Peixes para Comunitário Agua Tropical Doce


Sousa10

Recommended Posts

Tetras, Ottocinclus, ancistrus, guppys, platys, barbos, corydoras, existem várias combinações que podem ser feitas em aquários comunitários.

Na minha opinião deve tentar ao máximo colocar peixes da mesma localização geográfica, como por exemplo tetras e ottocinclus ou tetras e corydoras.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a apontar para um aquário de 54 L. É suficiente? Quantos peixes pode suportar este aquário? Gosto bastante de corydoras. Apenas os tetras  podem partilhar aquário com elas?

 

Cumprimentos,

Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, pode misturar com guppys, platys, ottocinclus, ancistrus, danios, rasboras entre outros, vale apenas lembrar que tetras representam uma grande família de peixes.

Quanto à quantidade de peixes 4 corydoras e um cardume de 10 néons por exemplo penso que seja uma boa quantidade de peixes, quanto às corydoras preferem um aquário grande em comprimento do que em altura e como tal para manter uma quantidade de 4 ou 5 corydoras deve ter corydoras panda, hastatus ou pygmaeus, todas as outras na minha opinião rápidamente se tornaram grandes de mais para o aquário.

 

Quanto a guppys ou platys não aconselho manter casais porque vão reproduzir rapidamente sobrelotar o aquário, sobrelotação trás sempre problemas, como por exemplo amónia, mortes e algas.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo isto não será possível manter sem um filtro e um termostato, o filtro para esse aquário ou Hang On ou externo, filtros internos na minha opinião só servem para bombear água de TPA's, não esquecer de fazer o ciclo do azoto também é bastante importante.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partindo do pressuposto que você mora em Vila franca de xira, Oceanland em Povos deverá ser a melhor loja e mais próxima tem também um excelente logista que poderá pedir opinião, é confiável e não o irá influenciar a comprar algo apenas para vender ou incentivar-lhe a comprar peixes que não irão viver dentro do seu aquário(falo por experiência própria).

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto tempo devo aguardar para o ciclo do azoto? Pode explicar melhor o filtro externo? No meu aquário de agua fria tenho um filtro interno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais aconselho-lhe bastante estudo, ou seja, procurar primeiro o que é um filtro externo/interno/Hang On porque são questôes bastante amplas, um filtro afeta química, afeta algas, afeta circulação, afeta espaço, há bastantes coisas relacionadas com os filtros que fazem com que os melhores sejam o externo ou Hang On, no entanto, posso lhe dar umas luzes.

Filtros internos - Têm pouco espaço para filtração biológica e como tal rapidamente se torna curto para o aquário, ocupa espaço dentro do aquário e dificulta imenso as limpezas e precisam de ser limpos semanalmente.

Filtros Hang On - Têm mais espaço para filtragem biológica do que os filtros internos, ocupam pouquíssimo espaço dentro do aquário(apenas o tubo de inflow) e facilitam muito mais as limpezas em comparação com os internos e podem devem ser limpos de 15 em 15 dias.

Filtros Externos - São os melhores, são os que têm mais espaço para filtração biológica, ocupam também pouquíssimo espaço dentro do aquário(apenas tubos de inflow e outflow), fácil manutenção/limpeza e devem ser limpos de 30 em 30 dias.

 

Para um aquário de 54L que deverá ficar com cerca de 45L no fim de montado e cheio um Fluval 106 que faz 550L/H deverá ser uma boa opção(este é apenas um exemplo)

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao aquário de 54L, eu comprei recentemente um aquário de 62L no chinês em frente ao Intermarché do Carregado a 35€, o aquário vem apenas com os vidros(sem tampa) e tem 2 cantos redondos e 2 cantos normais(perpendiculares) até agora não tenho nada de mal a dizer do aquário não tem fugas de água e não ganhou barriga, é uma opção a considerar e sempre conseguia mais um litrinhos tudo depende do €€€ que está a pensar gastar.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, Sousa10 disse:

Quanto tempo devo aguardar para o ciclo do azoto? Pode explicar melhor o filtro externo? No meu aquário de agua fria tenho um filtro interno.

Ciclo de azoto depende. Geralmente 30 a 40 dias. Se tiver paciencia e nao quiser gastar em testes espera entao 40 dias, se quiseres e se puderes compra testes é mais aconselhado e seguro. O aquario vai passar por ter amonia nh3/nh4 e depois ao fim de uns 10 dias passa por nitritos no2 e depois outros 10 dias por nitratos no3. 

Como disse se preferires e se puderes joga pelo seguro e compra testes ph, nh3/nh4, no2 e no3. Metes o areao metes a decoracao agua ligas o filtro de preferencia hang on com ceramicas la dentro, termostato de 50w, ligas tudo e metes agua. Dia sim dia nao vai pondo comida mas pouquinha para se detriorar e comecar a haver amonia (nh3/nh4), depois o aquario vai ganhando bacterias e eliminar essa amonia e passa para nitritos e sempre assim ate chegaraos nitratos. Quando tiver tudo a 0, o ciclo ta completo.

Os peixes qur podes ter é conforme o valor do ph que vais ter no teu aquario. Lebrando que os tetras geralmente preferem ph ligeiramente acido aí por volta dos 6.7... 6.8... enquanto guppys platis preferem neutro ou ligeiramente alcalina 7.. 7.2.

Primeiro cumpre o ciclo e segue os testes depois do ciclo feito ve bem o teu ph para saberes que peixes podes por.

50l da para qualquer coisinha. Se queres corydoras elas sao de cardume e portanto 5 ou 6 para se sentirem bem. R para o teu aquario pode ser muito porque ainda vais juntar outros peixes. 

Eu iria para ancistus uns 2 ou 3 e depois uns guppys machos e platys machos ou mesmo uns barbos ou rasboras. Tens uma aplicacao para telemovel que é o apeixonado, la podes ver a ficha tecnica de cada peixe e ate podes gostar de maos algum que nao tenha na loja da tua regiao e mandares vir da net em algum site tipo o solaqua ou ecoarium ou outros. 

Vai dando noticias e tira as duvidas ja todas abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos esclarecimentos.

Estou a apontar para um orçamento entre 100/120 euros. Com este valor da para montar um aquário decente para os peixes estarem bem? O ciclo do azoto tenciono esperar os 40 dias pois no meu anterior aquário não o fiz e um dos peixes morreu. Neste momento tenho 4 num aquário de 17 L. 

Cumprimentos,

Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Sousa10 disse:

Obrigado pelos esclarecimentos.

Estou a apontar para um orçamento entre 100/120 euros. Com este valor da para montar um aquário decente para os peixes estarem bem? O ciclo do azoto tenciono esperar os 40 dias pois no meu anterior aquário não o fiz e um dos peixes morreu. Neste momento tenho 4 num aquário de 17 L. 

Cumprimentos,

Sousa

Morreu 1 e os outros sofreram durante o processo inicial do ciclo. 

Faz tpas semanais de 20% para manteres os niveis sempre baixos ou a zeros e isso ajuda sempre a renovar a agua. Usa anti cloro sempre. Se trocas 20 litros metes a dose para esses 20 litros.

Que peixes tens nesse de 17l?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tipicamente faço tpas de 15 em 15 dias  e uso sempre um produto para tratar a agua nova que coloco. 

A nivel de peixes tenho um Cometa, shubunkin, Red Cap e um kinguio que veio preto e agora está a mudar para laranja :).

Cumps,

Sousa

Editado por Sousa10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é aconselhável manter nem sequer 1 peixe desses nessa litragem quanto mais todos juntos, no entanto já se sabe que os Kinguios(todos eles são Kinguios) são sempre os sacrificados, são sempre os peixes comprados para matar em pequenas litragens, esses e os Bettas, criou-se o mito de que sobrevivem em aquários pequenos então o pessoal que não tem conhecimento compras-os para os matar(sem sequer se aperceberem que estão a matar lentamente os peixes).

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

100L para 1 Kinguio +40L por cada Kinguio que se adicionar ao aquário, como tal deveria aumentar para 260L, por norma esse tipo de peixes tal como as carpas são visto em lagos e não é à toa que isso acontece é por precisarem de grandes aquários, são peixes que sujam muito a água por isso precisam de muita litragem e muito matéria biologica

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se esqueça é que um aquário de 260L exige um mega filtro(€€€) e um mega termostato e uma mega iluminação, e bastante substrato quanto às decorações aquário de Kinguios simples são por norma bastante bonitos, tem aqui um exemplo do que é um bom aquário de Kinguios:

 

É bom lembrar que embora pareça muito peixe para pouco aquário, neste vídeo o aquário tem cerca de 1400L, com cerca de 25 Kinguios, respeita aquela "regra" que lhe disse dos 100L para um e mais 40 por cada Kinguio adicionado, para 25 peixes pedesse 1100L e como tal 1400L satisfazem bem as necessidades dos Kinguios.

 

Se a estes valores somar-mos a sump(filtro do aquário em questão) o aquário tem 1665L

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, e não é o único, e por isso quem não tem possibilidades deve optar por comprar peixes que sabe que conseguirá dar uma boa qualidade de vida, provavelmente a escolha mais responsável da sua parte seria vender/dar a uma loja de animais ou particular e partir para o de 54L com peixes pequenos como néons por exemplo ou então dar um upgrade no aquário que tem para conseguir garantir que os peixes que tem neste momento terão qualidade de vida, porque viver e sobreviver são coisas bastante distintas, eu sobreviveria dentro de uma sala de 1 metro por um 1 metro, no entanto, vivo numa casa bem maior que isso.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.