• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
Brunomcc2000

Fertilizações em aquário Low-Tech

Recommended Posts

Bom dia a todos,

Recentemente tenho tido alguns problemas com algas no meu aquário Low-tech: 

Deixo apenas uma breve introdução àquilo que é o aquário, o aquário tem cerca de 80L(úteis), é um aquário de camarões tem neste momento 4 Fire Red e 1 Caridina Japônica, o aquário está montado à bastante tempo mas por erro meu o ciclo reiniciou, tendo perdido 11 neocaridinas, neste momento o aquário está a ganhar algumas algas castanhas(deduzo que sejam diatomáceas típicas de um aquário que está a ciclar) e algas filamentosas verdes que já tem à cerca de 2 meses, ou seja, estas algas já eram um problema antes mesmo do ciclo "reiniciar".

A flora do aquário são fetos de java, anúbias nana, musgo de Java, Foxtail e Heterandera Zosterifolia, recentemente tenho tentado combater as algas filamentosas verdes que pelo que tenho lido podem estar relacionadas com níveis elevados de ferro que (caso seja esse o problema) deverá voltar aos níveis "normais" ao fim das trocas de 5L diárias(que tenho feito no aquário de forma a voltar a estabilizá-lo por causa do problema no ciclo), e/ou falta de fosfatos que deverei pelo que tenho lido deverei então fertilizar assim que acabar com estas trocas diárias, repondo assim os níveis corretos de nutrientes no aquário.

Pelo que tenho lido num aquário Low-Tech recomenda-se fazer-se fertilização de potássio, ferro e micros.

O meu enorme problema é que sou um grande iniciante no que toca a fertilizações... e como tal pensar em como controlar isso parece-me um bicho de 7 cabeças... o meu objetivo será fertilizar o menos possível, apenas quero garantir que as plantas tenham um crescimento normal e que não surjam algas(é óbvio que as algas estão sempre lá mas quero aprender a conseguir controlá-las), o meu objetivo será olhar para um alga e perceber que tipo de carência é que provoca o aparecimento da alga em questão, podendo assim ir equilibrando o aquário a olhar para ele e vendo aquilo que ele me diz através das algas, através das plantas etc mas talvez para já seja melhor começar pelas algas.

O que acham que devo fazer neste momento para repôr os níveis corretos de nutrientes no aquário?

(Os testes mais recentes à água resultaram nos seguintes valores, nitritos 0mg/l, nitratos 10mg/l, pH 6,5, o aquário não tem injeção de CO2 embora possa fazê-lo se for necessário a iluminação é uma calha Led 8W, 752 Lúmens, 16 Leds Brancos 7K, 3 Leds azuis, 5 Leds vermelhos)