O meu primeiro aquário


RicardoG86

Recommended Posts

Update, anubias colocadas. 

h0hyU0G.jpg

Para retirei uma das plantas artificiais e coloquei as anubias. Vinham 2 grandes num vaso (as que estão à direita e à esquerda) e uma muito pequena quase sem raizes que coloquei ao meio, está última vamos ver se se safa. 

Atei as mesmas a pedras que tinha no aquário com um elástico de pesca. 

Se a coisa correr bem daqui por uns tempos coloco mais algumas para retirar o resto das artificiais 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update. Quase 100% natural. 

Acrescentei dois pequenos galhos onde prendi as novas plantas miryiphillum aquaticum que tambem adquiri e removi todas as de plástico. 

Tb coloquei um pequeno tapete de pedras vulcânicas 

9lTSEsu.jpg

BTesclq.jpg

Editado por RicardoG86
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas flutuantes... fazem maravilhas a manter a água do aquário mais limpa, porque absorvem nutrientes da água com as raízes e CO2 directamente do ar, o que faz com que, por norma, cresçam e se multipliquem bastante rápido. 

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Wi1vnkN.jpgBoas pessoal. O aquário continua saudável e os peixes também se têm mantido. Entretanto tenho duas ninhadas de guppys que nasceram a cerca de 4 meses sobraram uns 10 q estão em crescimento. O que me preocupa atualmente é uma praga de caracóis que não sei como me ver livre dela. Quase todas as semanas tenho andado a tirá-los a mão.... Ainda a semana passada tirei uns 15. Ontem fui ver já apareceram mais uns 30 😭😭

 

como me vejo livre disto? Li algures q os botias palhaço comem nos. O que aconselham? Devo meter botias no aquário? Atualmente tenho 7 neons, 1 corydora, 1 guppy adulta e cerca de 10 guppys juniors 😁

 

k0hEdMp.jpg

Editado por RicardoG86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para controlar os caracóis não é preciso meter mais nada, aliás é preciso é meter menos, controla melhor a alimentação, se estás a ter uma praga é porque está a sobrar muita ração.

 

Edit: lembra-te que os caracóis estão aí para te ajudar, estão a comer os excessos antes que se decomponham e gerem amonía.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RicardoG86

Isto e uma citação: Originário da Tailândia, Malásia e Java, trata-se de um peixe pacífico, que costuma atingir por volta de 15 centímetros em aquários, e 30 na natureza, por isso, o aquário para o bótia-palhaço deve ter no mínimo 200 litros, além disso, plantas e troncos criando refúgios serão muito apreciados, um pH entre 5,0 e 7,5 e a temperatura entre 24 e 30°C.[1] :

Com isto deves perceber porque não deves colocar uma  (Botia macracanthus ou Botia macracantha) Bótia Palhaço.

 

Saudações  

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal. Então o que recomendam, reduzir a ração e ir limpando o excesso de caracóis? 

 

O botia yoyo pelo q li atinge também até 12cm portanto tb não será boa opção a menos q pretenda ir para um aquário maior nos próximos meses. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Botia Yoyo é um peixe de cardume pelo que meter apenas um também não estaria correto.

A minha dica é caracóis não são pragas.. são indicadores, se estiver tudo controlado a população mantém-se controlada se houver excesso de alimento a população vai crescer bastante, mas como te disse antes eles só te ajudam pelo que deves deixar a coisa andar eles vão desaparecer sozinhos, eu há 2 meses tive 1 praga de Physas e Malasyan Trumpet, apenas reduzi a alimentação de forma a evitar excessos e já tenho as populações controladas há um bom tempo, vale lembrar que nunca tirei um caracol sequer.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebi. Então vou ter mais atenção e reduzir a ração. 

De qualquer forma estou a equacionar os botia yoyo, qual o número minimo aconselhado? Poderia colocar 2 no aquário para já aguentaria e com o crescimento daqui por uns meses pondero passar para um aquário maior....nao ta fora de hipótese 😂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

As Botias são peixes de cardume,portanto aconselho-te a tirares essa ideia da cabeça,já te foi dito como deves fazer para que os caracóis não se reproduzem tanto.

Em qualquer aquário os caracóis são muito úteis,uma vez que eles comem algas,e os restos de comer,e ate vê lá tu,se por acaso morre um peixe num local do aquário em que tu não o consegues ver,eles comem o peixe,e a sim deixa de haver o perigo pela morte de criar-te um pico de Amônia,além de comerem plantas que ficam a apodrecer no fundo,sem fazerem mal ás plantas fiçosas.

Saudações   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo o importante para os peixes não é o tamanho do peixe comparado ao tamanho do aquário, cada peixe tem a sua necessidade por exemplo eu já tive um trio de guppy's em 20L e eles estavam bem, mas também já tive um casal de Kribensis em 80L e notavasse que os 80L eram curtos para eles e estamos a falar de peixes do mesmo tamanho, no caso das botias yoyo o que te posso dizer é que são peixes de cardume por isso no mínimo 5/6 já em relação ao aquário no mínimo uma base de 100x40, há que entender que há várias coisas que afetam a necessidade de espaço e consequentemente litragem para cada espécie por exemplo um peixe territorial precisa de espaço, um peixe ativo precisa de espaço, um peixe que polua muito a água precisa de mais litragem etc etc se tiveres um Betta e um Ramirezi por exemplo o Betta até é maior e no entanto pode viver em aquários mais pequenos que os Ramirezis entendes? O tamanho do peixe não tem nada a ver com o tamanho do aquário há muitas outras variáveis e para um mínimo de 5/6 botias devemos ter uma base de 100x40cm.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas.

Obrigado a todos pela ajuda. 

Conforme sugerido reduzi a ração dos peixes é após mais uma limpeza do excesso de caracóis à coisa de 15 dias a população está mínima. Andam alguns ali pelo aquário mas nada a ver com a praga que tinha. 👍

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.