Projecto F&P


neo_2

Recommended Posts

1 - Nome do Aquário – F&P

2 - Data da montagem –  26 de Maio de 2019

3 - Dimensões do aquário: 100*40*45 ( 10 mm) c/ tampas

3.1 - Volume bruto – 180 litros brutos

3.2 – Volume útil – Aproximadamente 150 Litros


4 - Equipamentos Instalados

4.1 – Filtro – Fluval 306

4.2 – Termóstato - 300W 

4.3 - Iluminação/Foto-período – Chihiros A-901 ( 5,5 horas)

4.4 - Sistema de CO2 ( Ainda não está a funcionar )

 - Garrafa Extintor CO2 2KG

- Injecção do CO2 através de difusor 30 mm

4.5 - Outros equipamentos adicionais


5 - Substratos & decorações:

5.1 - Substrato fértil – JBL Aquabasis Plus ( adicionei também algumas pequenas rochas vulcânicas)

5.2 - Substrato inerte – JBL Manado

5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) –

Dragon Stone

Tronco de Videira


6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) - ( Ainda não iniciei fertilização )

NPK 

7 – Fauna:

- Neocaridinas Red Cherry ( 8 )
- Neritinas

8 – Plantas

Pogostemon erectus (2)
Alternanthera Reineckii Mini (5)
Staurogyne Repens (5)
Limnophila Sessiflora (3)
Ludwigia Palustris (3)
Limnophila Aromatica (2)
Myriophyllum matogrossense (3)
Rotala Rotundifolia (5)
Rotala Green (5)
Limnobium Laevigatum ( 5)
Rotala Macrandra (4)
Nymphoides hydrophylla 'Taiwan' ( 1 )
Ludwigia Repens 'Rubin' ( 3)
Hygrophila polysperma ( 2)
Heteranthera-zosterifolia ( 3)
1 rizoma de feto ( 1 )
Pedaço de riccia

9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água - ( Último teste 20/06/2019 -
Parâmetros a considerar GH muito alto

9.2 - Frequência das TPA's – TPA´s semanais de 25%.

 

IMG-20190602-235826

Editado por neo_2
  • Gosto 1

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • neo_2 changed the title to Projecto F&P

Boas. Isso está a ficar com bom aspecto!

Aquele tronco atrás, do lado direito, é que fica ali um bocado estranho.
O foto-periodo também poderás aumentar um pouco mais.
Vai ter mais fauna além da indicada?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Obrigado pelo comentário.
O aquário tem apenas um tronco, essa foi a melhor posição que consegui para ele, sem ter de o cortar. 
Não aumentei o tempo de iluminação porque apanha com um pouco de luz natural e achei que essa poderia complementar um pouco com as 5,5H de iluminação artificial. Não sei se o pensamento será correcto.
Em termos de fauna será para aumentar, mas ainda não tenho nada decidido. 
Ampulárias, Ottos e depois Ramirezi seria fauna que queria em breve.

Editado por neo_2

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, neo_2 disse:

O aquário tem apenas um tronco, essa foi a melhor posição que consegui para ele, sem ter de o cortar. 

Já entendi! Parecia-me mesmo serem 2 troncos  😄 
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/06/2019 at 14:33, neo_2 disse:

Não aumentei o tempo de iluminação porque apanha com um pouco de luz natural e achei que essa poderia complementar um pouco com as 5,5H de iluminação artificial. Não sei se o pensamento será correcto.

Para já sugiro que evites ao máximo a presença de luz natural e que aumentes o tempo de luz para 6 horas. É o minimo que as plantas precisam para fazer uma fotossíntese completa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

31 minutes ago, brunofasoares said:

Para já sugiro que evites ao máximo a presença de luz natural e que aumentes o tempo de luz para 6 horas. É o minimo que as plantas precisam para fazer uma fotossíntese completa.

Por acaso a questão da luz natural era das que mais me preocupava, toda a gente me disse para ter cuidado com a luz natural e inclusive nos próprios catálogos de diversas marcas fazem referência para evitar a luz natural.
O aquário faz exactamente amanha um mês que está montado e não sei se foi sorte ou ainda não teve tempo ou por outro qualquer motivo mas não tive algas problemáticas. Apenas algumas folhas tiveram algas filamentosas mas nada de mais. 
Espero que assim continue e não apareça um dia destes aqui a pedir ajuda. 
Vou aumentar mais 30 min aos poucos todos os dias.

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ramirezis vão tratar bem dos Red Cherry's quando os meteres vais ver que até te vão pedir um bom vinho para acompanhar com o marisco com um pouco de sorte as neritinas vão também. 😋

Quando falas em luz natural refereste a quê mesmo? Leva com luz do sol diretamente nos vidros do aquário?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just now, Brunomcc2000 said:

Os ramirezis vão tratar bem dos Red Cherry's quando os meteres vais ver que até te vão pedir um bom vinho para acompanhar com o marisco com um pouco de sorte as neritinas vão também. 😋

Quando falas em luz natural refereste a quê mesmo? Leva com luz do sol diretamente nos vidros do aquário?

Dos red cherry´s não me surpreendia que fossem petisco para eles. As neritinas também? 
Sim, leva com luz do sol directamente. Está em frente de uma janela. Apesar de tudo o que li, decidi criar ali o espaço para o aquário pois era onde podia aproveitar dele.
Espero que não vir a ter problemas. 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li por aí que comem Physas, Ramshorns e que como tal não é aconselhável mantê-lo em aquários com qualquer tipo de caracol, por vezes as neritinas sobem os vidros e depois soltam-se até caírem no substrato se cairem de concha virada para cima e passar um Ramirezi até pode não fazer nada.. mas há sempre a probabilidade de o comer porque pelos vistos caracolada e mariscada é com eles, não sei se de outra forma os comem também mas de facto não é aconselhável manter caracóis com Ramirezis se quiser manter os caracóis.

Então vai precisar de sorte porque há por aí casos de sucesso a manter aquários com a luz do sol mas são poucos já para não falar que no verão isso deve aquecer que é uma maravilha eu já tive o meu no corredor a 30 e não conseguia baixar a temperatura, a levar com o sol diretamente então o caso vai ser ainda mais complicado eu diria que em dias excessivamente quentes podes vir a ter aí + de 35°C na água isto é excelente para testar a saúde dos peixes e das plantas(mas testar mesmo ao limite) relembro que meter garrafas congeladas para baixar a temperatura num aquário a 35°C pode ser ainda pior do que o facto de ter a água a 35°C é questão de ter atenção a isso existem arrefecedores de aquários prontos para esses problemas (são é caros como tudo) e as algas seram outro problema o único aquário que vi até agora com sucesso a levar com luz 100% natural até terra "normal" tinha como substrato e as plantas estavam impecáveis sem algas nenhumas e cresceram dentro do aquário por isso é questão de experimentar (e era de uma pessoa aqui do fórum) mas a temperatura deve ser de facto o problema maior para os peixes e plantas (na minha opinião)

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 minutes ago, Brunomcc2000 said:

Já li por aí que comem Physas, Ramshorns e que como tal não é aconselhável mantê-lo em aquários com qualquer tipo de caracol, por vezes as neritinas sobem os vidros e depois soltam-se até caírem no substrato se cairem de concha virada para cima e passar um Ramirezi até pode não fazer nada.. mas há sempre a probabilidade de o comer porque pelos vistos caracolada e mariscada é com eles, não sei se de outra forma os comem também mas de facto não é aconselhável manter caracóis com Ramirezis se quiser manter os caracóis.

Então vai precisar de sorte porque há por aí casos de sucesso a manter aquários com a luz do sol mas são poucos já para não falar que no verão isso deve aquecer que é uma maravilha eu já tive o meu no corredor a 30 e não conseguia baixar a temperatura, a levar com o sol diretamente então o caso vai ser ainda mais complicado eu diria que em dias excessivamente quentes podes vir a ter aí + de 35°C na água isto é excelente para testar a saúde dos peixes e das plantas(mas testar mesmo ao limite) relembro que meter garrafas congeladas para baixar a temperatura num aquário a 35°C pode ser ainda pior do que o facto de ter a água a 35°C é questão de ter atenção a isso existem arrefecedores de aquários prontos para esses problemas (são é caros como tudo) e as algas seram outro problema o único aquário que vi até agora com sucesso a levar com luz 100% natural até terra "normal" tinha como substrato e as plantas estavam impecáveis sem algas nenhumas e cresceram dentro do aquário por isso é questão de experimentar (e era de uma pessoa aqui do fórum) mas a temperatura deve ser de facto o problema maior para os peixes e plantas (na minha opinião)

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

Agradeço opiniões e todo o tipo de recomendações. 
Para o verão, tal como já é habito fecho todas as janelas para a casa não aquecer e este ano será igual. Vamos ver como corre. Não posso desistir já sem sequer tentar. 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo assim as paredes mais próximas ao exterior da casa são sempre mais quentes mas sim podes sempre tentar, conta também com uma evaporação muito maior que o habitual como é óbvio, um STC1000 e uma sonda de plástico pode ser uma boa ajuda também para controlar melhor a temperatura dado que olhará muito mais vezes para o STC do que para um termómetro(falo por experiência própria) e isso no eBay é baratíssimo.

  • Gosto 2

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 minutes ago, Brunomcc2000 said:

Mesmo assim as paredes mais próximas ao exterior da casa são sempre mais quentes mas sim podes sempre tentar, conta também com uma evaporação muito maior que o habitual como é óbvio, um STC1000 e uma sonda de plástico pode ser uma boa ajuda também para controlar melhor a temperatura dado que olhará muito mais vezes para o STC do que para um termómetro(falo por experiência própria) e isso no eBay é baratíssimo.

Por acaso já andei a ver de uma coisa desse género. Vou pesquisar melhor.
Esse STC parece muito mais profissional, robusto e fiável do que aquele que eu vi ( TM803 )

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O STC1000 só precisa que lhe meta cabo de alimentação porque pelo menos eu mandei vir do eBay e chegou apenas o STC e a sonda(de aluminio que depois troquei por plástico), mas a ligação é muito fácil, eu tinha um termostato avariado em casa tirei o cabo fora e meti no STC e ficou a funcionar, já para não falar que se por acaso se algum dia se quiser aprofundar mais na electricidade pode fazer a ligação do termostato ao STC e ainda pode instalar uns coolers e ligar ao STC também e ele tratará de aquecer ou arrefecer conforme a temperatura, ele permite escolher apartir de que temperatura deve aquecer ou arrefecer, outra das coisas que me faz preferir o STC1000 a produtos como esse TM803 é as luzes vermelhas, chamam à atenção eu sempre que passo pelo meu aquário mesmo inconscientemente olho para a temperatura o que me faz ter um controle maior, sem ter de estar a parar para olhar para um termómetro sem ter o problema das ventosas que enrijecem e depois o termómetro solta-se e anda a navegar pelo aquário etc.. só tem uma desvantagem em relação ao termómetro, é que precisa de energia para trabalhar mas também não é por aí.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Brunomcc2000 said:

O STC1000 só precisa que lhe meta cabo de alimentação porque pelo menos eu mandei vir do eBay e chegou apenas o STC e a sonda(de aluminio que depois troquei por plástico),

Porque a alteração? a longo prazo tem tendência a oxidar?
Já tive a ver. Pelo preço é preferível o stc1000. Vou ver se me safo com as ligações. 
Pior é que o tipo de ligação não é nada seguro. Aquilo se cai uma gota de água...
 

Editado por neo_2

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não convém meter o STC1000 a nadar com os peixes xD Por acaso eu tenho de ver isso mesmo no meu, não está em risco de cair mas está a levar com a evaporação.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, neo_2 disse:

@Brunomcc2000 Porquê a alteração da sonda para plástico em vez da sonda em metal que normalmente o STC1000 trás? 

Porque eu não sei se a de metal não corre o risco de com o tempo ir enferrujando e ir libertando algo na água, eu comprei uma de plástico porque uso o STC no meu aquário marinho e o metal enferruja ainda mais rápido em contacto com o sal, eu penso que a forma mais segura será a sonda de plástico, pois plástico tenho a certeza que não irá libertar substancias tóxicas na água.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.