Broken Promises


Recommended Posts

 

Bom

 

Cá estou eu de novo.

Hoje a tarde andava um aborrecido cá em casa e deu-me para ir para a minha caixa de treinos brincar um pouco com as pedras.

 

Como estou a preparar para desmontar o velhinho layout das arvores pensei porque não ver se tirava já umas ideias para o layout a seguir.

 

O aquario das arvores era um de 45 cm, mas aquilo já está muito velho e para um aquario com pouca qualidade que me custou 20 libras à 7 anos já fez muito, mas é altura de reforma-lo.

 

O seu substituto será um 60x30x30 da scalare, e então foi já com este novo aquario em mente que comecei a brincar com as rochas.

 

Ao fim de uma hora a brincar acabei com isto:

 

43df4f04f0b0d6807fe881deb236fc88.jpg

 

Nada de perfeito, no entanto gostei dele o suficiente para acreditar que dentro do aquario podia fazer algo muito interessante.

 

Como a Maria decidiu que hoje era ladies night e me deixou sozinho em casa com os miúdos, que por sinal passam os dois o tempo em frente ao computador sem querer saber do pai para nada acabei por começar a montar isto dentro do aquario, só mesmo para me entreter.

 

Setup

 

Aquário : Scalare 60x30x30 cm

Iluminação : twinstar 600E

Filtro : a decidir

Termo: no Verão nada

Co2: pressurizado

Substrato: neo soil + areia

Hardscape : maple leaf rocks

Plantas: a decidir

 

Ora após mais uma hora de trabalho, aqui está o que montei dentro do aquario.

 

9dcb1389de3124a867f3adc4beb54366.jpg

 

Espero que gostem.

Aceitam-se sugestões e criticas construtivas. Destrutivas também só não me partam o aquario

 

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

 

 

 

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu não paras!!! 😀  Acho que tens muita areia á frente! Deixava só um dedo dela e já estou a ver o tapete de (...) a cair sobre as margens do "rio".

Olhando á foto diria que os picos estão ao mesmo nível, mas, se usares uma grande angular a meia altura do aquário vais ter a primeira montanha muito mais maior grande e a segunda vai ficar menor e mais afastada criando uma profundidade maior!

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Tu não paras!!!   Acho que tens muita areia á frente! Deixava só um dedo dela e já estou a ver o tapete de (...) a cair sobre as margens do "rio".
Olhando á foto diria que os picos estão ao mesmo nível, mas, se usares uma grande angular a meia altura do aquário vais ter a primeira montanha muito mais maior grande e a segunda vai ficar menor e mais afastada criando uma profundidade maior!
 
Ó Tozé eu sou um leigo nessas coisas de fotografia. Tens que falar português, porque isso de angular para a direita é para a esquerda parece-me chinês.
Bem me parecia que te estavas a candidatar para ir a China este ano no lugar do miravent, só não tinha ideia que até já falavas como eles.

Reduzi ligeiramente o substrato à frente nisto, e tenho um vídeo da montagem do hardscape que há-de sair a dada altura. De momento tem saído outros vídeos dos outros projectos e da visita a aquaeden.

Os picos não estão na mesma altura. O da frente está ligeiramente mais alto, mas é algo que ainda posso rever antes da plantação. Acabei de plantar a floresta por isso nesta fase estou focado nesse projecto antes de plantar este.

Além disso plantar dois aquarios no mesmo mês é tar a pedir a Maria para me pôr as malas a porta.
Pior só se eu meter as malas à porta eu mesmo.


Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Haha 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Deixo aqui o vídeo da montagem deste hardscape.



Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas

Este aquario já está a funcionar há umas 3 semanas.

As plantas usadas foram:

Michrantemum monte carlo
Hemianthus Cuba
Eleocharis mini
Marsilea crenata
Stauregeyne reppens
Rotala green
Rotala h'ra

Embaixo foto do layout após montado

e0cfc13b032995fb3ba88cb6222ece07.jpg

É o vídeo da plantação.



De referir que a filtragem para este layout é um sicce space eko 200 e o material filtrante é seachem matrix.

Este layout acabou por vir na altura errada, devido a problemas pessoais, não só tive que mudar de casa nas últimas semanas como não me foi possível dedicar a atenção que um layout necessita nos seus primeiros tempos.

Sendo assim há alguns problemas a apontar que espero resolver com o passar do tempo.

Algas

Estou com diatomaceas filamentosas, elas aparecem nas plantas e Rochas, eu tenho controlado com remoção manual e água oxigenada mas como disse não tenho dado a atenção necessária ao aquario.
Mas aos poucos tem melhorado.

Outro probema foi que a monte carlo, crenata e Stauregyne reppens sofreram um melt quase total, e possível que a monte carlo ainda recupera mas as outras duas duvido e tenho que as substituir assim que conseguir ir a loja.

É pena que este layout coincidiu com uma fase complicada da minha vidavpessoal, pois tem potencial e merecia mais atenção do que aquela que lhe estou a dar.

Eu depois vou colocando updates.


Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ora vou aqui deixar uma foto de como este aquario está agora.

77fb2be29b828495ed21aa21a050b7c9.jpg

Este aquario teve problemas com diatomaceas, a manutenção também não foi a melhor durante algum tempo.

Mas aos poucos foi recuperando, a única alteração ao projecto original foi a adição de UG a frente. Que até agora tem crescido bem.

O aquario leva TPA's semanais e tem crescido bem. Estou ainda a tentar dar forma às moitas. Pois o lado esquerdo não está como o quero.

Problemas, a Cuba na rocha está a amarelar, já aumentei a fertilizacao mas não teve qualquer efeito, começo a suspeitar que possa ser a sombra causada pelas moitas.

Neste aquario adicionei uns red cherrys e uns guppys que vieram de outro aquario.
É tem uns Sae's.
Tinha adicionado uns boraras brigittae antes dos guppys mas alguns saltaram foram, outros foram engolidos pelo filtro.

Coloquei uma protecção e os que tinham engolidos foram recolocados de volta no aquario.

O layout de momento não me dá muito trabalho, é só TPA's e podas e as plantas aos poucos estão a preencher todos os espaços entre as rocha ao que dá um look muito natural.

Espero que gostem.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 5

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas

Nem acredito que não actualizava isto desde Novembro.
Realmente passei por uma fase complicada com problemas pessoais.
Mas isso agora já lá vai e a vida continua.
Aos poucos ando a dedicar-me um pouco mais ao hobby, que nem quero acreditar que cheguei a decidir desistir.

Ora em relação aqui a esta aquario.
O layout recebeu o nome de “Broken Promises"

A sério, os nomes que um gajo se lembra quando está chateado com a vida

De qualquer maneira apesar de eu ter andado um pouco desligado, este aquario acabou por se tornar algo muito de especial.

Tirei foto final que enviei para o EAPLC este fim de semana. Agradeço a Vera Basílio Dos Santos pela ajuda a tirar a foto bem como a sua edição.

Não vou partilhar aqui a foto final devido ao concurso. Mas posso partilhar uma preview de uma outra foto tirada no mesmo dia.

02640270b2c43f15a5cd889d3fde7307.jpg

Esta foto não está feia. Mas devo dizer que a foto final ficou na minha opinião muito mais bonita.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 4

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito, não percebo muito disto mas acho que se o tapete estivesse mais aparado iria fazer um contraste melhor com o resto, como um prado a descer o monte e ficar, ainda, mais bonito :-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde

Isto de estar em casa em quarentena já começa a chegar ao desespero. Mas também tem providenciado oportunidade de realizar alguns projectos adiados por falta de tempo e neste caso de actualizar os tópicos aqui no fórum. 

A última foto que coloquei deste layout ja mostrava o layout no seu melhor sendo assim poucos dias depois com a ajuda da Vera tirou-se a foto final que foi enviada para o EAPLC. 

25012020-DSC_0201_00000.jpg

Ora depois da foto final mantive o layout mais uns tempos, mas a cabeça começou a pensar em novos projectos. 

Tinha duas hipóteses:

Desmontar

Fazer um rescape ao layout actual

Optei pelo rescape, a ideia era tentar aproximar este Layout do estilo brasileiro, aproveitei algumas sugestões do Filipe Oliveira e há duas semanas fiz um rescape. 

Este rescape consistiu principalmente em desenvolver a área central melhor, e alterar a moita na traseira do lado esquerdo de forma a que os dois arbustos não fossem tão simétricos. 

Durante esse processo, decidi alterar o caminho que antes vinha de trás e acabava no lado direito do aquario, agora ele curva para o lado esquerdo. 

O substrato no meio foi levantado consideravelmente e as plantas usadas neste rescape foram as mesmas que tinham sido removidas. 

Com excepção de que adicionei bastante monte carlo que veio do meu aquario da floresta e higrophila pinnatifida que são podas do aquario do desafio. 

Tirando isso o aquario estava com algumas algas filamentosas e BBA nas rochas e plantas que tenho andado a tratar com Excel e já está sobre controlo. 

Ficou um pouco pior após a rescape pois durante o mesmo perturbei o substrato o que levou a libertação de muitos detritos e também me descuidei com a manutenção do filtro. 

Eu gostava bastante do layout original e ainda gosto, tinha algumas dúvidas em relação ao resultado final deste rescape, mas à medida que as plantas vão crescendo começo a gostar bastante, acho que este layout é mais convencional e mais balanceado que o outro. 

Não gastei nada neste rescape, usei as mesmas plantas ou podas, o substrato extra que coloquei era re-usado de projectos anteriores, e para completar o hardscape parti uma ou duas rochas que me tinham sobrado da montagem original. 

O que mostra que as vezes podemos construir algo ligeiramente diferente a partir de um projecto há existente reaproveitando o design original ou reutilizando o material com custos mínimos. 

Espero que gostem do novo layout. 

A foto foi tirada com o telemóvel. A seu tempo vou tentar uma foto final com a máquina assim que as plantas cresçam melhor e as algas desapareçam completamente. 

O rescape só tem duas semanas convém esperar que isto fique mais maduro.

Também troquei os tubos originais do filtro, detesto os tubos feios da sicce por estes tubos de inox que tinha aqui que sobraram da montagem do xisto do ano passado. 

Acho que dá outro look ao aquário e os  sicce eram mesmo horríveis. 

IMG_20200328_170059.jpg

Que acham? Críticas aceitam-se, não acho que vai sair daqui um brasileiro, acho que um layout desses seria algo a tentar numa nova montagem futura. 

Mas eu estou a gostar. 

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acho que está bem melhor, aliás já te tinha falado também destas alterações, mas tu no início estavas reticente. Inclusive com a adição de mais rochas da frente para meio, o caminho podia estar mais bem delineado. A propósito que areia utilizas-te para o caminho? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acho que está bem melhor, aliás já te tinha falado também destas alterações, mas tu no início estavas reticente. Inclusive com a adição de mais rochas da frente para meio, o caminho podia estar mais bem delineado. A propósito que areia utilizas-te para o caminho? 
Olha a areia é uma mistura. Tem um uma mistura de Areao com vários tipos de areia de granulometria diferente para dar um efeito mais complexo. A frente tem mais áreao e a trás mais areia.

O delinear o caminho vou tentar fazer com plantas, queria experimentar fazer dessa maneira desta vez. Se não gostar do resultado então parto uma pedra em bocadinhos e tendo delinear o caminho com isso como estava feito na versao anterior deste layout.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui um vídeo do aquario feito este fim de semana. Dá para ver que apesar de bonito, está longe do ideal, tem algas e as plantas não estão muito boas.
A ver se consigo recuperar isto bem.
 



Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.