Ainda a decidir...


brunofasoares

Recommended Posts

1 - Nome do Aquário – .....

2 - Data da montagem – 13 de Junho de 2019

3 - Dimensões do aquário:

70x40x40 (aproveitar ao máximo o espaço no topo da estrutura)

3.1 - Volume bruto – 112 litros brutos

3.2 – Volume útil – Penso que à volta dos 85 litros


4 - Equipamentos Instalados

4.1 – Filtro – Eheim Ecco Pro 300

4.2 – Termóstato - Eheim 100W

4.3 - Iluminação/Foto-período – Chihiros A-601 RGB

4.4 - Sistema de CO2

 - Sistema profissional com extintor de 5kg (a pensar em trocar por botija ou extintor de 2 kg)

- Injecção do CO2 através de reactor

4.5 - Outros equipamentos adicionais

Lily Pipes em vidro


5 - Substratos & decorações:

5.1 - Substrato fértil – JBL Aquabasis Plus

5.2 - Substrato inerte – Neo Soil

5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) –

Dragon Stone

Driftwood/Bogwood


6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) -

Perpetual Preservation System

 

7 – Fauna:

- Ottocinclus Affinis;

- 20 Tetra Fantasma Negro;

- Neocaridinas "Wild".

 

8 – Plantas

Staurogyne Repens (Tropica in vitro)

Alternanthera Reinickii Mini (cultura emersa)

Glossostigma Elatinoides (cultura emersa)

Bacopa Monnieri (cultura emersa)

Sagitaria Subulata

Hemianthus Micranthemoides

Eleocharis Mini

Heteranthera Zosterifolia

Micranthenum Montecarlo

Naja Guadalupensis

Rotala Green

Rotala Vietnam H´ra

Hygrophila Compact

 

9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água - Vou utilizar água da torneira por isso os valores terão de ser ajustados para a fauna em questão.

9.2 - Frequência das TPA's – TPA´s semanais de 50% com água da torneira.

 

Aproveitando uma semana de férias, decidi remontar este aquário. Falta mais um pouco de solo para poder tornar o layout mais apelativo, em termos de scaping. O material também não é muito, porque quando se tem vários aquários… nem preciso explicar que vocês já sabem.

O material técnico é o mesmo da montagem anterior, sendo que o filtro já está ciclado, porque mantive a trabalhar noutro aquário.

A iluminação vou tentar manter no máximo, porque tendo plantas como a Glossostigma e a Montecarlo, vai ser necessário mais intensidade. A minha experiência com este calha foi relativamente positiva, penso que o problema foi mesmo o sistema de fertilização EI. A receita estava adequada, mas com o crescimento das plantas e poda, não consegui controlar bem as quantidades. É para isso que vamos testando. Noutros aquários sem CO2 resultou melhor.

1,5 bolhas por segundo e penso que será suficiente. As plantas começaram bem e já fazem um pearling fantástico. O Drop-checker está numa cor entre o azul e o verde.

O fértil prefiro o Tropica Plant Growth, mas como já não tinha e nas lojas estava esgotado, então aproveitei meio saco de JBL Aquabasis Plus que ainda tinha cá em casa. Penso que o Tropica seja mais completo, ou não, mas pelo menos eu tenho conseguido melhores resultados. É o que há e por isso é que também fertilizamos na coluna de água.

Vou experimentar este sistema de fertilização, sendo que ainda não tinha sequer pesquisado muito sobre ele. Perpetual Preservation System, uma receita base à qual fiz algumas alterações. Para já noto algum crescimento nas plantas. As plantas provenientes da minha cultura emersa estão responder bem, mas com apenas 5 dias de montagem não arrisco falar muito. Staurogyne Repens da Tropica, copo in vitro, e a responder muito bem, já com crescimento e novos rebentos. Costumo conseguir bons resultados com estas plantas, especialmente as da Tropica. Bons arranques já com algumas espécies, como Staurogyne Repens, Alternanthera Reinickii Mini, Bacopas, Ludwigias e Montecarlo.

Queria usar Seiryu Stone, mas ainda não foi desta. Já estou cansado da cor das Dragon Stone, mas por agora fica. Alguma dificuldade para as manter limpas, mesmo com uma esfregadela semanal com escova de dentes. Quando já estão muito sujas, perdem por completo o contraste com o restante layout.

Os peixes já são da montagem anterior e que entretanto estão a viver num aquário com menos de metade do tamanho. Não quero acelerar processos, mas também não gosto de os ver num espaço tão pequeno. Para já não há nada a fazer. Estão bem, mantiveram as cores e a comer bem. Vou acrescentar uns camarões wild que tenho num aquário pequeno low tech e que estão enormes. Assim não há o risco de serem comidos.

Amanhã já coloco fotos. Queria a vossa opinião relativamente a 2 espécies que penso não se enquadrarem bem no layout e sugestões do que posso colocar caso as retire.

Obrigado a todos.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Neo Plant Soil por si já era suficiente , eventualmente podias ter colocado umas pastilhas de minerais para quando o substrato perdesse a força inicial. 

há 11 horas, brunofasoares disse:

Vou experimentar este sistema de fertilização, sendo que ainda não tinha sequer pesquisado muito sobre ele. Perpetual Preservation System, uma receita base à qual fiz algumas alterações.

Conta-nos tudo 😀

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/06/2019 at 23:06, Tozé Nunes disse:

O Neo Plant Soil por si já era suficiente , eventualmente podias ter colocado umas pastilhas de minerais para quando o substrato perdesse a força inicial. 

Conta-nos tudo 😀

O Neo Soil vem da montagem anterior e como já tem um ano, já deve estar esgotado ou quase esgotado.

Começo por contar que apareceu aquela espécie de fungo nos troncos, que é normal porque estiveram fora de água algum tempo, mas apareceu também no chão. Essa é que é novidade para mim. Vou começar por tentar limpar tudo para ver se reaparece no solo. Ainda por cima, aparece apenas ao pé da Montecarlo.

há 1 hora, Emejet disse:

Queremos fotos 😄 
A duvida é na fauna que pretendes colocar?

Fotos sim... a ver se ainda coloco hoje. A minha dúvida é mesmo na disposição de uma ou outra planta. A fauna está noutro aquário a aguardar que este cicle bem. Além disso estava na montagem anterior e deram-se muito bem. Tirando uma situação em que morreram 4 tetras e 1 Otto mas por minha culpa. Quis aumentar um pouco o CO2 e acabou por exceder um pouco o tolerava pelos peixes. Aumentei rápido demais e no dia seguinte quando cheguei a casa alguns estavam ao de cima e outros a nadar de lado. Reduzi logo o CO2 e fiz TPA urgente de 50% 2 dias seguidos e outra passados 4 dias. Lição aprendida, agora só faço experiências ao fim de semana para poder observar se está tudo bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então como já tinha dito, o solo veio da montagem anterior (DIz que é uma espécie de aquascaping) que foi desmontada precisamente pelo aparecimento de uma alga, que tomou conta do aquário. Tentei combater durante quase 1 mês e depois desisti. Esteve ainda mais uns 15 dias até que decidi desmontar. Os peixes passaram para um aquário bastante pequeno e estão há cerca de 2 meses num de 40 litros, Tetras Fantasma Negro e os Ottocinclus Affinis que hão de voltar para este aquário. 

Mas por ter usado o mesmo solo a alga voltou a aparecer. No espaço de 3 dias, apareceu e voltou a tomar conta do aquário. Presumo que tenha permanecido no solo. Sinceramente não tenho a certeza, mas lá está, parece-me que vou ter de desmontar de novo e usar um solo completamente novo para conseguir erradicar. A não ser que tenham algumas dicas de como me livrar disto. Nem sei que alga possa ser...

Consegui salvar a Staurgyne Repens e a Alternanthera Reinickii Mini (ou pelo menos assim espero) e coloquei junto dos tetras. Não queria perder estas 2 espécies porque não tenho mais pés delas.

As plantas continuam bem de saúde e a crescer num bom ritmo, com um pearling fantástico de se ver. Ainda por cima plantas de cultura emersa que por norma demoram sempre mais a arrancar... Mas assim não dá porque mais tarde ou mais cedo vai acontecer o mesmo que na montagem anterior e as plantas vão ficar completamente afectadas...

Vejam isto... o que fazer? A alga é pegajosa ou viscosa... :default_bs_quesexclaim:

large.IMG_20190623_151040.jpglarge.IMG_20190623_151034.jpglarge.IMG_20190623_151030.jpglarge.IMG_20190623_151027.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 3 dias ficou logo nesse estado? 😐  😐
Não faço a menor ideia que algas são essas.
Eu no teu caso, e como se trata de uma nova montagem, substituía o substrato. O resto do material, foi tudo bem lavado, tratado,fervido..? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o material todo por isso a minha ideia foi logo desmontar tudo e utilizar material que não estivesse aí agora. Até porque mesmo os troncos estão bastante afectados... layout bem diferente que vou ter de fazer.

O solo já estava completamente seco. Pensei eu que o que quer que fosse já tivesse morrido, por isso aproveitei o solo, além de que levou uma boa lavagem. Os troncos não fervi outra vez, mas depois de secos levaram uma esfrega valente, como faço sempre antes de colocar em algum aquário. Parece que esta alga é mais resistente que qualquer outra. Sinceramente nunca vi coisa assim, não faço ideia o que seja, mas espero que alguém aqui no fórum possa esclarecer.

Já estava a precisar de uma primeira poda, para se ver o modo como as plantas estavam a responder. Ao fim de uma semana reapareceu e em 3 dias ficou assim... essas fotos são de ontem ao fim do dia. Fiz uma gande remoção, mas fica sempre agarrado a tudo, solo, troncos e plantas, acho que até ao vidro está agarrado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno Soares

Estive a ver se conseguia encontrar alguma coisa sobre essa alga e o que me pareceu mais perto dessas foi a (Cabelo/ Filamentosa / Hair / Thread Algae ) foi aqui, http://www.aquarismopaulista.com/algas-aquario/  e já agora lei isto aqui que e interessante , http://faao.blogspot.com/2009/03/h2o2-liquido-maravilha.html  espero que consigas resolver esse problema.

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opinião pelo que estou a ver também estas a utilizar já fertilização e não devias devias primeiro utilizar um bom acondicionador na água como por exemplo SEACHEM PRIME que remove cloro, cloramida e amônia, fazer trocas de 2 em 2 dias na primeira semana de 50% de agua, na semana a seguir aumentar o tempo e sempre assim sucessivamente até estabilizar. 

Na minha opinião quase de certeza tens valores de fosfatos, nitratos, cloro ( se for agua rede publica) devias primeiro descobrir a fonte desses fosfatos e nitratos e tar a acresentar CO2 e fertilização ainda pior é.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Bruno Soares

Estive a ver se conseguia encontrar alguma coisa sobre essa alga e o que me pareceu mais perto dessas foi a (Cabelo/ Filamentosa / Hair / Thread Algae ) foi aqui, http://www.aquarismopaulista.com/algas-aquario/  e já agora lei isto aqui que e interessante , http://faao.blogspot.com/2009/03/h2o2-liquido-maravilha.html  espero que consigas resolver esse problema.

Cumprimentos   

Realmente não menciona esta alga. Já pesquisei e não encontro nada especificamente a falar disto.

há 15 horas, nmartins1984 disse:

na minha opinião pelo que estou a ver também estas a utilizar já fertilização e não devias devias primeiro utilizar um bom acondicionador na água como por exemplo SEACHEM PRIME que remove cloro, cloramida e amônia, fazer trocas de 2 em 2 dias na primeira semana de 50% de agua, na semana a seguir aumentar o tempo e sempre assim sucessivamente até estabilizar. 

Na minha opinião quase de certeza tens valores de fosfatos, nitratos, cloro ( se for agua rede publica) devias primeiro descobrir a fonte desses fosfatos e nitratos e tar a acresentar CO2 e fertilização ainda pior é.

Sim, o Seachem Prime é o único produto que uso dentro dos meus aquários. Não faço trocas de água em tão curto espaço de tempo. Podia fazê-lo porque o filtro está ciclado. Mas estou a repetir o mesmo processo que uso em todas as minhas montagens. Mesmo com água directamente da torneira e a usar fertilização logo de início nunca me apareceu isto. Mas como referi anteriormente, apareceu na montagem anterior e provavelmente ficou algum pedaço agarrado ao solo ou a alguma peça do layout. Siceramente não pensei que resisti-se a 2 meses com tudo fora de água. A única coisa que estou a fazer diferente é mesmo o tipo de fertilização. 

Seja como for, vou fazer um blackout de 4 dias e no Sábado já ligo as luzes a ver como está. Ontem desliguei a luz assim que cheguei a casa. Vamos ver no que dá. Mas entretanto já tenho novo fértil e novo solo para fazer a remontagem. Depois da experiência que tive com isto na montagem anterior, acho que não há volta a dar. Infelizmente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 01/07/2019 at 16:47, Brunomcc2000 disse:

Como está a situação neste momento? Retiras-te o máximo de algas possível antes de desligar as luzes correto?

Regressei hoje de férias e logo já tiro umas fotos verem como está. É que nem eu sei. A luz esteve desligada desde o dia 26 de Junho... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz esteve apagada cerca de 20 dias (e vai continuar) e o resultado é este. Não tinha removido toda a alga a ver como se portava com este corte geral. Obviamente que "as plantas" não gostaram, mas quem gostou menos fui eu.

Fica para a posteridade... que raio de alga é esta. Lá vai ter de sofrer uma remontagem. Vou remover tudo de dentro do aquário, para me certificar que não sobra nem uma ponta desta treta e que não me vai reaparecer novamente... pelo menos espero eu. Nem vou aproveitar nada de plantas, limpeza geral do filtro, e tanto os troncos como as pedras vão levar um banho de água oxigenada e não vão ser usados tão cedo.

Então está assim. Por incrível que pareça, a Sagitaria Subulata continua boa de saúde, a Bacopa Monnieri está menos mal, e a Montecarlo até cresceu... espera, então mas sem luz, nem fertilização e muito menos CO2...

Espero que este fim de semana já consigo fazer a nova montagem. 

large.IMG_20190716_223602.jpglarge.IMG_20190716_223553.jpglarge.IMG_20190716_223540.jpglarge.IMG_20190716_223537.jpglarge.IMG_20190716_223518.jpglarge.IMG_20190716_223511.jpglarge.IMG_20190716_223508.jpglarge.IMG_20190716_223502.jpglarge.IMG_20190716_223454.jpglarge.IMG_20190716_223458.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente, não fossem essas algas deveras estranhas, as plantas no geral até estão com bom aspecto e mesmo com o blackout que lhes fizeste. 
Mas é melhor mesmo começares tudo do zero, vai correr bem melhor de certeza e é mais seguro.
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há mesmo volta a dar. Remontagem, etc... mas aconteceu algo ainda mais inesperado.

Sábado ao fim da manhã fui à Zanclus. Este aquário parado deu-me vontade de comprar umas plantas diferentes e fui ver o que havia. Ora ao entrar na loja, tem logo um aquário enorme de água salgada, e bateu-me... já ando a ler à algum tempo e foi mesmo naquele momento que pensei, este aquário (70x40x40) é perfeito para me iniciar na água salgada.

Falar com o Luis, etc.... ver os valores para conseguir iniciar uma montagem, chegar a casa, olhar novamente para o aquário, ver o que a Maria dizia (foi comigo à loja e ouviu as explicações) e da parte da tarde lá fui então comprar os primeiros equipamentos, portanto será uma realidade.

Vou tentar fazer um post na parte da água salgada aqui do fórum e tentar contribuir de forma diferente da habitual. Ainda não sei o nome mas se quiserem acompanhar tenho todo o gosto em partilhar esta nova experiência, que espero que seja no mínimo uma boa aventura.

Mais uma vez obrigado a todos.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.