Lã acrílica - Pode-se colocar no filtro?


Recommended Posts

Boa noite.

Sempre coloquei o "perlon" próprio para aquário dentro do filtro. Acontece que é mais barato comprar em loja de tecidos, lã acrílica.

Dúvida: Pode-se colocar isto (https://www.aki.pt/decoracao/almofadas/enchimento-e-fronhas/retangular/fibraacrilica/dracalonrifoam1,6m-p48816.aspx?gclid=CjwKCAjw0ZfoBRB4EiwASUMdYcgtJ6jtgG7VrO5Hr-8ItdQx8OYQUF0746qFliV3ejGJqunQTdYoJxoCBiYQAvD_BwE) no filtro?

 

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Luis,

Claro que o ideal será utilizar sempre produtos dedicados ao hobby em que estão "isentos" de químicos e são fish safe , no entanto há coisas em que podemos recorrer a alternativas. Outro pormenor a ter em atenção é que as lãs comercializadas pelas marcas de aquariofilia, normalmente vêm indicadas com as densidades e capacidade de retenção de partículas em suspensão.

Nesse caso das mantas de lã das lojas de tecidos, podem ser utilizadas, só aconselho a que passe por água corrente antes de colocar no filtro para remover quaisquer filamentos mais pequenos resultantes do corte.

 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís não sei como você usa o perlon se troca sempre que limpa o filtro mas eu por norma dou mais do que uma utilidade a cada pedaço de perlon por norma lavo até ficar bem limpinho, usa o chuveiro da casa de banho para limpar a sujidade espreme para tirar o máximo de água possível passa em água do aquário(de tpa por exemplo) espreme, volta a pôr na água da tpa, volta a espremer e fica com perlon branquinho de novo e não tem problema voltar a usar o mesmo, eu trabalho assim há muito tempo e não tenho mortes nos meus aquários há um bom tempo também, escusa de estar constantemente a gastar dinheiro em perlon tenho aquários há 4 anos e nestes últimos 3 anos ainda não gastei um saco de perlon e o saco não é grande.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas mantas de lã verde desaconselho, pela simples razão dos químicos que essa tinta pode conter e vir a contaminar o aquário. Quanto ás esponjas, são boas para uma filtragem mecânica primária onde retêm as partículas maiores.
 

@Brunomcc2000 pode ser uma opção, no entanto o tempo entre manutenções vai ser encurtado pois por muito que lavemos a lã , esta vai continuar a acumular detritos que ficam entranhados nas fibras levando a uma saturação mais rápida. 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é verdade nunca fica 100% limpa há sempre alguma sujidade mesmo que aparente estar completamente limpo, mas se fôr mesmo bem limpo acho que é uma quantidade de sujidade tão pequena tão insignificante que mal afeta o aquário depois há que ter bom senso e saber quando é que já chega de lavar e se deve trocar, mas acabo por não gastar tanto perlon e estou sempre a usar um produto recomendado para aquariofilia pegar em coisas que não são para aquariofilia faz com que estejamos sempre a correr um risco.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Essas mantas de lã verde desaconselho, pela simples razão dos químicos que essa tinta pode conter e vir a contaminar o aquário. Quanto ás esponjas, são boas para uma filtragem mecânica primária onde retêm as partículas maiores.


Bom dia a todos.
Só um reparo, possivelmente por minha culpa (a minha 1a pergunta foi diferente). Mas estas imagens, da lã verde e branca e esponjas, são próprias para aquário, pelo menos os chinocas anunciam isso! O que me está a dizer é que não é confiável?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais