Duvida com camarões


xdragoner

Recommended Posts

Boa tarde,

Tenho uma duvida quanto aos camarões, eu tenho camarões red cherry e deram me camarões Neocaridina Blue Dream será que posso juntar os dois, sei que ha uma tabela mas não consigo perceber se os posso juntar, desde ja obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde juntar pode, mas se eles se reproduzirem as grades vão reduzindo de geração em geração, ou seja, as cores vão ficando mais fracas e mais fracas até ficarem acastanhados.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por norma, quando não se quer perder grades juntam-se Neocaridinas com Caridinas ou seja podem juntar por exemplo Caridina Crystal Red dentro desta variedade existem várias grades do brancos e vermelhos aos completamente brancos ou aos completamente vermelhos

 

 

Isto porque Neocaridinas e Caridinas não se cruzam.

 

 

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Brunomcc2000 disse:

Boa tarde juntar pode, mas se eles se reproduzirem as grades vão reduzindo de geração em geração, ou seja, as cores vão ficando mais fracas e mais fracas até ficarem acastanhados.

Olha que misturando colónias de neocaridina com cor diferente pode trazer surpresas engraçadas 😀 ou achas que as muitas cores apuradas foi tudo camarões que apareceram do nada?? Mais difícil é depois conseguir apurar uma nova estirpe  cujas gerações seguintes mantenham a mesma cor. 

Na verdade até hoje todos os apuramentos continuam envolvidos em segredos da parte dos grandes criadores a nível mundial. Há por aí uns gráficos que alegadamente explicam a evolução das cores mas nenhuma com aceitação geral da parte dos criadores...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aí sim? Então o que causa a diminuição da grade é uma reprodução prolongada entre diferentes estirpes? Ou isso não tem nada a ver? Pelo que eu tenho ouvido/lido os Caridinas pode-se cruzar porque não voltam a ficar parecidos com a "versão" Wild mas o Neocaridinas sim, esta informação está errada?

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem tudo a ver com a genética! Quanto mais apurada for os genes de uma colônia mais hipóteses há de manter a sua estipre. Atenção que eu não disse que era mentira que se o xdragoner juntar red cherry e os blue dream  não haja degeneração. Na verdade pouco se sabe sobre os neocaridina ao contrário do que acontece com os cruzamentos nas caridinas. O que eu disse é que não é 100% fiável que juntando duas colónias diferentes de neocaridina haja um retrocesso até ao neocaridina "wild". Isto porque acredito que da primeira criação vai sair uma mistela de camarões diferentes entre si, desses logo se vê quais vão reproduzir e com quem e por aí adiante, não sei se me faço entender bem? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

On 20/06/2019 at 00:09, Brunomcc2000 disse:

Pelo que eu tenho ouvido/lido os Caridinas pode-se cruzar porque não voltam a ficar parecidos com a "versão" Wild mas o Neocaridinas sim, esta informação está errada?

A versão "WILD" dos caridina, ou seja, o que existe na natureza, são várias estirpes iguais  ou pareecidas às que temos nos nossos aquários, não é como os neocaridina que o que vais ver como "WILD", são camarões quase transparentes, sem que exista uma linhagem propriamente dita com cores fixas.

Ou seja, os neocaridinas de várias cores surgiram dos WILD (selvagens existentes na natureza), e são apuramentos dessa mesma estirpe. Ao criar e isolar, como disse o Tozé "Quanto mais apurada for os genes de uma colônia mais hipóteses há de manter a sua estirpe",  estamos a reduzir a possibilidade de aparecer um camarão de outra linhagem. Aparecem na mesma e daí que se faça sempre a selecção.

Os Caridina existem na natureza várias espécies/estirpes diferentes. Só para dar um exemplo, o que conheces como "TAIWAN", são variantes/apuramentos dos Caridina Logemanni Crystal Black. Mesmo os Crystal Red surgiram dos Black. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais