Dúvidas gerais


zezinh0

Recommended Posts

No entanto com um Betta não é boa ideia ter um caudal muiiito forte, eu tenho um JBL Crystalprofi e701 e dava bem para esse aquário também podes pôr mais forte podes pôr o e90X(900, 901 ou 902)

O e70X faz 7,7x mais a litragem do teu aquário

O e90X faz 9x mais a litragem do teu aquário

A diferença entre o 700 o 701 e o 702 ou o 900 e 901 e o 902, é se são mais recentes ou mais antigos os mais antigos são os 0 os mais novos são os 2, podes sempre ver outros filtros, por norma melhores que estes tens os Eheim e os da Fluval mas os da JBL tem consumos melhores

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para calculares uma boa filtragem (quando se fala em 8 a 10x o volume do aqua)
Fazes as seguintes contas, para o teu caso 80x30x40 são 96L brutos, o que na realidade com todos os ornamentos lá dentro ficas reduzido a mais ou menos 65L (mais ou menos) então as contas são :

Filtro de 600L/h
600÷65L= 9,2 vezes por hora
Ou seja, os teus 65L passam pelo filtro 9,2 vezes em 1hora.

Filtro de 500L/h
500÷65L = 7,7 vezes por hora
Ou seja, os teus 65L passam pelo filtro 7,7 vezes em 1hora.

Porque eu aconselho sempre no mínimo 10x o volume do aquário? Porque quando o mesmo está sujo perde caudal e mesmo tendo um caudal mais fraco ainda consegue estar dentro das necessidades de filtragem

Agora aqui um ponto forte que tens de ter em atenção, filtros de marca branca ou dos chinocas nunca fazem a litragem/hora que lá menciona, por esse motivo deves adquirir uma marca conhecida visto que têm um controlo de serviço de testes/ qualidade cuja veracidade das características são credíveis, aqui trata-se apenas da minha opinião.

Em relação às matérias filtrantes uso, cerâmicas, esponja grossa, esponja fina e uma pequena camada de lã de vidro que é trocada +/- de mês a mês. A limpeza do filtro faço-a +/- de 3 em 3 meses.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma curiosidade (não gozem comigo se for assim tão absurda eheh)

Eu vou montar algumas pedras e um musgo no aquario. Se eu fizer uma zona “térrea” (ao seja, pedras que subam a cima do nível da água) poderei ter algum tipo de tartaruguinha pequenininha junto com viviparos ??

(eu já li um tópico assim aqui no fórum mas não fiquei muito esclarecido)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tartarugas comem peixe e lambem-se todas já tive antes de ter peixes por acaso e cheguei a dar alguns peixes e comiam que era um mimo enquanto houvesse algum vivo elas pareciam malucas depende bastante da tartaruga e do peixe e da forma como cresce a tartaruga etc as minhas tartarugas sempre cresceram sem ver peixes daí também serem mais agressivas.

Agora no fim e o ponto mais importante tartarugas são animais de lago ou de um super aquário dado que podem crescer até 25cm eu acabei por me desfazer das minhas por ganharem um tamanho demasiado grande para as manter em casa e de facto gostava de voltar a ter mas sei que não terei condições e como tal não vou comprar porque sei que me vai custar bastante a vendê-las depois e principalmente a saber que o farei por falta de responsabilidade minha.. prefiro não ter.. no futuro talvez mas agora não.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso estar enganado mas penso que não, tartarugas herbívoras só as terrestres pelo menos as que conheço, não o quero induzir em erro mas o que sei é isto.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, zezinh0 disse:

.....oderei ter algum tipo de tartaruguinha pequenininha junto com viviparos ??

Para além do que já foi dito, apenas para acrescentar um ponto, as tartarugas sujam demasiado a água,  lembra-te que o filtro não faz milagres 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, zezinh0 said:

Uma curiosidade (não gozem comigo se for assim tão absurda eheh)

Eu vou montar algumas pedras e um musgo no aquario. Se eu fizer uma zona “térrea” (ao seja, pedras que subam a cima do nível da água) poderei ter algum tipo de tartaruguinha pequenininha junto com viviparos ??

(eu já li um tópico assim aqui no fórum mas não fiquei muito esclarecido)

Aqui acho que ninguém deve gozar com ninguém. Não nascemos ensinados e todos erramos e mais vale perguntar do que meter um animal num aquário sem condições.
Já vi um aquário, mais propriamente um paludarium que tinha um mudkeeper (Oxudercinae) e tinha peixes. Quando voltar a loja tiro foto e envio. é espectacular, está muito bem conseguido. 
Não é exactamente uma tartaruga mas a ideia é exactamente o que tu pretendes.
Se a tartaruga for pequena e mesmo crescendo a um ritmo diferente dos peixes, não vejo problema. Mas atenção que não tenho a experiência no assunto. 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neo seguindo essa linha de pensamento também podes ter um escalar em 10L também podes ter um Óscar em 10L.. a questão não é se cabem lá dentro... Eu também caibo dentro da minha dispensa 1,5mx1m no entanto tenho toda uma casa para morar e às vezes acho que é pequena... Uma tartaruga precisa de um aquário grande ou lago ponto, se você a mete num grande ou num pequeno vai daquilo que é a sua responsabilidade há quem compre cães para amarrar a um poste e há quem compre cães e os deixe andar à solta tudo depende da sua cabeça.. eu se ficar 3 meses fechado em casa dou em maluco preciso de sair à rua preciso de mais espaço se você viveria tranquilamente 3 meses dentro da uma dispensa isso é consigo, nunca devemos de olhar para o mínimo como um objetivo.. o objetivo deve ser sempre superar o mínimo uma tartaruga em 90L é a baixo do mínimo.

Mas cada um sabe de si eu já não digo nada.

Vale lembrar que vai devolver 3 peixes à loja porque rapidamente serão demasiado grandes para o aquário e incentivar a comprar uma tartaruga que rapidamente será grande d+ para o aquário... Vai voltar ao mesmo problema só muda a espécie.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, Brunomcc2000 said:

Neo seguindo essa linha de pensamento também podes ter um escalar em 10L também podes ter um Óscar em 10L.. a questão não é se cabem lá dentro... Eu também caibo dentro da minha dispensa 1,5mx1m no entanto tenho toda uma casa para morar e às vezes acho que é pequena... Uma tartaruga precisa de um aquário grande ou lago ponto, se você a mete num grande ou num pequeno vai daquilo que é a sua responsabilidade há quem compre cães para amarrar a um poste e há quem compre cães e os deixe andar à solta tudo depende da sua cabeça.. eu se ficar 3 meses fechado em casa dou em maluco preciso de sair à rua preciso de mais espaço se você viveria tranquilamente 3 meses dentro da uma dispensa isso é consigo, nunca devemos de olhar para o mínimo como um objetivo.. o objetivo deve ser sempre superar o mínimo uma tartaruga em 90L é a baixo do mínimo.

Mas cada um sabe de si eu já não digo nada.

Vale lembrar que vai devolver 3 peixes à loja porque rapidamente serão demasiado grandes para o aquário e incentivar a comprar uma tartaruga que rapidamente será grande d+ para o aquário... Vai voltar ao mesmo problema só muda a espécie.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

Amigo Bruno em primeiro lugar eu não incentivei a nada, dei a minha opinião, tal o senhor deu a sua.  Depois depende do que cada um faz com ela. 
eu tenho uma tartaruga há 8 anos e não é assim tão grande ( 12 cm no máximo), depende da espécie.
Mas vou começar a ter mais cuidado com os posts aqui no fórum. São bastante incisivos e só fazem com que as pessoas ganhem medo ou vergonha de questionar o que seja ou mesmo dar a sua opinião. 
 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto uma opinião sem fundamento pode facilmente incentivar alguém a tomar uma atitude errada, mas é como disse eu já não digo nada.. até agora sempre tentei incentivar ao bem porque um iniciante nem sempre filtra a informação correta mas sim aquela que lhe convém filtrar, vou começar a limitar-me a dar apenas a minha opinião e se o iniciante seguir por um caminho mau ou menos correto é problema dele, porque tentar que o pessoal faça o melhor possível pelos vistos é mal visto aqui no fórum(não é a primeira nem a segunda nem mesmo a terceira vez que isto acontece num espaço de duas semanas daí tanta frustração peço desculpa se exagerei)

Quando falo em opinião sem fundamento é pelo seguinte o aquário tem 80x30x40 uma tartaruga corcunda do Mississippi fêmea atinge facilmente 25cm o que faz com que dificilmente se consiga virar dentro de um aquário destas dimensões se em 8 anos ela tem 12cm faltam-lhe viver 22 anos e com 12cm dúvido que não seja já grande para 90L(acredito que caiba lá dentro mas não acredito que o aquário seja grande o suficiente) e depois de 10 anos se as quiser vender porque estão muito grandes ou porque simplesmente já não as quer é bastante difícil porque tartarugas pequenas todos querem tartarugas grandes é diferente.
É o que eu acho.

Já agora não precisa de me tratar por Sr.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico não serve para discutirmos moralidades, mas só para terminar o assunto ..é normal que as pessoas se sintam um pouco atacadas, vi o seu comentário num post onde basicamente responde ao utilizador que antes de perguntar devia procurar. Eu sei que isso é o procedimento correcto mas nem sempre isso acontece e ao responder assim um utilizador fica de pé atrás quando tem dúvidas para esclarecer.
 

6 minutes ago, Brunomcc2000 said:

No entanto uma opinião sem fundamento pode facilmente incentivar alguém a tomar uma atitude errada, mas é como disse eu já não digo nada.. até agora sempre tentei incentivar ao bem porque um iniciante nem sempre filtra a informação correta mas sim aquela que lhe convém filtrar

Concordo completamente. 

Para não poluir mais este tópico que não nos pertence, acho que o @zezinh0 deveria ponderar muito bem antes de avançar com o que quer que seja. Ter paciência é muito importante.  

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais




....
Mas não desanimes, a aquariofilia é isto mesmo, é aprender com os nossos próprios erros e evoluir com o tempo, por isso aceita todas as críticas e filtra apenas o que te interessa.
....
 


Malta, como disse num post anterior, devemos aceitar todo o tipo de críticas e filtrar apenas o que nos interessa

Não podemos ter "medo" de expor as nossas dúvidas, se assim fosse não conseguiríamos evoluir, aliás foi assim que eu evoluí neste fórum, à custa de algumas barbaridades que dizia , este fórum serve para isso e muito mais, temos de o saber aproveitar ao máximo, como já aqui foi dito e muito bem "cada um é responsável pela sua atitude" as dicas e os bons exemplos são dados de borla só as aproveita quem quer!
Sejamos honestos e bons aquariofilistas!

Notem que também não vejo mal nenhum no que postaram, na minha perspectiva estavam apenas a tentar conciliar opiniões
Cumprimentos,
  • Gosto 2
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fui a uma loja em Gaia, o Ecoarium e o também aproveitei para tirar algumas dúvidas !

Hoje fiz o meu primeiro tpa, lavei o filtro e vi que era um Sera 700L/h (para 96L brutos que tem o aquário, já é razoavelmente bom pelo que tenho lido)

So que no meu primeiro TPA, ou por falta de experiência ou por ser mesmo assim, o lixo não saiu todo (metade se tanto)... É normal ?

Ja agora, tenho Air Pump, isso é bom, justifica-se, não vale a pena ajuda, não compensa ...!?!? 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anteriormente tinhas demasiados peixes não me admira que tenhas sujidade a mais podes voltar a fazer uma tpa para tirar o resto da sujidade, há quanto tempo tinhas peixes sem teres feito tpa's?

Air pump tens 2 utilidades para mim, uma é usar no filtro de esponja(normalmente usado em aquários de camarões), e o outro é apenas fazer bolhas e barulho desnecessário isso já depende do gosto do aquarista(a oxigenação da água ocorre à superficie e como tal deve apenas manter uma boa circulação à tona da água).

 

Quanto à Ecoarium nunca fui mas parece-me ter boa fama, deverá ser de facto uma boa loja para tirar dúvidas, normalmente você deve tirar a pinta ao vendedor(o da loja em que frequento já se recusou a vender-me peixes, no início quando eu fazia coisas absurdas), e desde aí que percebi que o vendedor quer vender mas principalmente quer incentivar os clientes a praticar uma aquariofilia saudável que se importa com os peixes e que se importa com o sucesso dos clientes e é por isso que opto por ir lá, já para não falar que os aquários tão sempre lindos nunca vi um peixe morto lá etc devem ser coisas que você deve prestar atenção, também já fui a uma loja em que o vendedor dizia que tudo era bom era tudo um espetáculo, para eu ir lá largar a nota, e de facto uma boa loja é sem dúvida também um ótimo local para tirar dúvidas, mesmo quando fôr comprar peixesse alguma vez vir um peixe que quer comprar mas não sabe se é bom para o aquário e para conviver com os peixes que tem se tiver numa boa loja, pode sempre perguntar ao logista, é óbvio nunca se deve comprar um peixe sem saber que tipo de peixe é etc mas pronto é melhor ao menos perguntar ao logista do que apenas comprar e pôr no aquário.

 

PS: Estou a montar um aquário marinho e uma boa parte da ajuda que recebi de equipamentos veio também daqui do fórum mas o logista ajudou-me imenso também(e a informação bateu certo dos dois lados), estive quase 1 hora a falar um pouco de tudo algumas perguntas talvez fossem um pouco básicas de mais mas é como tudo.. ninguém nasce ensinado, só não se pode sentir envergonhado por ter dúvidas básicas, já que vi que este assunto tem sido bastante comentado, aproveito para dizer algo que não tem nada a ver com aquariofilia mas acaba por estar relacionado com o assunto, ontem mudei pela primeira vez mudei a lâmpada de presença do carro e tive de perguntar ao meu cunhado como é que fazia isso(quando soube reparei o quão ridícula era a pergunta), apenas tinha de pressionar duas patilhas e depois tirar a lâmpada e pôr a nova, com isto quero dizer que tudo é uma grande confusão até aprendermos a fazer e como tal não há motivo para ter "medo" de expôr dúvidas, devemos ter medo sim é de não querer aprender porque isso sim trás insucesso, espero ter ajudado, e peço desculpa pelo texto exaustivo.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas zezinho

Ora vou deixar aqui uma opinião,e não só,vou dizer como eu faço,quando faço uma TPA e acho que devo aspirar o substrato,aspiro só metade do aquário,a outra metade fica para a TPA da semana seguinte,porque faço isto,porque o substrato também tem bactérias e são aspiradas,portanto da-se uma perda significativa das mesmas,logo ao deixar a outra metade do aquário por aspirar deixo que a metade que foi aspirada seija colonizada,e a sim as perdas não serão muitas.

Outra coisa e quando limpo o filtro,nesse dia não faço TPA,só reponho a água em falta,isto pela mesma razão que falei de aspirar só por metade o substrato.

Quando limpo as mangueiras,e não limpo o filtro,ai já faço a TPA normal.

Atenção não estou a dizer para fazerem como eu,eu faço e sempre me dei bem a sim,estou só a dizer como faço.

Cumprimentos      :my_smile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Alvaro Silva Boa noite sr. Álvaro, faz todo o sentido e nem tinha pensado nisso, vou seguir a mesma ideologia numa próxima vez !!

Mas diga-me, porquê que acha que a água estava um pouco turba ?

Sera por não ter carvão ativo no filtro ? (o meu conta com uma esponja em baixo, pedras cerâmica e em cima lã de vidro, que hoje, inclusive, quando fiz o tpa e a limpeza do filtro retirei a lã de vidro para que a bomba trabalhe mais livremente e consiga ter uma maior absorção do lixo que ficou “no ar”

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não falei em água turva,deves estar a fazer confusão,o carvão activo só se coloca no filtro depois de um tratamento com remédios,depois disso não se deve colocar no filtro.

Não devias ter tirado a lã,porque ela e a ultima medida para segurar os resíduos que não ficaram nas esponjas.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Alvaro Silva Sim sr. Álvaro, eu sei que não falou em água turva.. Eu é que me lembrei por estarmos a falar da água e do filtro ahahah. 

Então não recomenda o carvão ? Eu li algures na net que o carvão tira cheiros, cloro (e visto que uso água da companhia e contém claros e cloraminas) ...

Mas claro, nem tudo o que se lê quer dizer que seja verdade 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim e verdade que o carvão faz isso tudo,e mais retira também em parte a fertilização enquanto activo,mas o carvão passado uns tempos,perde o activo e passa a ser contraproducente,e começa a fazer mais mal do que bem.

Para tirares o coloro da água basta que um dia antes de fazeres a TPA,deixes a água em descanso e o coloro sai,para os materiais pesados podes sempre comprar um liquido que se vende em lojas de aquáriofilia para o efeito,eu não uso isso há muitos anos,não quero dizer com isto que as pessoas não o usem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Alvaro Silva Hoje na loja Ecoarium presenciei eles a fazerem TPA’s nos aquários deles, e perguntei ao rapaz mais informações sobre como fazer e o que fazer e ele disse que se retirasse MENOS DE METADE da água no TPA, que podia acrescentar o restante com água da companhia diretamente. 

Eu tenho um produto que comprei na Ornimundo que elimina cloro, cloramina, metais pesados, e é anti-stress... E fiquei na dúvida “ponho ou não ponho” 

O que é certo é que eu na loja não os vi a pôr químicos nenhuns.. 

Acabei por não por. Pensei: os medicamentos a nos humanos também fazem bem à uma coisa e pioram outras... Se puser vai atém eliminar o cloro mas não deixam de ser químicos. 

Entao resolvi não pôr nada, não sei se pensei bem e procedi bem ou nao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que deixes a água em descanço de um dia para o outro,não vais ter problemas,como eu já disse eu não uso nada disso há muitos anos,mas isso sou eu,eu apenas tenho água sempre em descanso para fazer as TPA,s.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sempre usei água diretamente da torneira e nunca tive problemas.
Apenas tenho cuidado com a temperatura

Enviado do meu Galaxy S10e através do Tapatalk


Direto? Sem deixar descansar sem produtos sem nada?

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.