitas

Gh 14 - jbl gotas

Kh 5 - jbl gotas

 

As tpas soa feitas semanalmente cerca de 25 a 30 litros 

Editado por Ricky Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente. Continuo com o problema em questão. Tenho feito tpas algumad 3 ou 4 por semana 1 tpa 30l e as outras 2 de 10l. Separadas a cada 2 dias. 

Os nitratos continuam nesses valores de cima. 

O que me aconselham fazer? Maiores tpas? Mais tpas? Algum produto para remover as algas? 

Porquê que as plantas nao absorvem os nitratos? Estará algum nutriente em falta ou em excesso e que lhes bloqueia o consumo de nitratos? 

Como disse eu nao entendo bem do assunto, daí so estar a fazer mais tpas de momento. 

Amanhã vou fazer uma tpa de 10l. Vou fazer o teste antes e outro depois aos valores de nitratos e postarei aqui novamente.

Editado por Ricky Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quanto tempo tens o aquário montado? Qual é o substrato usado? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca usei nenhum produto da ocean free por isso não sei qual é a durabilidade do substrato. O que acontece aos solos é que ao fim de 6 meses a um ano deixam de ser férteis e as plantas que absorvem nutrientes maioritariamente pelas raízes ressentem-se. Também pode ser por falta de potássio que limita a absorção dos restantes nutrientes incluindo os nitratos. Não sei se a tua iluminação é suficiente quer em quantidade quer em qualidade... E esse sistema de CO2 é fraquinho! 

Tens o gh uma beca alta 😀 será do areão ou da água da torneira? Testa a água da torneira para comprar sff

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou fazer isso. Testar a agua da torneira simplesmente. E até penso que seja daí mesmo. As fitas acusam gh alto. Mas como ja tenho as gotas e sao mais fiaveis vpu experimentar testar. Agora so amanhã que posso fazer isso, neste momento estou no trabalho ate ha 00h.

Em relação ao substrato faz sentido isso que dizes, perdeu a 'validade'. Existe alguma maneira para contornar isso sem ter que colocar novo substrato fertil? 

Outra, ja vi que possivelmente tenho falta de potassio, daí nao consumirem os nitratos. Porque a agua da torneira de casa se nao me engano nao tem nitratos mas vpu tbm testar com as gotas da jbl.

Obrigado 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora acabei agora de testar a agua da torneira.

Valores:

Ph 8 gotas jbl
Kh 5 gotas jbl
Gh 11 gotas jbl

Cl 0 a 0.8 fitas sera
No2 0 fitas sera
No3 10 a 25 fitas sera

Ja agora o gh uma beca alto como dizes isso é mau para alguma coisa? Podes me explicar? Se for mau como posso baixar?

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/07/2019 at 21:07, Ricky Gomes disse:

Em relação ao substrato faz sentido isso que dizes, perdeu a 'validade'. Existe alguma maneira para contornar isso sem ter que colocar novo substrato fertil? 

Se o substrato fértil perdeu o efeito podes comprar fertilizantes em pastilhas(que se enterram no substrato) ou liquido para fertilizar na coluna de água.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Bruno. Quando falas em fertilizante em pastilhas que nutrientes tem? É os mesmos que os liquidos? Tipo ferro potassio magnesio etc? Ou tem outros diferentes para as raízes? Se sim tbm existe em liquidos para alimentar as raizes? Pode parecer perguntas estupidas mas tenho mesmo duvidas nesta area 

porque em liquido tenho um com micronutrientes e tenho outro so de ferro. 

agora para alimentar as raizes que fertilizantes liquidos recomendas? Ou que pastilhas recomendas?

Editado por Ricky Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa eu de fertilizantes sou um 0 à esquerda conheço a existência destes 2 tipos de fertilizante mas não te posso dizer mais que isto.

Eu por acaso tenho florenette em casa posso ler o que é que diz na embalagem mas responder ao resto prefiro não o fazer a enganar-te

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No mercado há varias marcas que tem pastilhas para enterrar no substrato e que permitem às plantas retirar os nutrientes pelas raízes. Atenção que não podem estar em contacto directo com a água ou vais ter um boom de algas. É a melhor opção para plantas que tem um sistema radicular muito forte como por exemplo echinodorus, cryptocorines e  a maior parte senão todas  as plantas de caule. Por isso é importante um bom substrato que contém todos os macronutrientes e micronutrientes para no início permitir um grande crescimento e adaptação das plantas ao estado imerso. As plantas aquáticas também retiram os minerais pelas folhas e daí o uso de fertilizantes líquidos em complemento. 

Eu sempre usei apenas os fertilizantes líquidos juntamente com bons substratos mas agora tenho testado estas pastilhas embora sem tempo suficiente para ter uma opinião avalizada:

http://www.aquario.co.kr/neoTab/neoPlantsTab.php

Já no que toca aos fertilizantes líquidos já usei de tudo 😀 e todos servem, apenas há que saber o que estamos a dar e em que quantidade! Para quem está a começar eu recomendo usar os frascos da Tropica, Seachem, Ada, Aquaforest, Aqua Rebell, Dennerlle, JBL... Estes são aqueles que me lembro de cor, devo provavelmente estar a esquecer alguma marca, são tantas 😀

Bem, se depois deste testamento ainda estiveres a ler isto gabo-te a paciência 😁

Resumindo: um bom substrato de base argilosa com minerais (macros e micros) qb, complementar com adição de fertilização líquida e quando as plantas começarem a perder a força no crescimento reforçar o solo com as pastilhas. Logicamente que sem uma boa iluminação para que as plantas façam a fotossíntese e o fornecimento de carbono não vale de nada estarmos a gastar dinheiro em tudo o que escrevi em cima!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Toze. Sim li o testamento todo. Mas não levo isso como testamento mas sim como ensinamento. :)
Então para o meu caso, uma vez que o substrato já não está a dar conta do recado por possivelmente já ter perdido ou ter sido consumido os micros e macros pelas raizes das plantas, devo então fertilizar com essas pastilhas ne? E continuar a dar como suplemento os fertilizantes liquidos como por exemplo um que contenha micros outro macros e depois as embalagens em separado por exemplo ferro potassio etc para acrescentar quando vemos carencias pelas folhas. Correcto? E claro, ter co2 e uma boa luz.

No entanto a minha luz sao 2 calhas cada uma em led e cada uma de 18w. Uma delas so tem led branco e a outra tem brancos e azuis ou so azuis. Devo ligar as duas em simultaneo por 8h diarias? Chega ou é muito? As plantas que tenho descrevias em cima.

Em relação ao co2 como disse tenho aquele sistema fraquinho, futuramente irei para uma coisa melhor, entretanto este vai ter que servir xD futuramente isto é daqui a 1 mes ou 2 no maximo e irei investir num co2 porreiro, ate la uso este e dedico por agora às pastilhas para colocar debaixo do substrato e aos fertilizantes.

Agora sou eu que gabo a paciencia a quem ler isto tudo eheh

Nao me disseste se o gh era prejudicial de alguma forma por estar a 15 no aquario, pela agua da rede ja sai a 11. Nao sei se isso é relevante para as plantas.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, boas, obrigado e agradeço a tua sinceridade. O florenette sao as pastilhas para o substrato? As de me dizer sim como funciona e o que faz. Ja vi um.kit ha venda com o florenette e o florena. Mas estava a pensar em ir para as marcas.mais conceituadas tipo seachem. Mas qualquer das maneiras diz me e ja agora tens te dado bem com esse produto da sera? Cumpre o que promete?

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens flourish tabs da Seachem e tens Neo Plants st long da Aquario Europe, as da Sera estão ultrapassadas, considero que estas são melhores em qualidade. É também não são a um preço proibitivo.

 

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

 

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ricky Gomes disse:

Nao me disseste se o gh era prejudicial de alguma forma por estar a 15 no aquario, pela agua da rede ja sai a 11. Nao sei se isso é relevante para as plantas.

O gH mede a concentração de cálcio e magnésio. As plantas não gostam muito de águas mais duras e pode ser algo a impedir o seu crescimento. Já agora nunca falaste da fauna que também tem um papel importante num aquário.

Para baixar o gh só descobrindo o factor que está a aumentar as durezas. Eu aposto em areões alcalinos ou em pedras, nas fotos não dá para perceber o que aí tens. Podes sempre adicionar água destilada ou de osmose Inversa mas se o que causa o aumento  se mantiver só vais estar a desestabilizar os parâmetros com custos para a fauna e a flora. Se não tens tido baixas na fauna porque alterar isso? A não ser que queiras ter alguma criação, aí sim tens que ter isso em atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao gh a 11 da torneira e a 15 no aquario, as plantas teem crescido bem. O que acontece é algumas estarem com as folhas tipo roidas e outras amarelas outras amarelas quase transparentes.
As algas ja nao tenho quase nada mesmo

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

Como alguém me explicou há algum tempo, BBAs ( o que tens nas plantas ) é resultado de má qualidade da agua, isto é, podes ter mts dejectos e plantas mortas, os quais tens de limpar sempre nas TPAs, ou então tens de limpar o filtro externo ( atenção para nao matares as bactérias nas cerâmicas, usa sempre agua do aquario para isso, e da torneira para lavar as esponjas ), se as esponjas estiverem muito sujas, troca. Atenção que a limpeza do filtro depende de aquario para aquario, eu no meu caso, limpo o filtro aprox. a cada 2/3 meses, e quando limpo troco sempre as esponjas.

Eu, com este conselho limpei o meu aquario de BBAs. Claro que vai demorar, as que lá estão , não desaparecem a não ser com excel por cima ( no caso das rochas/troncos e fora de água com um borrifador ), e nas plantas, só podadas.

Mas com isto, de certeza que vai melhorar, se é que não resolve.

Editado por vic_nunes
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um aquário densamente plantado torna difícil aspirar o fundo. Ainda por cima quando montei (não sabia) não fiz o desnível de trás para a frente.
Acho que vou remover todas as que tem bba...

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais