Ajuda na escolha de filtro


Recommended Posts

Bom dia,

Estou prestes a iniciar-me neste hobby, nunca tive nenhum aquário mas sempre me fascinaram,

como iniciante nível -1 já há uns dias que ando a passear pelo no fórum para ganhar conhecimentos e perceber 

como posso dar uma boa estadia aos futuros peixes.

Também já dei uma voltinha pelos sites especializados e acho que está na hora de avançar.

No plano de aquisições tenho:

Aquario: 60x45x45 (120lt)

Iluminação: Chihiros A601

Termóstato: Ehein 150w

Hardscape, fauna e flora: por decidir

Preciso da vossa ajuda para esolher qual o filtro a usar neste setup.

Tenho 3 opções em aberto:

Fluval 307

Fluval 406

Ehein experience 350

Destes 3 qual será a melhor escolha?

 

Cumprimentos e obrigado desde já.

 

Editado por halmeida
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu reduziria as opções a apenas duas:

Fluval 406 - Mais caudal(12x a litragem do aquário) - Menos espaço para filtragem biológica

Eheim experience 350 - Menos caudal(8x a litragem do aquário) - Mais espaço para filtragem biológica

 

Sinceramente eu também ficaria indeciso entre estes dois xD Mas se fosse obrigado a escolher um iria para o Fluval 406, embora tenha uma capacidade menor para as cerâmicas eu apostava em cerâmicas de qualidade e penso que cerâmicas de qualidade e uma boa circulação que reduza ao máximo os detritos acumulados no fundo do aquário será melhor, tem também menos probabilidade de ter zonas mortas e é da Fluval.. esta é a minha linha de raciocínio.

Outras pessoas puderam dizer que o Eheim é melhor porque suporta uma quantidade maior de filtragem biológica, mas eu penso que o Fluval já seja suficiente e junto com um bom caudal que tende a reduzir quando o filtro está cheio, na minha opinião faz do Fluval uma melhor opção.

É questão de esperar por outras opiniões de pessoal mais experiente.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Brunomcc2000 disse:

Eu reduziria as opções a apenas duas:

Fluval 406 - Mais caudal(12x a litragem do aquário) - Menos espaço para filtragem biológica

Eheim experience 350 - Menos caudal(8x a litragem do aquário) - Mais espaço para filtragem biológica

 

Sinceramente eu também ficaria indeciso entre estes dois xD Mas se fosse obrigado a escolher um iria para o Fluval 406, embora tenha uma capacidade menor para as cerâmicas eu apostava em cerâmicas de qualidade e penso que cerâmicas de qualidade e uma boa circulação que reduza ao máximo os detritos acumulados no fundo do aquário será melhor, tem também menos probabilidade de ter zonas mortas e é da Fluval.. esta é a minha linha de raciocínio.

Outras pessoas puderam dizer que o Eheim é melhor porque suporta uma quantidade maior de filtragem biológica, mas eu penso que o Fluval já seja suficiente e junto com um bom caudal que tende a reduzir quando o filtro está cheio, na minha opinião faz do Fluval uma melhor opção.

É questão de esperar por outras opiniões de pessoal mais experiente.

Obrigado Bruno,  pelo que percebi aqui no fórum um bom filtro é fundamental,  por isso e a ter que gastar dinheiro num,  quero ficar o melhor servido possível. 

A minha indecisão também está entre esses dois, ambos fazem um caudal pelo menos 7x o volume do aquario, esse ponto esta seguro,  mas o ehein leva mais matéria filtrante,  e li algures no fórum que quanto mais melhor!  O extra caudal do fluval 406 compensará a menor quantidade de matéria?! 

 Mais uma vez obrigado,  vamos esperar por mais opiniões a ver se isto desempata! 

Abraço 

Editado por halmeida
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para complementar a minha opinião:

 

A minha ideia será a seguinte o Fluval filtra 1450L/H, o Eheim filtra 1050L/H, por uma questão de lógica no Fluval ao fim de uma hora já passaram mais 400L pelas cerâmicas do que no Eheim e como tal filtrou mais água do que o Eheim, eu penso que quando temos 4L de cerâmicas por uma diferença de 0,7L não vale a pena pensar nas cerâmicas, mas lá está volto a repetir é apenas a minha opinião vale lembrar que o Fluval apresenta 16W de consumo enquanto o Eheim faz 24W.

 

Visto que vim falar em Watts posso juntar à equação o JBL CristalProfi e902 Greenline, com 900L/H(continua a ser suficiente para o aquário), 4,7L de matérias filtrantes(quase iguala o Eheim) e uns incríveis 11W de consumo, se por acaso pensar no Eheim penso que este seria melhor por apenas menos 0,2L de matérias filtrantes(o que é menos no que uma lata de cerveja) e menos 150L/H tem um consumo muito melhor.

 

No fim disto tudo o que eu tenho a dizer é que ajudei mais a baralhar do que a solucionar ahah eu no meu caso comprava conforme o meu gosto de peixe neste momento gosto mais de camarões então iria para o JBL e902 por ter uma boa capacidade de filtragem bons consumos e deixar a água com um caudal dito "normal", no entanto se quisesse manter peixes como ciclideos anões por exemplo aí um bom caudal seria melhor a capacidade de filtragem é menor mas suficiente e iria para o Fluval.

 

Resumindo e baralhando na minha opinião 4L de matéria filtrante é o suficiente e como tal iria buscar o que mais me atraí em relação às restantes características.

 

No entanto eu apenas tenho 3 aninhos disto ainda sou um novato, como lhe disse antes é esperar por malta com mais experiência.

Mas você tem para aí equipamento para fazer um belo de um início.

Boa escolha e boa sorte.

 

 

PS: Não tenha pressa para comprar o equipamento e meter o aquário a trabalhar.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho muito a acrescentar.
Para mim o fluval 406 é a melhor escolha, mais circulação para mim é mais importante que mais espaço porque qualquer desses filtros já contém espaço mais que suficiente para material filtrante.

Mas pelo menos nos plantados que é o meu caso a circulação extra é sempre um factor para evitar problemas de algas.

Deixo a foto de um aquario que tenho com as medidas exactas do teu.

fef3c60dcd98dbac6d39818e15087360.jpg

Deixo porque este aquario funciona com um sicce space eko 200,um filtro que não chega nem perto do fluval 406 e do eheim que referes em termos de circulação e no entanto como vez o meu aquario tem plantas saudáveis e peixes em condições.

Ou seja qualquer que seja a tua escolha tens ai filtro mais que suficiente para o aquario que queres montar.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Não tenho muito a acrescentar.
Para mim o fluval 406 é a melhor escolha, mais circulação para mim é mais importante que mais espaço porque qualquer desses filtros já contém espaço mais que suficiente para material filtrante.

Mas pelo menos nos plantados que é o meu caso a circulação extra é sempre um factor para evitar problemas de algas.

Deixo a foto de um aquario que tenho com as medidas exactas do teu.

fef3c60dcd98dbac6d39818e15087360.jpg

Deixo porque este aquario funciona com um sicce space eko 200,um filtro que não chega nem perto do fluval 406 e do eheim que referes em termos de circulação e no entanto como vez o meu aquario tem plantas saudáveis e peixes em condições.

Ou seja qualquer que seja a tua escolha tens ai filtro mais que suficiente para o aquario que queres montar.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk
 

Boa noite, 

Obrigado pela resposta, vou seguir o vosso conselho e optar pelo fluval. O Brunomcc já praticamente me tinha convencido mas essa foto foi um empurrão forte!  Parabéns pelo setup,  espero um dia conseguir um resultado desses! Sim porque um filtro até se escolhe bem,  agora a parte do aquascaping já é outra luta,  tem uma ciência e um sentido de estética muito grande,  mais uma vez parabéns e obrigado pela resposta. 

Abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Apesar do que já foi dito, queria só acrescentar que o Fluval vai permitir que no futuro possas fazer upgrade para um aquário maior sem que tenhas de mudar de filtro.

 

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ia pelo mais barato. N ficas mal com nenhum! 😉
Haja depois vontade para os limpar...ehehhe

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado malta, 

Tá decidido vou para o fluval 407, o preço entre ambos é parecido e pelos vistos fico mais bem servido! 

Faz mais litros/hora,  e como diz o @ismael_figueira caso decida fazer um upgrade ao aquario já estou servido de filtro! 

Obrigado a todos pelas opiniões e conselhos. 

 Cumps. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais