Dúvida - Ciclo azoto


halmeida

Recommended Posts

Boa noite malta, 

Estou prestes a ciclar o meu aquario,  mas surgiu uma dúvida,  posso fazer-lo já com as plantas no sítio ou o ciclo deve ser feito às escuras e só com substrato e hardscape?! 

Cumps. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes manter com plantas, e começar já a ligar as luzes como se o aquário estivesse pronto, no entanto, animais sejam eles peixes ou invertebrados esses sim só depois do ciclo.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado @Brunomcc2000  e @Alvaro Silvaos vivos já sei que estão fora da equação,  mas nas plantas estava com dúvida,  qd comprei o aquario disseram-me para fazer o ciclo sem luz,  o problema é que já tinha as plantas encomendadas!  E pensei na luz ligada e na possibilidade de aparecerem algas durante o ciclo...  Mas assim sendo vou por isto a rolar! 

Obrigado 

Abraço 

Editado por halmeida
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. A possibilidade de aparecerem algas é real, mas isto pode aparecer em qualquer altura. Mas como já foi dito, é plantar já o mais possível, depois 8-10 horas de iluminação e se possível sem apanhar muita luz natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Emejet disse:

Boas. A possibilidade de aparecerem algas é real, mas isto pode aparecer em qualquer altura. Mas como já foi dito, é plantar já o mais possível, depois 8-10 horas de iluminação e se possível sem apanhar muita luz natural.

Boas @Emejet sim vou plantar tudo o que encomendei, a parte da pouca luz natural é que não vai ser fácil! 

Sol direto não apanha,  está na sala a uns 3/4 mt das janelas mas mesmo assim tem bastante claridade...é esperar pra ver como corre.

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas halmeida

Uma coisa e apanhar sol directo,outra coisa e apanhar luz das janelas ( Reflexos ) eu tenho aquários na sala e em frente tenho duas varandas, pois como tenho cortinas que não deixa passar luz,mas mesmo que abra as cortinas não e esse reflexos que vai fazer mal algum aos meus aquários,e não tenho algas,quer dizer não tenho que se veijam,porque elas estão lá,em todos os meios aquáticos elas existem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
há 16 horas, Alvaro Silva disse:

Boas halmeida

Então como esta a correr as coisa,tudo bem?

Cumprimentos  

Boas @Alvaro Silva , podiam estar a correr melhor,  penso ja ter completado o ciclo, tive um pico de nitritos à uns dias e agora apareceram os nitratos que tento manter em ordem com tpa's de +/- 40% .

O que não esta a correr tão bem é a luta com as algas (umas castanhas que segundo li resultam do excesso de sílica na água, e umas verdes filamentosas),  o problema é que abusei em plantas e não tenho sistema de CO2! (contenção de custos)  

Sei que não vai ser fácil controlar a coisa sem investir mais um bocado, vou começar por uma equipa de limpeza pra ver como corre! caridinas, caracóis e corys devem ser capazes de dar conta do recado antes que o problema alastre.

 

cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas halmeida

Ter muitas plantas não e abuso,antes pelo contrario ate e bom,os Nitratos  as plantas vão dar conta disso isto se não forem muito altos.

As plantas que tu tens são de baixa manutenção ou media grande manutenção?

Compra uns camarões Cardina Muitidentata/Japonicas / o chamado camarão Takashi Amano,são umas maquinas a comer algas.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dizer o nome das plantas que tens no aquário? Ou tirar uma foto do aquário se não souberes identificar?(Uma foto do aquário em vinda mesmo que saibas o nome das plantas)

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 24/07/2019 at 08:51, Brunomcc2000 disse:

Podes dizer o nome das plantas que tens no aquário? Ou tirar uma foto do aquário se não souberes identificar?(Uma foto do aquário em vinda mesmo que saibas o nome das plantas)

Boa noite,

@Brunomcc2000 desculpa a resposta tardia! as plantas que tenho são :

Microsorum 'windelov' (easy)

Vallisneria Americana (easy)

Sagittaria subutata (easy)

Eleocharis 'mini' (medium)

Monte carlo (medium)

Ranunculus inundatus (medium)

Cryptocorynr parva (medium)

não sei se me falta alguma, mas foram as etiquetas que guardei! As algas não estão a avançar muito, pq eu faço tpa's regulares e dou sempre uma limpeza rápida nas pedras.  A equipa de limpeza também ja começou a trabalhar, agora é esperar! Deixo então algumas fotos deste meu primeiro aquario:

2717e9492ffb87de2278a525debfa6e2.jpg

dd4af7f52aa370c8c78abd83439fa133.jpg

b484c7637a2501ae691b8166f715b64a.jpg

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas halmeida

Tens um aquário muito bonito,muito simples mas agradável há vista,para primeiro aquário esta ótimo ,parabéns .

Cumprimentos  

obrigado @Alvaro Silva antes de começar consumi muitos videos no youtube,  na teoria já sabia o que queria, depois a prática é que é foi outra conversa! tentei fazer o melhor que consegui com a pouca experiência (nenhuma mesmo)  que tenho, mas é um processo gratificante! O único senão é mesmo o orçamento, isto não é só comprar um vidro, filto, termostato e luz e tá a andar,  sem dar conta já devo ter gasto à volta de 600€, subtrato, hardscape, plantas, peixes, testes, termómetro, temporizador, fertilizantes, pinças, tesouras, cifão, equipamento para limpezas...enfim, para ajudar estou em Bragança onde não existe nenhuma loja especializada, tudo o que preciso mando vir online (as lily pippes chegaram agora da china!!) por isso fico contente que tenhas gostado do meu aquario! so falta mesmo o CO2 mas essa parte vai ter de esperar.

 

obrigado mais uma vez

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece ser um aquário tão simples assim, o que diria eu dos meus então, as plantas são de fácil manutenção, o layout no geral está bom, a fauna toda da mesma área geográfica, quem me dera ter capacidade para fazer um aquário assim, para primeiro aquário muito bom

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.