O meu primeiro aquário


RicardoG86

Recommended Posts

Boa noite. 

Iniciei me neste hobby a 2 dias após já ter lido um pouco sobre o mesmo. 

Adquiri um aquário de 50cm, cerca de 40L da Aquatlantis. 

O mesmo já trazia uma bomba interna de 175l/h (acho que é assim) 

A parte disto comprei um termostato de 100w, uma pequena bomba de ar e uma luz de led de 20cm.

Enchi o aquário com água de nascente natural recolhida por mim a cerca de 2 semanas juntei 20cl de líquido de bactérias de iniciação comprei na loja. 

Medi o ph e o mesmo está a cerca de 6.5 a 6.8. O cloro não acusa no teste. (estou a usar um kit de teste da piscina cá de casa. 

A temperatura da água fixei em cerca de 26graus. 

Junto com o aquário arrisquei e trouxe uns peixinhos e ao 2o dia fui buscar mais alguns. 

Ao 2o dia a água ficou ligeiramente turva. 

Vou tentar colocar fotos de seguida 😁

IMG_20190715_235407.jpg

IMG_20190715_235625.jpg

Editado por RicardoG86
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leste um pouco sobre o assunto onde? 

Se foi por aqui, acho que todos dizem que a coisa mais importante é o ciclo de azoto que deves fazer antes de colocar peixes... 😒

Dá uma voltinhas os guias que por aqui estão... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

Bem vindo ao Fórum.

Quero-te dizer que começastes mal,isto porque não sabias, primeiro quando colocastes a água no aquário com tudo a trabalhar devias deixar o aquário fazer o ciclo do azoto,ora o ciclo demora 30 dias.

Agora o mal já esta feito o que deves fazer e levares os peixes há loja onde os compraste,porque se a sim não for o mais certo e morrerem,para já deves fazer uma TPA caso não saibas o que quer dizer e ( TPA, TROCA PARCIAL DE ÁGUA ) uns 20% dia sim dia não isto se não conseguires entregar os peixes na loja,se o lojista ficar com os peixes ótimo,então não precisas de fazer as TPA,s,não sei se me fiz entender.

Agora vai aqui como fazeres o ciclo do azoto para leres e ficares a saber como e.

Outra coisa a bomba de ar não faz falta,a não ser que gostes de ver as bolhas a subir no aquário,o que deves começar a pensar em comprares e um filtro externo e ficas com mais espaço dentro do aquário,podes optar por um filtro de cascata que fica por fora do aquário.

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. 

Obrigado desde já pela ajuda. 

De facto tenho a noção que não fiz as coisas como devia. Eu tenho acesso a água de nascente e o senhor disse que com essa não teria problema e que podia por os peixes. 

Sendo que já tão a 2 dias e ainda não morreram. Já estou a ler sobre o ciclo do azoto. Sendo assim o que posso fazer não tirando os peixes é fazer TPA de 2 em 2 dias com água de nascente ou água canalizada? Os níveis de amónia não tenho como medir. 

O líquido suplemento de bactérias que me venderam necessito de colocar mais? Só coloquei no primeiro dia. 

Em relação ao filtro este será insuficiente para os 40L e 10 peixes? Qual a potência recomendável para o filtro então? Um de cascata obriga me a retirar completamente a tampa. Ou esta não deve estar fechada? Normalmente tenho a tampa colocada mas aberta como na primeira foto. 

A bomba de ar comprei mesmo só por uma questão de estética. 

Editado por RicardoG86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom  sendo a sim,se vai ficar com os peixes,e sendo a água de uma nascente não tem cloro,o que pode ter e Nitritos ou Nitratos, mas então faça só uma tpa semanal com a água da nascente,se começar a ver qualquer coisa estranha no nadar dos peixes ou a ofegar,então faça logo uma TPA com a tal água se cloro,agora devia ir há loja ver se essa água vem boa,se não tem algum produtos químicos ou outros.

Esta atento aos peixes.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como assim,  pedir para analisar a água que estou a usar, é isso? 

Os valores não sei, mas sei que esta nascente onde recolho a água é analisada e pode ser bebida inclusivamente. 

Sendo assim recomendam fazer apenas TPA ao final de uma semana? Ou faço de 2 em 2 dias? 

Em relação ao filtro poderei manter este? A litragem é adequeada? 

 

Obrigado pela ajuda. 

Cumprimentos 

Editado por RicardoG86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim e isso,pode ter químicos que a nos humanos não façam logo mal,mas podem fazer aos peixes.

Tu falas em bomba que o aquário já trazia,deves estar a falar de filtro,pois em geral nos kites os filtros são muito fraquinhos por isso mesmo e que eu disse-te para veres como reagem os peixes para se a coisa escambar fazeres dia sim dia não uma tpa.

Outra coisa podias colocares plantas verdadeiras que ajuda e muito o micro sistema que e o aquário,e tiravas essas de plástico que não são nada naturais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

👍

Obrigado pela ajuda. 

Em relação às plantas ainda tenho que ler aqui no fórum sobre o assunto. A base do aquário é de areia que vinha no kit e que fervi, não sei se serve para plantas naturais? Nem vi à venda nas lojas onde passei, se havia não reparei. 

Vou tentar ver tb que hipóteses de filtros terei para melhorar a filtragem e que não seja barulhento para este aquário alguma coisa que recomendem? Qual a referencia/capacidade recomendada? 

 

Obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião acho que é um pouco o resumo do que já aqui foi dito: plantas naturais e troca de água com frequência até fazer 30 dias.

Esse filtro para já até dá, desde que vás fazendo depois trocas de água com alguma frequência.

Esse líquido da bactérias nunca usei, acho que é dispensável. O que nesta fase deveria ser indispensável é um kit para medir os parâmetros da água, para poder proceder consoante a situação. Depois até podes chegar às conclusão se esse filtro serve ou não consoante os parâmetros que consegues no fim de terminares o primeiro ciclo de azoto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro terá de ser para trocar como já lhe disseram se fizer TPA's dia sim dia não, não haverá grande problemas mas isso a médio/longo prazo vai se tornar cansativo, eu aconselhava-lhe um filtro estilo Hang On, e dentro do filtro cerâmicas(próprios para filtragem biologica do aquário) e perlon (para reter sujidade).

Não exagere na comida.

Quanto às plantas você tem plantas que não podem ser enterradas e como tal não têm exigência de substrato como anúbias, fetos, e bucephalandras, pode também colocar plantas de superficie.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. De 300l/h encontrei aqui numa superfície da zona um submersível Marina JF50. O fluxo de água é de longe superior ao filtro anterior.

Fiz um TPA de cerca de 20% e coloquei o filtro novo. Daqui por 2 dias faço nova TPA. 

Os peixes para já continuam cá todos e pelo menos parecem estar saudáveis. 

Reduzi também na comida. Vou tentar dar o mínimo possível. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

O teres o aquário com tampa não quer dizer que não possas colocares um filtro de cascata,terás isso sim de estudares bem como e onde o queres colocar e depois cortares a zona da tampa um pouco mais larga para colocares o filtro,para cortares a tampa podes usar uma faca velha aqueceres ate ficar em brasa e a sim poderes cortar.

Os filtros de cascata não são barulhentos isto se a queda da água estiver perto do espelho de água.

Sobre o filtro tens vários e de marcas boas com representação em Portugal para peças,e só dares uma pesquisa na net e vais ver o que mais te dá jeito em €uros,mas para poderes ter uma ideia de compra,e comprares um filtro que te faça pelo menos 6 ou 7 vezes o teu caudal do aquário,e que tenha espaço para meteres uma boa quantidade de cerâmicas.

Esse filtro e na mesma interno além de ocupar espaço continua a ser fraco.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estava a responder-te quando tu dissestes que já tinhas comprado esse filtro,como ainda escrevi em cima continuas mal servido isto na minha opinião,um filtro interno além de ocupar espaço dento do aquário,e muito chato para limpar,sempre que fores tirar o filtro para fora do aquário escorre sempre lixo para dentro da água,na minha opinião deitastes mais uma vez dinheiro ao lixo, e ficastes mal servido.

Isto e a minha muito sincera  opinião,val o que val.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Eu estava a responder-te quando tu dissestes que já tinhas comprado esse filtro,como ainda escrevi em cima continuas mal servido isto na minha opinião,um filtro interno além de ocupar espaço dento do aquário,e muito chato para limpar,sempre que fores tirar o filtro para fora do aquário escorre sempre lixo para dentro da água,na minha opinião deitastes mais uma vez dinheiro ao lixo, e ficastes mal servido.

Isto e a minha muito sincera  opinião,val o que val.

Cumprimentos  

A minha ideia foi tentar melhorar a questão do filtro o mais rápido possível, o facto de ocupar espaço dentro do aquário não me preocupa para já. 

Agora a ideia será fazer TPA de 2 em 2 dias nas próximas 2 semanas a ver se o aquário estabiliza. Em relação ao filtro lavo a esponja é o carvão na água dos TPA? 4 em 4 dias? 

Quando a coisa estiver estabilizada e com t€mpo compro então um filtro externo. Se me puderem referir um ou dois modelos/marcas adequados para este projeto agradecia. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de responder há tua questão quero-te dizer para tirares o carvão activado,o carvão só se coloca num filtro quando depois de fazer um tratamento com remédios no aquário,então quando se termina o tratamento ai sim coloca-se o carvão mas no máximo um mês,depois vai para o lixo,não tem recuperação.

Tens este externo que e um bom filtro para o teu aquário,http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=1361&controller=product 

Depois tens o tal de casca ou mochila e a mesma coisa tens este EHEIM liberty 200, https://www.areanimal.com/pt/filtros-de-mochila/35-eheim-liberty.html

No entanto podes sempre fazer uma pesquisa encontras muitos outros.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então retiro a slot do carvão do filtro e deixo ficar apenas o filtro tipo esponja. 

E que remédio é esse que se coloca? Estamos a falar do liquido de bactérias? Se sim faço 3 dias de líquido e depois ponho o carvão? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não laves o filtro no primeiro mês a menos que aconteça algum acidente.
Esse filtro só tem esponja?
Não uses carvão, isso só serve para remover químicos da água. Usa-se para remover medicamentos e coisas do género. Se ao retirar o carvão ficas com algum espaço livre aproveita para ocupar com pedras de cerâmica próprias para filtros. Vais melhorar muito a performance do filtro. Vais ter muito mais área para alojar as bactérias benéficas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto o MrOverclock já te respondeu há tua questão.

Como já foi dito no lugar do carvão colocas cerâmicas que podem ser destas images.jpg ou podem ser destas aqui images.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo você está a baralhar muita coisa nota-se claramente que está a ser bombardeado com informação e como tal toda esta ajuda deverá ser acompanhada de um estudo da sua parte não só para perceber o que são as coisas o que faz o filtro o que se mete no filtro o que acontece no filtro você precisa de ter uma noção disso ainda que no início seja um pouco básica você precisa de saber o básico

Como disse não está preocupado com a questão do filtro, mas deveria de estar.. esses filtros não tem espaço para nada... Essa "esponja" isso não trata da água isso simplesmente segura ola sujidade para facilitar a limpeza de detritos quando se limpar o filtro.

O carvão elimina por exemplo medicamentos para combater doenças dos peixes, esse líquido que você fala não é um medicamento são bactérias benéficas que precisam de cerâmicas no filtro para se instalarem.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, sim de facto é muita coisa para assimilar. Tenho estado a tentar ler um pouco de tudo sobre o assunto mas há ainda muito a aprender. 

Já percebi que o filtro apenas com a esponja pouco faz, no entanto pelo que percebi será mais benéfico retirar já o carvão e deixar apenas a esponja até amanhã que será quando terei cerâmicas para adicionar e continuar a adicionar o liquido de bactérias nos próximos dias. 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi. Obrigado. 

Amanhã já vou comprar cerâmicas para colocar. Só não consegui perceber se no vídeo mantiveram a esponja que vinha de origem ou se substituíram a mesma por algo que filtre melhor a sujidade? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.