Aquário com tampa ou sem...


Recommended Posts

E oficial segunda feira tenho o meu aquario 80*40*40 com o filtro fluval 207 a minha dúvida e a seguinte com tampa ou sem tampa? A minha dúvida e se sem tampa o aquário respira melhor ou não ? Desde já o meu muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gazolina

Ter aquário com tampa ou sem tampa e tudo uma questão de gosto,há que goste com tampa porque tem gatos em casa e não querem ver o gato a meter lá as patas,alem que a escolha de outros seija a evaporação da água com a tampa ser menor,depois há a maioria do pessoal que gosta dos aquários sem tampa por ser esteticamente mais bonito.

Agora sobre o que tu dizes se respira melhor,foi aquilo que já disse da evaporação,esta claro que sem tampa o aquário respira melhor (Evaporação )

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas gazolina

Ter aquário com tampa ou sem tampa e tudo uma questão de gosto,há que goste com tampa porque tem gatos em casa e não querem ver o gato a meter lá as patas,alem que a escolha de outros seija a evaporação da água com a tampa ser menor,depois há a maioria do pessoal que gosta dos aquários sem tampa por ser esteticamente mais bonito.

Agora sobre o que tu dizes se respira melhor,foi aquilo que já disse da evaporação,esta claro que sem tampa o aquário respira melhor (Evaporação )

Cumprimentos   

Você usa com ou sem? Tou a pensar por só pra evitar os peixes saltarem mas uma tampa  acrílico e fura lá toda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Na minha opinião, esteticamente torna-se menos impactante um aquário sem tampa e acabamos por dar foco ao que realmente se passa dentro dos 5 vidros.

Em complemento do que já foi dito pelo Álvaro, um aquário sem tampa não se trata apenas de gosto pessoal, muitos utilizam aquários sem tampa para que estes possam fazer trocas gasosas sem restrições e até mesmo pela questão da penetração de luz na coluna de água (no caso dos plantados). Portanto são várias as vantagens de um aquário sem tampa,   esteticamente mais bonito, proporciona uma melhor troca de gases e não tem restrições à entrada de luz.

Outro aspeto a ter em conta é o facto de saber que equipamentos se vão montar no aquário e se a tampa vai ser limitativa na disposição dos mesmos, como por exemplo a disposição das tubagens de um filtro externo ou até mesmo a restrição de poder colocar uma calha de iluminação.

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Também tenho esta dúvida. Pessoalmente prefiro sem tampa, mais bonito.
A minha única questão é a evaporação excessiva para as paredes interiores, será que não vai provocar estragos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas andiesel

Eu penso que a evaporação de um aquário de água quente numa sala não vai fazer estragos alguns,já relativamente aos salgados ai a história e outra,ou sal penso que pode fazer estragos tanto no móvel como nas paredes mais próximas,eu ate posso estar a dizer alguma barbaridade,mas e o que penso,haja alguém dos salgados que diga de sua justiça,portanto se queres ter um aquário sem tampas e se não tens gatos em casa,acho que sim deves ter sem tampas muito mais bonito e estético.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portanto a água que desaparece do aquário não terá consequências nas paredes, tipo aquelas humidades/pretos nas paredes que se notam em algumas casas?
Se assim é será mesmo um sem tampa, pois acho muito mais bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Eventualmente com o tempo poderás vir a ter algumas marcas da humidade nas paredes e teto junto ao aquário mas nada que não se limpe. Se a casa for húmida pior se for uma casa quente não terás problemas.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A casa é nova, sem problema algum de humidade. De inverno costumamos ter aquecimento central sempre ligado a uma temperatura ambiente constante de 22C°.
Penso que está decidido aquário sem tampas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim tampas são uma prisão, se pudermos evitar usar perfeito...
Para além de ter de estar sempre a abrir e fechar a tampa para dar comer ao peixes, tiram-me muita liberdade... como por exemplo não consigo pôr os equipamentos onde quero porque causa da tampa, quando vou fazer TPA's tenho um espaço limitado para pôr as mãos dentro na água, tarefas simples como limpar os vidros tornam-se díficeis porque tenho de me andar a torcer todo para chegar aos vidros por não ter o espaço que preciso para mexer dentro do aquário, se quiser fazer uma mudança no layout já tive o problema de por exemplo uma pedra e um tronco serem grandes demais para passar pela tampa... e depois como os tubos do filtro, termostato iluminação estão a passar pela tampa tenho de tirar tudo para conseguir tirar a tampa e meter a pedra/tronco...
Agora tenho um sem tampa e é um espetáculo... só não tiro a tampa do outro porque o mesmo tem umas travas de vidro a uns 10 cm do topo do aquário e se tirar a tampa fica feio ver-se as travas porque se não já estava fora.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus têm todos tampas de vidro do genero de "correr" . Acaba por ficar apenas metade aberto mas são muito fáceis de tirar e voltar a colocar, que é o que faço aquando das tpa's e limpezas. 
Eu acabo por usar mais as tampas para evitar os suicídios. Para quem tem outros animais em casa também é capaz de dar mais jeito.
Visualmente, sem tampas fica mais bonito realmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Emejet eu da última vez que precisei de ter uma tampa para os peixes não saltarem usei isto:
https://www.ebay.com/itm/Fish-Tank-Aquarium-Isolation-Divider-Filter-Patition-Board-Net-Divider-Holder/192330525199?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649

https://www.ebay.com/itm/Aquarium-Tank-Glass-Cover-Acrylic-Clip-Support-Bracket-6MM-8MM-10MM-12MM/202635752093?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649

Uns suportes que metia no vidro e depois a grelha unesse e fica uma tampa que se retira fácilmente e o melhor, o aquário continua a fazer trocas gasosas sem problemas.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Brunomcc2000 disse:

Emejet eu da última vez que precisei de ter uma tampa para os peixes não saltarem usei isto:
https://www.ebay.com/itm/Fish-Tank-Aquarium-Isolation-Divider-Filter-Patition-Board-Net-Divider-Holder/192330525199?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649

https://www.ebay.com/itm/Aquarium-Tank-Glass-Cover-Acrylic-Clip-Support-Bracket-6MM-8MM-10MM-12MM/202635752093?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649

Uns suportes que metia no vidro e depois a grelha unesse e fica uma tampa que se retira fácilmente e o melhor, o aquário continua a fazer trocas gasosas sem problemas.

Também é uma boa ideia sim! 
Pode dar jeito isto.

Os meus não ficam completamente fechados por causa dos filtros, seja das tubagens do externo ou dos próprios filtros de mochila, mas não me apetece partir aquilo a tentar cortar 😂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Brunomcc2000 disse:

Emejet eu da última vez que precisei de ter uma tampa para os peixes não saltarem usei isto:
https://www.ebay.com/itm/Fish-Tank-Aquarium-Isolation-Divider-Filter-Patition-Board-Net-Divider-Holder/192330525199?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649

https://www.ebay.com/itm/Aquarium-Tank-Glass-Cover-Acrylic-Clip-Support-Bracket-6MM-8MM-10MM-12MM/202635752093?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649

Uns suportes que metia no vidro e depois a grelha unesse e fica uma tampa que se retira fácilmente e o melhor, o aquário continua a fazer trocas gasosas sem problemas.

Obrigado já me salvaste o dia já há uns dias que  andava a procura disso agora só me falta arranjar pro meu( 80*40) assim dá se as trocas gasosas e na fico preocupado com os suicídios...e a luz supostamente passa melhor não

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Obrigado já me salvaste o dia já há uns dias que  andava a procura disso agora só me falta arranjar pro meu( 80*40) assim dá se as trocas gasosas e na fico preocupado com os suicídios...e a luz supostamente passa melhor não


As grades são vendidas nos seguintes tamanhos:

30x30;
30x15.

É agora olhar para o aquário veres onde é que precisas de espaço aberto fazer as medidas e ver quantas grades precisas.

Quanto à luz eu sinceramente não notei diferença quase nenhuma com ou sem a tampa.

Também tens grades dessas mas em preto se preferires.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Os meus não ficam completamente fechados por causa dos filtros, seja das tubagens do externo ou dos próprios filtros de mochila, mas não me apetece partir aquilo a tentar cortar 


Sim mas a respiração fica bem reduzida certo? Eu penso que o aquário que tenho com tampa neste momento fica parecido ao teu.
Para cortar podes sempre usar uma faca em brasa, aqueces a faca até ficar vermelha e depois é como barrar manteiga assim que tocas no plástico aquilo derrete que é um mimo, tem sido assim que tenho cortado a tampa do meu, não é nada difícil acredita

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não posso fazer isso porque as tampas são de vidro
Fica aquela abertura atrás, onde as mangueiras já não deixam avançar mais.2e417be300a49023c8f1f81be31b9a85.jpg

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Emejet disse:

Os meus têm todos tampas de vidro do genero de "correr"

 

há 2 horas, Brunomcc2000 disse:

assim que tocas no plástico

Realmente falha minha esqueci-me que era uma tampa de vidro xD

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Emejet 

Eu penso que num qualquer vidraceiro corta os cantos a esse vidro em quanto o diabo esfrega um olho    :my_smile: depois e lixar com uma lixa os rebordos do vidro, como e um corte tão pequeno se calhar ate não levam nada.

Abraços

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Emejet 

Eu penso que num qualquer vidraceiro corta os cantos a esse vidro em quanto o diabo esfrega um olho    :my_smile: depois e lixar com uma lixa os rebordos do vidro, como e um corte tão pequeno se calhar ate não levam nada.

Abraços

Boas Álvaro.
Se calhar, cortando um pouco mais no canto direito, já dava para encaixar com as mangueiras e ficava fechado, mas também é algo que não me incomoda assim tanto. (pelo menos pra já não lol).

 

há 14 horas, Brunomcc2000 disse:

Realmente falha minha esqueci-me que era uma tampa de vidro xD

Ehehehe! 
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Emejet

Eu ate digo mais para cortares esse canto, cortava também o outro,porque se mudares de ideias e quiseres colocares os tubos no outro lado já estava aberto.

Abraços 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/08/2019 at 20:20, Alvaro Silva disse:

Boas Emejet

Eu ate digo mais para cortares esse canto, cortava também o outro,porque se mudares de ideias e quiseres colocares os tubos no outro lado já estava aberto.

Abraços 

Sim, numa futura nova montagem nunca se sabe se colocaria os tubos no mesmo lugar. 

Editado por Emejet
Link to comment
Partilhar nas redes sociais