Aquário de neocaridina Davidsi, red Ramshorn e Paracheirodon Axlerodi


ricardonovi

Recommended Posts

Bom dia, já a bastante tempo que não vinha ao fórum, este é o primeiro aquário que eu fiz. já desde janeiro que montei o meu aquário, mês e tal depois adicionei os camarões que são os davidi sem mutação nenhuma, lá ficou uns bons meses as plantas a prosperar bastante os red Ramshorn tbm, apesar de não ter adicionado voluntariamente xD, e agr bem recentemente adicionei 10 cardinais, morreram 4 ficou 6, pretendo ficar com 10 sendo que vou compra-los novamente breve e para fechar a fauna para final de julho ou setembro adicionarem um casal de ramirezis German blue, eu sei a probabilidade da predação dos filhos dos neo é grande, mas tbm tive este tempo todo sem adicionar fauna exatamente para ter uma população estável neste momento está superior a 20, com várias com ovos.

Litragem ≈ 60 l

Substrato fértil da tropica e inerte JBL manado

Bem a nível de parâmetros amónia e nitritos 0, pH 6.7 (queria baixar), temp. 26 ºC.

A nivel de produtos uso o aquatan da sera, fertilizante líquido tropica (foi recentemente), uso pastilhas de CO² 2x semana.

Filtragem: Hang-on 600 l/h com spirorax mini, sem filtragem química.

Decoração: Tronco de anoneira com musgo de Java e pedras de basalto.

Flora: Limnophila sessiflora, Anúbis nana, musgo de Java, bacopa Caroliniana, cryptocoryne willisi, Egeria densa, water lettuce e foxtail

Fauna: 6 neons, ≥20 neocaridina davidi 'wild', varios red hamshorn, 1 caracol Helena (para controlar os caracóis e algumas planárias que vai aparecendo.

Bem deixo umas fotos, deixo uma dos primeiro mês onde é evidente a prosperidade das plantas, não percebo o pk de estarem a morrer, comprei o fertilizante da tropica por causa disso, a luz nunca mudou, por isso veremos se vai com o fertilizante.

Aceito comentários e dicas para melhorar.3511fb5c141139b44e567aaddcfd6698.jpg38fad9e3ebcc393f7587ac4064c04845.jpg1e45f481b586d72e97762a2ec566fe70.jpg62c726d20856ac740238d25096885f7f.jpg23c998fb9fe6a2791113150cdc184542.jpgf8df8fce12999841dc3dc35786a7a5f4.jpg29d5e3168e83fb5b8dea2705996ec8db.jpgd4a116f9850754f3c000df6875c650a2.jpgb39e0cdb02d851580a002dd749277e9e.jpg

 

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ramizeri não predam só os filhos dos Neocaridinas os Ramirezis vão dar conta da mariscada TODA da última vez que pus peixes do género num aquário de camarões o aquário ficou limpinho só havia 1 camarão dentro do filtro externo andava nas cerâmicas e tava bem vermelhinho

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ramizeri não predam só os filhos dos Neocaridinas os Ramirezis vão dar conta da mariscada TODA da última vez que pus peixes do género num aquário de camarões o aquário ficou limpinho só havia 1 camarão dentro do filtro externo andava nas cerâmicas e tava bem vermelhinho

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk


Não tinha essa ideia xD
Bem talvez tenha que mudar de planos ahhahah
Algum conselho?

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O conselho que tenho é que fazer fertilizações sem saber o que realmente está em falta pode piorar a situação(no entanto seria melhor aguardar com alguém com mais experiência do que eu), confirma se o fertilizante tem Cu(Cobre) isso sim é importante se tiver também vai ser um espetáculo para acabar com a mariscada.

Por norma, peixes e camarões não se misturam e fertilizações e camarões também não se misturam, as fertilizações em aquários de camarões é preciso saber-se mesmo o que se está a fazer há certas fertilizações que devem ser feitas em quantidades mais reduzidas do que as indicadas no fertilizante.

Quando digo que peixes e camarões não se misturam, os cardinais até não há grande problema porque apenas vão comer alguns pequenos agora Ramirezis vão comer os pequenos e os adultos mesmo que não os comam vão matar tudo o que apanharem.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O conselho que tenho é que fazer fertilizações sem saber o que realmente está em falta pode piorar a situação(no entanto seria melhor aguardar com alguém com mais experiência do que eu), confirma se o fertilizante tem Cu(Cobre) isso sim é importante se tiver também vai ser um espetáculo para acabar com a mariscada.

Por norma, peixes e camarões não se misturam e fertilizações e camarões também não se misturam, as fertilizações em aquários de camarões é preciso saber-se mesmo o que se está a fazer há certas fertilizações que devem ser feitas em quantidades mais reduzidas do que as indicadas no fertilizante.

Quando digo que peixes e camarões não se misturam, os cardinais até não há grande problema porque apenas vão comer alguns pequenos agora Ramirezis vão comer os pequenos e os adultos mesmo que não os comam vão matar tudo o que apanharem.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk


Obrigado pelo conselho, realmente tenho a noção que camarões o ideal é só com camarões, mas como o meu objetivo não é reproduzir queria optar por maior diversidade, mas claro que não quero que pretendo que eles continuem e bem de saúde, vou ver outra espécie ou então apenas aumentar o cardume de cardinais, sobre o fertilizante realmente não sei o que poderá estar a faltar para as plantas, já tive a procura mas não encontro nada, elas vão simplesmente morrendo, já pensei se será o excesso de plantas flutuantes que não permite a passagem adequada de luz que acha?
O fertilizante que tenho posto contem 0,006 de Cu, já apliquei duas vezes, até agr tanto os adultos como os juvenis não apresentam nenhum problema, não tinha noção de que era tóxico. :/

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho noção apartir de que concentração é que o Cu mata os camarões sei que tinha Flourish Trace com 0,0032% de Cu e parei de fertilizar porque se é tóxico corro sempre o risco já para não falar que se é tóxico não interessa se mata ou não porque de qualquer das formas não está a reduzir a esperança de vida de todos os camarões.

Quanto às plantas, quais são as plantas que estão a morrer pelas fotos parecem bem verdinhas.

Aumentar o número de cardinais pode aumentar sim, quanto mais aumentar menor será a taxa de sobrevivência dos pequenos mas se não faz ideias de ter reprodução então pode aumentar sim, também pode comprar peixes como os Ottocinclus Afinis são peixes limpa-vidros, bonitos(na minha opinião), dão se bem com camarões, ajudam no combate às algas, e aumenta a diversidade, são peixes de cardume convém pôr uns 4 ou 5, são peixes pequenos atingem cerca de 4/5cm.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho noção apartir de que concentração é que o Cu mata os camarões sei que tinha Flourish Trace com 0,0032% de Cu e parei de fertilizar porque se é tóxico corro sempre o risco já para não falar que se é tóxico não interessa se mata ou não porque de qualquer das formas não está a reduzir a esperança de vida de todos os camarões.

Quanto às plantas, quais são as plantas que estão a morrer pelas fotos parecem bem verdinhas.

Aumentar o número de cardinais pode aumentar sim, quanto mais aumentar menor será a taxa de sobrevivência dos pequenos mas se não faz ideias de ter reprodução então pode aumentar sim, também pode comprar peixes como os Ottocinclus Afinis são peixes limpa-vidros, bonitos(na minha opinião), dão se bem com camarões, ajudam no combate às algas, e aumenta a diversidade, são peixes de cardume convém pôr uns 4 ou 5, são peixes pequenos atingem cerca de 4/5cm.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk


Pelas fotos não parece mas apenas acontece com a Limnophila sessiflora e com a bacopa em que vai perdendo as folhas e apodrecendo aos pouco, as restantes estão bastante bem.
Tbm já pensei nos ottos, mas tenho receio que se puder mais um cardume de otos e aumentar os dos cardinais o aquário ficará sobrepopulado.

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer aquário de início leva o seu tempo a adaptar-se às condições oferecidas. Isso serve também para as plantas que na maioria das vezes tem que se adaptar ao estado imerso. Deves retirar a maior parte das plantas flutuantes para permitir que a luz chegue às plantas. 

Com calma e atingindo uma boa maturação pensas depois que fauna acrescentar. 

Quanto ao cobre que vem nos micros a sua quantidade normalmente é ínfima e os neocaridina também são uns tanques de guerra.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer aquário de início leva o seu tempo a adaptar-se às condições oferecidas. Isso serve também para as plantas que na maioria das vezes tem que se adaptar ao estado imerso. Deves retirar a maior parte das plantas flutuantes para permitir que a luz chegue às plantas. 
Com calma e atingindo uma boa maturação pensas depois que fauna acrescentar. 
Quanto ao cobre que vem nos micros a sua quantidade normalmente é ínfima e os neocaridina também são uns tanques de guerra.
 
O que me dá um no a cabeça é que nos primeiros meses as plantas estavam a crescer a força toda, agr no último mês é que foi decrescendo

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos primeiros meses tinhas os nutrientes do substrato fértil a alimentar as plantas. E menos plantas flutuantes a tapar a luz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos primeiros meses tinhas os nutrientes do substrato fértil a alimentar as plantas. E menos plantas flutuantes a tapar a luz?
Nos primeiros meses não tinha plantas flutuantes, apenas a foxtail

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem atualizando tenho boas notícias, após a remoção da grande maioria de plantas aquáticas as restantes plantas estão a crescer a força toda, penso que seria da falta de luz e o fertilizante tbm deve ter ajudado, e em semelhança a população de davidi 'wild' tbm tem acompanhado o ritmo sendo que quase que já tem quase 40 camarões, quando antes estava pelos 20, penso que o facto de ter adicionado um cantos apenas com musgo de Java foi importante, para a sobrevivência dos mais novos, os cardinais continuam saudáveis e sem sinais de predação dos camarões, acredito que apanhem um oi outro mais pequeno mas a população sem fazer a mínima mossa no crescimento populacional dos camarões, infelizmente tbm tenho visto mais planárias, tento eliminá-las manualmente, mas não está a dar tanto resultado, tenho diminuído a quantidade de comer dos cardinais, e aos camarões dou apenas cerca de 2 vezes por semana, penso que vou ter que ir pelos remédios....
Deixo uma foto para atualizar. (Com um pouco menos de qualidade que foi tirado com o telemóvel)7c387210cdeece302a938bedb3fbab3b.jpg

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei o No Planaria durante 3 dias e foi remédio santo desapareceram planarias e Hydras

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Bem só para atualizar, hj estamos com 11 néons cardinais, mais de 5 dezenas de camarões, 1 caracol Helena, 2 caracóis trombeta e vários planorbis minúsculos que não crescem ficam na ementa do caracol Helena, sobre as planárias elas continuam mas em menos número e sem afetar o crescimento dos camarões.

As plantas tbm estão com toda a força e sem sinais de abrandar , fazendo fertilização líquida semanal e com pastilhas de CO2 2x semana.

Deixo umas fotos.

 

Cumprimentos8ab48272e691b8271f9d184709a8b583.jpg&key=ee427fb25bc52680f764a21bb983460b42510f112ffe8440d31e6f6d0467b369ba9480b1b7cbb955937b3ce5aafc6597.jpg&key=cb3f60fcd92349b60953d3be1815e7b14c7189c138f2585c3a14ac480453804c55614acc96ded5fcd5ca2314c5365598.jpg&key=9c42dec7af9953abb710e53c1fe9cb68ccb22c90ea020e345282b2f27b3569f4b9e8978e836c55388ae6709ffdcdebc1.jpg&key=e4c53ae5fee8a1ca3fd895679b0e2475998b4969c89216d2ccdd3d5319d9051be5812555437796e41d0e3307c75f55ce.jpg&key=3ce97b7913175dbfdb5a122b95ed4c0cc41fe8008529e45796b5756aeabdfe5f

 

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.